sexta-feira, 3 de julho de 2015

O PÃO VIVO – CARVAJAL.


-A COMUNHÃO RESTAURA AS FORÇAS PERDIDAS E CONFERE OUTRAS NOVAS. O VIÁTICO.
-O PÃO DA VIDA. EFEITOS DA COMUNHÃO NA ALMA.
-A RECEPÇÃO FREQÜENTE OU DIÁRIA DESTE SACRAMENTO.
-VISITA AO SANTÍSSIMO;- COMUNHÕES ESPIRITUAIS AO LONGO DO DIA.

O PROFETA ELIAS, FUGINDO DE JEZABEL, SE DIRIGIU AO HOREB, O MONTE SANTO. DURANTE A LONGA E DIFÍCIL VIAGEM, SENTIU-SE CANSADO E QUIS MORRER. – BASTA SENHOR; TIRA A MINHA ALMA; PORQUE EU NÃO SOU MELHOR DO QUE OS MEUS PAIS. E LANÇANDO-SE AO CHÃO, ADORMECEU. MAS O ANJO DO SENHOR DESPERTOU-O, OFERECEU-LHE PÃO E DISSE-LHE;- LEVANTA-TE E COME, PORQUE TE RESTA UM LONGO CAMINHO. TENDO-SE ELE LEVANTADO, COMEU E BEBEU, E COM O VIGOR DAQUELA COMIDA,E CAMINHOU QUARENTA DIAS E QUARENTA NOITES, ATÉ O MONTE DE DEUS. O QUE NÃO TERIA CONSEGUIDO COM AS SUAS PRÓPRIAS FORÇAS, CONSEGUIU-O COM O ALIMENTO QUE O SENHOR LHE PROPORCIONOU QUANDO MAIS DESANIMADO SE SENTIA.
O MONTE SANTO PARA O QUAL O PROFETA SE DIRIGE É IMAGEM DO CÉU, E O TRAJETO DE QUARENTA DIAS REPRESENTA A LONGA VIAGEM QUE VEM A SER A NOSSA PASSAGEM PELA TERRA;- UMA VIAGEM SEMEADA TAMBÉM DE TENTAÇÕES, CANSAÇOS E DIFICULDADES QUE POR VEZES NOS FAZEM FRAQUEJAR O ÂNIMO E A ESPERANÇA. MAS, DE MANEIRA SEMELHANTE AO ANJO, A IGREJA CONVIDA-NOS A ALIMENTAR A NOSSA ALMA COM UM PÃO TOTALMENTE SINGULAR, QUE É O PRÓPRIO CRISTO PRESENTE NA SAGRADA EUCARISTIA. NELE ENCONTRAMOS SEMPRE AS FORÇAS NECESSÁRIAS PARA CHEGARMOS ATÉ O CÉU, APESAR DA NOSSA FRAQUEZA.
NOS PRIMEIROS TEMPOS DEO CRISTIANISMO, A EUCARISTIA ERA CHAMADA VIÁTICO, PELA ANALOGIA ENTRE ESSE SACRAMENTO E O VIÁTICO OU AS PROVISÕES ALIMENTÍCIAS E PECUNIÁRIAS QUE OS ROMANOS LEVAVAM CONSIGO PARA AS NECESSIDADES DO CAMINHO . MAIS TARDE, RESERVOU-SE O TERMO PARA DESIGNAR O CONJUNTO DE AUXÍLIOS ESPIRITUAIS, DE MODO ESPECIAL A SAGRADA EUCARISTIA, COM QUE A IGREJA APETRECHA OS SEUS FILHOS PARA A ÚLTIMA E DEFINITIVA ETAPA DA VIAGEM RUMO Á ETERNIDADE. ENTRE OS PRIMEIROS CRISTÃOS, ERA COSTUME LEVAR A COMUNHÃO AOS ENCARCERADOS, SOBRETUDO QUANDO SE APROXIMAVA O DIA DO MARTÍRIO.
SÃO TOMÁS ENSINA QUE ESTE SACRAMENTO SE CHAMA VIÁTICO NA MEDIDA EM QUE PREFIGURA A ALEGRIA DE GOZARMOS DA VISÃO DE DEUS NA PÁTRIA DEFINITIVA E NOS CONFERE A POSSIBILIDADE DE ALCANÇÁ-LA. É A GRANDE AJUDA AO LONGO DA VIDA E, ESPECIALMENTE, NO ÚLTIMO TRECHO DO CAMINHO, OCASIÃO EM QUE OS ATAQUES DO INIMIGO PODEM SER MAIS DUROS. ESTA É A RAZÃO PELA QUAL A IGREJA SEMPRE PROCUROU QUE NENHUM CRISTÃO MORRESSE SEM ESSE SACRAMENTO. DESDE O PRINCÍPIO, OS CRISTÃOS SENTIRAM A NECESSIDADE (E A OBRIGAÇÃO) DE RECEBÊ-LO, MESMO QUE JÁ TIVESSEM COMUNGADO NESSE DIA.
TAMBÉM PODEMOS RECORDAR HOJE NA NOSSA ORAÇÃO A RESPONSABILIDADE QUE TEMOS, POR VEZES GRAVE, DE FAZER TUDO O QUE ESTIVER AO NOSSO ALCANCE PARA QUE NENHUM FAMILIAR, AMIGO OU COLEGA MORRA SEM OS AUXÍLIOS ESPIRITUAIS QUE A NOSSA MÃE IGREJA PREPAROU PARA A ÚLTIMA ETAPA DA VIDA. É A MELHOR E A MAIS EFICAZ DEMONSTRAÇÃO DE CARIDADE E DE CARINHO, TALVEZ A ÚLTIMA, COM ESSAS PESSOAS AQUI NA TERRA. O SENHOR RECOMPENSA-NOS COM UMA ALEGRIA MUITO GRANDE QUANDO CUMPRIMOS ESTE GRATÍSSIMO DEVER, AINDA QUE POR VEZES POSSA SER DIFÍCIL E PENOSO.
TEMOS DE AGRADECER AO SENHOR TODAS AS AJUDAS QUE NOS OFERECE AO LONGO DA VIDA, ESPECIALMENTE A DA COMUNHÃO. ESTE AGRADECIMENTO MANIFESTAR-SE-Á EM PREPARARMO-NOS PARA COMUNGAR TODOS OS DIAS DO MELHOR MODO POSSÍVEL, E EM FAZÊ-LOCOM A PLENA CONSCIÊNCIA DE QUE CADA COMUNHÃO NOS DÁ, MAIS DO QUE AO PROFETA ELIAS, AS ENERGIAS NECESSÁRIAS PARA PERCORRERMOS COM VIGOR O CAMINHO DA NOSSA SANTIDADE.
EU SOU O PÃO DA VIDA, - QUEM COMER DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE ;- E O PÃO QUE EU DAREI É A MINHA CARNE PARA A SALVAÇÃO DO MUNDO.
HOJE O SENHOR NOS RECORDA VIVAMENTE A NECESSIDADE QUE TEMOS DE RECEBÊ-LO NA SAGRADA COMUNHÃO PARA PODERMOS PARTICIPAR DA VIDA DIVINA, PARA VENCERMOS AS TENTAÇÕES, PARA QUE A VIDA DA GRAÇA RECEBIDA NO BATISMO SE DESENVOLVA EM NÓS. QUEM COMUNGA EM ESTATO DE GRAÇA, ALÉM DE PARTICIPAR DOS FRUTOS DA SANTA MISSA, OBTÉM UNS BENS PRÓPRIOS E ESPECÍFICOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA;- RECEBE, ESPIRITUAL E REALMENTE, O PRÓPRIO CRISTO, FONTE DE TODA A GRAÇA. A SAGRADA EUCARISTIA É, POR ISSO, O MAIOR SACRAMENTO, CENTRO E CUME DE TODOS OS DEMAIS. A PRESENÇA REAL DE CRISTO DÁ A ESTE SACRAMENTO UMA EFICÁCIA SOBRENATURAL INFINITA.
NÃO HÁ MAIOR FELICIDADE NESTA VIDA DO QUE RECEBER O SENHOR. QUANDO DESEJAMOS DAR-NOS AOS OUTROS, PODEMOS OFERECER-LHES OBJETOS QUE NOS PERTENCEM COMO SÍMBOLO DE ALGO MAIS PROFUNDO DO NOSSO SER, OU FAZÊ-LOS PARTICIPAR DOS NOSSOS CONHECIMENTOS, OU DEDICAR-LHES TODO O NOSSO AMOR...- MAS SEMPRE CHOCAMOS COM UM LIMITE. NA COMUNHÃO, O PODER DIVINO ULTRAPASSA TODAS AS LIMITAÇÕES HUMANAS, PORQUE SOB AS ESPÉCIES EUCARISTICAS RECEBEMOS O PRÓPRIO CRISTO INDIVISO. O AMOR ATINGE A SUA MÁXIMA EXPRESSÃO NESTE SACRAMENTO, POIS É A PLENA IDENTIFICAÇÃO COM AQUELE QUE TANTO SE AMA, A QUEM TANTO SE ESPERA. ASSIM COMO QUANDO SE JUNTAM DOIS PEDAÇOS DE CERA E COM O FOGO SE DERRETEM, DOS DOIS SE FORMA UMA SÓ COISA, ASSIM TAMBÉM É O QUE ACONTECE PELA PARTICIPAÇÃO DO CORPO DE CRISTO E DO SEU PRECIOSO SANGUE. VERDADEIRAMENTE, NÃO HÁ MAIOR FELICIDADE NEM MAIOR BEM DO QUE RECEBER DIGNAMENTE O PRÓPRIO CRISTO NA SAGRADA COMUNHÃO.
A ALMA NUNCA DEIXARÁ DE DAR GRAÇAS SE RECORDAR COM FREQÜÊNCIA DA RIQUEZA DESTE SACRAMENTO. A SAGRADA EUCARISTIA PRODUZ NA VIDA ESPIRITUAL EFEITOS PARECIDOS AOS DO ALIMENTO MATERIAL EM RELAÇÃO AO CORPO. FORTALECE-NOS E AFASTA DE NÓS A DEBILIDADE E A MORTE;- O ALIMENTO EUCARÍSTICO LIVRA-NOS DOS PECADOS VENIAIS, QUE CAUSAM A DEBILIDADE E A DOENÇA DA ALMA, E PRESERVA-NOS DOS MORTAIS, QUE OCASIONAM A MORTE. O ALIMENTO MATERIAL REPARA AS NOSSAS FORÇAS E ROBUSTECE A NOSSA SAÚDE. A COMUNHÃO FREQÜENTE OU DIÁRIA TORNA A VIDA ESPIRITUAL EXUBERANTE, ENRIQUECE A ALMA COM UMA MAIOR EFUSÃO DE VIRTUDES E DÁ ÁQUELE QUE COMUNGA UM PENHOR SEGURO DA FELICIDADE ETERNA.
TAL COMO O ALIMENTO NATURAL PERMITE QUE O CORPO CRESÇA, A SAGRADA EUCARISTIA AUMENTA A SANTIDADE E A UNIÃO COM DEUS, PORQUE A PARTICIPAÇÃO DO CORPO E DO SANGUE DE CRISTO NÃO FAZ OUTRA COISA SENÃO TRANSFIGURAR-NOSNAQUILO QUE RECEBEMOS.
A COMUNHÃO AJUDA-NOS A SANTIFICAR A VIDA FAMILIAR;- INCITA-NOS A REALIZAR O TRABALHO DÁRIO COM ALEGRIA E PERFEIÇÃO;- FORTALECE-NOS PARA ENFRENTARMOS COM GARBO HUMANO E SENTIDO SOBRENATURAL AS DIFICULDADES E TROPEÇOS DA VIDA DIÁRIA.
O MESTRE ESTÁ AQUI E CHAMA-TE, OUVIMOS DIZER DIARIAMENTE; NÃO RECUSEMOS ESTE CONVITE. QUE POSSAMOS COMPARECER A ESTE ENCONTRO COM ALEGRIA E BEM PREPARADOS. AINDA ESTAMOS LONGE DISSO. E QUANTA COISA DEPENDE DE QUE O FAÇAMOS!
AS NOSSAS FRAQUEZAS SÃO NUMEROSAS;- É POR ISSO QUE O NOSSO ENCONTRO COM O MESTRE NA COMUNHÃO DEVE SER TÃO FREQÜENTE. O BANQUETE ESTÁ PREPARADO E MUITOS SÃO OS CONVIDADOS, MAS POUCOS OS QUE COMPARECEM. COMO PODEMOS DESCULPAR-NOS? O AMOR DESBARATA TODAS AS DESCULPAS.
PODEMOS MANTER VIVO AO LONGO DA VIDA O DESEJO E A RECORDAÇÃO DESTE SACRAMENTO MEDIANTE A COMUNHÃO ESPIRITUAL, QUE CONSISTE NUM DESEJO ARDENTE DE RECEBER A JESUS SACRAMENTADO E NUM TRATO AMOROSO COM ELE COMO SE JÁ O TIVÉSSEMOS RECEBIDO. ESTA PRÁTICA TRAZ-NOS MUITAS GRAÇAS E AJUDA-NOS A TRABALHAR E A RELACIONAR-NOS COM OS OUTROS COM MAIS SENTIDO SOBRENATURAL – QUE FONTE DE GRAÇAS É A COMUNHÃO ESPIRITUAL! PRATICA-A COM FREQÜÊNCIA, E TERÁS MAIS PRESENÇA DE DEUS E MAIS UNIÃO COM ELE NAS OBRAS. TAMBÉM É MUITO PROVEITOSA A VISITA AO SANTÍSSIMO, QUE É PROVA DE GRATIDÃO, SINAL DE AMOR E EXPRESSÃO DA DEVIDA ADORAÇÃO AO SENHOR. NENHUM LUGAR COMO A PROXIMIDADE DO SACRÁRIO PARA ESSES ENCONTROS ÍNTIMOS E PESSOAIS EM QUE O COLÓQUIO COM O SENHOR ENCONTRA O CLIMA MAIS APROPRIADO E EM QUE NASCE O IMPULSO PARA A ORAÇÃO CONTÍNUA NO TRABALHO, NA RUA, EM QUALQUER LUGAR.
O SENHOR PRESENTE SACRAMENTALMENTE PODE VER-NOS E OUVIR-NOS COM UMA INTIMIDADE MAIOR, POIS O SEU CORAÇÃO, QUE É A FONTE DA VIDA E DA SANTIDADE, CONTINUA A PULSAR DE AMOR POR NÓS. ELE DIZ-NOS;-

 VINDE VÓS TAMBÉM Á PARTE, A UM LUGAR SOLITÁRIO, E DESCANSAI UM POUCO.
AO SEU LADO ENCONTRAREMOS A PAZ, SE A TIVERMOS PERDIDO, A FORTALEZA PARA CONCLUIRMOS AS NOSSAS TAREFAS E A ALEGRIA NO SERVIÇO AOS OUTROS.
E, O QUE FAREMOS, PERGUNTAIS, NA PRESENÇA DE DEUS SACRAMENTADO?
AMÁ-LO, LOUVÁ-LO, AGRADECER-LHE E PEDIR-LHE. O QUE FAZ UM POBRE NA PRESENÇA DE UM RICO?
O QUE FAZ UM DOENTE DIANTE DE UM MÉDICO?
O QUE FAZ UM SEDENTO QUANDO AVISTA UMA FONTE CRISTALINA?
JESUS TEM O QUE NOS FALTA. ELE É A FORTALEZA NESTE CAMINHO DA VIDA.
PEÇAMOS A NOSSA SENHORA QUE NOS ENSINE A RECEBÊ-LO COM AQUELA PUREZA, HUMILDADE E DEVOÇÃO – COM QUE ELA O RECEBEU, COM O ESPÍRITO E O FERVOR DOS SANTOS.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A ORAÇÃO É UM DOS MAIORES DONS QUE DEUS CONCEDEU AO HOMEM. JESUS CRISTO, AO REDÍMI-LO, ABRIU-LHE NOVAMENTE A POSSIBILIDADE DE FALAR COM DEUS, COM A CONFIANÇA DE UM FILHO COM SEU PAI.   CARVAJAL.

DEVEMOS IR ALÉM, CRER.- CRER, NO NOSSO BATISMO – EMPRESTAR NOSSOS PÉS E MÃOS, E NOS COLOCAR Á SERVIÇO DO OUTRO, EM BENEFÍCIO DA VIDA ETERNA.  EDNA.

VOCÊ ARMA CILADAS PARA QUE OS SERVOS DE JESUS VENHA A SER IGNORADOS;- MAS VOCÊ FICA NAS TREVAS E NEM PERCEBE.   EDNA.

O ANJO SE CURVA PELA PRIMEIRA VEZ, AQUI NA TERRA DIANTE DE MARIA. MÃE AJUDE-NOS NA SÚBIDA AO CÉU. EDNA.

OUÇO COM CONSTÂNCIA, DONA EDNA EU NÃO CONSEGUI A GRAÇA DA QUAL EU ESPERAVA.- MAS PARA CONSEGUIR A GRAÇA DE NOSSO SENHOR, VOCÊ SE AFASTOU DO PECADO?   EDNA.


GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO – AMÉM.   ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nenhum comentário: