terça-feira, 3 de março de 2015

COMO A PIEDADE RETORNOU AO AMOR;- CATHERINE DOHERTY


A PORTA DO CÉU ESTÁ FECHADA AO ÓDIO, NO CÉU NÃO TÊM RANCOR. VIANNEY.

COMO A PIEDADE RETORNOU AO AMOR;- CATHERINE DOHERTY

 

 

UM DIA DONA PIEDADE ACORDOU MUITO CONFUSA. NATURALMENTE, A CONFUSÃO NÃO ACONTECEU DE UMA HORA PARA OUTRA. TINHA COMEÇADO HÁ MUITO TEMPO ATRÁS. MAS AQUELA MANHÃ A FEZ PENSAR. FEZ COM QUE ELA DECIDISSE QUE ALGUMA COISA TINHA QUE SER FEITA, E QUE TINHA QUE SER FEITA AGORA.

 

A CHAVE DE TODO O PROBLEMA ERA O SEU LUGAR NA ORDEM DAS COISAS. ATÉ UM CERTO TEMPO (NÃO CONSEGUIA LEMBRAR-SE QUANDO EXATAMENTE), TINHA ESTADO CONTENTE EM ESTAR ATENDENDO DONA CARIDADE, CUJO OUTRO NOME ERA AMOR. TINHA ESTADO SATISFEITA EM SER UMA ENTRE MUITOS, POIS O AMOR TINHA OUTROS ATENDENTES ALÉM DA PIEDADE. O ENTENDIMENTO, A GENTILEZA, O PERDÃO, A HUMILDADE, O CONHECIMENTO. – DONA PIEDADE TINHA FEITO PARTE DESTE ROL POR MAIS TEMPO DO QUE PODIA SE LEMBRAR.

MAS, UM DIA (TINHA PERDIDO A NOÇÃO DO TEMPO), OCORREU-LHE QUE ERA UMA PERSONAGEM MUITO IMPORTANTE EM SI MESMA. ENTÃO, EM VEZ DE SER SIMPLESMENTE UMA NO MEIO DE MUITOS NA COMITIVA SUA OU, PELO MENOS, AGIR POR SI SÓ, COMO FAZEM TODAS AS PESSOAS IMPORTANTES.

 

NO PRINCÍPIO, ERA SOMENTE UMA IDÉIA SURPREENDENTE. ELA A REJEITOU, POR ACHÁ-LA IMPRÓPRIA. MAS A IDÉIA CONTINUOU A VOLTAR, VOLTAR, APESAR DE TUDO O QUE FAZIA PARA SE LIVRAR DELA. REALMENTE TINHA TENTADO SE LIVRAR DELA POR SÉCULOS. MAS A IDÉIA NÃO A DEIXAVA. TROUXE-LHE MAIS E MAIS DÚVIDAS ATÉ QUE ACORDOU PROFUNDAMENTE CONFUSA.

POR VOLTA DO MEIO-DIA DAQUELE DIA FATÍDICO, ELA DECIDIUAGIR. FOI TOLICE SUA. NÃO SE DEVE NUNCA TOMAR UMA DECISÃO QUANDO SE ESTÁ CONFUSO. MAS DONA PIEDADE ASSIM O FEZ. NAQUELA NOITA SIMPLESMENTE DEIXOU O AMOR.

 

DONA PIEDADE NUNCA TINHA ESTADO SOZINHA ANTES E NÃO SABIA PARA ONDE IR. ENTÃO, SEGUIU EM FRENTE. ENQUANTO ANDAVA DEVAGAR PELA NOITE ESTRELADA, FAZIA PLANOS. NATURALMENTE! SABIA O QUE FAZER! SERIA ELA MESMA! OS HOMENS TINHAM NECESSIDADE DA PIEDADE DESDE QUE O PRIMEIROHOMEM FORA EXPULSO DO PARAÍSO. MAS OS HOMENS PRECISAVAM AINDA MAIS DELA DESDE QUE AQUELE HOMEM EXTRAORDINÁRIO (QUE, SOUBE MAIS TARDE, ERA O FILHO DE DEUS) TINHA VINDO NA TERRA. OS OLHOS E O CORAÇÃO DO HOMEM ESTAVAM TÃO CHEIOS DE AMOR E PIEDADE QUE OS HOMENS, APÓS TEREM VISTO O REFLEXO DA PIEDADE NOS OLHOS DELE, SOUBERAM QUE PRECISAVAM DELA MAIS DO QUE NUNCA.

ERA SIMPLES. AGORA QUE ELA ERA TÃO IMPORTANTE E DONA DE SI, - IRIA AJUDAR OS HOMENS EM TODOS OS LUGARES. AOS POUCOS GANHARIA O RECONHECIMENTO QUE TANTO MERECIA. IRIA ADQUIRIR UMA COMITIVA SUA E REVELARIA PARA TODOS A PERSONAGEM TÃO IMPORTANTE QUE ERA. ASSIM CORRIAM SEUS PENSAMENTOS.

ANDAVA MAIS RÁPIDO E COM PASSOS MAIS FIRMES AGORA. E FOI QUANDO SE ENCONTROU COM UM JOVEM E UMA MULHER SENTADOS NUM BANCO DE UM PARQUE CONVERSANDO. ALGO NA POSTURA DA JOVEM MULHER CHAMOU A ATENÇÃO DE DONA PIEDADE. A MULHER PARECIA DEPRIMIDA. ESTAVA CHORANDO, COMO QUE PARA SI MESMA. A DONA PIEDADE CHEGOU MAIS PERTO E PERCEBEU QUE O HOMEM ESTAVA FALANDO DE UM MODO CRUEL. ASSIM NÃO DARIA, PENSOU A PIEDADE. SENTOU-SE BEM PERTO DELE. ELE OLHOU EM SEU ROSTO. EMBORA NÃO PUDESSE VÊ-LA COM SEUS OLHOS HUMANOS, SENTIA SUA PRESENÇA. SUA VOZ MUDOU DE TOM. TORNOU-SE CHEIA DE PIEDADE.

DONA PIEDADE SORRIU PARA SI MESMA, ORGULHOSA DE SEU PODER SOBRE OS HOMENS!

ENTÃO, UMA COISA ESTRANHA ACONTECEU. A MOÇA PAROU DE CHORAR. LEVANTOU UM ROSTO ESPANTADO E MAGOADO PARA O HOMEM. DISSE-LHE QUE NÃO QUERIA PIEDADE SEM AMOR. COM ISSO LEVANTOU-SE E ANDOU;- MAIS DO QUE ISSO, CORREU DELE. ELE ENCOLHEU SEUS LARGOS OMBROS, SACUDIU SUA CABEÇA, ACENDEU UM CIGARRO E FOI EMBORA. A PIEDADE FICOU SENTADA NO BANCO, PERDIDA EM CONSTERNAÇÃO PELO QUE PODERIA TER DADO ERRADO.

DEPOIS DE ALGUM TEMPO DONA PIEDADE LEVANTOU-SE E, COM SEU PROBLEMA AINDA NÃO RESOLVIDO, PÔS-SE EM MOVIMENTO. NO TEMPO DEVIDO CHEGOU A UMA GRANDE CIDADE. AINDA PENSANDO, DIRIGIU-SE PARA O LADO MAIS POBRE DAQUELA CIDADE. PERCEBEUUMA MULHER BEM VESTIDA, CARREGADA COM TODO O TIPO DE PRESENTES, INDO DE CASA EM CASA. SENTINDO QUE TALVEZ PRECISASSE DE AJUDA, A PIEDADE A SEGUIU.

FORAM DE CASA EM CASA, A MULHER COM OS PRESENTES E DONA PIEDADE ATRÁS DELA. ERAM CASAS POBRES, QUASE DESTÍTUIDAS, ONDE A MULHER ERA RECEBIDA CORDIALMENTE, MAS COM UMA ESTRANHA FALTA DE CALOR. MÃES CANSADAS COM OS FILHOS ESCONDIDOS EM SUAS SAIAS SORRIUM UM SORRISO MORTO. HUMILDEMENTE ACEITAVAM OS PRESENTES E OUVIAM AS PALAVRAS CHEIAS DE PIEDADE. MAS DIZIAM MUITO POUCO ALÉM DE UM INDIFERENTE (OBRIGADA).

 

ESPANTADA, A PIEDADE FICOU EM UMA DAS CASAS DEPOIS QUE A SENHORA COM OS PRESENTES TINHA IDO EMBORA. UMA VEZ MAIS OUVIU PALAVRAS ESTRANHAS, PALAVRAS SOBRE A AMARGURA DE RECEBER DONATIVOS DADOS COM PURA PIEDADE E SEM AMOR.

 

DONA PIEDADE RECUSOU-SE A ACREDITAR NO QUE ESTAVA OUVINDO, MAS, ANDANDO DE LÁ PARA CÁ, ANO APÓS ANO, FICOU DESENCORAJADA. FOI A UMA IGREJA PARA PENSAR. NO CRESPÚSCULO QUE DESAPARECIA, UMA ESTÁTUA ATRAIU SEU OLHAR. ESTAVA SURPRESA EM RECONHECER O DEUS-HOMEM QUE TINHA UMA VEZ ENCONTRADO EM SUAS PEREGRINAÇÕES SEM FIM, QUANDO ERA UMA AJUDANTE DO AMOR. PARECIA QUE SEUS OLHOS OLHAVAM PARA OS DELA COM PROFUNDA PIEDADE, MAS COM UMA PIEDADE CLARA, TRANSPARENTE QUE RECEBIA TODA SUA BELEZA DO AMOR.

 

NAQUELE MOMENTO A PIEDADE ENTENDEU QUE, SOZINHA, SEM O AMOR, NÃO  PODIA AJUDAR NINGUÉM. ENTENDEU QUE ERA UMA SIMPLES AJUDANTE NA COMITIVA DO AMOR E O AMOR ERA MAIS DO QUE ELA, PIEDADE, JAMAIS PODERIA SER.

O AMOR AFINAL DE CONTAS, ERA UMA PESSOA, ERA DEUS. SÓ O AMOR PODERIA FAZER A PIEDADE CALOROSA, AMIGA E CAPAZ DE CURAR.

SEM O AMOR ELA ERA UMA COISA MORTA E SEM VIDA.

NAQUELA NOITA A PIEDADE VOLTOU PARA ONDE PERTENCIA. VOLTOU PARA O AMOR.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 VAMOS LEMBRAR?  DEUS É ALEGRIA INFINITA QUE ABRAÇA O UNIVERSO. ASSIM O APÓSTOLO PAULO DESCREVE DEUS. UMA ALEGRIA SEM FIM DEUS PROMETE A QUE PERSEVERAR. UMA ALEGRIA QUE INUNDA TODO O UNIVERSO  ELE QUER SER EM NOSSA VIDA. NO FIM DE TUDO... UMA ALEGRIA SEM FIM...INFINDA... IMENSA...

 

MAIOR QUE O UNIVERSO, A PONTO DE ABRAÇÁ-LO. POR ISSO, MEUS AMIGOS E AMIGAS;- ALEGREMO-NOS! O MENINO QUE HÁ POUCO NASCIA NA MANJEDOURA DE NOSSOS CORAÇÕES NOS DÁ A FIRME ESPERANÇA DE QUE, ONDE HÁ VIDA, O FIM É UM ETERNO RECOMEÇO FEITO DE ALEGRIA. NA SINGELEZA DE QUEM VÊ O SORRISO DE UMA CRIANÇA EM SEU PRIMEIRO E CURIOSO OLHAR PODEMOS AFIRMAR;-

 

 NÃO PODE HAVER TRISTEZA QUANDO NASCE A VIDA! AINDA MAIS QUANDO DEUS NOS QUER CARINHOSAMENTE ABRAÇAR.    FREI EDRIAN JOSUÉ PASINI.

 

 

SE NÃO HOUVESSE A ESPERANÇA, O CORAÇÃO ARREBENTARIA.      BENJAMIN FRANKLIN.

 

Nenhum comentário: