sábado, 6 de agosto de 2016

O MATRIMÔNIO;- BRUNO FORTE.


 
 

NO DESÍGNIO DE DEUS O HOMEM E A MULHER REVELAM UMA UNIDADE ORIGINAL, QUE É A RAIZ INCANCELÁVEL DA SUA IGUAL DIGNIDADE DE PESSOAS HUMANAS E DA SUA VOCAÇÃO CONSTITUTIVA PARA A RECIPROCIDADE;- DEUS CRIOU O HOMEM Á SUA IMAGEM, Á IMAGEM DE DEUS O CRIOU. POR ISSO, O HOMEM DEIXARÁ O PAI E A MÃE E SE UNIRÁ Á SUA MULHER, E ELES SERÃO UMA SÓ CARNE. O VÍNCULO NUPCIAL REALIZA A RECIPROCIDADE ENTRE O HOMEM E A MULHER DE UMA FORMA TÃO ELEVADA E PROFUNDA, QUE É FREQUENTEMENTE REFERIDO AO ANTIGO TESTAMENTO COMO SÍMBOLO DA RELAÇÃO DE AMOR ENTRE DEUS E O SEU POVO, E O CÂNTICO DOS CÂNTICOS. JESUS, POR SUA VEZ, FALA DA ALIANÇA MATRIMONIAL COMO DE UM DOM E DE UM EMPENHO ALTÍSSIMO, DEFINITIVO, COMO O É A FIDELIDADE DO ETERNO, QUE NELE SE EXPRESSA;- ALGUNS FARISEUS APROXIMARAM-SE DE JESUS E, PARA EXPERIMENTÁ-LO PERGUNTARAM;- É PERMITIDO AO HOMEM DESPEDIR SUA MULHER POR QUALQUER MOTIVO? ELE RESPONDEU;- NUNCA LESTES QUE O CRIADOR, DESDE O PRINCÍPIO, OS FEZ HOMEM E MULHER E DISSE;- POR ISSO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ Á SUA MULHER E OS DOIS FORMARÃO UMA SÓ CARNE? DE MODO QUE ELES JÁ NÃO SÃO DOIS, MAS UMA SÓ CARNE.

PORTANTO, O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE. A IGREJA DAS ORIGENS VIU NO VÍNCULO NUPCIAL O SINAL VIVO DA UNIÃO ESPONSAL ENTRE CRISTO E A IGREJA;- POR ISSO, O HOMEM DEIXARÁ SEU PAI E SUA MÃE E SE UNIRÁ Á SUA MULHER, E OS DOIS SERÃO UMA SÓ CARNE. ESTE MISTÉRIO É GRANDE – EU DIGO ISTO COM REFERÊNCIA A CRISTO E A IGREJA. POR ISSO, A RECIPROCIDADE DOS CÔNJUGES É CHAMADA A REFLETIR O AMOR FIEL E TOTAL COM O QUAL O SENHOR AMA A IGREJA, E DEVE VISAR AO CRESCIMENTO COMUM NA FÉ E NA ALIANÇA COM DEUS.

ESTA VISÃO ALTÍSSIMA E EXIGENTE DO MATRIMÔNIO NÃO IMPEDE QUE A SUA IGREJA NASCENTE AFIRME O VALOR GRANDE DA VIRGINDADE VIVIDA COMO SINAL DO REINO, CAPAZ DE PROFUNDAS E VASTAS RELAÇÕES DE RECIPROCIDADE NA COMUNHÃO COM DEUS E COM OS OUTROS. NO MATRIMÔNIO E NA VIRINDADE CONSAGRADA SE EXPRESSAM DUAS VOCAÇÕES QUE VÊM DO ETERNO E LEVAM A CELEBRAR A SUA GLÓRIA COM TODA A VIDA. SOBRE ESSAS BASES A FÉ DA IGREJA RECONHECEU NO PACTO DE ALIANÇA ETERNA E INDISSOLÚVEL ENTRE OS DOIS CÔNJUGES UM SACRAMENTO, DO QUAL OS MESMOS ESPOSOS SÃO MINISTROS, E QUE COMUNICA AOS DOIS A GRAÇA DO ENCONTRO COM CRISTO, ESPOSO DA SUA IGREJA, A PRESENÇA SANTIFICANTE DO ESPÍRITO E A PROMESSA DA FIDELIDADE DE DEUS, NÃO SOMENTE NO ATO DA CELEBRAÇÃO, MAS TAMBÉM EM CADA INSTANTE DA VIDA CONJUGAL.

O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO COLOCA OS ESPOSOS NUMA RELAÇÃO NOVA E VIVIFICANTE COM A TRINDADE SANTA. EM RELAÇÃO AO PAI, O MATRIMÔNIO SE APRESENTA COMO O ATO COM O QUAL OS ESPOSOS SE CONSAGRAM JUNTOS A DEUS E SÃO ESCOLHIDOS POR ELE, QUE OS CHAMOU PARA A DOAÇÃO RECÍPROCA. RESPLANDECE NESSE SINAL SACRAMENTAL O CARÁTER ESPONSAL DA ALIANÇA QUE O ETERNO ESTABELECEU GRATUITAMENTE COM OS HOMENS. A RECIPROCIDADE NA QUAL A ALIANÇA NUPCIAL SE EXPRESSA É SINAL DA RECIPROCIDADE QUE DEUS PEDE E DÁ ÁS CRIATURAS. NO VÍNCULO DOS DOIS, DOADO E, AO MESMO TEMPO, ACOLHIDO PELO PAI, VEM SE REFLETIR O MESMO VÍNCULO QUE ELE QUIS COM O SEU POVO;- EU ME CASAREI CONTIGO PARA SEMPRE, CASAMOS CONFORME A JUSTIÇA E O DIREITO, COM AMOR E CARINHO. CASO-ME CONTIGO COM TODA A FIDELIDADE E ENTÃO CONHECERÁS O SENHOR. SOBRE A BASE DESSA PRESENÇA DIVINA OS ESPOSOS, NO ESCOLHER-SE RECIPROCAMENTE, PODEM PROMETER-SE A FIDELIDADE PARA SEMPRE ( NA ALEGRIA E NA TRISTEZA, NA SAÚDE E NA DOENÇA, COM UM EMPENHO SEM RETORNO DE SE AMAR E DE SE RESPEITAR EM TODOS OS DIAS DA SUA VIDA.

SE, EM RELAÇÃO AO PAI, O MATRIMÔNIO É SINAL SACRAMENTAL DA UNIDADE DOS ESPOSOS COM DEUS NO TEMPO E PARA A ETERNIDADE, EM RELAÇÃO AO FILHO O VÍNCULO NUPCIAL É SINAL DA ALIANÇA INDISSOLÚVEL ENTRE CRISTO E A IGREJA E É DOM EFICAZ DE GRAÇA PARA A UNIDADE PLENA DOS DOIS. NESTA LUZ SE COMPREENDE COMO A COMUNHÃO CONJUGAL É FIM PRÓPRIO DO SACRAMENTO, PORQUE TORNA VISÍVEL A UNIÃO DE CRISTO COM A IGREJA E POR ELE É ALIMENTADA E VIVIFICADA;- OS CÔNJUGES CRISTÃOS, PELA VIRTUDE DO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO, PELO QUAL SIGNIFICAM E PARTICIPAM DO MISTÉRIO DE UNIDADE E FECUNDO AMOR EM CRISTO E A IGREJA, AJUDAM-SE A SANTIFICAR-SE UM AO OUTRO NA VIDA CONJUGAL BEM COMO NA ACEITAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS FILHOS, E TÊM PARA ISSO NO SEU ESTADO E FUNÇÃO UM DOM ESPECIAL DENTRO DO POVO DE DEUS.

A EXIGÊNCIA DA FIDELIDADE E DA INDOSSOLUBILIDADE DO MATRIMÔNIO SE FUNDAMENTA, PORTANTO – ALÉM DA DOAÇÃO RECÍPROCA TOTAL E SEM RESERVAS, NECESSÁRIA PARA EDIFICAR NA HISTÓRIA A UNIDADE PLENA DOS DOIS, QUE É FUNDAMENTO DA FAMÍLIA, - NESTA VOCAÇÃO DOS DOIS PARA SER, COM O SEU AMOR, O SACRAMENTO DA UNIÃO INDISSOLÚVEL DO SENHOR JESUS COM A SUA IGREJA. O CAMINHO DA FIDELIDADE EXIGE UM EMPENHO SEMPRE NOVO, QUE NÃO FAÇA NUNCA ENTRISTECER O AMOR NA AUSÊNCIA DO DIÁLOGO E DA GENEROSIDADE RECÍPROCA E QUE LEVE CADA UM DOS DOIS A TOMAR A INICIATIVA DE SE PROCURAR, AINDA QUE O OUTRO FAÇA O MESMO, JUSTAMENTE COMO CRISTO AMOU A IGREJA E AMA CADA UM DE NÓS.

FINALMENTE, EM RELAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO, O ACONTECIMENTO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIOSE COLOCA COMO SINAL E INSTRUMENTO DE ALIANÇA. O ESPÍRITO É AQUELE QUE NO MISTÉRIO TRINITÁRIO É VÍNCULO DO AMOR E ABERTURA DO DOM PARA OUTROS;- ANALOGAMENTE, A SUA AÇÃO SOBRE OS ESPOSOS FAZ COM QUE ELES APROFUNDEM O PACTO DO CONSENSO HUMANO, COM A GRAÇA QUE ENRAÍZA O SEU AMOR NA MESMA UNIDADE DIVINA E, AO MESMO TEMPO, ENRIQUECE E POTENCIALIZA A TENDÊNCIA NATURAL DO AMOR CONJUGAL PARA A DIFUSÃO DE SI NA PROCRIAÇÃO.

NO ENCONTRO CONJUGAL, ABERTO PARA A FECUNDIDADE DE MANEIRA RESPONSÁVEL, OS ESPOSOS SÃO, UM PARA O OUTRO, VEÍCULO DO DOM DO ESPÍRITO SANTO, SACRAMENTO VIVO DO ENCONTRO COM CRISTO. ALÉM, DISSO, A AÇÃO DO PARÁCLITO – PRINCÍPIO INVISÍVEL DA UNIDADE ECLESIAL – FAZ DOS ESPOSOS SINAL E INSTRUMENTO DA COMUNHÃO DA IGREJA, EMPENHANDO-OS A SEREM TESTEMUNHAS E ARTÍFICES DE UNIDADE E DE CRESCIMENTO DO POVO DE DEUS, ANTES DE TUDO, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. Do matrimônio procede a família, onde nascem os novos cidadãos da sociedade humana, que pela graça do espírito santo se tornam filhos de deus no batismo para que o povo de deus se perpetue no decurso dos tempos. É NECESSÁRIO QUE NESTA ESPÉCIE DE IGREJA DOMÉSTICA OS PAIS SEJAM PARA OS FILHOS, PELA PALAVRA E PELO EXEMPLO, OS PRIMEIROS MESTRES NA FÉ. E FAVOREÇAM A VOCAÇÃO PRÓPRIA A CADA QUAL, ESPECIALMENTE A VOCAÇÃO SAGRADA.

POR ISSO, A IGREJA INVOCA SOBRE OS ESPOSOS A BÊNÇÃO DE DEUS, PARA QUE no vínculo por ele consagrado compartilhem os dons do amor de Deus, se torne, um para o outro, sinal da sua presença, sejam um coração só e uma alma só, com o afeto e com as obras edifiquem a própria casa e, na escola do evangelho, preparem seus filhos para se tornar membros da igreja.

O VÍNCULO COM A TRINDADE, SELADO NO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO, FAZ DOS ESPOSOS UMA IMAGEM VIVA DO AMOR ETERNO E ALIMENTA NELES E ATRAVÉS DELES NA COMUNIDADE ECLESIAL O ESPÍRITO DO DIÁLOGO E DA SOLIDARIEDADE. CONSCIENTE DA GRANDEZA DESSE DOM E DESSA MISSÃO E, AO MESMO TEMPO, CONHECEDORA DAS RESISTÊNCIAS DO EGOÍSMO E DO MEDO DE AMAR, QUE TORNAM ÁS VEZES DIFÍCIL A REALIZAÇÃO DA FÉ, A IGREJA SE EMPENHA PARA AJUDAR OS ESPOSOS NO SEU CAMINHO, INVOCANDO PARA ELES, INCESSANTEMENTE, A RIQUEZA DAS BÊNÇÃOS DIVINAS;- na alegria vos louvem e na tristeza vos procurem;- sintam em seus trabalhos vossa assistência e nas aflições vosso consolo;- rezem a vós na santa assembléia, sejam testemunhas do teu evangelho. Na mais elevada expressão do amor humano – a doação recíproca dos esposos, na profundeza do coração e na união sexual, que a manifesta e a realiza como acontecimento de graça – vêm assim resplandecer e a fidelidade com a qual a trindade habita os dias do homem e faz deles antecipação da glória futura.

                                   Oremos

NÓS TE AGRADECEMOS, PAI, POR TODOS OS ESPOSOS QUE CHAMASTES PARA SE AMAR EM TI,

SINAL RECÍPROCO DA TUA TERNURA E DA TUA FIDELIDADE.

O SEU AMOR, MUITAS VEZES DIFÍCIL E EXIGENTE, É REFLEXO, ENTRE NÓS,

DO DIÁLOGO E DO DOM SEM FIM QUE TE UNE AO FILHO AMADO NO ESPÍRITO DO AMOR ETERNO.

            GRAÇAS POR TUDO O QUE LHES DESTE, GRAÇAS POR QUANTOS OS AMARAM, GRAÇAS POR QUANTOS ELES AMARAM, GRAÇAS POR AQUELES AOS QUAIS,

ATRAVÉS DO SEU AMOR, DESTE A VIDA, GRAÇAS PORQUE OS DESTE UM AO OUTRO E, JUNTOS, A TI...

                        AJUDA OS ESPOSOS A VIVEREM O SEU AMOR COMO CRISTO AMOU A IGREJA, NO DOM DE SI ATÉ O FIM.

            TORNA-OS CAPAZES DE UMA CONTÍNUA E SEMPRE NOVA ACOLHIDA RECÍPROCA.

            FAZE QUE SEJAM SEMPRE UM,

E CONTAGIEM A QUANTOS ENCONTRAREM COM O AMOR QUE VEM DE TI,

            E QUE É RESPEITO, ATENÇÃO,

SOLIDARIEDADE E JUSTIÇA. PARA COM TODA PESSOA HUMANA.

            ABENÇOA NO TEU ESPÍRITO

O AMOR DOS ESPOSOS UNIDOS EM TI;-

            MANTÉM-NO VIVO NO FRESCOR

DE UMA FIDELIDADE SEMPRE ANTIGA E SEMPRE NOVA,

            ENRIQUECE-O COM O DOM DOS FILHOS,

SINAL DO TEU E DO SEU AMOR,

            TORNA-O IRRADIANTE E OPEROSO

NO SEIO DO TEU POVO

            E GUARDA NA ALEGRIA

O SEU DOM RECÍPROCO,

            PARA QUE SEJA SINAL PARA TODOS

DA VOCAÇÃO AO AMOR

            QUE PUSESTE NO CORAÇÃO DE CADA UM,

COMO IMAGEM FIEL DE TI.       AMÉM.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

NENHUMA PESSOA QUE, QUALQUER QUE SEJA A RAZÃO, VEIO A TORNAR-SE FAMOSA OU PELO MENOS NOTÓRIA, PODE SE DAR AO LUXO DE CONTROLAR A PRÓPRIA IMAGEM. HAVERÁ SEMPRE QUEM ABUSE DELA E SEMPRE QUEM CRITIQUE, POR MAIS QUE BUSQUE VIVER COM LISURA.

            DISSO NÃO ESCAPOU JESUS, NÃO ESCAPA O PAPA, NEM HÉLDER CÂMARA, NEM TERESA DE CALCUTÁ, NEM NINGUÉM QUE DESEJE SIMPLESMENTE SER BOM PARA O SEU IRMÃO.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------AMÉM-

Nenhum comentário: