domingo, 4 de novembro de 2012

OBSTÁCULOS SOCIAIS. J. COMBLIN.


                                       OBSTÁCULOS SOCIAIS.   J. COMBLIN.

O prestígio da cultura, os títulos universitários e a linguagem complicada é tão grande nos países subdesenvolvidos que as pessoas humildes se sentem paralisadas na presença de tais personagens;- sempre lhes deixam a palavra e, até nas organizações populares, permitem que eles as conduzam.

Com isso, a pratica do discernimento dos pobres nem de longe pode aparecer. Na igreja católica, o prestígio dos sacerdotes é tão grande que os leigos sempre se referem a eles. Não se sentem capazes de (julgar) nem de tomar decisões em matéria moral;- preferem a garantia e a segurança que lhes dá o juízo do sacerdote.

Desta forma, permanecem com sua consciência infantil, em áreas que escapam ao domínio sacerdotal, não sabem (julgar) porque não aprenderam, e aceitam passivamente os julgamentos espontâneos do meio ambiente, embora nada tem de Cristão.

Nosso discernimento pode ser desviado tanto pelo entusiasmo precipitado por formas de ação que não correspondem a condições realistas,- quanto pelo desânimo precipitado diante das dificuldades normais e previsíveis..

Entre os estudantes, intelectuais, sacerdotes ou seminaristas, é comum o entusiasmo pelos movimentos novos, pelas formulas pastorais novas, que ás vezes não passam de pura moda. Convém examinar com atenção as verdadeiras raízes populares das decisões pastorais, para ver se correspondem realmente a movimentos populares profundos com possibilidades de futuro.

Muitas vezes os mais simples não acreditam no valor de seu julgamento,- não crêem nas suas capacidade de pensar, opinar ou tomar decisões,- procuram a orientação dos doutores, baseiam-se nas autoridades, sobretudo na autoridade do padre. Desta forma, não se desenvolve o seu discernimento.

Acontece aqui em casa, freqüentemente que, entre opiniões diversas e contrárias, muitas pessoas não sabem ou não querem escolher, muitos ficam passivamente esperando que o problema se solucione, esquecem que a oração nos faz ter um discernimento para escolher, resolver aquilo que nos é melhor.

Uns dos maiores obstáculos sociais, é que o povo esqueceu de rezar;- nem todos graças á Deus... !!!!!!!

OREMOS- NÃO FOSTES VÓS QUE ME ESCOLHESTES...FUI EU QUE VOS ESCOLHI E PREDESTINEI ENTRE MIL, PARA VOS FAZER PARTICIPAR AQUI, EM SUBLIME INTIMIDADE COMIGO, DURANTE TODA A TUA VIDA. PROCURE-ME E EU TE FAREI FELIZ.

CUMPRIMENTE-ME COM UM BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE, E SEREMOS UNIDOS, E MUITAS DE SUAS AFLIÇÕES, MEDO, ANGUSTIAS E DEPRESSÕES SERÃO DISCIPADAS.

TUDO É POR JESUS, MAS NADA É SEM MARIA.  AMEM.

Nenhum comentário: