domingo, 2 de dezembro de 2012

OS FRUTOS DA EUCARISTIA


OS FRUTOS DA EUCARISTIA.

Como a sagrada Eucaristia nos põe em comunhão íntima e profunda com o Senhor, os seus frutos são abundantes quando ela é recebida com as (disposições necessárias);- estado de graça, desejo de santidade, fervor apostólico, ação de graças etc...

O Senhor diz;- QUEM COME A MINHA CARNE E BEBE O MEU SANGUE permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que de mim se alimenta viverá por mim.

O que o alimento produz em nossa vida corporal, a comunhão o realiza de maneira admirável em nossa vida espiritual. A comunhão da Carne de Cristo ressuscitado, vivificado pelo ESPÍRITO SANTO e vivificante, conserva, aumenta e renova a vida da graça recebida no Batismo. Este crescimento da vida Cristã precisa ser alimentado pela comunhão eucarística, pão da nossa peregrinação, até o momento da morte, quando nos será dado como viático.

O CORPO DE CRISTO que recebemos na comunhão é entregue por nós, e o Sangue que bebemos é derramado por muitos para a remissão dos pecados. Por isso a Eucaristia purifica-nos ao mesmo tempo dos pecados cometidos e preserva-nos dos pecados futuros. SANTO AMBRÓSIO dizia;-

Se anunciamos a morte do Senhor, anunciamos a remissão dos pecados. Se, toda vez que o Sangue é derramado, o é para a remissão dos pecados, devo recebê-lo sempre, para que perdoe sempre os meus pecados. Eu sempre peco, devo ter sempre um remédio.

O Concílio de Trento ensinou que como alimento corporal serve para restaurar a perda das forças, a Eucaristia fortalece a caridade que, na vida diária, tende a arrefecer; e esta caridade vivificada apaga os pecados veniais. Ao dar-se a nós, Cristo reativa o nosso amor e nos torna capazes de romper as amarras desordenadas com as criaturas e de enraizar-nos nele.

É por isso que muitos vícios (BEBIDA, JOGO, CIGARRO, MASTURBAÇÃO ETC...) são deixados quando a pessoa comunga com freqüência.

Acima de tudo a Eucaristia nos preserva dos pecados futuros;- isto é da perda da graça santificante e da amizade de DEUS. Quanto mais participamos da vida de Cristo e quanto mais progredimos na sua amizade, tanto mais difícil dele separar-nos pelo pecado mortal.

A comunhão renova, fortalece e aprofunda a nossa incorporação á igreja, realizada já pelo Batismo. No Batismo fomos chamados a construir um só CORPO. A Eucaristia realiza isto.

O CÁLICE DE BENÇÃO QUE ABENÇOAMOS NÃO É COMUNHÃO COM O SANGUE DE CRISTO? O pão que partimos não é Comunhão com o Corpo de Cristo?

Já que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só Corpo, visto que todos participamos deste único pão.

São João Crisóstomo dizia;- DEGUSTASTES O SANGUE DO SENHOR E NÃO RECONHECES SEQUER O TEU IRMÃO.

DESONRAS ESTA PRÓPRIA MESA, NÃO JULGANDO DIGNO DE PARTILHAR DO TEU ALIMENTO AQUELE QUE FOI JULGADO DIGNO DE PARTICIPAR DESTA MESA.

DEUS TE LIBERTOU DE TODOS PECADOS E TE CONVIDOU PARA ESTA MESA. E TU, NEM MESMO ASSIM, NÃO TE TORNASTE MAIS MISERICORDIOSO.

PARA RECEBER, NA VERDADE, O CORPO E O SANGUE DE CRISTO ENTREGUES POR NÓS, DEVEMOS RECONHECER O CRISTO NOS MAIS POBRES, SEUS IRMÃOS, ESPECIALMENTE OS FAMINTOS, NUS, PRESOS E ENFERMOS.

A MADRE Teresa de Calcutá ensinava ás suas irmãs a adorarem o Cristo no Sacrário antes de o socorrerem nas ruas na presença do pobre necessitado.

                                    VAMOS REFLETIR?

VEJA QUE ROSTOS SOFRIDOS, DESCONFIADOS, AGRESSIVOS...

            SÃO TANTOS IRMÃOS MAL  AMADOS,

INCAPAZES DE CRER NA BONDADE DOS OUTROS,

                                   PORQUE DESDE A INFANCIA A VIDA LHES FOI ADVERSA.

ENRIJECERAM-SE SUAS FACES, ENDURECERAM-SE SEUS CORAÇÕES.

            SÃO FILHOS DO ASFALTO, DO CIMENTO ARMADO,

                                               DA SELVA DE PEDRAS QUE NÓS MESMOS ERGUEMOS.

                                               E QUEM OS AMARÁ?
       

 

FIQUEM COM DEUS PAI TODO PODEROSO.

                        TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA.

                                              

           

                                                           AMEM.

Nenhum comentário: