quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A MISERICÓRDIA DE CRISTO NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS;- P. MIGUEL SOPOCKO.


 
                        Jovem eu te digo, levanta-te! E o que estava morto sentou-se e começou a falar.

 

            OS EVANGELISTAS APRESENTAM TRÊS CASOS DE RESSURREIÇÃO DE MORTOS;- DO JOVEM DE NAIM, DA FILHA DE JAIRO E DA RESSURREIÇÃO DE LÁZARO, EMBORA PROVALVEMENTE HOUVESSE MAIS CASOS. O JOVEM DE NAIM E A MENINA, FILHA DE JAIRO, FORAM RESSUSCITADOS PELO SALVADOR ANTES DO SEPULTAMENTO, E LÁZARO – QUATRO DIAS APÓS O SEPULTAMENTO. TODAS ESSAS RESSURREIÇÕES TESTEMUNHAM O PODER DIVINO DE JESUS E A SUA INFINITA MISERICÓRDIA.

            A RESSURREIÇÃO DO JOVEM DE NAIM FOI REALIZADA POR JESUS AINDA NO INÍCIO DA SUA ATIVIDADE PÚBLICA, QUANDO SE DIRIGIA DE CAFARNAUM AO VALE DE ESDRELON E AO ANOITECER APROXIMOU-SE DA CIDADE DE NAIM, DE ONDE ERA RETIRADO O FILHO FALECIDO DE CERTA VIÚVA;- AO VÊ-LA, O SENHOR ENCHEU-SE DE COMPAIXÃO POR ELA E DISSE;- NÃO CHORES! APROXIMANDO-SE, TOCOU NO CAIXÃO, E OS QUE O CARREGAVAM PARARAM. ELE ORDENOU;- JOVEM, EU TE DIGO, LEVANTA-TE! O QUE ESTAVA MORTO SENTOU-SE E COMEÇOU A FALAR. E JESUS O ENTREGOU Á SUA MÃE. TODOS FICARAM TOMADOS DE TEMOR E GLORIFICAVAM A DEUS DIZENDO;- UM GRANDE PROFETA SURGIU ENTRE NÓS, E DEUS VEIO VISITAR O SEU POVO. ESTA NOTÍCIA SE ESPALHOU POR TODA A JUDEIA E PELA REDONDEZA INTEIRA.

            O SALVADOR SENTIU A DOR DA MÃE E TALVEZ TENHA PENSADO NO MOMENTO EM QUE A MÃE SANTÍSSIMA ACOMPANHARIA O SEPULTAMENTO DO CORPO DELE NO MONTE CALVÁRIO. TALVEZ POR ISSO, NÃO SE CONTENTOU APENAS EM MANIFESTAR SUA COMPAIXÃO, MAS CONSOLA AQUELA MULHER COM AS PALAVRAS;- NÃO CHORES! E CONFERIU A ESSAS PALAVRAS UMA EFICÁCIA EXTRAORDINÁRIA, RESSUSCITANDO O FILHO E ENTREGANDO-O Á SUA MÃE. ELE O FAZ ESPONTANEAMENTE, SEM SER SOLICITADO NEM PRESSIONADO POR NINGUÉM – MOVIDO UNICAMENTE PELA SUA INFINITA MISERICÓRDIA. AQUI JESUS NÃO SE UTILIZA DE ALGUM GESTO SIMBÓLICO, COMO FAZIA NA CURA DE DOENTES, NEM MESMO REZA, PORQUANTO POSSUI EM SI MESMO O PODER DE DEVOLVER A VIDA, COMO DIZ O EVANGELISTA;- NELE ESTAVA A VIDA, E COMO DIRÁ A RESPEITO DE SI MESMO;- EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

            A RESSURREIÇÃO DESSE JOVEM POSSUI UM PROFUNDO SIGNIFICADO MÍSTICO. O MORTO É A IMAGEM DA ALMA EM QUE OS PECADOS GRAVES MATARAM A VIDA SOBRENATURAL. A IGREJA – COMO AQUELA MÃE – LAMENTA O ESTADO DESSA ALMA, MAS É O SALVADOR QUE SE APROXIMA DO MORTO NO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA, OU ATRAVÉS DE PREJUÍZOS, CALAMIDADES E DOENÇAS, PARA DESPERTAR NELE A NOVA VIDA SOBRENATURAL, PARA O ESTIMULAR Á PENITÊNCIA E Á RECUPERAÇÃO DA GRAÇA.

            A SEGUNDA RESSURREIÇÃO, A DA FILHA DE JAIRO, OCORREU NAQUELE MESMO ANO EM CAFARNAUM. UM DOS TRÊS CHEFES DA SINAGOGA, DE NOME JAIRO, APROXIMOU-SE DO SALVADOR PEDINDO QUE FOSSE ATÉ A SUA FILHA AGONIZANTE E QUE A CURASSE. JESUS CRISTO DIRIGE-SE IMEDIATAMENTE Á CASA DE JAIRO, A CAMINHO CURA UMA MULHER ACOMETIDA DE GRAVE DOENÇA HÁ DOZE ANOS, E ENCONTRA UM MENSAGEIRO TRAZENDO A TRISTE NOTÍCIA DE QUE A MENINA JÁ HAVIA MORRIDO. AO OUVIR ISSO, O SALVADOR DIZ A JAIRO;- NÃO TENHAS MEDO. SOMENTE CRÊ, E ELA SERÁ CURADA. QUANDO CHEGARAM Á CASA, NÃO DEIXOU NINGUÉM ENTRAR COM ELE, A NÃO SER PEDRO, JOÃO E O PAI E A MÃE DA MENINA. TODOS CHORAVAM E LAMENTAVAM. MAS JESUS DISSE;- NÃO CHOREIS. ELA NÃO ESTÁ MORTA, MAS DORME. ZOMBARAM DELE, POIS SABIAM QUE ELA TINHA MORRIDO. ENTÃO ELE A PEGOU PELA MÃO E EXCLAMOU;- MENINA, LEVANTA-TE! ELA VOLTOU A RESPIRAR E IMEDIATAMENTE SE LEVANTOU. JESUS MANDOU QUE LHE DESSEM DE COMER. SEUS PAIS FICARAM EXTASIADOS, MAS JESUS LHES ORDENOU QUE NÃO COMENTASSEM A NINGUÉM O QUE TINHA ACONTECIDO.

            A RESSURREIÇÃO DE JAIRO, DA MESMA FORMA QUE DO JOVEM DE NAIM, FAZ PARTE DOS MAIS IMPORTANTES MILAGRES QUE REVELAM O ILIMITADO PODER DE CRISTO SOBRE A VIDA TEMPORAL E ETERNA. AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE ACOMPANHAM O MILAGRE ELEVAM O SEU SIGNIFICADO E ATESTAM A GRANDE MISERICÓRDIA DIVINA. EIS QUE O INFLUETE VARÃO JAIRO, DIANTE DE UMA NUMEROSA MULTIDÃO, SUPLICA MALTA VOZ, DE JOELHOS, A CURA DE SUA FILHA QUE ESTAVA MORRENDO. PORÉM AQUELE PAI RECEBEU MUITO MAIS DO QUE ESTAVA PEDINDO;- BASTOU QUE FOSSE CONFIRMADA A SUA FÉ E CONFIANÇA. PEDE APENAS A CURA, E RECEBE A RESSURREIÇÃO. VEMOS AQUI A GRANDE DISPOSIÇÃO DO SALVADOR, A SOLICITUDE E A PERSEVERANÇA COM QUE BUSCA MANIFESTAR A SUA MISERICÓRDIA. A PRINCÍPIO NÃO VÊ EM JAIRO UMA FÉ SUFICIENTEMENTE FIRME COMO TINHA AQUELA MULHER DOENTE, CURADA APENAS PELO SIMPLES TOQUE DAS VESTES. JUSTAMENTE POR ISSO, DEPOIS DA NOTÍCIA DE QUE A MENINA HAVIA MORRIDO, PRIMEIRO O SENHOR FORTALECEU A FÉ DAQUELE HOMEM, PARA FINALMENTE RESSUSCITÁ-LA.

            JESUS CRISTO DEMONSTRA TAMBÉM MUITA DELICADEZA PARA COM JAIRO AO NÃO PERMITIR QUE A MULTIDÃO ENTRASSE NA CASA, O QUE PODERIA TER CAUSADO ALGUM DISSABOR AO CASAL;- TAMBÉM ORDENOU QUE NÃO FALASSEM O QUE ACONTECEU PARA EVITAR POSSÍVEL PERSEGUIÇÃO A JAIRO POR PARTE DOS FARISEUS;- NO ENTANTO, O SENHOR BUSCOU DAR PROVAS IRREFUTÁVEIS DAQUELE MILAGRE AO LEVAR COM ELE TRÊS DOS SEUS DISCÍPULOS E OS PAIS DA MENINA. PARECE QUE ESSE MILAGRE FOI OPERADO PRINCIPALMENTE PARA OS TRÊS APÓSTOLOS PREDILETOS – JESUS QUERIA FORTALECER NELES A FÉ DE QUE ELE VERDADEIRAMENTE É DEUS.

            O TERCEIRO MILAGRE DE RESSURREIÇÃO, O DE LÁZARO, - É- SEGUNDO A TERMINOLOGIA APOLOGÉTICA – UM MILAGRE DE PRIMEIRA CLASSE, VISTO QUE AQUI O CADÁVER JÁ SE ENCONTRAVA EM DECOMPOSIÇÃO, E A RESSURREIÇÃO DO DEFUNDO OCORREU REPENTINAMENTE. O SALVADOR ESTAVA AUSENTE DE BETÂNIA  QUANDO LÁZARO ADOECEU E MORREU. NA REALIDADE AS IRMÃS DE LÁZARO LHE HAVIAM DADO CONHECIMENTO DA DOENÇA DO IRMÃO, MAS ELE NÃO SE APRESSOU COM A AJUDA, E DISSE AOS DISCÍPULOS;- ESTA DOENÇA NÃO LEVA A MORTE, MAS É PARA A GLÓRIA DE DEUS. SOMENTE ALGUNS DIAS DEPOIS DISSE;- LÁZARO MORREU! E, POR CAUSA DE VÓS, EU ME ALEGRO POR NÃO TER ESTADO LÁ, POIS ASSIM PODEREIS CRER. MAS VAMOS A ELE.

            QUANDO JESUS CHEGOU, ENCONTROU LÁZARO JÁ SEPULTADO, HAVIA QUATRO DIAS. JESUS RESPONDEU A MARTA;- TEU IRMÃO RESSUSCITARÁ...- EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE TENHA MORRIDO, VIVERÁ. E TODO AQUELE QUE VIVE E CRÊ EM MIM, NÃO MORRERÁ JAMAIS. JESUS CHOROU. DIRIGIU-SE AO SEPULCRO, JESUS DISSE;- TIRAI A PEDRA! MARIA, A IRMÃ DO MORTO, DISSE-LHE;- SENHOR, JÁ CHEIRA MAL, É O QUARTO DIA. JESUS RESPONDEU;- NÃO TE DISSE QUE, SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS? TIRARAM ENTÃO A PEDRA. E JESUS, LEVANTANDO OS OLHOS PARA O ALTO, DISSE;- PAI, EU TE DOU GRAÇAS PORQUE ME OUVISTE! EU SEI QUE SEMPRE ME OUVES, MAS DIGO ISTO POR CAUSA DA MULTIDÃO EM TORNO DE MIM, PARA QUE CREIA QUE TU ME ENVIASTE. DITO ISSO, EXCLAMOU COM VOZ FORTE;- LÁZARO, VEM PARA FORA! O QUE ESTIVERA MORTO SAIU, COM AS MÃOS E OS PÉS AMARRADOS COM FAIXAS E UM PANO EM VOLTA DO ROSTO. JESUS, ENTÃO, DISSE-LHES;- DESAMARRAI-O E DEIXAI-O IR.

            ESSE MILAGRE FOI CLARAMENTE ANUNCIADO E OPERADO NÃO APENAS NA PRESENÇA DOS APÓSTOLOS, MAS DE UMA GRANDE MULTIDÃO DE JUDEUS. NUNCA ANTES JESUS HAVIA DEMONSTRADO DE FORMA TÃO CONTUNDENTE E DIRETA O SEU PODER E EXPRESSADO TANTO A SUA COMPASSIVA MISERICÓRDIA DIANTE DA MISÉRIA HUMANA COMO NESSA OCASIÃO. TODOS OS PRESENTES CONHECERAM QUE NÃO SE TRATAVA APENAS DE UM PROFETA, QUE ÁS VEZES OPERA MILAGRES EM NOME DE DEUS, MAS DE QUE ELE ERA O PRÓPRIO DEUS DOADOR DA VIDA, VISTO QUE NUM CORPO EM DECOMPOSIÇÃO ERA CAPAZ DE ACENDER A CENTELHA DA VIDA,- DE QUE ERA O JUIZ DOS VIVOS E DOS MORTOS, QUE IMEDIATAMENTE EXPRESSA O JULGAMENTO E EXECUTA A SENTENÇA. ESSE MILAGRE É O MAIS IMPORTANTE, TANTO EM SUA ESSÊNCIA COMO EM SUAS CIRCUNSTÂNCIAS.

            NÃO EXISTE OUTRO MILAGRE EM QUE O AMOR DO SALVADOR PARA COM OS MAIS PRÓXIMOS E A MISERICÓRDIA PARA COM OS PECADORES SE TENHAM MANIFESTADO DE MODO TÃO SUBLIME E ELEVADO. É UM AMOR VERDADEIRAMENTE PATERNAL, QUE PERMITE GOLPES, MAS COM O OBJETIVO DE CONCEDER UM BEM MAIOR,- É UMA MISERICÓRDIA QUE DERRAMA LÁGRIMAS SOBRE A MISÉRIA HUMANA E QUE ATIVAMENTE A AFASTA, - UMA MISERICÓRDIA QUE SE APRESSA EM AJUDAR QUANDO DE PARTE ALGUMA HAVIA A MÍNIMA ESPERANÇA DE AJUDA. ASSIM, POIS, PODEMOS IMAGINAR QUÃO GRANDE DEVIA SER O AMOR E A GRATIDÃO DE LÁZARO E DE SUAS IRMÃS, OS QUAIS CERTAMENTE SE DEVOTARAM PLENAMENTE AO MESTRE!

            TEMOS MEDO DA MORTE, PORQUE NÃO SABEMOS SE CHEGAREMOS Á PÁTRIA CELESTIAL. MAS NÃO TENHAMOS MEDO DELA, SE É CRISTO QUEM NOS CONDUZ. SIGAMOS EM FRENTE COM JESUS, VAMOS COM GRANDE CONFIANÇA, PORQUE ELE É A RESSURREIÇÃO E A VIDA;- QUEM CRÊ NELE, AINDA QUE MORRA, VI-VE-RÁ. DESPERTEMOS E INTENSIFIQUEMOS EM NOSSO CORAÇÃO UMA PROFUNDA FÉ E CONFIANÇA NA INFINITA MISERICÓRDIA DIVINA, E ENTÃO A MORTE SERÁ UM PRAZEROSO DESPERTAR DO SONO PARA UMA VIDA NOVA E ETERNA COM CRISTO.

                                                                       AMÉM.

Nenhum comentário: