sábado, 6 de agosto de 2016

A VIRTUDE DA TEMPERANÇA - CARVAJAL


- DIGNIDADE DO CORPO E DE TODAS AS COISAS CRIADAS. NECESSIDADE DESTA VIRTUDE.
            - A TEMPERANÇA HUMANIZA O HOMEM E POSSIBILITA A SUA PLENITUDE. DESPRENDIMENTO DOS BENS. DAR EXEMPLO.
                        - ALGUMAS MANIFESTAÇÕES DE TEMPERANÇA.
 
A IGREJA SEMPRE RECONHECEU A DIGNIDADE DO CORPO HUMANO  E DE TODAS AS COISAS CRIADAS. NO RELATO DA CRIAÇÃO O AUTOR SAGRADO MOSTRA COMO DEUS SE REGOZIJOU COM O QUE TINHA FEITO;- DEPOIS DE TER CRIADO O HOMEM, DIZ O GÊNESIS;- DEUS VIU QUE ERA BOM TUDO O QUE TINHA FEITO, E CONSTITUIU-O COMO CABEÇA DE TODA A CRIAÇÃO. E COM A VINDA DA SEGUNDA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, QUE ASSUMIU E REALIZOU A REDENÇÃO DO HOMEM E DO UNIVERSO MATERIAL, TUDO O QUE É HUMANO ADQUIRIU UMA PARTICULAR DIGNIDADE.
NÃO É DOUTRINA CRISTÃ A OPOSIÇÃO RADICAL ENTRE A ALMA E O CORPO, POIS TODO HOMEM, EM CORPO E ALMA, ESTÁ CHAMADO A ALCANÇAR A VIDA ETERNA. NINGUÉM COMO A IGREJA ENSINOU A DIGNIDADE E O RESPEITO QUE SE DEVE AO CORPO;- NÃO SABEIS QUE OS VOSSOS MEMBROS SÃO TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO QUE HABITA EM VÓS, E QUE O RECEBESTES DE DEUS E QUE PORTANTO NÃO VOS PERTENCEIS A VÓS MESMOS?  PORQUE FOSTES COMPRADOS POR UM GRANDE PREÇO. GLORIFICAI, POIS, E TRAZEI A DEUS NO VOSSO CORPO.
NO ENTANTO, POR CAUSA DA DESORDEM QUE O PECADO INTRODUZIU NO MUNDO, O HOMEM TEM DE ESFORÇAR-SE E LUTAR PARA NÃO SE VER PRISIONEIRO E ESCRAVO DOS BENS QUE DEUS CRIOU PARA ELE COM O FIM DE QUE TAMBÉM ATRAVÉS DELES PUDESSE ALCANÇAR O CÉU. ESPECIALMENTE NOS NOSSOS DIAS, PARECE QUE MUITOS PROCURAM ESTABELECER COMO FIM AQUILO QUE DEUS ESTABELECEU COMO MEIO, E PÔEM EM PARTE AS LEIS DIVINAS, SEM PERCEBER QUE CAEM NAS GARRAS DE UM TIRANO CADA VEZ MAIS EXIGENTE. DESSE MODO, DESFIGURAM A IMAGEM DE DEUS QUE EXISTE EM TODO HOMEM E, COM ELA, A PRÓPRIA GIGNIDADE HUMANA. A TEMPERANÇA, PELO CONTRÁRIO;- FAZ COM QUE O CORPO E OS NOSSOS SENTIDOS ENCONTREM O LUGAR EXATO QUE LHES CORRESPONDE NO NOSSO SER HUMANO, O LUGAR QUE DEUS LHES DETERMINOU.
OS QUE NÃO ESTÃO HABITUADOS A NEGAR-SE EM NADA, OS QUE ABREM AS PORTAS A TUDO O QUE OS SENTIDOS LHES PEDEM, OS QUE PROCURAM EM PRIMEIRO LUGAR AGRADAR AO CORPO E SÓ SE EMPENHAM EM ANDAR Á BUSCA DAS MAIORES COMODIDADES, DIFICILMENTE PODERÃO SER DONOS DE SI MESMOS E CHEGAR A DEUS. ESTÃO COMO QUE EMBOTADOS PARA AS COISAS DIVINAS, E TAMBÉM PARA MUITOS VALORES HUMANOS, QUE NÃO ENTENDEM E PARA OS QUAIS SE ENCONTRAM INCAPACITADOS. SÃO MAU TERRENO PARA QUE A SEMENTE DA GRAÇA DIVINA LANCE RAÍZES NELES. O PRÓPRIO SENHOR NOS DIZ NO EVANGELHO DA MISSA QUE AQUELE QUE RECEBEU A SEMENTE ENTRE ESPINHOS É O QUE OUVE A PALAVRA, MAS OS CUIDADOS DESTE SÉCULO E A SEDUÇÃO DAS RIQUEZAS SUFOCAM A PALAVRA, E ELA FICA INFRUTUOSA.
NUM CLIMA EM QUE O IMPORTANTE É O CORPO, A SAÚDE, O ASPECTO FÍSICO, É IMPOSSÍVEL QUE A VIDA CRISTÃ GANHE RAÍZES E DÊ FRUTO. OS BENS CONVERTEM-SE ASSIM EM MALES, EM DUROS ESPINHOS QUE SUFOCAM O QUE HÁ DE MAIS NOBRE NO HOMEM E A PRÓPRIA VIDA ETERNA, QUE SE INICIA JÁ AQUI NA ALMA EM GRAÇA;- COM O CORPO PESADO E ENFARTADO DE MANTIMENTOS, MUITO MAL PREPARADO ESTÁ O ÂNIMO PARA VOAR EM DIREÇÃO AO ALTO.
TEMOS QUE ESTAR ATENTOS PARA NÃO DEIXARMOS LEVAR POR ESSA ÂNSIA DESMEDIDA DE BEM-ESTAR QUE ESTÁ PRESENTE EM MUITOS SETORES DO MUNDO ATUAL, NOS QUAIS SE PENSA QUE O ÁPICE DA VIDA E DO TRIUNFO CONSISTE EM TER MAIS E EM OSTENTAR AQUILO QUE SE POSSUI. O VOSSO VERDADEIRO ÊXITO ESTÁ EM SERMOS FIÉIS ÁQUILO QUE DEUS QUER DE NÓS E EM ALCANÇARMOS A VIDA ETERNA. NÓS SABEMOS QUE O NOSSO CORAÇÃO SÓ PODE SACIAR-SE EM DEUS, POIS ESTÁ FEITO PARA A ETERNIDADE, E QUE AS COISAS TERRENAS SEMPRE O DEIXARÃO INSATISFEITO, FRUSTRADO E TRISTE.
A NOSSA MÃE IGREJA RECORDA-NOS CONTINUAMENTE A NECESSIDADE DA TEMPERANÇA, QUE A SEMENTE LANÇADA NO CORAÇÃO FIQUE SUFOCADA. TEMOS QUE ESTAR VIGILANTES, POIS SE EXAMINARMOS A ORIENTAÇÃO QUE A NOSSA CULTURA MODERNA VAI TOMANDO, VERIFICAREMOS QUE CONDUZ A UM CERTO HEDONISMO, Á VIDA FÁCIL, A UM CERTO EMPENHO POR ELIMINAR A CRUZ DO NOSSO HORIZONTE. E ESSA TENDÊNCIA AMEAÇA MUITOS.
A TEMPERANÇA HUMANIZA O HOMEM, PORQUE, SE ESTE SE ABANDONA Á SATISFAÇÃO DOS SEUS INSTINTOS, ACABA POR PARECER-SE COM UM TREM DESCARRILADO;- PERDE O EIXO, SAI DOS TRILHOS E FICA IMPOSSIBILITADO DE PROSSEGUIR VIAGEM. NESSAS CIRCUNSTÂNCIAS, O QUE É MAIS NOBRE NO HOMEM – A INTELIGÊNCIA E A VONTADE – FICA SUBMETIDO AO QUE O É MENOS;- AO INSTINTO E ÁS PAIXÕES. VIVER A VIRTUDE DA TEMPERANÇA NÃO É REPRESSÃO, MAS MODERAÇÃO, HARMONIA. É UM HÁBITO QUE SE ADQUIRE POR MEIO DE MUITOS PEQUENOS ATOS QUE DISCIPLINAM OS PRAZERES, MESMO OS LÍCITOS, E ORIENTAM OS BENS SENSÍVEIS PARA O FIM ÚLTIMO DO HOMEM. QUEM VIVE ESSA VIRTUDE SABE PRESCINDIR DO QUE FAZ MAL Á SUA ALMA E APERCEBE-SE DE QUE O SACRIFÍCIO É APENAS APARENTE, PORQUE, AO VIVER ASSIM – COM SACRIFÍCIO, LIVRA-SE DE MUITAS ESCRAVIDÕES E NO ÍNTIMO DO SEU CORAÇÃO CONSEGUE SABOREAR TODO O AMOR DE DEUS. A VIDA RECUPERA ENTÃO OS MATIZES QUE A INTEMPERANÇA ESBATE. FICAMOS EM CONDIÇÕES DE NOS PREOCUPARMOS COM OS OUTROS, DE COMPARTILHAR COM TODOS AS COISAS PESSOAIS, DE NOS DEDICARMOS A TAREFAS GRANDES.
VIVER BEM ESTA VIRTUDE IMPLICA ANDAR DESPRENDIDO DOS BENS E DAR-LHES A IMPORTÂNCIA QUE TÊM E NÃO MAIS;- NÃO CRIAR BENS DAR-LHES A IMPORTÂNCIA QUE TÊM E NÃO MAIS;- NÃO CRIAR NECESSIDADES;- NÃO FAZER GASTOS INÚTEIS;- SER MODERADO NA COMIDA, NA BEBIDA, NO DESCANSO;- PRISCINDIR DE CAPRICHOS...
O SENHOR PEDE-NOS QUE DEMOS EXEMPLO DE TEMPERANÇA NO MEIO DO MUNDO, SEM NOS DEIXARMOS LEVAR PELA FALSA NATURALIDADE DE QUERER SER COMO OS OUTROS.TRANSIGIR NESTE PONTO SERIA DIFICULTAR OU ATÉ IMPEDIR A POSSIBILIDADE DE SEGUIR CRISTO COMO UM DOS SEUS ÍNTIMOS. COM A NOSSA VIDA, TEMOS DE MOSTRAR A MUITOS QUE O HOMEM VALE MAIS PELO QUE É DO QUE PELO QUE TEM, E TEMOS DE FAZÊ-LO COM O EXEMPLO DE UMA VIDA SÓBRIA E TEMPERADA. DE MODO ESPECIAL, OS PAIS DEVEM ENSINAR E AJUDAR OS FILHOS A CRESCER NUMA JUSTA LIBERDADE DIANTE DOS BENS MATERIAIS, ADOTANDO UM ESTILO DE VIDA SIMPLES E AUSTERO.
A VIRTUDE DA TEMPERANÇA TEM QUE IMPREGNAR TODA A VIDA DO CRISTÃO;- DESDE AS COMODIDADES DO LAR ATÉ OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO E AS MANEIRAS DE DIVERTIR-SE. PARA DESCANSAR, POR EXEMPLO, NÃO É PRECISO – GERALMENTE – FAZER GRANDES GASTOS NEM LONGAS VIAGENS. DÁ EXEMPLO DE TEMPERANÇA AQUELE QUE SABE USAR MODERADAMENTE DA TELEVISÃO E, EM GERAL, DOS INSTRUMENTOS DE CONFORTO QUE A TÉCNICA OFERECE, SEM ESTAR EXCESSIVAMENTE PENDENTE DO SEU PRÓPRIO BEM-ESTAR. MUITOS PARECEM VIVER EXCLUSIVAMENTE PARA PASSAR A VIDA RODEADOS DO MAIOR BEM POSSÍVEL.
NOS NOSSOS DIAS, TAMBÉM SE PODE DIZER DE CERTAS PESSOAS QUE O SEU DEUS É O VENTRE, PELA PREOCUPAÇÃO QUE PÔEM NOS ASSUNTOS DA COMIDA E DA BEBIDA. PESSOA SÓBRIA É AQUELA QUE MODERA O USO DOS ALIMENTOS;- EVITA COMER FORA DE HORAS, E POR CAPRICHO;- NÃO PROCURA PRATOS MAIS REQUINTADOS NESTE OU NAQUELE RESTAURANTE, ENTRANDO EM GASTOS DESPROPORCIONADOS;- NÃO CONSOME QUANTIDADES EXCESSIVAS...HABITUALMENTE, COMES MAIS DO QUE PRECISAS. E ESSA FARTURA, QUE MUITAS VEZES TE PRODUZ LASSIDÃO E INCOMODIDADEFÍSICA, TORNA-TE INCAPAZ DE SABOREAR OS BENS SOBRENATURAIS E ENTORPECE O TEU ENTENDIMENTO. QUE BOA VIRTUDE, MESMO PARA A TERRA, É A TEMPERANÇA!
AINDA QUE MUITAS DESTAS MANIFESTAÇÕES DE GULA NÃO SEJAM PECADO GRAVE, NO ENTANTO SÃO OFENSAS A DEUS, QUE DEBILITAM A VONTADE E ACABAM POR SER UMA RECUSA DESSA VIDA AUSTERA, ALEGRE E DESPRENDIDA QUE O SENHOR PEDE. SÃO OS ESPINHOS QUE AFOGAM A BOA SEMENTE;- LEVAM A VIDA DE TIBIEZA E DE DESINTERESSE E APATIA PELOS BENS ESPIRITUAIS E ESPECIALMENTE PELOS DIVINOS.
A IGREJA DÁ Á SOBRIEDADE UM VALOR E SENTIDO MAIS ALTO QUANDO NOS CONVIDA A ENCARAR OS ALIMENTOS COMO UM DOM DE DEUS E ACONSELHA A BÊNÇÃO Á MESA E A AÇÃO DE GRAÇAS DEPOIS DAS REFEIÇÕES. SÃO TOMÁS SUBLINHA QUE, EMBORA A SOBRIEDADE E A TEMPERANÇA SEJAM NECESSÁRIAS A TODOS, SÃO-NO DE MANEIRA PARTICULAR AOS JOVENS, PELA SUA INCLINAÇÃO PARA A SENSUALIDADE;- ÁS MULHERES;- AOS ANCIÃOS, QUE DEVEM DAR EXEMPLO;- AOS MINISTROS DA IGREJA;- E AOS GOVERNANTES, PARA QUE POSSAM EXERCER OS SEUS CARGOS COM SABEDORIA.
A TEMPERANÇA REFERE-SE TAMBÉM Á MODERAÇÃO DA CURIOSIDADE, DO FALAR SEM MEDIDA, DAS PIADAS NAS CONVERSAS...(PENSO – AFIRMAVA O PAPA JOÃO PAULO II – QUE ESTA VIRTUDE EXIGE TAMBÉM DE CADA UM DE NÓS UMA HUMILDADE ESPECÍFICA EM RELAÇÃO AOS DONS QUE DEUS COLOCOU NA NATUREZA HUMANA. EU DIRIA A HUMILDADE DO CORPO E A DO CORAÇÃO, QUE TÃO BEM SE COMPAGINAM COM A REJEIÇÃO DA OSTENTAÇÃO E DA VAIDADE NÉSCIA. A TEMPERANÇA É UMA GRANDE DEFESA CONTRA A AGRESSIVIDADE DE UM AMBIENTE POLARIZADO NOS BENS MATERIAIS. ALÉM DISSO, PREPARA PARA RECEBER, COMO TERRA BOA, AS MOÇÕES DO ESPÍRITO SANTO E É UM MEIO INDISPENSÁVEL PARA LEVARMOS A CABO UM APOSTOLADO EFICAZ NO MEIO DO MUNDO.

Nenhum comentário: