segunda-feira, 10 de setembro de 2018

IMPORTÂNCIA DA FICHA LIMPA;- DOM ORLANDO BRANDES.



            A história política do Brasil tem agora um novo marco, ou seja, o reconhecimento da constitucionalidade da lei da FICHA LIMPA. Melhor ainda, a referida lei já entra em vigor. Isso não significa que a corrupção está definitivamente derrotada. Não é assim, temos ainda um longo caminho a percorrer. A FICHA LIMPA é uma ajuda, mas limitada. A origem da lei da FICHA LIMPA é a vontade popular. É uma lei de iniciativa popular através de assinaturas. Portanto, a verdade e o povo são os grandes vencedores. Venceu a vontade do povo! Cabe-nos agora obter e oferecer informações sobre o passado dos candidatos, colher fatos e testemunhos e fazer a lei ser alicada. Agora é hora de informar o povo para que conheça e usufrua dos direitos que lhe são dados pela nova lei. 
        Enfim, o judiciário, a cidadania e a democracia saíram ganhando. Esperamos que a vitória da FICHA LIMPA venha trazer mais interesse, participação e otimismo para os que estavam já desiludidos com a política. Vamos fazer valer a ética na política e superar a desvalorização do voto e a omissão que se expressa nos votos nulos, votos em branco e o não comparecimento ás urnas.
            Em Londrina – por exemplo – quem mais se omite é a região de centro, deixando espaço para que determinados bairros sejam a força decisiva nas eleições. Não joguemos fora mais de 1,3 milhões de assinaturas em favor da FICHA LIMPA e a larga vitória que recebeu no JUDICIÁRIO. De agora em diante, a impunidade não tem mais a última palavra. Chegou a hora da ética, do bem comum, dos direitos do povo, da cidadania. Estamos caminhando rumo a maturidade democrática. É preciso cortar o mal pela raiz. Com a FICHA LIMPA não precisaremos mais de faxinas. Que os partidos e os eleitores exerçam eles mesmos o controle sobre seus candidatos.
            Um povo cansado pelos maus tratos da política suja agora pode reavivar sua esperança. Vamos, pois, abandonar a complacência com a corrupção e a impunidade. Quem quer se candidatar deve ter condições de elegibilidade. Só deve ser eleito quem tem moralidade e probidade. A mídia fez questão de esquecer o grande trabalho da CNBB em favor da FICHA LIMPA. Não chegaríamos a tantas assinaturas sem a capilaridade popular da IGREJA, que, apesar de tudo, goza da credibilidade do povo. É bom ter memória histórica. O PARANÁ e a cidade de LONDRINA estavam sempre á frente com as assinaturas e, em alguns momentos, até na liderança. Somos a favor de uma nova era na política, para o bem de todos, especialmente dos pobres e dos excluídos.         
            O próprio SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ganhou mais credibilidade com a lei da FICHA LIMPA, pois todos temos TELHADO DE VIDRO E O MAL DA CORRUPÇÃO ESTÁ INFLACIONADO NO MUNDO INTEIRO, INCLUSIVE NA CRISE ECONOMICA MUNDIAL.
            Vivemos há pouco a QUARESMA, tempo de purificação e faxina do coração. A saúde pública sai ganhando muito com a FICHA LIMPA.  A vida pública e a política tornar-se-ão mais saudáveis.
            Sem ética na política, não há SAÚDE PÚBLICA ADEQUADA. Que a saúde se difunda por toda a terra. O esforço em favor da FICHA LIMPA, mais a CAMPANHA DA FRATERNIDADE, O COMBATE Á FOME, OS MANDAMENTOS DO MOTORISTA, O CUIDADO PELO MEIO AMBIENTE, AS DENÚNCIAS DO TRABALHO ESCRAVO FEITAS POR NOSSAS PASTORAIS, AS PROPOSTAS DE REFORMA AGRÁRIA, O RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS SÃO CONTRIBUIÇÕES QUE A IGREJA OFERECE Á SOCIEDADE BRASILEIRA.
            O MUNDO PODE SER DIFERENTE, O BRASIL PODE SER MELHOR. A FÉ SEM OBRAS É MORTA. DIZ A CARTA A TIAGO.

Nenhum comentário: