sábado, 6 de agosto de 2016

CRISTIANISMO E REENCARNAÇÃO;- PADRE DOWELL.



 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A DOUTRINA ESPÍRITA DA REENCARNAÇÃO E O QUE A IGREJA ENSINA SOBRE O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO E A RESSURREIÇÃO DOS CORPOS?

            SUA PERGUNTA É IMPORTANTE, PORQUE EXISTE HOJE MUITA CONFUSÃO, MESMO ENTRE OS CATÓLICOS, A RESPEITO DESSAS COISAS. A CRENÇA NA REENCARNAÇÃO É MUITO ANTIGA NA HUMANIDADE. ENTRE NÓS É DEFENDIDA PELO ESPIRITISMO E VÁRIAS CORRENTES TEOSÓFICAS E ANTROPOSÓFICAS. NEM TODOS TÊM EXATAMENTE A MESMA IDÉIA DA REENCARNAÇÃO. MAS, EM GERAL, AFIRMAM QUE OS ESPÍRITOS, DEPOIS DE CADA EXIXTÊNCIA, VOLTAM A ENCARNAR-SE NUM NOVO CORPO HUMANO PARA PURIFICAR-SE DAS FALTAS COMETIDAS NAS EXISTÊNCIAS ANTERIORES, ATÉ ALCANÇAREM A PERFEIÇÃO E SEREM ABSORVIDOS NA CONSCIÊNCIA UNIVERSAL.

            ESSA IDÉIA DE REENCARNAÇÃO É COMPLETAMENTE DIFERENTE DO QUE ENSINA A FÉ CRISTÃ. QUANDO FALAMOS DE ENCARNAÇÃO QUEREMOS DIZER QUE JESUS CRISTO É AO MESMO TEMPO VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM;- É O FILHO DE DEUS FEITO HOMEM. A EXPRESSÃO encarnação ESTÁ BASEADANAS PALAVRAS DO EVANGELHO DE SÃO JOÃO, QUE DIZ;- O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS. NA LINGUAGEM DE SÃO JOÃO, A PALAVRA VERBO SIGNIFICA O FILHO DE DEUS, QUE CHAMAMOS DE SEGUNDA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE. QUANTO AO TERMO carne, SIGNIFICA AQUI O SER HUMANO. O FILHO DE DEUS, QUE EXISTE ETERNAMENTE COM O PAI E O ESPÍRITO SANTO, ENCARNOU-SE, i. e.;  TORNOU-SE HOMEM COMO NÓS, NASCENDO EM BELÉM E MORRENDO PREGADO NA CRUZ.

            MAS ESTA ENCARNAÇÃO NÃO É, COMO PARA OS ESPÍRITAS, A ENTRADA DE UM ESPÍRITO NUM CORPO TERRENO. O FILHO DE DEUS NÃO É A ALMA OU O ESPÍRITO DE JESUS. ELE SE UNE Á HUMANIDADE DE JESUS, QUE JÁ É COMPOSTA DE ALMA E CORPO MATERIAL. SEM DEIXAR DE SER HUMANO UM HOMEM VERDADEIRO E COMPLETO, JESUS É O FILHO DE DEUS EM PESSOA, IGUAL  A SEU PAI NO AMOR E NA SANTIDADE.

             TAMBÉM A RESSURREIÇÃO DE JESUS E A NOSSA RESSURREIÇÃO DEPOIS DA MORTE, SEGUNDO A SUA PROMESSA, NÃO TÊM NADA A VER COM A REENCARNAÇÃO. NÃO SE TRATA DA ENCARNAÇÃO DO ESPÍRITO NOUTRO CORPO PARA RECOMEÇAR UMA NOVA EXISTÊNCIANESTE MESMO MUNDO. PARA A FÉ CRISTÃ, A RESSURREIÇÃO É O DESTINO FINAL DO HOMEM TODO, QUE DEPOIS DA VIDA TERRENA, RENASCE PARA A VIDA ETERNA, COM O CORPO TRANSFIGURADO PELO PODER DE DEUS. COMO JESUS CRISTO, OS QUE MORREM COM FÉ E AMOR, NÃO DESAPARECEM NO NADA, MAS RESSUSCITAM PARA UMA VIDA DE PLENA ALEGRIA E FELICIDADE NA PRESENÇA DE DEUS.

            PORQUE UM CRISTÃO NÃO PODE ACREDITAR NA REENCARNAÇÃO?

            JESUS NO EVANGELHO INSISTE CONSTANTEMENTE NO CARÁTER ÚNICO E DECISIVO DESTA VIDA. COM A MORTE TERMINA O TEMPO DE QUE DISPOMOS PARA TRATAR DO NOSSO DESTINO ETERNO. É PRECISO QUE REALIZE AS OBRAS DAQUELE QUE ME ENVIOU, ENQUANTO DURAR O DIA. PORQUE VEM A NOITE E ENTÃO NINGUÉM PODERÁ TRABALHAR, DIZ JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO. NAS SUAS PARÁBOLAS ELE FALA DO SENHOR QUE VIRÁ NO FIM DE NOSSA VIDA PEDIR CONTAS DA NOSSA ADMINISTRAÇÃO. ENTÃO CADA UM SERÁ JULGADO SEGUNDO AS SUAS OBRAS. O SERVIDOR FIEL SERÁ RECOMPENSADO, PARTICIPANDO PARA SEMPRE DA FELICIDADE DO SEU SENHOR, MAS QUEM NÃO PROCUROU CUMPRIR DURANTE A VIDA AS RECOMENDAÇÕES RECEBIDAS, NÃO ESTÁ PREPARADO PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS. E A CARTA AOS HEBREUS DIZ CLARAMENTE;- TODO HOMEM ESTÁ DESTINADO A MORRER UMA SÓ VEZ – DEPOIS HAVERÁ O JULGAMENTO.

            QUEM ACREDITA NESTAS PALAVRAS NÃO PODE ADMITIR A REENCARNAÇÃO, i. e., UMA SÉRIE DE NASCIMENTOS E MORTES, REGULADOS PELA LEI DA COMPENSAÇÃO. É FALSO PENSAR QUE OS ESPÍRITOS, AO DEIXAR UM CORPO, REVESTEM OUTRO, INICIANDO UMA NOVA EXISTÊNCIA, NUM ESTADO MELHOR OU PIOR, SEGUNDO O QUE SEMEARAM NA VIDA PRECEDENTE, ATÉ EXPIAR TODAS AS FALTAS COMETIDAS E CHEGAR A NÍVEIS CADA VEZ MAIS ELEVADOS DE VIDA ESPIRITUAL, INTEGRANDO-SE FINALMENTE Á CONSCIÊNCIA UNIVERSAL. ESTA IDÉIA NÃO SÓ CONTRADIZ O ENSINAMENTO DE JESUS SOBRE A MORTE E O JULGAMENTO, MAS TAMBÉM SE OPÕE A OUTRAS VERDADEIRAS DA FÉ CRISTÃ.

            POR EXEMPLO, SEGUNDO A BÍBLIA, O SER HUMANO É REALMENTE RESPONSÁVEL POR SUA SORTE, MAS NÃO PODE CONSEGUIR SOZINHO A SALVAÇÃO. É DEUS QUE O SALVA POR MEIO DE JESUS CRISTO. SUA COLABORAÇÃO CONSISTE EM ACEITAR A AJUDA DE DEUS, COMO O DOENTE QUE ACEITA O REMÉDIO OU A OPERAÇÃO QUE LHE RESTITUI A SAÚDE. PARA QUEM SEGUE A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO, PELO CONTRÁRIO, CADA UM REALIZA-SE EXCLUSIVAMENTE POR SEU PRÓPRIO ESFORÇO. VAI-SE PURIFICANDO ATRAVÉS DE DIVERSAS EXISTÊNCIAS ATÉ CHEGAR Á PERFEIÇÃO.

            ESTA CONCEPÇÃO DA SALVAÇÃO DEPENDE DE UMA IDÉIA DE DEUS MUITO DIFERENTE DO DEUS REVELADO POR JESUS. ESTE É UM DEUS PESSOAL, QUE CONVIDA AS SUAS CRIATURAS A RESPONDER PESSOALMENTE Á SUA OFERTA DE COMUNHÃO NO AMOR. NA CONCEPÇÃO REENCARNACIONISTA DEUS É A CONSCIÊNCIA UNIVERSAL, IMPESSOAL, E OS ESPÍRITOS SÃO DESTINADOS A PERDER A SUA INDIVIDUALIDADE, ABSORVIDOS POR ESTA ESSÊNCIA UNIVERSAL. NÃO EXISTE DIÁLOGO ENTRE DEUS E NÓS, ORAÇÃO CONFIANTE, MISERICÓRDIA E PERDÃO, MAS SÓ A LEI FÉRREA DA RECOMPENSA OU PUNIÇÃO DOS ATOS HUMANOS ATRAVÉS DAS SUCESSIVAS EXISTÊNCIAS.

            NÃO SERIA MAIS JUSTO E HUMANO PAGAR AO LONGO DE SUCESSIVAS EXISTÊNCIAS OS PRÓPRIOS PECADOS, ATÉ A LIBERAÇÃO FINAL, DO QUE POR CAUSA DE UMA ÚNICA EXISTÊNCIA PECAMINOSA PERDER-SE PARA SEMPRE, COMO PRETENDE O CRISTIANISMO?

            A PRIMEIRA VISTA A EXPLICAÇÃO DADA PELA DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO PARECE MAIS SATISFATÓRIA. NINGUÉM PERDE DEFINITIVAMENTE A POSSIBILIDADE DE CHEGAR Á PERFEIÇÃO. TERÁ DE VOLTAR A ESTE MUNDO QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO PARA EXPIAR OS SEUS PECADOS, MAS TODA A VEZ QUE SE DECIDE A VIVER HONESTAMENTE RECOMEÇA A TRILHAR O CAMINHO DA LIBERTAÇÃO. JESUS, AO CONTRÁRIO, COLOCA-NOS DIANTE DE UMA OPÇÃO RADICAL;- QUEM CRER SERÁ SALVO, QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO. EXISTE, PORTANTO, NA VISÃO CRISTÃ DO NOSSO DESTINO A POSSIBILIDADE DE UM FRACASSO DEFINITIVO. SERIA DESUMANO, SE O HOMEM TIVESSE DE LUTAR SOZINHO, COM AS PRÓPRIAS FORÇAS, PARA EXPIAR AS SUAS CULPAS E PARA ALCANÇAR A SALVAÇÃO.

            MAS SEGUNDO O PLANO DE DEUS SOMOS TODOS CHAMADOS A PARTICIPAR DA SUA FELICIDADE. PARA SALVAR-SE BASTA ACREDITAR NO AMOR E NO PERDÃO DE DEUS. PODEMOS RECUSAR ESTA PROPOSTA. MAS DEUS, ATRAVÉS DE TODA A NOSSA VIDA, VOLTA A INSISTIR NO SEU CONVITE. COMO FRUTO DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO, OFERECE-NOS A LUZ E A FORÇA DO SEU ESPÍRITO SANTO. NÃO FORÇA A LIBERDADE HUMANA, MAS LHE DÁ TODAS AS OPORTUNIDADES DE ABRIR-SE Á VERDADE E AO AMOR. UM INSTANTE É SUFICIENTE PARA TOMAR ESTA DECISÃO.

            AO CONTRÁRIO, A ESPERANÇA DE CONVERTER-SE NA EXISTÊNCIA SEGUINTE, LONGE DE CONSTITUIR UMA VANTAGEM PARA O SER HUMANO, TENDE A DESTRUIR A SUA DIGNIDADE E A IMPEDIR A SUA FELICIDADE. DE FATO, É JUSTAMENTE A CERTEZA DE QUE SÓ TEMOS UMA VIDA E, MAIS AINDA, QUE PODEMOS MORRER A QUALQUER MOMENTO, QUE DÁ VALOR Á NOSSA EXISTÊNCIA. QUEM PENSA QUE PODERÁ RECUPERAR SEMPRE O TEMPO PERDIDO, NESTA OU NOUTRA ECARNAÇÃO, NÃO PODE ASSUMIR COM RESPONSABILIDADE A SUA VIDA, POIS VAI ADIANDO PARA MAIS TARDE A DECISÃO DE CONVERTER-SE E FAZER O BEM. JESUS CHAMA A ATENÇÃO  PARA ESTE PERIGO QUANDO FALA DO SERVIDOR QUE FICA PENSANDO;- MEU PATRÃO VAI DEMORAR A CHEGAR, E COMEÇA A BATER NOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS E A COMER E BEBER ATÉ SE EMBRIAGAR. MESMO O ESPÍRITA QUE É HONESTO, E CERTAMENTE MUITOS OS SÃO, APESAR DE SUA CRENÇA REENCARNACIONISTA, NO FUNDO ESTÁ MOTIVADO PELA CONSCIÊNCIA DE QUE SEU DESTINO SE DECIDE NESTA VIDA. DE FATO, A EXPERIÊNCIA DA MORTE COMO FIM DE TODAS AS COISAS, DE TODAS AS NOSSAS CHANCES PODE SER RECALCADA, MAS NÃO SUPRIMIDA.

            PORTANTO A IDÉIA DE SUCESSIVAS REENCARNAÇÕES NÃO AJUDA O SER HUMANO A SER BOM. E SÓ QUEM PROCURA VIVER RETAMENTE, COM FÉ E AMOR, PODE SER FELIZ NESTA E NA OUTRA VIDA. NÃO É GARANTINDO A SORTE FINAL DE CADA UM, AUTOMATICAMENTE, QUE DEUS MANIFESTA A SUA BONDADE, MAS SIM OFERECENDO-LHE A SUA AMIZADE E O SEU PERDÃO SEM LIMITES.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

CORAÇÃO SEMELHANTE AO DE JESUS;- HÁ CORAÇÕES QUE EXALTAM E OUTROS QUE HUMILHAM;          CORAÇÕES QUE BENDIZEM E ALGUNS QUE MALDIZEM;- EXISTEM CORAÇÕES QUE PEDEM, E OUTROS QUE NEGAM;- CORAÇÕES QUE ABENÇOAM E ALGUNS QUE AMALDIÇOAM. HÁ CORAÇÕES QUE ACOLHEM E OUTROS QUE REJEITAM;- CORAÇÕES QUE CURAM E OUTROS QUE FEREM. EXISTEM CORAÇÕES QUE LIBERTAM E ALGUNS QUE OPRIMEM;- CORAÇÕES QUE PERDOAM E OUTROS QUE SE VINGAM. HÁ CORACÕES QUE SOCORREM, OUTROS QUE ABANDONAM;- CORAÇÕES QUE UNEM, OUTROS QUE DESUNEM;- EXISTEM CORAÇÕES QUE DÃO VIDA E OUTROS QUE MATAM. ALGUNS APROXIMAM, OUTROS REPELEM. CORAÇÃO DE JESUS, QUE MEU CORAÇÃO SEJA SEMELHANTE AO VOSSO.

                        PADRE ANTÔNIO FRANCISCO BOHN.            AMÉM--------------------------------

Nenhum comentário: