terça-feira, 2 de maio de 2017

Meditação;- Ignácio Larrañaga. terceira parte.



            Aconselha-se esta atividade espiritual ás pessoas de mente analítica e reflexiva. Para essa classe de pessoas não é suficiente a leitura meditada. Podem e devem avançar mais a fundo. Por outra parte, não se deve esquecer de que é, na meditação, que se forjam as grandes figuras de Deus. Meditar é uma atividade mental, concentrada e ordenada, pelo qual tomamos um texto ou um tema, e o vamos contemplando em sua globalidade e detalhes;- o analisamos em suas causas e efeitos para, dessa maneira, forjar critérios de vida, juízos de valoração, em uma palavra, formar uma mentalidade segundo a mente de Deus. E, por esse caminho, os critérios acabam por se transformarem em convicções, e as convicções em decisões. E dessa maneira, nos convertemos em discípulos do Senhor.
            Preparar;- pedir luz- escolher a matéria que se vai meditar- para que a mente não se extravie ou se disperse, é conveniente imaginar graficamente a cena;- o que falam- como se movem- seu cenário- outros detalhes. Desembaraçar e ordenar;- distinguir os diferentes planos de uma cena;- buscar o significado e a finalidade de cada palavra e do contexto das palavras, o sentido de cada cena e do contexto dessa cena- deter-se no significado dos verbos;- induzir, explicar, aplicar, combinar diferentes idéias, confrontando-as- buscar a lógica interna e efeito, princípios e conclusões;- o que é e o que não é cada coisa, distinguir os motivos e as intenções, ação e reação- esforço e resultados.
            Aplicar ou comprometer-se;- eu mesmo tenho que me introduzir na cena, como se eu fosse ator e não observador. Falam-me e interpelam-me ( as palavras de Cristo a Zaqueu, Pedro, o jovem rico, cego do caminho...);- a mim são dirigidas e eu, por minha vez, falo, pergunto a essas pessoas da cena...- confrontar o que ouço na cena com meus problema de hoje, com minha situação atual, com os meus acontecimentos deste tempo...- acabar orando.
                        -------------------------------------------------------------------

terço bizantino;- a oração do terço bizantino feito com profundo abandono em Deus nos traz grandes libertações e muita paz. Iniciando o terço segura-se a medalha e reza-se;- cruz sagrada seja minha luz, não seja o dragão meu guia;- retira-te satanás, não me ofereças coisas vãs, o que ofereces é mau, bebes tu teu próprio veneno. Na primeira conta reza-se uma Ave Maria ou um Pai Nosso ou Credo. Em cada dezena pode-se criar uma oração espontânea brotada do teu coração.

Nenhum comentário: