segunda-feira, 12 de março de 2018

LAUDES – ORAÇÃO DAS HORAS




            O fel lhe dão por bebida sobre o madeiro sagrado.
Espinhos, cravos e a lança ferem seu corpo e seu lado.
            No sangue e água que jorram, mar, terra, e céu são lavados.
Ó Cruz fiel, sois a árvore mais nobre em meio ás demais, que selva alguma produz com flor e frutos iguais.
            Ó lenho e cravos tão doces, um doce peso levais.
Árvore, inclina os teus ramos, abranda as fibras mais duras. A quem te fez germinar minora tantas torturas.
            Leito mais brando oferece ao Santo rei das Alturas.
Só tu, ó Cruz, mereceste suster o preço do mundo e preparar para o náufrago um porto, em mar tão profundo.
            Quis o Cordeiro imolado banhar-te em sangue fecundo.
Glória e poder á Trindade. Ao Pai e ao Filho, louvor.honra ao Espírito Santo.
                        Eterna glória ao Senhor, que nos salvou pela graça e nos remiu pelo amor.

ORAÇÃO;- TEMPO DE QUARESMA.



            SEMANA SANTA.

Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós foi suspenso o autor da vida, Jesus.
            Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibraram, para lavar meu pecado o sangue e água jorraram.
Árvore esplêndida e bela, de rubra púrpura ornada, de os santos membros tocar digna, só tu foste achada.
            Ó Cruz feliz, dos teus braços do mundo o preço pendeu;- balança foste do corpo que ao duro inferno venceu.
Salve, ó altar, salve vítima, eis que a vitória reluz;- a vida em ti fere a morte, morte que á vida conduz.
            Salve, ó cruz, doce esperança, concede aos réus remissão;- dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão.
                                   Louvor a vós, ó Trindade,
                        Fonte de todo perdão,
                                   Aos que na Cruz foram salvos, daí a celeste mansão. O. H.



O PROBLEMA DE UMA CASA MAL – ASSOMBRADA. FRIDERICHS.


            Uma visita a uma casa mal assombrada, para ser realmente eficiente e resolver o caso, deve ser realizada com tempo, sem pressa. é que o assunto é muito complexo, embora seja relativamente fácil, se forem observadas as seguintes normas, ditadas por longa experiência, e de muitos casos resolvidos com absoluto sucesso. Chegando á casa;-  EM QUESTÃO, PROCURE REUNIR TODAS AS PESSOAS IMPLICADAS;- MEMBROS DA FAMÍLIA, VIZINHOS, PARENTES E AMIGOS....coisa que tem de ser interiormente combinada, para não faltar ninguém que possa dar uma colaboração importante. A seguir, peça que lhe contem, exatamente – sem constrangimento, e sem exageros, tudo o que houve, tal qual como aconteceu, sem tirar nem por.
            Você fica ouvindo, ouvindo...e toma nota das circunstancias mais importantes. Em caso de dúvida, você completa a informação. Pergunte quem esteve sempre presente, quando algum fenômeno aconteceu. Talvez um rapazinho ou uma mocinha, entre 11 e 20 anos, seja o causador de tudo... Raramente, poderá entrar em cogitação uma pessoa de mais idade. Durante as narrações, preste bem atenção. Observe as fisionomias, o exterior, se a pessoa suspeita é magra, pálida, nervosa, fraca, subnutrida.
             Pelas informações que coincidem, será relativamente fácil descobrir quem é que provoca o fenômeno. No decorrer da conversa – ou no início, ou no fim, conforme as circunstâncias aconselharem, fazer as seguintes anotações;-
1-     Nome e endereço das pessoas ou da pessoa principal causadora dos fenômenos.
2-     Idade da pessoa. Geralmente, é um adolescente.
3-     Religião;- se é espírita, médium etc...
4-     Grau de cultura;- se tem escola primária, ginasial, colegial ou universitária.
5-     Se esteve alguma vez internada, doente, subnutrida ou nervosa.
6-     Se há algum problema maior em casa;- ódio, ciúme, ressentimento, raiva, com os pais, irmãos, namorado, esposo ou esposa etc...
7-     Se teve algum trauma, acidente, disritmia ou outro mal idêntico.
8-     Se quando pequeno, os pais a trataram com muito rigor, com pouco ou nenhum afeto, se foi rejeitada ou marginalizada.
9-     A que atribuem o que está sucedendo;- a algum espírito, exu, demônio...
10- Desde quando o fenômeno vem acontecendo?
11- Se alguém foi ferido alguma vez, por alguma pedra, se houve estragos, prejuízos.
12- Pedir aos pais para criarem um ambiente familiar favorável, a fim de que, não aconteça mais nada para o futuro, isto é, tratar os filhos com atenção, afeto Paterno, e , materno. Evitar nervosismo e tratamento brusco.
13- Orientar cientificamente, esclarecendo que, no caso, não há nenhum espírito, demônio, exu, ou alma do outro mundo, Mas que se trata de fenômeno parapsicológico;- que se trata de uma força física, dirigida pelo inconsciente, que provoca movimento nos objetos, causa ruídos, causa ruídos, quedas de louças e até incêndios ou aportes. Esses fenômenos são causados por um desequilíbrio físico- psíquico de uma pessoa dotada de faculdades parapsicológicas;- que esse fenômeno não é tão raro;- e que a cura dessa pessoa é certa se observar as normas dadas pelo parapsicólogo...
14- Que não tenham mais medo nenhum de os fenômenos se repetirem. Em vez do medo, ponham toda sua confiança exclusivamente em Deus, que é nosso querido Pai, que nos ama ternamente e não tem o mínimo interesse em nos torturar. Que ele permitiu essa provação, para o bem das pessoas, mas que agora terão mais fé e confiança nele e tudo será perfeitamente remediado. Dar absoluta garantia, que nada mais acontecerá, desde que sigam as orientações que o parapsicólogo der. Esta segurança tranquiliza a todos.
15- Depois de explicar tudo detalhadamente, ver se deve tratar de alguma conciliação de ânimos, no tocante a alguma briga, ciúme, desconfiança ou ressentimento, que pode ser a causa dos acontecimentos.
16- Quando tudo isso estiver em ordem, proceder ao relaxamento neuro-muscular, para falar ao inconsciente das pessoas, incutindo nele ideias razoáveis, ideias de fé e confiança em Deus e no poder da mente, agora já esclarecida e aliviada.
17- No fim, se forem católicos ou religiosos, mesmo sendo de outra religião, fazer uma oração com eles, rezando em comum um Pai Nosso, Ave Maria, e alguma oração espontânea, pedindo a Deus a graça de nunca mais acontecer nada e que volte a paz, a tranquilidade e a felicidade deste lar.
18- Conforme o caso, dar uma bênção solene, sacerdotal, como chave de ouro.
19- Segue-se um alegre bate papo e um cafezinho.
20- É escusado dizer, que, bem no inicio, deve-se averiguar com o máximo rigor, se, no caso, está totalmente excluída a fraude, a tapeação, tanto a fraude consciente, como a inconsciente, isto é básico. Havendo fraudes, é absurdo perder tempo.
21-   Se a família em questão for espírita ou umbandista, deverá ser esclarecida com toda a caridade. O mais acertado talvez fosse dar-lhe um livro que a oriente claramente sobre este assunto, por exemplo, o livro ONDE OS ESPÍRITOS BAIXAM.
Como o leitor está vendo, a visita deve ser longa. Deve o parapsicólogo mostrar muito interesse, caridade e bom senso, e, antes de tudo, muita segurança e fé em Deus. com todos esses recursos físicos, psíquicos, científicos e espirituais bem manejados, conquista-se a total confiança dos inquilinos das casas mal assombradas, e praticamente em todos os casos, o sucesso será cem por cento, com uma só visita, caso seja realizada por um parapsicólogo de experiência. Muitas vezes será necessário afastar, por algum tempo, alguma pessoa, um adolescente, por exemplo, fazendo-o ir á casa de algum tio ou outro parente, com o fim de se recuperar de um estado nervoso. Ao voltar mais tranquilo e refeito, tudo terá cessado. 

AS ESTAÇÕES DO CRAÇÃO; POWELL.


                                   Bastos a minha gratidão a ti amigo. Esta matéria eu te ofereço. Grata por tudo.
            Recentemente, ouvi uma história – era ficção, suponho – de um homem que caiu do alto de um precipício. Conseguiu agarrar-se á raiz de uma árvore que crescia na encosta do penhasco e estava literalmente por um fio. Começou a rezar. Então escutou a voz de Deus perguntando-lhe;- você acredita mesmo em mim? Acredito! Protestou o pobre homem cuja vida periclitava. Você confia em mim? perguntou a voz de Deus. Sim, sim, respondeu o homem. Então a voz de Deus soou novamente;- então vou providenciar para que você seja salvo. Agora, faça o que eu estou mandando.
            Agora ... solte-se !!! se você entendeu a história, é sinal de que conhece um pouco a natureza da fé, a renúncia a todas as certezas humanas e aos cálculos aos quais nos agarramos como ao galho da árvore quando Deus sussurra em nossa alma e em nosso coração;- Agora... solte-se!!! Quando Jesus surge das páginas do Evangelho como uma voz viva, dizendo que nos soltemos, seu pedido não é algo que possa ser posto num canto esquecido de nossa vida ou confinado aos rituais das manhãs de domingo. Ele diz simplesmente;- Deixe...Deixe todos os seus planozinhos de segurança humana...Não se preocupe com o que você vai comer ou beber, ou vestir...Procure antes o Reino de Deus, que Deus cuida de você...
            Não procure encaixar-me em seus planos, procure encontrar seu lugar nos meus....Faça de mim seu maior interesse, e eu cuidarei dos seus interesses. Se você sentir um arrepiozinho de medo passando pelo corpo ao ler o Evangelho, ou o impulso de fugir ao desafio e desconversar, pode ser muito bem um sinal de que você está começando a entender o que são o investimento e a entrega da fé.
            Se isso vier a acontecer, você vai ter uma sensação de crise, especialmente pelo medo que sente no coração. ------------------

CONFISSÕES DE MÉDIUNS. FRIDERICHS.



            O cruzeiro, de 7-11-58, pag. 39 aparece um artigo sobre uma macumbeira desmascarada. Merecem destaque as seguintes palavras dela;- esse negócio de macumba, seu doutor, é mentira pura. Trabalho no ramo há muitos anos e nunca vi nada do outro lado do mundo. Tenho para mim que os espíritos vivem muito ocupados para andar baixando em terreiros a torto e a direito. Mas que a profissão é rendosa, isto é.
            É famosa a confissão de Camilo Flammarion, feita pelo fim de sua vida, na qual o insigne espírita e colaborador de Allan Kardec declara terem passado pelo seu salão quase todos os médiuns célebres do seu tempo, não havendo entre eles um único que ele não tivesse surpreendido em flagrante fraude. Uma  das maiores sumidades espíritas, o médium Douglas Home, que o próprio Conan Doyle classificou ;- o espírita mais notável depois dos apóstolos, poucas horas antes de sua morte disse a seu médico, Dr. Felipe David, É VERDADE DE FATO, ESSA MULTIDÃO DE ESPÍRITOS, DIANTE DOS QUAIS SE AJOELHAVAM AS ALMAS CRÉDULAS E SUPERSTICIOSAS, NUNCA EXISTIRAM! Quanto a mim nunca as encontrei no meu caminho. Eu me servi deles para dar ás minhas experiências essa aparência de mistério que em todos os tempos agradou ás massas e sobretudo ás mulheres, mas nunca acreditei em sua intervenção nos fenômenos que produzi e que eram atribuídos a influências de além túmulo.
            Como podia eu crer nisso? Sempre fiz dizer aos objetos que eu i9nfluenciava com o meu fluido, tudo o que me agradava. Não – um médium não pode crer nos espíritos!!! É mesmo o único que não pode crer neles....

OS ESPÍRITOS EVOCADOS NADA SABEM;- FRIDERICHS.


            O notável cientista francês Richet, após 20 anos de experiências espíritas, acabou pondo em duvida a presença de qualquer espírito desencarnado nas sessões a que assistira, especialmente porque (jamais os espíritos ) puderam provar que sabem alguma coisa. Nenhuma descoberta inesperada tem sido indicada, nenhuma revelação tem sido feita...nenhuma parcela de ciência futura tem sido suspeitada.
            Com efeito, cem anos de intensa revelação espírita, não contribuíram em nada para o progresso das ciências, nem mesmo a medicina. Quando receitam os médicos do espaço só conhecem remédios caseiros e homeopáticos. O afamado prestidigitador Houdini combinou com sua esposa, quando ainda vivo, um sinal, uma senha para depois de sua morte, prometendo aparecer-lhe;- e para que ela pudesse ter absoluta certeza de ser ele e não outro, fixaram exatamente essa senha.
            Com a morte prematura de Houdini foram os espíritas, sem demora, procurar a desolada viúva, garantindo-lhe pô-la em comunicação com o espírito do marido. Ela acedeu e no dia aprazado dirigiu-se ao centro espírita. A senha combinada com o falecido esposo guardava-a – evidentemente, em absoluto sigilo, de sorte que mortal algum tinha conhecimento dela. A certa altura dos trabalhos, a viúva pediu ao espírito do seu ente querido, lhe desse a senha, a fim de poder identificá-lo. Mas nada de senha, nem meia senha...È que o médium não tinha informação prévia desse decisivo pormenor.
            A coitada da Senhora Houdini saiu desiludidíssima com o espiritismo, vendo que os espíritos do (espiritismo) nada sabem. Numa conferência teórico-prática, proferida em Curitiba, Paraná, contei aos participantes este caso. No fim, quando dei oportunidade para fazerem perguntas, apresentarem dúvidas, uma senhora, com sotaque espanhol, contou em público um caso da vida dela, que confirmava classicamente o de Houdini e sua senhora.
            Era Argentina de nascimento, mas desde uns anos para cá, residia na capital do Paraná.
Faz alguns anos morreu minha filha, narrou ela. Os espíritas me procuraram, prometendo-me que me poriam em comunicação com ela. Eu, aflitíssima como estava, aceitei e fui á sessão. Quando o chefe dos trabalhos me anunciou a presença dela, comecei, é claro, a falar em espanhol, língua essa que, em casa, nos era mais familiar. Mas para meu grande desapontamento, minha filha havia esquecido o espanhol e somente sabia falar em português.
Minha decepção cresceu de ponto, atingindo o clímax, quando pedi que ela me dissesse, para maior garantia de identificação, o apelido que ela tinha em casa. Até o seu próprio apelido ela havia esquecido. Isto era demais.
            Levantei-me indignada, lançando em rosto dos responsáveis pela sessão, essa verdadeira palhaçada que estavam cometendo comigo. Em consequência disso, não quero mais nem ouvir falar em espiritismo.   
           
 TOMARA QUE ESTA MATERIA POSSA ESCLARECER PESSOAS QUE POR DESESPERO ESTEJAM A PROCURA DE SEUS ENTES QUERIDOS EM CENTRO ESPÍRITA.
            FAÇO EM ESPECIALA VOCE QUE TÃO DESOLADA ESTÁ,  QUE TENTA TIRAR SUAS DÚVIDAS AQUI EM CASA. ENTREGUE TUDO NA MÃO DO SENHOR E COLOQUE NAS SUAS MÃOS O TERÇO DA NOSSA QUERIDA MÃE MARIA SANTÍSSIMA.
            A FORÇA QUE VEM DO ALTO, VAI TE DAR PAZ – CONTROLE FÍSICO E MENTAL. NOSSO DEUS É DA VIDA, DA VIDA EM PLENITUDE E ABUNDÂNCIA.
            MEU APREÇO A TODOS E TODAS. SEGUE JUNTO AS MINHAS ORAÇÕES. AMÉM. 

AS TENTAÇÕES DE JESUS;- CARVAJAL.



            - O Senhor permite que sejamos tentados para que cresçamos nas virtudes.
            - As tentações de Jesus. O demônio prova-nos de maneira semelhante.
            - O Senhor está sempre ao nosso lado. Armas para vencer.

A quaresma comemora os 40 dias que Jesus passou no deserto, como preparação para esses anos de pregação que culminam na Cruz e na glória da Páscoa. Quarenta dias de oração e de penitência que, ao findarem, desembocam na cena que a liturgia nos oferece á nossa consideração no evangelho;- as tentações de Cristo. É uma cena cheia de mistério, que o homem em vão pretende entender – Deus que se submete á tentação, que deixa agir o maligno, - mas que pode ser meditada se pedirmos ao Senhor que nos faça compreender a lição que encerra.
            É a primeira vez que o demônio intervém na vida de Jesus, e fá-lo abertamente. Põe á prova N. Senhor;- talvez queira averiguar se chegou a hora do Messias. Jesus deixa-o agir para nos dar exemplo de humildade e para nos ensinar a vencer as tentações que sofremos ao longo da nossa vida;- como o Senhor fazia todas as coisas para nos ensinar;- diz São João Crisóstomo, - quis também ser conduzido ao deserto e ali travar combate com o demônio a fim de que os batizados, se depois do batismo sofrem maiores tentações, não se assustem com isso, como se fosse algo de inesperado. Se não contássemos com as tentações que temos de sofrer, abriríamos a porta a um grande inimigo;- o desalento e a tristeza.
            Jesus quis ensinar-nos com o seu exemplo que ninguém deve considerar-se dispensado de passar por provas. As tentações de N. Senhor – diz Knox – são também as tentações dos seus servidores individualmente. Mas, como é natural, o grau, é diferente;- o demônio não nos oferecerá a vós e a mim todos os reinos do mundo. Conhece o mercado e, como bom vendedor, oferece exatamente o que calcula que o comprador quererá. Suponho que pensará, com bastante razão, que quase todos nós podemos ser comprados por cinco mil libras por ano, e muitos de nós por muito menos. Também não nos oferece as suas vantagens de modo tão aberto, antes envolve as suas ofertas em toda a espécie de formas plausíveis. Mas se vê a menos oportunidade, não demora muito em mostrar-nos como podemos conseguir aquilo que queremos, se concordamos em ser infiéis a nós mesmos e, muitas vezes, á nossa fé católica.
            Como nos lembra o Prefácio da missa, o Senhor ensina-nos com a sua conduta como devemos vencer as tentações e como tirar proveito das provas porque iremos passar. Ele permite as tentações e serve-se delas, providencialmente, para te purificar, para te fazer santo, para te desprender melhor das coisas da terra, para te conduzir aonde Ele quer e por onde quer, para te fazer feliz numa vida que não seja cômoda e para te dar maturidade, compreensão e eficácia no teu trabalho apostólico com as almas, e..., sobretudo, para te fazer humilde, muito humilde!!! Feliz o homem que suporta a tentação – diz o Apóstolo Tiago – porque, depois de provado, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.
            O demônio tenta-nos aproveitando as necessidades e fraquezas da natureza humana. O Senhor, depois de ter jejuado durante 40 dias e 40 noites, teve fome, como qualquer homem nas mesmas circunstâncias. Foi este o momento em que o tentador se aproximou Dele propondo-lhe que convertesse as pedras que havia por ali no pão de que tanto necessitava e que desejava. E Jesus, não só rejeita o alimento que o corpo lhe pedia, como afasta de si uma incitação maior;- a de usar do poder divino para remediar, digamos assim, um problema pessoal.
            Generosidade do Senhor que se humilhou, que aceitou plenamente a condição humana, que não se serve do seu poder de Deus para fugir das dificuldades ou do esforço, - que nos ensina a ser fortes, a amar o trabalho, a apreciar a nobreza humana e divina de saborear as consequências da entrega. Esta passagem do Evangelho ensina-nos também a estar especialmente vigilantes nesses momentos de fraqueza ou cansaço que nos podem atingir, a nós e aqueles a quem temos obrigação de ajudar. São momentos ruins, em que o demônio talvez intensifique a tentação para que as nossas vidas tomem outros rumos, alheios á vontade de Deus.
            Na segunda tentação, o demônio transportou-o á cidade Santa, situou-o no pináculo do templo e disse;- se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, pois está escrito;- Ele ordenou aos seus anjos que te tomassem nas suas mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé nalguma pedra. Respondeu Jesus;- também está escrito;- Não tentarás o Senhor teu Deus.
            Era uma tentação aparentemente capciosa;- se te recusas, demonstrará que não confias em Deus plenamente;- se aceitas, obrigas Deus a enviar em proveito pessoal os seus anjos para te salvarem. O demônio não sabe que Jesus não teria necessidade de anjo algum. No fim da sua vida terrena, Jesus ouvirá uma proposta parecida e com palavras quase idênticas;- Se és o rei de Israel, desça agora da cruz e cremos nele.
            Cristo nega-se a fazer milagres inúteis, por vaidade ou por vanglória. Nós devemos estar atentos para saber rejeitar tentações humilhantes;- o desejo de ficar bem, que pode surgir até nas coisas mais santas;- o prurido de montar em benefício próprio falsas argumentações que pretendem fundar-se na Sagrada Escritura;- a atitude cética de quem pede (e até exige) provas ou sinais extraordinários para crer, esquecido de que o Senhor nos dá no meio da nossa vida cotidiana graças e testemunhos suficientes para iluminarem o caminho da fé.
            Na última das tentações, o demônio oferece a Jesus toda a glória e poder terreno que um homem pode ambicionar. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe;- Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares. O Senhor rechaça definitivamente o tentador. O demônio sempre promete mais do que pode nos dar. A felicidade está muito longe das suas mãos. Toda a tentação é sempre um logro miserável. Mas, para nos experimentar, o demônio conta com as nossas ambições. E a pior delas é desejar a todo custo a glória pessoal;- a ânsia de nos procurarmos sistematicamente a nós mesmos nas coisas que fazemos e projetamos. Muitas vezes, o pior dos ídolos é o nosso próprio eu. Temos que vigiar, em luta constante, porque dentro de nós permanece a tendência de desejar a glória humana, apesar de termos dito ao Senhor repetidamente que não queremos outra glória que não a Dele.
            Jesus também se dirige a nós quando diz;- Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás. E é isto o que nós desejamos e pedimos;- servir a Deus alicerçados na vocação a que Ele nos chamou. O Senhor está sempre ao nosso lado, em cada tentação, e nos diz afetuosamente;- Confiai;- Eu venci o mundo. E nós nos apoiamos Nele porque, se não o fizéssemos, pouco conseguiríamos sozinhos. Tudo posso Naquele que me conforta. O Senhor é a minha luz e salvação;- a quem temerei?
            Podemos prevenir as tentações mediante a mortificação constante, mediante a prática da caridade e a guarda dos sentidos internos e externos. Devemos também fugir das ocasiões de pecar, por pequenas que sejam, pois aquele que ama o perigo nele perecerá. E juntamente com a mortificação, a oração;- Vigiai e orai para que não entreis em tentação. É necessário repetir muitas vezes e com confiança a oração do Pai-Nosso;- NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO. Já que o próprio Senhor põe nos lábios humanos esse pedido, é bom repeti-lo incessantemente. E também combatemos a tentação manifestando-a abertamente ao diretor espiritual, pois expô-la é vencê-la.
            Quem revela as suas tentações ao diretor espiritual pode estar certo de que Deus lhe concede a graça necessária para ser bem orientado.
                Contamos sempre com a graça de Deus para vencer qualquer tentação. Não te esqueças, meu amigo, de que precisamos de armas para vencer nesta batalha espiritual. as tuas armas serão;- A ORAÇÃO, A SINCERIDADE E FRANQUEZA COM O TEU DIRETOR ESPIRITUAL, A SANTÍSSIMA EUCARÍSTIA E O SACRAMENTO DA PENITENCIA, UM GENEROSO ESPÍRITO DE MORTIFICAÇÃO CRISTÃ – que te levará a fugir das tentações e a evitar a ociosidade, - a humildade de coração e uma devoção terna e filial á Santíssima Virgem – CONSOLADORA DOS AFLITOS E REFÚGIO DOS PECADORES. DIRIGE-TE SEMPRE A ELA COM CONFIANÇA E DIZ-LHE;- MINHA MÃE, CONFIANÇA MINHA!!!!--------------------

ORAÇÃO DO DIZIMISTA.



            Senhor, te ofereço minha vida, meu trabalho, alegrias e sofrimentos, justamente com o meu dízimo.
            É sinal do meu reconhecimento e amor por tudo o que recebi!!!!
            Senhor da vida e da felicidade, meu dízimo é para servir aos mais necessitados, na promoção humana, na assistência aos desvalidos, na formação de lideranças.
            Na evangelização do mundo e na construção do teu reino de justiça, amor e paz.
            Senhor, meu dízimo vai acompanhado com a vida de quantos sofrem, estão com o coração machucado, com as mesas e as mãos vazias.
            ABENÇOA-NOS, SENHOR, HOJE E SEMPRE. AMEM!!!!

ORAÇÃO DO AGRICULTOR.



            Saiu o semeador a semear... É o que fazemos, Senhor. Preparamos a terra e semeamos a boa semente com o suor de nosso rosto. Acompanhamos o crescimento das plantas.
            Elas alegremente nascem, crescem, florescem e os frutos amadurecem. Depois vem a colheita.
            Obrigado, Senhor, por tudo o que a mãe terra produz. Obrigado pela vontade que temos de trabalhar e produzir cem, sessenta, trinta por um.
            Livrai-nos, Senhor, de esgotar e estragar a terra;- livrai-nos de poluir os rios.
            Livrai-nos da ganância e de explorar os trabalhadores, sobretudo os menores que precisam estudar, brincar e crescer felizes e com muita vitalidade.
            Senhor, vos pedimos perseverança em nossos trabalhos, alegria nas grandes colheitas e paciência nos estragos da lavoura.
            Fazei, Senhor, que nos organizemos para conseguir terra, subsídios financeiros, assistência e preços justos.
            Senhor, vos agradecemos pelo sol, pela chuva, pelo frio, pelo calor e por tudo – amem!!!!


ORAÇÃO DO EDUCADOR.




            Senhor, daí-me a sabedoria de me educar para ser uma pessoa equilibrada, amadurecida, livre e cheia de amor aos filhos e educandos.
            Livrai-me, Senhor, da moleza, negligência, comodismo e preguiça diante da responsabilidade de ser cada vez mais uma pessoa altamente humana e cristã.
            Daí-me, Senhor, o dom do equilíbrio, superando toda dominação, imposição, machismo e brutalidade.
            Daí-me, sabedoria para cativar, conquistar, amar e dialogar com os filhos e educandos.
            Livrai-me, Senhor, do hedonismo de quantos acham que estão neste mundo para gozar a vida a qualquer preço.
            Livrai-me do materialismo de quantos não dão aos filhos e educandos o testemunho de fé e vivência cristã;- como se Deus não existisse e nada houvesse depois desta vida presente.
            Ajudai-me, Senhor, a motivar os filhos e educandos na superação do egoísmo e individualismo que levam a idolatria de si mesmos, negando que foram criados á imagem e semelhança de Deus.
            Daí-me, Senhor, a sabedoria da arte de educar;- cativando, motivando, elogiando, tendo firmeza, otimismo, valores e limites.
            Daí-me, Senhor, conhecer sempre mais os filhos e educandos, criando um clima favorável, ganhando a confiança, dialogando sempre e rezando com eles, para que aceitem a vida a liberdade em Cristo e plena realização pessoal para a glória de Deus. amem!!!!

ORAÇÃO DO LIDER



            Obrigado, senhor, pelos dons que me destes para o bem comum, o bem da comunidade. Chamado pela comunidade a servir, como vós viestes para servir e não para ser servido, quero exercer a liderança com muito zelo, recebendo todas as pessoas com naturalidade, simplicidade e amor.
            Fazei-me , Senhor, popular, descentralizador, atencioso e sensível para escutar os outros, atento aos desejos e necessidades de cada pessoa, ouvindo, avaliando e acatando as opiniões dos outros.
            Fazei-me, Senhor, fácil de se achegar, sem dureza, dono da verdade, agarrado ás minhas ideias.
            Fazei-me disponível e paciente diante das críticas, lentidão e resistências das pessoas em assumir e trabalhar na construção do Reino.
            Senhor, fazei-me amigo, serviçal, animador, unificador da comunidades, levando as pessoas na união, na fé, na organização e na luta por dias melhores.
            Daí-me – Senhor, otimismo e entusiasmo, autenticidade e muita fé diante da incredulidade, da falsidade, do desanimo, e do pessimismo das pessoas.
            Daí-me, Senhor, desenvolver o senso crítico especialmente diante dos meios de comunicação social, discernindo o que ajuda e não aceitando o que se contrapõe ao vosso projeto de vida e de santidade.
            Quero ler a bíblia e vivenciá-la no meu dia a dia;- ler livros, revistas, e jornais;- participar de cursos e encontros de formação para que possamos nos organizar e planejar, nada fazendo de improviso e irresponsavelmente.
            Senhor, peço que não me falte respeito, confiança, bom humor, entusiasmo, energia, sabedoria, imparcialidade, amor á verdade, prudência, atenção, fé e paciência histórica. Amem!!!!


ORAÇÃO DO TRABALHADOR.



            Jesus, divino operário e amigo dos operários, olhai com bondade para o mundo do trabalho.
            Nós vos apresentamos as necessidades de todos os que trabalham. Sabeis como a nossa vida é dura;- cheia de cansaços, sofrimentos e perigos.
            Dirigi também a nós as palavras;- tenha compaixão deste povo. Confortai-nos pelos méritos e intercessão de São José, modelo dos trabalhadores. Daí-nos sabedoria, força e amor que nos sustentem nas jornadas de trabalho.
            Inspirai-nos pensamentos de fé e fazei que busquemos não só o pão cotidiano, mas também as riquezas do espírito. Livrai-nos dos exploradores que desconhecem os direitos e a dignidade da pessoa humana.
            Que as leis sociais se inspirem no vosso evangelho. libertai todas as pessoas do ódio, da violência e da injustiça.
            Ensinai-nos o mandamento do AMOR. AMEM !!!

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES.



            Senhor Jesus Cristo, nós vos agradecemos pelas vocações que chamastes para servir o vosso povo. São poucos os profetas – decididos a lutar pela justiça e pelo amor.
            Multiplicai as vocações leigas, que vivam o evangelho nas relações familiares e sociais. Que os leigos humanizem as profissões, e criem leis justas para orientar a política e a economia – atuando como agentes de transformação da sociedade.
            Chamai, Senhor, muitos jovens a seguir-vos na vida consagrada. Que as comunidades religiosas sejam fraternas, orantes e se coloquem a serviço dos necessitados.
            Que estejam presentes na catequese – na educação, nos meios de comunicação e nas lutas pelos direitos humanos.
            Aumentai também o número daqueles que servem no ministério sacerdotal. Que os bispos e presbíteros sejam os continuadores de vossos gestos.
            Que sejam animadores da igreja, das comunidades cristãs e estejam a serviço de vossa palavra.
            Enviai, Senhor, jovens dispostos a servir, capazes de assumir os compromissos de sua fé e de trabalhar pelo crescimento de vosso Reino. Amem.


ORAÇÃO PARA DAR SENTIDO Á VIDA.



            Senhor, meu Deus, quero dar sentido á minha vida e á vida de todas as pessoas;- admirar a beleza, saborear a aventura, tornar realidades os sonhos.
            Senhor, faz-me enfrentar os desafios, cumprir meus deveres, cuidar da preciosidade da vida, conservar a imensa riqueza de viver com esperança e fé.
            Senhor, quero aceitar o mistério da vida, superar as tristezas no dia a dia;- cantar e celebrar a vida hoje, amanhã e sempre;- aceitar os combates, suportar os dramas, enfrentar as tragédias e gozar enfim a eternidade feliz. Senhor, quero trabalhar no projeto da vida – projeto de Deus em que todas as pessoas tenham comida, saúde, habitação, trabalho e salário justo.
            Senhor, faz-me merecedor da felicidade, liberdade e santidade;- ouvinte atento do evangelho e evangelizador;- profeta que anuncia e denuncia, a exemplo de Jesus de Nazaré.
            Senhor, que eu goste do fruto do silencio, da oração, da fé, do amor, do serviço aos outros, da paz e salvação. Amem!!!!


ORAÇÃO DA COMUNIDADE.



            Senhor, tu nos chama a viver em comunhão, nos chamas a viver em comunidade. Respondemos a este convite, esforçando-nos para transformar a tua palavra em nossa vida!
            Queremos ser profetas da verdade e do amor, mesmo quando nosso relacionamento não vai bem e falta um verdadeiro compromisso para com a fraternidade.
            Ajuda-nos a construir a comunidade onde a gratuidade do amor e do perdão seja nossa atitude cotidiana, onde os limites, os erros, os pecados, sejam também oferenda para o sacrifício.
            Senhor, que cada um de nós sinta a necessidade e as aspirações dos outros como sendo próprias e que nossas diferenças nos ajudem a descobrir a riqueza da diversidade.
            Que nossa comunidade seja aberta e sensível ás necessidades do mundo, da igreja e dos mais pobres.
            Ajuda-nos a construir a comunidade, que seja um sinal de tua presença no mundo, e na qual a Páscoa seja uma festa cotidiana. Amem.


ORAÇÃO Á SAGRADA FAMILIA DE NAZARÉ.



            Jesus de Nazaré, você com suas admiráveis virtudes e com os exemplos de sua vida doméstica, santificou a família por você escolhida neste mundo; pedimos-lhe lançar um piedoso olhar sobre a nossa família que implora a sua misericórdia.
            Nossa família lhe pertence, porque a você se consagrou de modo especial, e quer viver na paz, harmonia, fé e felicidade.
            Pedimos que nos assista, nos defenda de todos os perigos, socorrendo-nos em todas as nossas necessidades. Livra-nos da desuni9ão, drogas, alcoolismo, divórcio e de todos os males.
            Queremos colaborar com você na transformação do mundo, na construção do Reino aqui e agora.
            Maria, mãe carinhosa, recorremos a você – confiando na sua intercessão junto ao seu divino Filho Jesus.
            E você São José – esposo fiel de Maria, homem justo e santo, pedimos o seu socorro e poderosa intercessão junto a Jesus, seu filho adotivo. Amem.


ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO.



            Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
            Onde houver a discórdia, que eu leve a união.
            Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
            Onde houver erro, que eu leve a verdade.
            Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
            Onde houver tristezas, que eu leve a alegria.
             Onde houver trevas, que eu leve a luz.
            Ó MESTRE, FAZEI QUE EU PROCURE MAIS;-
            Consolar – que ser consolado.
            Compreender, que ser compreendido.
            Amar, que ser amado.
POIS É DANDO QUE SE RECEBE.
            É perdoando, que se é perdoado.
            E é morrendo, que se vive para a vida eterna. Amem.


ORAÇÃO ;- DA NOITE.



            BOA NOITE, Pai. Termina o dia e a ti entrego meu cansaço. Obrigado por tudo, e perdão! Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças. Obrigado pelo exemplo que recebi dos outros.
            Obrigado também, pelo que me fez sofrer. Obrigado porque, naquele momento de desanimo, me lembrei que tu és meu Pai. Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação.
            Obrigado, Pai, porque me deste Maria, mãe compreensiva e carinhosa. Perdão também, Senhor, por meu rosto carrancudo. Perdão porque me esqueci de que não sou filho único, mas irmãos de muitos.
            Perdão Pai, pela falta de colaboração. Perdão porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto.
            Perdão por não ter aprisionado em mim, tua mensagem de amor. Perdão porque não estive disposto a dizer sim, como Maria. Perdão por aqueles que deveriam pedir-te perdão e não se decidem a fazê-lo.
            Perdoa-me Pai, e abençoa meus propósitos para que o dia de amanhã seja um contínuo sim numa vida consciente. Boa noite, Pai.
            Até amanhã. Amem.

ORAÇÕES; CAPUCHINHOS DE SANTA CATARINA PARANÁ.



            Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria – a força, a graça e a bênção.
            Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor;- ser paciente, compreensivo, manso, prudente e humilde.
            Ver além, da aparências teus filhos e filhas como tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um deles.
            Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só a benção se encha o meu espírito.
            Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se aproximarem de mim sintam tua presença.
            Reveste-me de tua beleza, Senhor, e que, no decurso deste dia, eu te revele a todos. amém.