quinta-feira, 6 de outubro de 2016

PECADO E CONFISSÃO;- LIVRO RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE;- JOÃO A. MAC DOWELL.


 
 

            PORQUE É PRECISO CONFESSAR-SE COM O PADRE?NÃO BASTA PEDIR PERDÃO A DEUS? O PECADO É ANTES DE TUDO UMA OFENSA A DEUS. POR ISSO SÓ ELE PODE PERDOAR OS NOSSOS PECADOS. MAS O PAI DEU A JESUS CRISTO, SEU FILHO, O PODER DE PERDOAR OS PECADOS. MEU FILHO, OS TEUS PECADOS ESTÃO PERDOADOS, DIZ ELE AO PARALÍTICO. E, DIANTE DO ESCÂNDALO DAS PESSOAS QUE MURMURAM;- QUE PODE PERDOAR OS PECADOS, A NÃO SER DEUS? – JESUS ACRESCENTA;- PARA QUE SAIBAIS QUE O FILHO DO HOMEM TEM NA TERRA O PODER DE PERDOAR OS PECADOS (dirige-se ao paralítico), EU TE ORDENO;- LEVANTA-TE, PEGA A TUA MACA E VAI PARA CASA!

            JESUS EXERCEU MUITAS VEZES ESTE PODER DIVINO DE PERDOAR DURANTE A SUA VIDA. MAS DEPOIS DA SUA RESSURREIÇÃO, ELE O TRANSMITIU A SEUS DISCÍPULOS, PARA QUE PERDOASSEM EM SEU NOME, DIZENDO;- RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! AQUELES A QUEM PERDOARDES OS PECADOS, SERÃO PERDOADOS;- AQUELES A QUEM RETIVERDES, SERÃO RETIDOS. OS DISCÍPULOS DE JESUS SÃO ENVIADOS AO MUNDO PARA TORNAR PRESENTES EM TODA PARTE OS SEUS GESTOS DE AMOR E DE PERDÃO. A COMUNIDADE CRISTÃ, FORMADA DE PESSOAS QUE EXPERIMENTARAM A MISERICÓRDIA DE DEUS EM SUAS VIDAS, TEM A MISSÃO DE COMUNICAR ESTA PALAVRA DE MISERICÓRDIA E PERDÃO AOS IRMÃOS E IRMÃS.

            O PERDÃO DE DEUS É COMUNICADO AOS MEMBROS DA IGREJA SOBRETUDO NA CONFISSÃO, QUE É O SACRAMENTO, QUER DIZER, O SINAL EFICAZ DA RECONCILIAÇÃO DO PECADOR COM DEUS E COM A IGREJA. A CONFISSÃO NÃO DEVE SER VISTA, PORTANTO, COMO UMA OBRIGAÇÃO PENOSA. AO CONTRÁRIO, É UMA GRAÇA, UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE LIVRAR-SE DO PESO DE SEUS PECADOS COM A CERTEZA DO PERDÃO DE DEUS. QUEM TEM FÉ EM JESUS CRISTO, AO PECAR, PODE E DEVE ARREPENDER-SE IMEDIATAMENTE, CONFIANDO NA SUA BONDADE, COMO FILHO PRÓDIGO DA PARÁBOLA DE JESUS. MAS SÓ QUANDO CHEGA EM CASA É QUE ELE RECEBE AFETIVAMENTE O PERDÃO DO PAI. NINGUÉM PODE DIZER A SI MESMO AS PALAVRAS DO PAI;- ESTÁS PERDOADO. ÉS AINDA MEU FILHO. É PRECISO ESCUTÁ-LAS DE OUTRO, QUE PODE PRONUNCIÁ-LA EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

            É ISSO QUE ACONTECE NA CONFISSÃO QUANDO O PADRE ABSOLVE NOSSOS PECADOS COM O PODER QUE A IGREJA RECEBEU DO PRÓPRIO CRISTO. POR ISSO ENSINA QUE OS CRISTÃOS QUANDO COMETEM UMA FALTA GRAVE, QUE ROMPEM A SUA AMIZADE COM DEUS, PRECISAM CONFESSAR-SE  PARA RECONCILIAR-SE COM DEUS E COM A COMUNIDADE CRISTÃ. A ABSOLVIÇÃO, DADA PELO PADRE, É O SINAL DA MISERICÓRDIA DE DEUS QUE ACOLHE O FILHO QUE VOLTA ARREPENDIDO E PEDE PERDÃO. MAS COMO HOMEM PECADOR, O PADRE TAMBÉM PRECISA CONFESSAR-SE E RECEBER O PERDÃO DE DEUS E DA COMUNIDADE.

            COMO É QUE O PADRE PERDOA OS MEUS PECADOS SE NÃO FIZ NADA CONTRA ELE? NÃO É MAIS CERTO IR PEDIR PERDÃO ÁS PESSOAS QUE OFENDI? NÃO É O PADRE QUE PERDOA OS SEUS PECADOS. ELE APENAS LHE COMUNICA O PERDÃO DE DEUS COM O PODER QUE JESUS CRISTO DEU Á IGREJA DE PERDOAR EM NOME DELE. TODO PECADO QUE COMETEMOS CONTRA OS OUTROS É TAMBÉM UMA DESOBEDIÊNCIA A DEUS, PAI DE TODOS. POR ISSO NECESSITA O SEU PERDÃO, QUE É TRANSMITIDO PELA IGREJA NA CONFISSÃO. MAS OS NOSSOS PECADOS NÃO SÃO SÓ UMA OFENSA A DEUS E ÁS PESSOAS QUE PREJUDICAMOS DIRETAMENTE. ELES TAMBÉM FAZEM MAL Á COMUNIDADE ECLESIAL Á QUAL PERTENCEMOS. QUANDO UM MEMBRO DUMA FAMÍLIA SE COMPORTA MAL, SEU COMPORTAMENTO TEM UMA REPERCUSSÃO NEGATIVA SOBRE TODOS OS OUTROS. SUAS ATITUDES, CONTRÁRIAS AOS PRINCÍPIOS DA FAMÍLIA, SÃO PARA OS PARENTES UMA FONTE DE SOFRIMENTO, ÁS VEZES DE DESONRA E MESMO DE PREJUÍZOS MATERIAIS. ASSIM TAMBÉM O CRISTÃO QUE PECA, MESMO QUE SEJA SÓ NO SEU CORAÇÃO, CONTRARIA O ESPÍRITO DA FAMÍLIA DE DEUS, QUE É A IGREJA. É UM MEMBRO DOENTE, QUE ENFRAQUECE TODO O CORPO. COMO DIZ SÃO PAULO;- SE UM MEMBRO VAI MAL, TODOS OS MEMBROS SE RESSENTEM COM ELE;- SE UM MEMBRO É HONRADO, TODOS OS MEMBROS SE ALEGRAM COM ELE.

            AINDA MAIS PREJUDICIAIS PARA A COMUNIDADE CRISTÃ SÃO OS PECADOS DE TIPO SOCIAL;- INJUSTIÇA, VIOLÊNCIA, EXPLORAÇÃO, ENGANO, DESLEALDADE, DESPREZO, INGRATIDÃO E INDIFERENÇA. ELES PREJUDICAM OU MESMO DESTROEM A PAZ E A CONVIVÊNCIA FRATERNA ENTRE OS MEMBROS DA FAMÍLIA DE DEUS. QUEM, ATRÁVES DESSAS ATITUDES, LESA GRAVEMENTE OS SEUS IRMÃOS, ESTÁ RENEGANDO A SUA VOCAÇÃO DE CRISTÃO E SE SEPARANDO ESPIRITUALMENTE DA COMUNIDADE. PARA VOLTAR Á COMUNHÃO, TEM CERTAMENTE OBRIGAÇÃO DE PEDIR DESCULPAS AOS QUE OFENDEU E DE REPARAR, QUANTO POSSÍVEL, O MAL FEITO. ANTES DE COMPARECER DIANTE DE DEUS, VAI PRIMEIRO RECONCILIAR-TE COM TEU IRMÃO, DIZ JESUS. SEM ISSO, O ARREPENDIMENTO NÃO SERIA COERENTE.

            MAS A RECONCILIAÇÃO COM AS PESSOAS DIRETAMENTE AGREDIDAS PELO PECADO NÃO BASTA. É PRECISO RECONCILIAR-SE TAMBÉM COM A COMUNIDADE TODA, FERIDA POR NOSSOS PECADOS TANTO INTERIORES, COMO SOBRETUDO EXTERIORES. ESSA É UMA DAS RAZÕES DA NECESSIDADE DA CONFISSÃO SACRAMENTAL. É O PADRE QUE ACEITA EM NOME DA IGREJA O PEDIDO DE PERDÃO DO MEMBRO QUE SE TINHA COMPORTADO COMO NÃO-CRISTÃO E O RECEBE DE NOVO NO SEIO DA COMUNIDADE. NÃO HÁ RECONCILIAÇÃO COM O PAI SEM RECONCILIAÇÃO COM A SUA FAMÍLIA, A IGREJA, E VICE-VERSA. COMO DIZ JESUS;- TUDO O QUE LIGARDES NA TERRA SERÁ LIGADO TAMBÉM NO CÉU E TUDO O QUE DESLIGARDES NA TERRA SERÁ DESLIGADO TAMBÉM NO CÉU.

            UM CRENTE DISSE-ME QUE A CONFISSÃO É UMA INVENÇÃO DOS PADRES. A BÍBLIA FALA DA CONFISSÃO DOS PECADOS AO PADRE? A BÍBLIA DIZ QUE JESUS CONFIOU AOS SEUS DISCÍPULOS A MISSÃO DE ANUNCIAR A TODOS OS POVOS EM SEU NOME O PERDÃO DOS PECADOS PARA QUEM SE CONVERTER. SÃO PAULO TAMBÉM AFIRMA;- TUDO ISSO (QUER DIZER;- A VIDA NOVA) VEM DE DEUS, QUE NOS RECONCILIOU CONSIGO, POR MEIO DE CRISTO, E NOS CONFIOU O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO. A FORMA CONCRETA COMO A IGREJA EXERCEU ESSE MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO VARIOU MUITO ATRAVÉS DOS SÉCULOS. NO INÍCIO O PERDÃO DOS PECADOS ERA CONCEDIDO SOBRETUDO ATRAVÉS DO BATISMO AOS QUE ACREDITAVAM NA MENSAGEM DO EVANGELHO E SE CONVERTIAM.

            ENTRETANTO, A VIDA NOVA RECEBIDA NO BATISMO NÃO SUPRIME AS TENTAÇÕES DO MUNDO NEM A FRAGILIDADE DO SER HUMANO. O CRISTÃO AINDA PODE PECAR MESMO GRAVEMENTE. LEMOS NA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO;- MEUS FILHINHOS, EU VOS ESCREVO ISSO PARA QUE NÃO PEQUEIS;- MAS SE ALGUÉM VIER A PECAR, TEMOS UM ADVOGADO, JESUS CRISTO, JUNTO AO PAI. ASSIM A IGREJA, DE ACORDO COM A MISSÃO RECEBIDA DE JESUS, OFERECE A SEUS MEMBROS, MESMO DEPOIS DO BATISMO, A POSSIBILIDADE DE RECONCILIAR-SE COM DEUS, ESPECIALMENTE ÁQUELES QUE PECAM GRAVEMENTE.  ESSA NOVA OPORTUNIDADE DE CONVERSÃO E DE PERDÃO É O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA OU DA RECONCILIAÇÃO. O NOVO TESTAMENTO MOSTRA COMO SE PROCEDIA COM ESSES IRMÃOS PECADORES. ERAM AJUDADOS COM EXORTAÇÕES E ADVERTÊNCIAS A ABANDONAR OS SEUS PECADOS, RECEBENDO O PERDÃO DE DEUS. MAS SE SE RECUSAVAM A ESCUTAR E A SE CONVERTER, ERAM EXCLUÍDOS DA COMUNIDADE, EMBORA NUNCA SE FECHASSE A PORTA Á RECONCILIAÇÃO.

            A FUNÇÃO DE PERDOAR OU RETER OS PECADOS ERA EXERCIDA PELA IGREJA, PRIMEIRO ATRAVÉS DOS APÓSTOLOS, E DEPOIS ATRAVÉS DOS BISPOS, SEUS SUCESSORES, E DOS PRESBÍTEROS, COLABORADORES DOS BISPOS NO SERVIÇO PASTORAL. DURANTE MUITO TEMPO SÓ SE CONFESSAVAM EXPRESSAMENTE OS PECADOS MAIS GRAVES, COMO A ABJURAÇÃO DA FÉ, O HOMICÍDIO E O ADULTÉRIO. ANTES DE SER DEDMITIDO PELO BISPO Á COMUNHÃO PLENA COM A IGREJA, O PECADOR DEVIA PROVAR A SINCERIDADE DE SUA CONVERSÃO ATRAVÉS DUM TEMPO GERALMENTE LONGO DE PENITÊNCIA PÚBLICA. MAIS TARDE FOI INTRODUZIDA A CONFISSÃO E O PERDÃO DOS PECADOS EM PRIVADO ENTRE A PESSOA  E O CONFESSOR. ESSA FORMA DE CONFISSÃO AO PRESBÍTERO OU PADRE, USADA ATÉ HOJE, PODE SER REPETIDA MUITAS VEZES E INCLUIR NÃO SÓ OS PECADOS GRAVES, MAS TAMBÉM OS VENIAIS.

            PORTANTO, A CONFISSÃO PRATICADA NA IGREJA NÃO É UMA INVENÇÃO DOS PADRES. FOI CRISTO QUEM DEU Á IGREJA O PODER DE PERDOAR OS PECADOS. ELE NÃO DETERMINOU O MODO DE COMUNICAR ESSE PERDÃO. É VERDADE QUE NO PRINCÍPIO A CONFISSÃO NÃO ERA FEITA COMO HOJE. MAS É GUIADA PELO ESPÍRITO SANTO QUE A IGREJA ADAPTA A FORMA DE MINISTRAR O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO ÁS NECESSIDADES DE CADA ÉPOCA.

            PARA QUE CONFESSAR, SE VOLTAMOS A COMETER OS MESMOS PECADOS? A FACILIDADE DE RECEBER O PERDÃO NA CONFISSÃO NÃO TIRA A SERIEDADE DO PECADO E DA CONVERSÃO? A IGREJA  RECEBEU DE JESUS A MISSÃO DE ANUNCIAR A BOA-NOVA DO AMOR E DO PERDÃO DE DEUS. ELA PROCURA TRATAR OS IRMÃOS E IRMÃS PECADORAS COM A MESMA COMPAIXÃO E CONFIANÇA QUE JESUS MOSTROU PARA COM AQUELES QUE SE APROXIMARAM DELE. QUANDO PEDRO PERGUNTOU;- QUANTAS VEZES TEREI DE PERDOAR O MEU IRMÃO, SE PECAR CONTRA MIM? ATÉ SETE VEZES? ,- JESUS RESPONDEU;- NÃO TE DIGO ATÉ SETE VEZES, MAS ATÉ SETENTA VEZES SETE. SE DEVEMOS ESTAR PRONTOS A PERDOAR SEMPRE, QUANTO MAIS GENEROSO SERÁ O CORAÇÃO DO PRÓPRIO DEUS?

            PORTANTO, DA PARTE DE DEUS E DA IGREJA, O PERDÃO NÃO TEM LIMITES. BASTA QUE O PECADOR SE ARREPENDA SINCERAMENTE DO MAL QUE COMETEU. MAS ESTA CONVERSÃO É UMA CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA RECEBER O PERDÃO. SEM ELA, A CONFISSÃO NÃO TEM VALOR. NÃO SE TRATA DUMA EXIGÊNCIA ARBITRÁRIA, PARA HUMILHAR E CASTIGAR QUEM ERROU. O ARREPENDIMENTO É NECESSÁRIO PORQUE PERDOAR SIGNIFICA ACOLHER DE NOVO O FILHO GERADO E INGRATO NA CASA DO PAI. SE ELE NÃO QUER VOLTAR, NÃO SENTE TER SIDO INGRATO E TER PERDIDO A COMPANHIA DO PAI, NÃO PODE RECEBER O SEU PERDÃO. PARA SAIR DO ERRO, É PRECISO RECONHECÊ-LO, DETESTÁ-LO E QUERER CORRIGI-LO.

            O NOSSO ARREPENDIMENTO É MOTIVADO ÁS VEZES PELA CONSCIÊNCIA DAS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO. ELE PREJUDICA A MINHA SAÚDE, O MEU DESCANSO, O MEU SUCESSO, E A MINHA IMAGEM. OUTROS TEMEM O CASTIGO DE DEUS NESTA VIDA OU DEPOIS DA MORTE. PODEMOS TAMBÉM FICAR ABORRECIDOS COM NOSSAS FALTAS, PORQUE FEREM O NOSSO ORGULHO, REVELANDO A NOSSA FRAQUEZA. ESSES TIPOS DE ARREPENDIMENTO PODEM SER UM PRIMEIRO PASSO. MAS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA UMA VERDADEIRA CONVERSÃO. O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO É MOTIVADO PELA FÉ E PELO AMOR. TRATA-SE DA DOR DE TER OFENDIDO COM MINHAS ATITUDES AQUELE QUE É MEU AMIGO, QUE ME DEU TUDO, QUE PERMANECE FIEL E ESTÁ DISPOSTO A PERDOAR-ME. QUEM SENTE TER MAGOADO O CORAÇÃO DE DEUS, PORQUE ELE É BOM, PROCURA NÃO VOLTAR A FAZER ISSO. SÓ ASSIM A CONFISSÃO TEM SENTIDO E NOS RECONCILIA COM DEUS E COM OS IRMÃOS.

            MAS APESAR DE NOSSO PROPÓSITO DE NÃO MAIS PECAR, VOLTAMOS A CAIR. DEUS CONHECE A NOSSA FRAQUEZA E PERDOA-NOS DE NOVO, SEMPRE QUE ENCONTRA EM NÓS BOA VONTADE. QUEM SE APROVEITASSE DESSA BONDADE DE DEUS PARA NÃO LEVAR A SÉRIO O PECADO, NÃO TERIA-SE ARREPENDIDO DE VERDADE. SUAS CONFISSÕES SÃO SUPERFÍCIAIS.

            MAS QUEM RECEBE O PERDÃO DE DEUS, COMO UMA PROVA DE AMOR SEM LIMITES, FICA PROFUNDAMENTE AGRADECIDO E DESEJA FIRMEMENTE NÃO VOLTAR A OFENDÊ-LO. NÃO CONFIA NAS PRÓPRIAS FORÇAS. MAS COM A GRAÇA DE DEUS SUA VIDA VAI-SE TRANSFORMANDO. SUAS PRÓPRIAS FALTAS O TORNAM MAIS HUMILDE, MAIS PRONTO A PERDOAR E AJUDAR, COMO JESUS. E É ISSO QUE DEUS QUER DE NÓS.

 

                        OREMOS;- SENHOR, ABRA MEUS OUVIDOS AO QUE QUEIRA DE MIM,

DIANTE DE MINHA DESCONFIANÇA, DÊ-ME SEGURANÇA,

                        QUANDO NÃO O ESCUTE, INSISTA UMA VEZ MAIS.

            SE AINDA NÃO FAÇO CASO DE VOCÊ, ENVIE-ME UM SINAL, E SUSSURRE-ME AO OUVIDO!!!  FALE-ME EM SONHOS!!!          GRITE-ME FORTE!!!!

MOSTRE-SE DESCARADAMENTE!!! DÊ-ME PROVAS!!! FAÇA O QUE SEJA NECESSÁRIO!!!

VENÇA MINHA FRAGILIDADE E CONSIGA O QUE QUEIRA VOCÊ DE MIM!!!

                                                                                  AMÉM.

Nenhum comentário: