OS
FRUTOS DA EUCARISTIA.
Como a sagrada Eucaristia
nos põe em comunhão íntima e profunda com o Senhor, os seus frutos são
abundantes quando ela é recebida com as (disposições necessárias);- estado de
graça, desejo de santidade, fervor apostólico, ação de graças etc...
O Senhor diz;- QUEM COME A
MINHA CARNE E BEBE O MEU SANGUE permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai,
que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que de mim se alimenta
viverá por mim.
O que o alimento produz em
nossa vida corporal, a comunhão o realiza de maneira admirável em nossa vida
espiritual. A comunhão da Carne de Cristo ressuscitado, vivificado pelo
ESPÍRITO SANTO e vivificante, conserva, aumenta e renova a vida da graça
recebida no Batismo. Este crescimento da vida Cristã precisa ser alimentado
pela comunhão eucarística, pão da nossa peregrinação, até o momento da morte,
quando nos será dado como viático.
O CORPO DE CRISTO que
recebemos na comunhão é entregue por nós, e o Sangue que bebemos é derramado
por muitos para a remissão dos pecados. Por isso a Eucaristia purifica-nos ao
mesmo tempo dos pecados cometidos e preserva-nos dos pecados futuros. SANTO
AMBRÓSIO dizia;-
Se anunciamos a morte do
Senhor, anunciamos a remissão dos pecados. Se, toda vez que o Sangue é
derramado, o é para a remissão dos pecados, devo recebê-lo sempre, para que
perdoe sempre os meus pecados. Eu sempre peco, devo ter sempre um remédio.
O Concílio de Trento
ensinou que como alimento corporal serve para restaurar a perda das forças, a
Eucaristia fortalece a caridade que, na vida diária, tende a arrefecer; e esta
caridade vivificada apaga os pecados veniais. Ao dar-se a nós, Cristo reativa o
nosso amor e nos torna capazes de romper as amarras desordenadas com as
criaturas e de enraizar-nos nele.
É por isso que muitos
vícios (BEBIDA, JOGO, CIGARRO, MASTURBAÇÃO ETC...) são deixados quando a pessoa
comunga com freqüência.
Acima de tudo a Eucaristia
nos preserva dos pecados futuros;- isto é da perda da graça santificante e da
amizade de DEUS. Quanto mais participamos da vida de Cristo e quanto mais
progredimos na sua amizade, tanto mais difícil dele separar-nos pelo pecado
mortal.
A comunhão renova,
fortalece e aprofunda a nossa incorporação á igreja, realizada já pelo Batismo.
No Batismo fomos chamados a construir um só CORPO. A Eucaristia realiza isto.
O CÁLICE DE BENÇÃO QUE
ABENÇOAMOS NÃO É COMUNHÃO COM O SANGUE DE CRISTO? O pão que partimos não é
Comunhão com o Corpo de Cristo?
Já que há um único pão,
nós, embora muitos, somos um só Corpo, visto que todos participamos deste único
pão.
São João Crisóstomo dizia;-
DEGUSTASTES O SANGUE DO SENHOR E NÃO RECONHECES SEQUER O TEU IRMÃO.
DESONRAS ESTA PRÓPRIA MESA,
NÃO JULGANDO DIGNO DE PARTILHAR DO TEU ALIMENTO AQUELE QUE FOI JULGADO DIGNO DE
PARTICIPAR DESTA MESA.
DEUS TE LIBERTOU DE TODOS
PECADOS E TE CONVIDOU PARA ESTA MESA. E TU, NEM MESMO ASSIM, NÃO TE TORNASTE
MAIS MISERICORDIOSO.
PARA RECEBER, NA VERDADE, O
CORPO E O SANGUE DE CRISTO ENTREGUES POR NÓS, DEVEMOS RECONHECER O CRISTO NOS
MAIS POBRES, SEUS IRMÃOS, ESPECIALMENTE OS FAMINTOS, NUS, PRESOS E ENFERMOS.
A MADRE Teresa de Calcutá
ensinava ás suas irmãs a adorarem o Cristo no Sacrário antes de o socorrerem
nas ruas na presença do pobre necessitado.
VAMOS REFLETIR?
VEJA
QUE ROSTOS SOFRIDOS, DESCONFIADOS, AGRESSIVOS...
SÃO
TANTOS IRMÃOS MAL AMADOS,
INCAPAZES DE CRER NA BONDADE DOS OUTROS,
PORQUE
DESDE A INFANCIA A VIDA LHES FOI ADVERSA.
ENRIJECERAM-SE SUAS FACES, ENDURECERAM-SE SEUS CORAÇÕES.
SÃO
FILHOS DO ASFALTO, DO CIMENTO ARMADO,
DA
SELVA DE PEDRAS QUE NÓS MESMOS ERGUEMOS.
E
QUEM OS AMARÁ?
FIQUEM COM DEUS PAI TODO PODEROSO.
TUDO
POR JESUS, NADA SEM MARIA.
AMEM.
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