terça-feira, 2 de maio de 2017

Meditação comunitária;- Ignacio Larraãga. Quarta parte.


            Meditação comunitária ou compartilhada é o nome dado á reunião de várias pessoas para tomar a palavra de Deus ou outro tema, e expressar, cada um espontaneamente, diante dos demais, o que essa palavra ou tema lhe sugere.
            A fim de que a meditação comunitária seja verdadeiramente eficaz e convincente, tem-se de ter em consideração as condições que temos assinalado para a oração comunitária.  Observar os 3 itens á cima, se necessário.
            É conveniente começar com a invocação do Espírito Santo e com uma breve oração espontânea ou um salmo, para se orientar, para se ambientar. Também é conveniente iniciar lendo um fragmento da bíblia ou de algum outro livro, para circunscrever a matéria que se vai meditar e para iluminar o tema.
            É também muito conveniente que, durante a reflexão, se façam referências e aplicações á vida e se apurem critários práticos para que esses critérios possam transformar-se em decisões concretas para a vida fraterna ou pastoral.
            Variante;- meditação comunitária com o apoio da palavra. É algo semelhante ao interior. Tendo todos a bíblia aberta num capítulo determinado, alguém do grupo lê um fragmento. Todos ficam em silêncio um momento, enquanto cada um vai meditando em particular, sempre tendo a bíblia aberta. Logo, um do grupo faz um comentário – em forma de reflexão- do versículo que mais lhe tenha chamado a atenção.
            Depois, outro do grupo faz o mesmo, e, assim, sucessivamente, falam todos que queiram.
            Finaliza com um canto.
                        -----------------------------------------------------------------------------
Os sete dons do Espírito Santo;- primeiro sabedoria. Segundo entendimento. Terceiro conselho. Quarto fortaleza. Quinto ciência. Sexto piedade. Sétimo temor de Deus.

            Pecados capitais;- 1- soberba. 2- avareza. 3- luxúria. 4- ira. 5- gula. 6- inveja. 7- preguiça. 

Nenhum comentário: