SANTA LUZIA
Foi uma jovem Italiana, nascida na Sicília, que se tornou mártir da igreja católica, falecendo com 21 anos.
Nasceu no ano 238 e morreu no período das perseguições religiosas de Diocleciano, na época imperador de Roma.
Ela foi muito popular juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês.
Até hoje ela é invocada como protetora dos olhos, janela da nossa alma e canal de luz.
Nasceu numa família rica, recebeu uma educação Cristã, que a levou a fazer um voto de virgindade perpétua.
Mas infelizmente, quando seu pai faleceu, sua mãe Eutíquia, arrumou um casamento a ela, com um moço de família distinta, porém pagão.
Luzia pediu um tempo para dar a resposta ao jovem. Acompanhada da sua mãe já debilitada por uma doença, peregrinou até o túmulo de Santa Águeda atrás de uma resposta.
De lá retornou com uma certeza de que a vontade de Deus é que ela seguisse o caminho de Deus e que o sofrimento viria a partir daquele dia, e que sua mãe ficaria curada a partir daquele dia.
Santa Águeda apareceu a Santa Luzia e lhe disse: - sua mãe esta restabelecida graças a tua fé.
Deus se dignou a glorificar a cidade de Catânia por causa do meu martírio , assim Siracusa será celebre por ti, porque por tua virgindade, preparastes agradável morada a Deus em teu coração.
De comum acordo com sua mãe, Santa Luzia vendeu todos os seus bens e deu aos pobres, e começou o seu trabalho junto a população carente.
Rejeitado, humilhado o jovem denunciou a autoridade do governador Pascásio por dois crimes; primeiro por não ter mantido a proposta do casamento, e a segunda por ser Cristão.
Luzia no tribunal do então governador Pascásio responde prontamente: Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade.
Pascásio ordenou que ela fosse queimada após ser envolvida por piche e resinas inflamáveis. Luzia não morreu, e o governador Pascásio muito humilhado e envergonhado, manda que ela seja torturada e ferida a ferro frio. E que seus olhos sejam vazados e retirados.
Ela é levada por seus amigos cristãos para casa em agonia, onde faleceu no dia 13 de Dezembro.
Seus restos mortais foram guardados em Siracusa, depois transportados para Constantinopla e mais tarde, levados para Veneza onde estão até hoje.
A veneração a Santa Luzia, porém começou muito antes de 1.894, quando o Papa Gregório Magno a incluiu no Cânone da Santa Missa.
Seus milagres foram quase em toda maioria, na cura da cegueira e dos olhos. Sua fama se propagou pela Itália, Europa e pelo mundo.
No Brasil são inúmeras as igrejas dedicadas a esta Santa querida. Desde Minas Gerais até o Norte e nordeste, como no estado da Paraíba.
Oração de Santa Luzia:
Ó Santa Luzia, que preferistes deixar que vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé. Ó Santa Luzia, cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a negar Jesus. E Deus com milagre extraordinário vos devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé. Protetora das doenças dos olhos, eu recorro a vós...
(faça a sua intenção)
Para que protejais as minhas vistas e cureis as doenças dos meus olhos. Ó Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, da fé, pela qual eu posso ver meu Deus e aprender contigo e sempre recorrer a vós. Santa Luzia protegei os meus olhos e conservai a minha fé. Santa Luzia, protegei meus olhos e minha fé.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário