sexta-feira, 3 de julho de 2015

A NATIVIDADE DA SANTÍSSIMA VIRGEM – PADRE THOMAS DE SAINT-LAURENT


LONGOS DIAS HAVIAM TRANSCORRIDO DESDE O INSTANTE EM QUE DEUS REALIZARA, POR FIM, A OBRA-PRIMA DA CRIAÇPÃO. A ALMA DE MARIA HABITAVA, DESDE NOVE MESES, SEU PEQUENO CORPO VIRGINAL. A HORA DE SEU BEM-AVENTURADO NASCIMENTO SE APROXIMAVA.
            O SUFOCANTE VERÃO DA PALESTINA CHEGAVA AO FIM. UM SOL MAIS CLEMENTE DERRAMAVA SOBRE A OPULENTA PLANÍCIE DA SAMARIA LARGOS FACHOS DE OURO E FAZIA AMADURECEREM NOS RICOS POMARES OS FRUTOS DO OUTONO. FOI NUM MAGNÍFICO DIA DE SETEMBRO, QUANDO A NATUREZA SE REVESTIA DE RADIOSA BELEZA, QUE NA BRANCA CIDADE DE NAZARÉ VEIO AO MUNDO A SANTÍSSIMA VIRGEM.
            ELA NASCEU MUITO PROVAVELMENTE NA MESMA CASA EM QUE DEVERIA SE CONSUMAR MAIS TARDE O GRANDE MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO, EM QUE JESUS DEVERIA PASSAR NO EXERCÍCIO DO TRABALHO E DA ORAÇÃO O TEMPO DE SUA INFÂNCIA E JUVENTUDE.
            OS ANJOS NÃO SAUDARAM COM CÂNTICOS DE ALEGRIA, COMO HAVERIAM DE O FAZER PARA O SALVADOR, A CHEGADA DE SUA GLORIOSA RAINHA. INVISÍVEIS AOS OLHOS DOS MORTAIS, ELES ENTRETANTO TIVERAM A HONRA DE MONTAR GUARDA JUNTO AO HUMILDE BERÇO, SOBRE O QUAL VELAVAM AMOROSAMENTE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA.
            A PROFECIA DE ISAÍAS ACABAVA DE SE CUMPRIR. DA CEPA DEZ VEZES SECULAR DE JESSÉ BROTARA UM NOVO RAMO. AINDA MAIS ALGUNS ANOS E SOBRE ESSE RAMO HAVERIA DE DESABROCHAR A FLOR ETERNA,- 0 VERBO ENCARNADO.
            UMA AURORA DE ESPERANÇA SE LEVANTAVA SOBRE O MUNDO, MERGULHADO HAVIA QUATRO MIL ANOS NAS TREVAS DA DOR E DA MORTE;- O SOL DIVINO EM BREVE SURGIRIA.
             O DIA EM QUE NASCEU A RAINHA DO CÉU FOI UM DOS MAIS BELOS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE;- ELE ANUNCIAVA Á TERRA MALDITA A HORA PRÓXIMA DA LIBERTAÇÃO HAVIA TANTO TEMPO ESPERADA. POR ISSO, QUANDO A IGREJA COMEMORA ESSE GRANDE ACONTECIMENTO, DEIXA EXPLODIR SEU ENTUSIASMO;- VOSSA NATIVIDADE, Ó DIVINA MARIA – CANTA ELA EM SEU OFÍCIO, - FOI O PRINCIPIO DE UMA ALEGRIA UNIVERSAL. – NATIVITAS TUA...- GAUDIUM ANNUNTIAVIT UNIVERSO MUNDO.
            TEMOS DIFICULDADE EM COMPREENDER O ALÍVIO IMENSO QUE O NASCIMENTO DE MARIA DARIA AO MUNDO. LAMENTAMOS MUITO A INFELICIDADE DE NOSSA ÉPOCA. DE TODOS OS LADOS, SOBRETUDO NA CLASSE OPERÁRIA, ERGUEM-SE QUEIXAS E RECLIMINAÇÕES. CERTAMENTE OS TRABALHADORES TÊM DIREITO DE VIVER DE SEU TRABALHO;- SERIA INJUSTIÇA GRITANTE REPELIR EM BLOCO AS SUAS REIVINDICAÇÕES. ACONTECE ENTRETANTO DE EXAGERAREM ELES ALGUMAS VEZES A MISÉRIA DA PRÓPRIA SITUAÇÃO;- NÃO CHEGAM ATÉ A SE PROCLAMAREM OS CONDENADOS DA TERRA? ENTRETANTO, NÓS QUE VIVEMOS NUMA ATMOSFERA IMPREGNADA APESAR DE TUDO DE CRISTIANISMO, NÓS SOMOS – MESMO OS MAIS INFELIZES – OS PRIVILEGIADOS DA PROVIDÊNCIA. PARECEMOS IGNORAR EM QUE HORRÍVEL MISÉRIA GEMIA O MUNDO ANTIGO.
            O PECADO DE NOSSOS PRIMEIROS PAIS TROUXERA FRUTOS DA MORTE. ATÉ A CHEGADA DO SALVADOR, A MALDIÇÃO DO ALTÍSSIMO FERIA A POBRE HUMANIDADE COM ESPANTOSO RIGOR. ADÃO HAVIA COMIDO O FRUTO PROIBIDO NA LOUCA ESPERANÇA DE TORNAR-SE SEMELHANTE A DEUS. EIS QUE DEUS, COM IRONIA TERRÍVEL, O DESPOJOU DE SEUS MAGNÍFICOS PRIVILÉGIOS E O REDUZIU A UMA EXTREMA MISÉRIA. A SOCIEDADE ANTIGA ESTAVA FUNDADA SOBRE O ESMAGAMENTO DO FRACO, SOBRE O DESPREZO DA DIGNIDADE HUMANA. A MAIOR PARTE DA HUMANIDADE SUPORTAVA AS TORTURAS DA ESCRAVIDÃO. ATÉ MESMO ROMA, QUE SE MOSTRAVA TÃO ORGULHOSA DE SUA CIVILIZAÇÃO, CONSIDERAVA A MULTIDÃO DE SEUS ESCRAVOS COMO UM IMENSO REBANHO DESTINADO Á CARNIFICINA. O SENHOR PODIA MANDÁ-LOS MATAR SÓ PELO PRAZER DE SE DISTRAIR. ÁS VEZES OS REFINADOS PATRÍCIOS DA CIDADE IMPERIAL FAZIAM JOGAR INFELIZES COMO COMIDA AOS PEIXES DO MAR QUE MANTINHAM EM SEUS VIVEIROS. NADA AGRADAVA TANTO Á GULODICE DELES COMO AS DELICIOSAS MORÉIAS ENGORDADAS COM SANGUE HUMANO.
            A MISÉRIA HUMANA DAS ALMAS ERA AINDA MAIS DOLOROSA. ADÃO TINHA ACREDITADO PODER FAZER ABSTRAÇÃO DE DEUS;- COM INGRATIDÃO VIRARA AS COSTAS AO SEU SOBERANO BENFEITOR. E EIS QUE DEUS SE RETIROU DE SUA CRIATURA. ENTRETANTO, NÃO O ABANDONOU COMPLETAMENTE FALAVA-LHE EM RAROS INTERVALOS, ANUNCIARA O APARECIMENTO FUTURO DE UMA VIRGEM QUE ESMAGARIA A SERPENTE SOB SEU CALCANHAR IMACULADO, SUSCITAVA PROFETAS NO SEIO DE SEU POVO. MAS SE ESCONDIA EM SUA LUZ INACESSÍVEL.
            ELE NÃO SECARA INTEIRAMENTE A FONTE DAS GRAÇAS, NÃO RECUSAVA O PERDÃO AO PECADOR ARREPENDIDO. MAS SÓ O CONCEDIA Á CONTRIÇÃO PERFEITA. AS ALMAS, TÃO FRACAS EM MEIO ÁS TENTAÇÕES DA CARNE, PRIVADAS DOS SOCORROS ESPIRITUAIS QUE POSSUÍMOS AGORA EM ABUNDÂNCIA, CAIAM AOS MILHARES NO ABISMO INFERNAL. POBRES HOMENS DOS TEMPOS ANTIGOS! SENTIAM TÃO VIVAMENTE A PRÓPRIA PEQUENEZ E FRAGILIDADE, QUE EXPERIMENTAVAM EM SUA ANGÚSTIA A NECESSIDADE DE TER JUNTO DE SI UM PROTETOR CELESTE. COMO O SER ESPIRITUAL DE DEUS ESCAPAVA A SEUS SENTIDOS GROSSEIROS, CONSTRUÍAM ÍDOLOS PARA NELES COLOCAREM A SUPREMA ESPERANÇA. INFELIZMENTE PARA ELES, AQUELAS ESTÁTUAS ERAM SURDAS, NÃO OUVIAM OS GRITOS PUNGENTES QUE LANÇAVAM A SEUS PÉS QUARENTA SÉCULOS DE AFLIÇÃO.
            EIS QUE O TERRÍVEL PESADELO EM QUE SE DEBATE A HUMANIDADE VAI SE DISSIPAR, COMO O ESPESSO NEVOEIRO DA NOITE AO DOCE CLARÃO DA AURORA. O PONTEIRO DA ETERNIDADE MARCA A HORA DAS INFINITAS MISERICÓRDIAS. O NASCIMENTO DE MARIA DEU INÍCIO Á OBRA DA REDENÇÃO. EM SEU BERÇO DE MÃE DO SALVADOR ILUMINA, PELA GRAÇA DE SEUS PRIMEIROS SORRISOS, A TERRA DESOLADA. JESUS APARECERÁ LOGO E COM SEU PRECIOSO SANGUE APAGARÁ A SENTENÇA DE NOSSA CONDENAÇÃO.
            O MUNDO QUE TANTO SOFREU, CONHECERÁ AFINAL AS ALEGRIAS DA LIBERDADE E DA PAZ, - A ESCRAVIDÃO SERÁ ABOLIDA POR TODA A PARTE E A IGUALDADE SERÁ DORAVANTE RESPEITADA;- OS SACRAMENTOS FARÃO JORRAR EM ABUNDÂNCIA OS CAUDAIS DA GRAÇA – TEREMOS APENAS DE NOS INCLINAR PARA, SEM LIMITES, NELES HAURIR O PERDÃO, A CORAGEM E A VIDA QUE NÃO MORRE;- O DEUS QUE SE ESCONDIA EM SEU PARAÍSO VAI DESCER SOBRE A TERRA, NÃO MAIS ABANDONANDO OS HOMENS;- APÓS A ASCENSÃO, JESUS PERMANECERÁ ENTRE NÓS SOB OS VÉUS EUCARÍSTICOS, E QUANDO, NO ÚLTIMO DIA, A PRESENÇA REAL ABANDONAR OS TABERNÁCULOS DESTRUÍDOS, REINARÁ VISIVELMENTE SOBRE O POVO GLORIOSO DOS ELEITOS RESSUSCITADOS.
            EIS AS GRANDES ALEGRIAS QUE ANUNCIA A NATIVIDADE DE MARIA. NATIVITAS TUA, DEI GENITRIX VIRGO, GAUDÍUM ANNUNTÍAVIT- UNIVERSO MUNDO.
            A NATIVIDADE DA SANTÍSSIMA VIRGEM FOI PORTANTO UM DOS ACONTECIMENTOS CAPITAIS DA HISTÓRIA. EXAMINEMOS AGORA COMO ESSE ACONTECIMENTO FOI ACOLHIDO. VAMOS TIRAR DESSA MEDITAÇÃO ENSINAMENTOS SALUTARES PARA A NOSSA VIDA INTERIOR.
            OS SANTOS PADRES DESCREVERAM A RESSONÂNCIA QUE O NASCIMENTO DA IMACULADA TEVE NO MUNDO INVISÍVEL. ELES NOS MOSTRAM O CÉU TRANSPORTADO POR INEFÁVEL ENTUSIASMO. OS ANJOS NÃO ENCONTRAVAM LOUVORES BASTANTE DIGNOS PARA FACILITAR A ADORÁVEL TRINDADE POR TER CRIADO AQUELA QUE ERA A FILHA PRIVILEGIADA DO PAI, QUE HAVERIA DE SER A MÃE DO VERBO E A ESPOSA DO ESPÍRITO SANTO. NÃO SE CANSAVAM DE ADMIRAR AS BELEZAS DE SUA PEQUENA RAINHA. SEUS ESPÍRITOS BEM-AVENTURADOS, QUE A CONVERSÃO DE UMA SÓ ALMA PÔE EM FESTA, SE REGOZIJAVAM DE VER SURGIR O REFÚGIO SEGURO DOS PECADORES;- ELES SABIAM QUE MARIA HAVERIA DE SER UM DIA A PORTA DO CÉU E QUE JAMAIS RECUSARIA A ENTRADA NO REINO ETERNO ÁQUELES QUE A INVOCASSEM COM CONFIANÇA.
            OS SANTOS PADRES NOS CONTAM TAMBÉM O IMENSO SUSPIRO DE ALÍVIO QUE DERAM NO LIMBO OS JUSTOS, MORTOS DESDE A ORIGEM DO MUNDO. E NOS MOSTRAM NOS INFERNOS O FUROR DOS DEMÔNIOS, QUE VIRAM APROXIMAR-SE O FIM DE SEU DOMÍNIO TIRÂNICO. ELES SE ENTREGAM, A ESSE PROPÓSITO, A GRANDES EXPANSÕES.
            A NATIVIDADE DE MARIA, QUE ARREBATAVA OS CÉUS E ATERRORIZAVA OS ANJOS DECAÍDOS, COMO FOI ACOLHIDA NA TERRA? ALGUNS ANOS MAIS TARDE, O NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA FOI ACOMPANHADO DE MILAGRES QUE MARCARAM VIVAMENTE A IMAGINAÇÃO POPULAR. OS HABITANTES DA JUDÉIA SE PERGUNTAVAM COM ADMIRAÇÃO;- O QUE HAVERÁ DE SER ESSA CRIANÇA, CUJA CHEGADA AO MUNDO É SAUDADA COM TANTOS PRODÍGIOS? QUIS, PUTAS, PUER ISTE ERIT?
            A SUBLIME MISSÃO DE MARIA SUPERA DE MUITO A DO PRECURSOR. ENTRETANTO, NADA DE EXTRAORDINÁRIO ASSINALA ÁS MULTIDÕES O APARECIMENTO DAQUELA QUE DEUS HAVIA PROMETIDO LOGO APÓS A QUEDA, E QUE OS PROFETAS HAVIAM ANUNCIADO REPETIDAS VEZES NO CURSO DOS SÉCULOS. A VIRGEM IMACULADA NASCE NO MEIO DA INDIFERENÇA UNIVERSAL. NA PEQUENA VILA DE NAZARÉ, ONDE SEGUNDO CERTAS TRADIÇÕES VIVIAM SÃO JOAQUIM E SANTA ANA, NÃO SE DÁ ATENÇÃO Á RECÉM-NASCIDA. ELA TRAZ NAS VEIAS O SANGUE DE DAVID, MAS SUA FAMÍLIA ESTÁ DESTITUÍDA DO ANTIGO ESPLENDOR. QUEM SE OCUPA DESSA POBRE GENTE?
            HÁ MAIS. ANA E JOAQUIM HAVIAM FICADO MUITO TEMPO SEM FILHOS. DEUS SE DEIXARA AFINAL TOCAR POR SUAS ORAÇÕES. ELES VIAM EM MARIA UM SINAL DA BONDADE CELESTE. MAS EM NADA SUSPEITAVAM DOS TESOUROS COM QUE O ALTÍSSIMO CUMULARA A ALMA DE SUA FILHA;- NÃO CONHECIAM AS MARAVILHAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO;- NÃO SABIAM QUE EMBALAVAM NOS BRAÇOS A FUTURA MÃE DO SALVADOR.
            QUANTO AOS JUDEUS QUE VIVIAM NESSA ÉPOCA, ESTAVAM IMERSOS NO MAIS NEGRO DESALENTO. TINHAM PERDIDO A LIBERDADE POLÍTICA, HAVIA MUITO QUE SE CALARA A VOZ DOS PROFETAS;- JULGAVAM-SE ABANDONADOS PELA PROVIDÊNCIA NO EXATO MOMENTO EM QUE COMEÇAVA A CUMPRIR-SE NO MEIO DELES A OBRA DA INFINITA MISERICÓRDIA.
            OS FATOS QUE ACABAMOS DE EXPOR SÃO POR DEMAIS ELOQÜENTES PARA QUE NÃO INSISTAMOS SOBRE AS LIÇÕES A TIRAR DELES. QUE A OBSCURIDADE NA QUAL NASCE NOSSA SENHORA NOS ENSINE A DAR POUCA IMPORTÂNCIA ÁS GRANDEZAS HUMANAS. SAIBAMOS CONSIDERAR COM OLHAR CRISTÂMENTE INDIFERENTE ESSAS VAIDADES PERECÍVEIS, QUE CRISTO DESPREZOU PARA SUA MÃE;- SE TIVESSEM ALGUM VALOR, ELE NÃO LHAS TERIA RECUSADO. APRENDAMOS TAMBÉM, NESSE GRANDE MISTÉRIO, A NÃO DESANIMAR NUNCA. A IMACULADA VEM AO MUNDO QUANDO OS JUDEUS SE DESESPERAM E CRÊEM TUDO PERDIDO. APROVEITEMO-NOS DA LIÇÃO. INVOCAMOS O CÉU EM NOSSO SOCORRO;- SE NÃO SOMOS ATENDIDOS DE IMEDIATO, CAÍMOS NA TRISTEZA. DEUS ESPERA ÁS VEZES QUE NOS SINTAMOS Á BEIRA DO ABISMO PARA NOS ESTENDER A MÃO.
            PORTANTO, NÃO ABANDONEMOS TÃO FACILMENTE A ORAÇÃO;- O ALTÍSSIMO INTERVIRÁ NO MOMENTO EM QUE NOS JULGAMOS DEFINITIVAMENTE ABANDONADOS. TENHAMOS CONFIANÇA, UMA CONFIANÇA SEM LIMITES! SEREMOS ENTÃO LARGAMENTE RECOMPENSADOS.
            SÃO TOMÁS DE VILANOVA EXPLICAVA NUM SERMÃO QUE MARIA É A DIVINA AURORA, NÃO SOMENTE PARA O MUNDO, MAS AINDA PARA CADA ALMA EM PARTICULAR. ELE LEMBRAVA AOS SEUS OUVINTES A GRANDE VERDADE QUE NOS ENSINA A TRADIÇÃO CATÓLICA;- QUANDO A DEVOÇÃO Á SANTÍSSIMA VIRGEM PENETRA EM UMA ALMA, ESSA ALMA LEVA CONSIGO O SINAL DA PREDESTINAÇÃO.
            DESEJAIS FIRMEMENTE SALVAR-VOS? HONRAI FIELMENTE A MARIA? QUEREIS ASSEGURAR A SALVAÇÃO DAQUELES QUE VOS SÃO CAROS? OBTENDE DELES QUE NÃO PASSEM NENHUM DIA SEM RECITAR ALGUMA ORAÇÃO A MARIA?
            UM SERVIDOR DE NOSSA SENHORA NÃO PODE PERECER, DIZ A TRADIÇÃO CATÓLICA;- SERVUS MARIAE NON PERIBIT. ELE CANTARÁ NA ETERNIDADE AS MISERICÓRDIAS DE JESUS E DE SUA SANTÍSSIMA MÃE.   AMÉM.


DEVEMOS NOS DESPOJAR DOS NOSSOS VÍCIOS MAUS, PARA MELHOR SERVIR Á CRISTO.

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAÇA OS NOSSOS CORAÇÕES SEMELHANTE AO TEU MEU SENHOR E MEU DEUS.   EDNA.

Nenhum comentário: