terça-feira, 3 de março de 2015


O CAMINHO DA MANSIDÃO- CARVAJAL

- JESUS, MODELO DE MANSIDÃO QUE DEVEMOS IMITAR.

-A MANSIDÃO ASSENTA NUMA GRANDE FORTALEZA DE ESPÍRITO.

-FRUTOS DA MANSIDÃO. SUA NECESSIDADE PARA A CONVIVÊNCIA E O APOSTOLADO.
 

SOMOS CONVIDADOS A CONTEMPLARMOS A GRANDEZA DE DEUS,EM CONTRASTE COM A NOSSA DEBILIDADE, QUE CONHECEMOS PELA EXPERIÊNCIA DAS NOSSAS QUEDAS, SEMPRE REPETIDAS. E DIZEMÑOS QUE O SENHOR É COMPASSIVO E MISERICORDIOSO, TARDO EM IRAR-SE E CHEIO DE AMOR, E QUE AQUELES QUE NELE ESPERAM RENOVAM AS SUAS FORÇAS, TOMAM ASAS COMO ÁGUIA, CORREM SEM SE FADIGAR.

O MESSIAS TRAZ Á HUMANIDADE UM JUGO E UM FARDO, MAS ESSE JUGO É SUAVE PORQUE É LIBERTADOR, E O FARDO NÃO É PESADO PORQUE ELE CARREGA A PARTE MAIS DURA. O SENHOR NUNCA NOS ANGUSTIA COM OS SEUS PRECEITOS;- ANTES PELO CONTRÁRIO, ESTES NOS TORNAM LIVRES E NOS FACILITAM A EXISTÊNCIA. – VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTAIS FATIGADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI, DIZ-NOS JESUS NO EVANGELHO. TOMAI O MEU JUGO SOBRE VÓS E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS;- PORQUE MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE.

 

O SENHOR PROPÕE-SE A SI MESMO COMO MODELO DE MANSIDÃO E DE HUMILDADE, DUAS VIRTUDES E ATITUDES DO CORAÇÃO QUE CAMINHAM SEMPRE JUNTAS. DEVEMOS NOS ESFORÇAR EM IMITÁ-LO, SÓ ASSIM PODEREMOS COMPREENDER OS ACONTECIMENTOS DE BELÉM. A UM CORAÇÃO MANSO E HUMILDE COMO O DE CRISTO, AS ALMAS ABREM-SE DE PAR EM PAR. NO SEU CORAÇÃO AMABILÍSSIMO, AS MULTIDÕES ENCONTRAVAM REFÚGIO E DESCANSO;- E TAMBÉM AGORA SE SENTEM FORTEMENTE ATRAÍDAS POR ELE, E NELE ACHAM PAZ. O SENHOR DISSE-NOS QUE APRENDÊSSEMOS DELE. A FECUNDIDADE DA AÇÃO APOSTÓLICA ESTARÁ SEMPRE MUITO RELACIONADA COM ESTA VIRTUDE DA MANSIDÃO.

 

SE OBSERVARMOS JESUS DE PERTO, VÊ-LO-EMOS PACIENTE COM OS DEFEITOS DOS SEUS DISCÍPULOS E DISPOSTO A REPETIR-LHES CONSTANTEMENTE OS MESMOS ENSINAMENTOS, PARA QUE, APESAR DE LENTOS E DISTRAÍDOS, CONHEÇAM A DOUTRINA DA SALVAÇÃO. NÃO SE IMPACIENTA COM AS SUAS RUDEZAS E FALTAS DE CORRESPONDÊNCIA. REALMENTE, JESUS, QUE É NOSSO MESTRE E SENHOR, MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, ATRAIU E CONVIDOU PACIENTEMENTE OS SEUS DISCÍPULOS.

IMITAR JESUS NA SUA MANSIDÃO É O REMÉDIO PARA AS NOSSAS IRRITAÇÕES, IMPACIÊNCIAS E FALTAS DE CORDIALIDADE E DE COMPREENSÃO. ESTE ESPÍRITO SERENO E ACOLHEDOR NASCERÁ E CRESCERÁ EM NÓS A MEDIDA QUE PROCURARMOS ESTAR CADA VEZ MAIS NA PRESENÇA DE DEUS E CONSIDERARMOS COM MAIS FREQUÊNCIA A VIDA DE NOSSO SENHOR;- OXALÁ FOSSEM TAIS O TEU PORTE E A TUA CONVERSAÇÃO QUE TODOS PUDESSEM DIZER, AO VER-TE OU OUVIR-TE FALAR;- ESTE LÊ A VIDA DE JESUS CRISTO.

 

A CONTEMPLAÇÃO DE JESUS NOS AJUDARÁ ESPECIALMENTE A NÃO SER ALTIVOS E A NÃO IMPACIENTARMOS COM AS CONTRARIEDADES. NÃO COMETAMOS O ERRO DE PENSAR QUE O NOSSO (MAU GÊNIO), QUE SE MANIFESTA EM OCASIÕES E CIRCUNSTÂNCIAS BEM DETERMINADAS, DEPENDE DA MANEIRA DE SER DOS QUE NOS RODEIAM.

 

A PAZ DO NOSSO ESPÍRITO NÃO DEPENDE DO BOM CARÁTER E BENEVOLÊNCIA DOS OUTROS. ESSE CARÁTER BOM E ESSA BENIGNIDADE DOS NOSSOS PRÓXIMOS NÃO ESTÃO SUBMETIDOS DE MODO ALGUM AO NOSSO PODER E AO NOSSO ARBÍTRIO. ISSO SERIA ABSURDO. A TRANQUILIDADE DO NOSSO CORAÇÃO DEPENDE DE NÓS MESMOS. É EM NÓS QUE DEVE ESTAR O ESFORÇO POR EVITAR OS EFEITOS RIDÍCULOS DA IRA E POR NÃO FAZÊ-LO DEPENDER DA MANEIRA DE SER DOS OUTROS. O TRABALHO DE SUPERARMOS O NOSSO MAU GÊNIO NÃO HÁ DE DEPENDER DA PERFEIÇÃO ALHEIA, MAS DA NOSSA VIRTUDE.

 

A MANSIDÃO NÃO É CARACTERÍSTICA DOS HOMENS MOLES OU AMORFOS;- PELO CONTRÁRIO, EXIGE UMA GRANDE FORTALEZA DE ESPÍRITO, E O PRÓPRIO EXERCÍCIO DESTA VIRTUDE IMPLICA CONTÍNUOS ATOS DE FORTALEZA. ASSIM COMO OS POBRES SÃO OS VERDADEIRAMENTE RICOS SEGUNDO O EVANGELHO, ASSIM TAMBÉM OS MANSOS SÃO OS VERDADEIRAMENTE FORTES. BEM-AVENTURADOS OS MANSOS PORQUE ESTÃO PROTEGIDOS CONTRA O DEMÔNIO E CONTRA OS GOLPES DAS PERSEGUIÇÕES NA GUERRA DESTE MUNDO. SÃO COMO COPOS DE VIDRO RECOBERTOS DE PALHA OU DE FENO, QUE NÃO SE QUEBRAM QUANDO RECEBEM UMA PANCADA.

 

A MANSIDÃO É COMO UM ESCUDO MUITO FORTE CONTRA O QUAL SE CHOCAM E SE DESFAZEM OS ATAQUES DAS SETAS AGUDAS DA IRA. OS MANSOS VÃO VESTIDOS COM VESTES DE ALGODÃO MUITO SUAVE, QUE OS DEFENDEM SEM INCOMODAR NINGUÉM. A MATÉRIA PRÓPRIA DESTA VIRTUDE É A PAIXÃO DA IRA NAS SUAS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES, UMA PAIXÃO QUE PASSA A SER DE TAL MODO MODERADA E RETIFICADA QUE NÃO DESPERTA SENÃO QUANDO É NECESSÁRIO E NA MEDIDA EM QUE O É.

 

APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO. DIANTE DA MAJESTADE DE DEUS, QUE SE FEZ CRIANÇA EM BELÉM, TUDO O QUE NOS ATINGE ADQUIRE AS SUAS JUSTAS PROPORÇÕES, E O QUE PODERIA SER UMA GRANDE CONTRARIEDADE PERMANECE NA SUA EXATA MEDIDA. APRENDEMOS A NÃO PERDER A PAZ E A SER JUSTOS AO AVALIARMOS OS DIVERSOS INCIDENTES DA VIDA DIÁRIA, A CALAR-NOS EM MUITAS OCASIÕES, A SORRIR, A TRATAR BEM OS OUTROS, A ESPERAR O MOMENTO OPORTUNO PARA LHES CORRIGIR UMA FALTA.

 

APRENDEMOS TAMBÉM A SAIR EM DEFESA DA VERDADE E DOS INTERESSES DE DEUS E DOS NOSSOS IRMÃOS COM TODA FIRMEZA QUE SEJA NECESSÁRIA. PORQUE A MANSIDÃO NÃO É CONTRÁRIA A UMA CÓLERA SANTA PERANTE A INJUSTIÇA. NÃO É MANSIDÃO O QUE SERVE DE REFÚGIO Á COVARDIA.

 

A IRA, É, POIS, JUSTA E SANTA QUANDO SE PROPÕE RESPEITAR OS DIREITOS DOS OUTROS E, DE MODO ESPECIAL, A SOBERANIA E A SANTIDADE DE DEUS. VEMOS JESUS SANTAMENTE IRADO DIANTE DOS FARISEUS E DOS MERCADORES DO TEMPLO. O SENHOR ENCONTRA O TEMPLO CONVERTIDO NUM COVIL DE LADRÕES, NUM LUGAR PROFANADO, DEDICADO A COISAS QUE NÃO TINHAM NADA A VER COM A ADORAÇÃO DE DEUS, E IRRITA-SE TERRIVELMENTA, DEMONSTRANDO-O COM AS SUAS PALAVRAS E ATOS. OS EVANGELISTAS DESCREVERAM-NOS MUITO POUCAS CENAS TÃO CONTUNDENTES COMO ESTA.

 

E JUNTAMENTE COM A SANTA IRA DE JESUS PARA COM OS QUE PROSTITUEM O LUGAR SANTO, VEMOS A SUA GRANDE MISERICÓRDIA PARA COM OS NECESSITADOS;- CHEGARAM-SE A ELE CEGOS E COXOS QUE SE ENCONTRAVAM NO TEMPLO, E ELE OS SAROU.

 

A MANSIDÃO OPÕE-SE ÁS MANIFESTAÇÕESESTÉREIS DE VIOLÊNCIA – QUE NO FUNDO SÃO SINAIS DE FRAQUEZA;- IMPACIÊNCIA, IRRITAÇÃO, FRIEZA, MAU HUMOR, ÓDIO, ETC.- AO DISPÊNDIO INÚTIL DE FORÇAS POR ABORRECIMENTOS QUE NÃO TÊM RAZÃO DE SER, NEM PELA SUA ORIGEM – MUITAS VEZES, SURGEM DE NINHARIAS QUE SE PODIAM TER ULTRAPASSADO COM UM SORRISO OU COM O SILÊNCIO-, NEM PELOS SEUS RESULTADOS, PORQUE NÃO RESOLVEM NADA.

 

DA FALTA DESTA VIRTUDE PROVÊM AS EXPLOSÕES DE MAU HUMOR ENTRE OS ESPOSOS, QUE VÃO CORROENDO POUCO A POUCO O VERDADEIRO AMOR;- A IRACÚNDIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS FUNESTAS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS;- A FALTA DE PAZ NA ORAÇÃO, PORQUE, AO INVÉS DE SE FALAR COM DEUS, RUMINAM-SE OFENSAS RECEBIDAS. O DOMINIO DE SI PRÓPRIO – QUE FAZ PARTE DA VERDADEIRA MANSIDÃO, É A ARMA DOS FORTES;- IMPEDE QUE FALEMOS CEDO DEMAIS, QUE DIGAMOS PALAVRAS FERINAS QUE DEPOIS PREFERIRÍAMOS NUNCA TER PRONUNCIADO. A MANSIDÃO SABE ESPERAR O MOMENTO OPORTUNO E MATIZA OS JUÍZOS, PRESERVANDO-LHES TODA A SUA FORÇA.

A FALTA HABITUAL DE MANSIDÃO É FRUTO DA SOBERBA E SÓ PRODUZ SOLIDÃO E ESTERILIDADE Á SUA VOLTA. O TEU MAU GÊNIO, AS TUAS REAÇÕES BRUSCAS, OS TEUS MODOS POUCO AMÁVEIS, AS TUAS ATITUDES DESPROVIDAS DE AFABILIDADE, A TUA RIGIDEZ – TÃO POUCO CRISTÃ – SÃO A CAUSA DE QUE TE ENCONTRES SÓ, NA SOLIDÃO DO EGOISTA, DO HOMEM AMARGURADO, DO ETERNO DESCONTENTE, DO RESSENTIDO, E SÃO TAMBÉM A CAUSA DE QUE Á TUA VOLTA, EM VEZ DE AMOR, HAJA INDIFERENÇA, FRIEZA, RESSENTIMENTO E DESCONFIANÇA.

 

É PRECISO QUE, COM UM TEMPERAMENTO AMÁVEL E COMPREENSIVO, COM A MANSIDÃO DE CRISTO AMALGAMADA Á TUA VIDA, SEJA FELIZ E FAÇAS FELIZES TODOS OS QUE TE RODEIAM, TODOS OS QUE TE ENCONTRAM NO CAMINHO DA SUA VIDA.OS MANSOS POSSUÍRÃO A TERRA – POSSUIR-SE-ÃO A SI PRÓPRIOS, PORQUE NÃO SERÃO ESCRAVOS DAS SUAS IMPACIÊNCIAS E DO SEU CARÁTER IRACUNDO;- POSSUIRÃO A DEUS, PORQUE A SUA ALMA ESTARÁ SEMPRE INCLINADA Á ORAÇÃO, NUM CLIMA DE CONTÍNUA PRESENÇA DE DEUS;- POSSUÍRÃO OS QUE OS RODEIAM, PORQUE SÓ UM CORAÇÃO MANSO E HUMILDE CONQUISTA A AMIZADE E O CARINHO DOS OUTROS.

 

 NA NOSSA PASSAGEM PELO MUNDO, TEMOS QUE ESPALHAR O BOM AROMA DE CRISTO, O NOSSO SORRISO HABITUAL, UMA CALMA SERENA, BOM-HUMOR E ALEGRIA, CARIDADE E COMPREENSÃO.

 

EXAMINEMOS QUAL A NOSSA DISPOSIÇÃO PARA O SACRIFÍCIO, NECESSÁRIO PARA TORNAR AGRADÁVEL A VIDA AOS OUTROS;- SE SOMOS CAPAZES DE RENUNCIAR AOS NOSSOS JUÍZOS, SEM PRETENDER TER SEMPRE RAZÃO;- SE SABEMOS REPRIMIR O MAU GÊNIO E PASSAR POR ALTO OS ATRITOS QUE SURGEM NO CONVÍVIO DIÁRIO.ESSE TEMPO É UMA BOA OCASIÃO PARA REFORÇARMOS ESTA ATITUDE DO CORAÇÃO. 

 

CHEGAREMOS A CONSEGUI-LO SE PROCURARMOS COM MAIS FREQUÊNCIA O CAMINHO DO SACRÁRIO, O CAMINHO DA CONFISSÃO PARA CONVERSAR COM O SENHOR SOBRE OS ASSUNTOS QUE MAIS NOS PREOCUPAM OU NOS CONTRARIAM, E PRINCIPALMENTE ELIMINAR OS NOSSOS PECADOS.

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

PALAVRA E PEDRA SOLTA NÃO TÊM VOLTA. BENITO PÉREZ GALDÓS.
A todos meu apreço e boa conversão, nesta quaresma. Amém.

Nenhum comentário: