A
ESPERANÇA. J. COMBLIN.
O reino de Deus se vive na
esperança. Se o reino de Deus é o aspecto objetivo, a esperança é o aspecto
subjetivo da mesma realidade, a peregrinação que é a existência humana, esta
deve ser a existência de esperança.
Isto quer dizer que a
dimensão do futuro é fundamental na concepção cristã da existência ;- em
nenhuma religião, em nenhuma filosofia, o futuro impregna de tal modo o
presente.
A mensagem da esperança
está exatamente no centro da mensagem de Cristo aos homens;- pois esta mensagem
está enunciada nas bem-aventuranças, e todos os autores concordam em afirmar
que as bem-aventuranças contêm a síntese e a essência de tudo o que Jesus quis
dizer aos homens sobre eles mesmos.
As bem-aventuranças são a
expressão mais completa e mais radical da esperança. Para os ricos, a esperança
não tem significado, eles têm o presente e vivem do presente, querem gozar no
momento presente e dispõem dos meios para fazê-lo;- são eles os que riem e
estão saciados, seus desejos são satisfeitos;- se pensam no futuro, é no
sentido de aumentar e prolongar suas satisfação presente. Eles se dirigem para
o futuro pelo desejo.
Querem possuir o futuro
como possuem o presente, se surgem alguns obstáculos, os ricos querem
destruí-los, tanto os obstáculos que vêm das pessoas como os que vêm da
matéria. Tentam dominar o futuro com sua vontade, procuram conquistar uma
propriedade que lhes garanta o futuro;- submetem-se aos outros e aos objetivos
materiais para ter a segurança de continuar gozando no futuro.
Só vêem o futuro como algo
que é preciso controlar e dominar.
O Espírito Santo é o autor
da esperança, é quem torna possível este impossível. A esperança não consiste
em esperar no sentido vulgar da palavra;- esperar que algo aconteça;- a
esperança consiste em colocar-se numa disposição e atitude de acolhimento e de
receptividade, em orientar-se para o que vem de fora.
Pois ela está baseada numa
convicção;- a plenitude do ser humano, sua felicidade e plena realização não
residem no próprio homem, nem nos bens que estão a seu alcance, mas num dom que
vem dos outros e do OUTRO.
Não podemos fazer com que o
outro nos ame! Não podemos construir nenhum amor, nem podemos fazer com que
Deus se interesse por nós,(DEUS NUNCA DESISTE DE NÓS, SEU AMOR NÃO TEM
TAMANHO), tudo é um dom gratuito. O reino de Deus é dom gratuito de Deus e nada
podemos fazer para que venha;- SÓ PODEMOS ESPERÁ-LO.
Pois se não o esperamos,
não o podemos receber e nem sequer reconhecer. O QUE HÁ DE MAIS HUMANO NÃO É O
QUE SE CONSTRÓI, MAS O QUE SE DÁ.
A esperança não é passiva,
ela se aprofunda a cada etapa;- ao acolher os dons enviados pelo Espírito com a
disposição de abertura do Espírito, ao receber e viver cada dom, o ser humano
aprofunda a esperança.
Pois todo dom é um laço
novo, uma união nova com novos seres humanos, uma nova fraternidade;- ao viver
cada fraternidade e cada solidariedade em seu tempo, o ser humano se habilita a
receber o dom final. Porque o futuro reino de Deus se torna presente nos sinais
que o antecipam. O viver os sinais em todo o seu valor é a esperança. Os sinais
estão em todas as formas de atividade humana;- no trabalho, na associação em
todos os níveis, em todas as expressões de comunicação e comunhão entre os
seres humanos.
Viver os sinais como espera
e preparação do dom final é a esperança, viver segundo o modo da esperança, não
é um modo passivo, mas altamente ativo de viver. No entanto, é preciso estar
consciente de que a atividade não é o ponto central;- A ATIVIDADE SE SUBORDINA
RADICALMENTE A UMA RECEPTIVIDADE. O agir é uma resposta a um dom de Deus de
cada momento.
Assim, a atividade segue os
passos indicados pelos dons de Deus e constitui uma pedagogia da esperança.
Existem atitudes humanas que
excluem a esperança;- tal é a atitude dos que confiam em seu poder e crêem que
podem construir seu futuro. Tal é também a atitude dos que nada podem e que não
querem esperar porque temem desilusões.
Existem atitudes humanas
que deformam a esperança. Alguns acham que o fim do mundo está próximo, e,
portanto, tudo o que acontece neste mundo já não tem importância. Acham que é
preciso esperar passivamente o fim. Desde o começo da Igreja houve Cristãos que
assim pensaram.
Outros acreditam que, para
garantir a salvação no futuro reino de Deus, o essencial é acumular certos
direitos e garantias. Crêem ser possível comprar, de certa maneira, o acesso ao
reino dos céus mediante orações, ritos, ofertas, obras de piedade ou caridade;-
para eles a vida presente não vale em si mesma a não ser pelas oportunidades
que oferece de se poder comprar o futuro. Assim viviam os fariseus. Tais
pessoas não vivem a esperança, mas crêem que o futuro do reino de Deus pode ser
nossa propriedade desde agora, que se pode comprar um título para o futuro.
Outros põem toda a sua
esperança num futuro terreno, e, como os antigos judeus, pensam que Deus
estabelecerá seu reino aqui na terra. Esquecem que esta vida mortal é uma
peregrinação sempre inacabada, e que o presente é algo que passa;- se o reino
estivesse num futuro terreno, todas as gerações anteriores ficariam excluídas
dele.
Em nome de um paraíso terrestre futuro, muitas
vezes os imperadores e dominadores deste mundo exigiram de sua geração
trabalhos e esforços gigantescos;- prometiam a felicidade á geração futura, e,
com isso, pediam á geração presente todos os sacrifícios;- mas por que uma
geração teria que ser sacrificada em favor da seguinte? Se a esperança
estivesse neste mundo, ela só levaria a uma alienação;- nós passamos e teríamos
de constatar que o reino de Deus se prepara para existir sem nós.
Teríamos de perder nossa
substância em favor de outros, que são melhores do que nós, nem superiores a
nós.
A verdadeira esperança,
estabelece uma justa relação entre o mundo presente e o mundo futuro. O futuro
não se constrói aqui, mas se prepara aqui. Pois o reino de Deus está nos
próprios homens abertos aos outros e a Deus, e isto se prepara na esperança.
Comentário;- sem o Espírito
não há esperança;- o Espírito nos faz ver e viver o presente como etapa de
passagem para o futuro. O Espírito nos faz ver a falsidade de toda riqueza que
oculta o futuro, que fecha a porta ao dom pelo fato de reduzir tudo á
propriedade.
O Espírito nos faz
reconhecer os sinais do dom de Deus e do próximo, faz-nos viver desses dons e
abre-nos para os dons futuros.
O Espírito infunde que será
para eles a felicidade que por si mesmos não esperavam
A esperança corresponde ás
promessas de Deus. Desde o começo Deus promete. Há homens que não prestam atenção
ás promessas e outros que vivem das promessas. O antigo testamento é, em sua
totalidade, uma longa história de promessas.
E no Novo Jesus se vincula
ás promessas do passado, renovando-as e confirmando-as, ao mostrar em si mesmo
um último e definitivo sinal da verdade das promessas.
DIVINO ESPÍRITO SANTO, DESCEI SOBRE NÓS.
A nós
descei, divina luz, em nossas almas acendei, o amor, o amor de Jesus.
O amor , o amor de Jesus.
Sem
vós, Espírito divino, cegos, só podemos errar, e do mais triste desatino,
No
mais profundo abismo, sem fim, sem fim penar.
O negro inferno nos faz atroz guerra, contra nós arma o mundo sedutor,
Tudo
é, para nós, perigo nesta terra.
Sois vós, sois vós, nosso libertador. AMEM.
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