terça-feira, 3 de março de 2015

QUANDO A ÁGUA DESCE DO CÉU – SANTA TERESA DE ÁVILA.


QUANDO A ÁGUA DESCE DO CÉU – SANTA TERESA DE ÁVILA.
 
ORAÇÕES TOTALMENTE PASSIVAS;- O SUBTÍTULO É JÁ UMA DEFINIÇÃO. NESTA ORAÇÃO, A INVAÇÃO DO DIVINO NA ALMA É TOTAL E ELE É RESPIRADO CONTINUAMENTE COMO SE TRATASSE DE UMA REALIDADE QUE SE TORNOU PARTE ESSENCIAL DE SUA PRÓPRIA VIDA. A TENSÃO PARA O INVISÍVEL, COMO BUSCA CONSTANTE DA FACE DO PAI, PELA IMERSÃO DA ALMA EM DEUS, REALIZANDO AO PÉ DA LETRA O (JÁ) E O (NÃO AINDA), SE TRANSFORMA, EMBORA NÃO EXCLUA MOMENTOS DE GRANDE TENSÃO, NA SERENA ESPERA DO CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS, QUE CONHECE O MOMENTO E A HORA EM QUE, DESFEITOS POR FIM OS LAÇOS DO TEMPO, A ALMA, QUAL CÂNDIDA POMBA, VOA PARA O MEIO DE SEUS BRAÇOS. A AFIRMAÇÃO NÃO É DE MODO ALGUM UMA REDUÇÃO POSITIVA DA TENSÃO AMOROSA DA ALMA E, TAMPOUCO, PODE SER CHAMADA DE SERENA RESIGNAÇÃO. É VERDADE QUE A BUSCA, ENQUANTO TAL, TERMINOU, POIS A ALMA ENCONTRA DEUS QUANDO QUER E DENTRO DE SI. MAS A PRÓPRIA ELEVADA ATIVIDADE DA VONTADE AVIVA SEM CESSAR O ESPÍRITO, POIS QUE, COMO AFIRMA SÃO JOÃO DA CRUZ, A DOENÇA DE AMOR SÓ SE CURA COM A PRESENÇA E A FIGURA;- mostra a tua presença! Mate-me a tua vista e formosura;- olha que esta doença – de amor jamais se cura – a não ser com a presença e com a figura. O santo assim comenta;- deseja a alma ver-se enfim possuída por este grande deus cujo amor lhe roubou e feriu o coração;- e, não podendo mais suportar, pede determinadamente nesta canção lhe descubra e mostre sua formosura, isto é, sua divina essência, e, para isto, lhe venha dar a morte com sua vista;- que a desprenda de uma vez do corpo com o qual não o pode ver nem gozar conforme deseja. Representa ao amado a doença e ânsia do coração, em que persevera penando por seu amor, sem poder achar outro remédio a não ser essa gloriosa vista de sua divina essência..
NAS ORAÇÕES PASSIVAS, O SENHOR ATRAI FORTEMENTE A ALMA A SI, VERTENDO SOBRE TODO O SEU SER O AMOR E A DOÇURA INEFÁVEL DE SUA PRESENÇA. ESTA, TOTALMENTE PRESA DAS SOLICITAÇÕES DIVINAS, DEIXA-SE IMERGIR NAS TORRENTES DA CARIDADE E VIVE, NUMA PLENITUDE DE VIDA ATÉ ENTÃO JAMAIS ESPERIMENTADA, A SUA TOTAL UNIÃO COM ELE. QUANTO MAIOR E PURO FOR O SEU AMOR PO DEUS, TANTO MAIS PLENA E TRANSBORDANTE DE ETERNIDADE SERÁ SUA EXPERIÊNCIA DE AMOR.
MAS, AINDA QUE SE SENTINDO ATRAÍDA POR DEUS E TOTALMENTE COBERTA PELA SOMBRA DIVINA, O AMOR QUE A ALMA EXPERIMENTA PELO SENHOR LHE PERMITE COLHER AS DIMENSÕES MAIS PROFUNDAS E VASTAS DA NOVA REALIDADE SOBRENATURAL, A QUAL É IMPOSSÍVEL ATINGIR COM A SUA PRÓPRIA RAZÃO. A PERCEPÇÃO VIVA DA PRESENÇA DO ESPOSO, QUE DE MIL MANEIRAS FAZ ECOAR OS SEUS APELOS E QUE SE SERVE DE TUDO PARA DEMONSTRAR Á ALMA A SUA PREDILEÇÃO, TRANSFIGURA A VIDA E A REDUZ A UM ÚNICO DESEJO;- A GLÓRIA DE DEUS. DESEJO QUE, MUITAS VEZES, SE TRADUZ EM UM SUSPIRO PLENO E ESPONTÂNEO.
AQUI FALAMOS DA UNIÃO, PORTANTO, DA MAIS ALTA PERFEIÇÃO Á QUAL PODE CHEGAR UMA ALMA. A TERMINOLOGIA USADA POR SANTA TERESA PARECE BASTANTE CLARA;- UNIÃO SIMPLES, UNIÃO PLENA, UNIÃO PERFEITA. EVIDENTEMENTE, NÃO SE TRATA DE ORAÇÕES DIFERENTES, MAS DO PROCESSO CRESCENTE, OU DE GRAUS DIVERSOS DA MESMA ORAÇÃO. A DIFERENÇA, SE QUISERMOS, PODE SER ENCONTRADA TÃO-SÓ NA INTENSIDADE, NA DURAÇÃO E NOS EFEITOS.
NA EXPERIÊNCIA DE TERESA REVELA-SE, UMA PERFEITA PEDAGOGIA DIVINA, QUE ABRE AS PORTAS DA PLENITUDE Á ALMA SÓ DEPOIS DE A TER PACIENTEMENTE PREPARADO PARA ACOLHÊ-LA E VIVÊ-LA. NAS ORAÇÕES SEMIPASSIVAS, A ALMA BUSCA A FACE DO SENHOR E É TAMBÉM POR ELE BUSCADA;- CHAMA E É TAMBÉM CHAMADA. NAS ORAÇÕES DE UNIÃO, TUDO MUDA;- A ALMA POSSUI A DEUS  E É POSSUÍDA POR ELE NUM ABRAÇO DE AMOR ELEVADÍSSIMO QUE A MANTÉM ESTREITAMENTE UNIDA A ELE, VAZIA DE QUALQUER OUTRA PREOCUPAÇÃO. NO LIVRO DA VIDA, TERESA ESCREVE;- DEUS, DIGNANDO-SE TOMAR O OFÍCIO DE JARDINEIRO, QUER QUE ELA ( A ALMA ) FOLGUE. SÓ CABE Á VONTADE CONSENTIR NAQUELAS GRAÇAS QUE DESFRUTA E OFERECER-SE A TUDO QUANTO A VERDADEIRA SABEDORIA NELA QUISER REALIZAR.
QUANTO ÁS COISAS DO MUNDO, PODE-SE DIZER QUE JÁ PASSARAM;- QUANTO ÁS DA ALMA, NÃO SE FAZEM SEQUER SENTIR. ESTA, DEPOIS, VAZIA DE TODOS OS OBJETOS, DE TODAS AS VAIDADES E PURIFICADA DE TODAS AS AFEIÇÕES, TOTALMENTE DESAPEGADA TAMBÉM DOS PRÓPRIOS DONS RECEBIDOS, VIVE SÓ COM DEUS E PARA DEUS, E FEITA CAPAZ DE FALAR-LHE E DE ESCUTAR-LHE A VOZ, PODE EXPERIMENTAR A FRAGRÂNCIA DE SUA PRESENÇA. TODAS AS POTÊNCIAS, INEBRIADAS PELA VERDADE DE DEUS, SÃO COMPLETAMENTE ATRAÍDAS PELO SEU AMOR E PELO CONSTANTE DESEJO DE GLORIFICÁ-LO E FAZÊ-LO CONHECIDO, AMADO E LOUVADO POR TODOS.
TRÊS ELEMENTOS CARACTERIZAM AS ORAÇÕESPASSIVAS;- A PASSIVIDADE, A SIMPLICIDADE, A ATIVIDADE. NO QUE SE REFERE Á PASSIVIDADE, NÃO DEVEMOS ACRESCENTAR NADA. BASTA O QUE JÁ DISSEMOS. QUANTO Á SIMPLICIDADE, É PRECISO RECORDAR QUE, EM TAIS ORAÇÕES, FICA ELIMINADA A MULTIPLICIDADE DOS ATOS, TANTO DAQUELES LIGADOS Á VONTADE COMO DAQUELES LIGADOS AO INTELECTO. REINA A PAZ E TUDO SE REDUZ A UM ÚNICO ATO, QUE EXPRIME A TENSÃO DE TODO O SER EM DEUS. TRATA-SE DE UMA EXPERIÊNCIA DE AMOR EM QUE VONTADE E INTELECTO NÃO SE DETÊM EXPLICITAMENTE EM PARTICULARES, MAS NUMA NOÇÃO AMOROSA GERAL.
NÃO HÁ NEM MUITOS PENSAMENTOS, NEM MUITOS AFETOS. A ATIVIDADE DA ALMA, É LÓGICO, FICA CANALIZADA TODA NO LOUVOR, NA AÇÃO DE GRAÇAS, NO DESEJO DE FAZER GRANDES COISAS PELO SENHOR E DE DÁ-LO A CONHECER A TODOS, A FIM DE QUE SEJA AMADO. AMÉM.
 
 
QUALQUER COISA QUE VOCÊ POSSA FAZER, OU SONHA QUE POSSA FAZER, COMECE A FAZÊ-LA. A OUSADIA TEM EM SI GENIALIDADE, FORÇA E MAGIA.    GOETHE
QUANDO NÃO SE PODE FAZER TUDO O QUE SE DEVE, DEVE-SE FAZER TUDO O QUE SE PODE.  SANTO AGOSTINHO.
FACILMENTE SE COMEÇA A GUERRA E COM DIFICULDADES SE ACABA.  SALÚSTIO.

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