QUANDO A ÁGUA DESCE DO
CÉU – SANTA TERESA DE ÁVILA.
ORAÇÕES TOTALMENTE PASSIVAS;- O
SUBTÍTULO É JÁ UMA DEFINIÇÃO. NESTA ORAÇÃO, A INVAÇÃO DO DIVINO NA ALMA É TOTAL
E ELE É RESPIRADO CONTINUAMENTE COMO SE TRATASSE DE UMA REALIDADE QUE SE TORNOU
PARTE ESSENCIAL DE SUA PRÓPRIA VIDA. A TENSÃO PARA O INVISÍVEL, COMO BUSCA
CONSTANTE DA FACE DO PAI, PELA IMERSÃO DA ALMA EM DEUS, REALIZANDO AO PÉ DA
LETRA O (JÁ) E O (NÃO AINDA), SE TRANSFORMA, EMBORA NÃO EXCLUA MOMENTOS DE
GRANDE TENSÃO, NA SERENA ESPERA DO CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS, QUE CONHECE
O MOMENTO E A HORA EM QUE, DESFEITOS POR FIM OS LAÇOS DO TEMPO, A ALMA, QUAL
CÂNDIDA POMBA, VOA PARA O MEIO DE SEUS BRAÇOS. A AFIRMAÇÃO NÃO É DE MODO ALGUM
UMA REDUÇÃO POSITIVA DA TENSÃO AMOROSA DA ALMA E, TAMPOUCO, PODE SER CHAMADA DE
SERENA RESIGNAÇÃO. É VERDADE QUE A BUSCA, ENQUANTO TAL, TERMINOU, POIS A ALMA
ENCONTRA DEUS QUANDO QUER E DENTRO DE SI. MAS A PRÓPRIA ELEVADA ATIVIDADE DA
VONTADE AVIVA SEM CESSAR O ESPÍRITO, POIS QUE, COMO AFIRMA SÃO JOÃO DA CRUZ, A
DOENÇA DE AMOR SÓ SE CURA COM A PRESENÇA E A FIGURA;- mostra a tua presença! Mate-me a tua vista e formosura;- olha que esta
doença – de amor jamais se cura – a não ser com a presença e com a figura. O
santo assim comenta;- deseja a alma ver-se enfim possuída por este grande deus
cujo amor lhe roubou e feriu o coração;- e, não podendo mais suportar, pede
determinadamente nesta canção lhe descubra e mostre sua formosura, isto é, sua
divina essência, e, para isto, lhe venha dar a morte com sua vista;- que a
desprenda de uma vez do corpo com o qual não o pode ver nem gozar conforme
deseja. Representa ao amado a doença e ânsia do coração, em que persevera
penando por seu amor, sem poder achar outro remédio a não ser essa gloriosa
vista de sua divina essência..
NAS ORAÇÕES PASSIVAS, O SENHOR ATRAI
FORTEMENTE A ALMA A SI, VERTENDO SOBRE TODO O SEU SER O AMOR E A DOÇURA
INEFÁVEL DE SUA PRESENÇA. ESTA, TOTALMENTE PRESA DAS SOLICITAÇÕES DIVINAS,
DEIXA-SE IMERGIR NAS TORRENTES DA CARIDADE E VIVE, NUMA PLENITUDE DE VIDA ATÉ
ENTÃO JAMAIS ESPERIMENTADA, A SUA TOTAL UNIÃO COM ELE. QUANTO MAIOR E PURO FOR
O SEU AMOR PO DEUS, TANTO MAIS PLENA E TRANSBORDANTE DE ETERNIDADE SERÁ SUA
EXPERIÊNCIA DE AMOR.
MAS, AINDA QUE SE SENTINDO ATRAÍDA
POR DEUS E TOTALMENTE COBERTA PELA SOMBRA DIVINA, O AMOR QUE A ALMA EXPERIMENTA
PELO SENHOR LHE PERMITE COLHER AS DIMENSÕES MAIS PROFUNDAS E VASTAS DA NOVA
REALIDADE SOBRENATURAL, A QUAL É IMPOSSÍVEL ATINGIR COM A SUA PRÓPRIA RAZÃO. A
PERCEPÇÃO VIVA DA PRESENÇA DO ESPOSO, QUE DE MIL MANEIRAS FAZ ECOAR OS SEUS
APELOS E QUE SE SERVE DE TUDO PARA DEMONSTRAR Á ALMA A SUA PREDILEÇÃO,
TRANSFIGURA A VIDA E A REDUZ A UM ÚNICO DESEJO;- A GLÓRIA DE DEUS. DESEJO QUE,
MUITAS VEZES, SE TRADUZ EM UM SUSPIRO PLENO E ESPONTÂNEO.
AQUI FALAMOS DA UNIÃO, PORTANTO, DA
MAIS ALTA PERFEIÇÃO Á QUAL PODE CHEGAR UMA ALMA. A TERMINOLOGIA USADA POR SANTA
TERESA PARECE BASTANTE CLARA;- UNIÃO
SIMPLES, UNIÃO PLENA, UNIÃO PERFEITA. EVIDENTEMENTE, NÃO SE TRATA DE
ORAÇÕES DIFERENTES, MAS DO PROCESSO CRESCENTE, OU DE GRAUS DIVERSOS DA MESMA
ORAÇÃO. A DIFERENÇA, SE QUISERMOS, PODE SER ENCONTRADA TÃO-SÓ NA INTENSIDADE,
NA DURAÇÃO E NOS EFEITOS.
NA EXPERIÊNCIA DE TERESA REVELA-SE,
UMA PERFEITA PEDAGOGIA DIVINA, QUE ABRE AS PORTAS DA PLENITUDE Á ALMA SÓ DEPOIS
DE A TER PACIENTEMENTE PREPARADO PARA ACOLHÊ-LA E VIVÊ-LA. NAS ORAÇÕES
SEMIPASSIVAS, A ALMA BUSCA A FACE DO SENHOR E É TAMBÉM POR ELE BUSCADA;- CHAMA
E É TAMBÉM CHAMADA. NAS ORAÇÕES DE UNIÃO, TUDO MUDA;- A ALMA POSSUI A DEUS E É POSSUÍDA POR ELE NUM ABRAÇO DE AMOR
ELEVADÍSSIMO QUE A MANTÉM ESTREITAMENTE UNIDA A ELE, VAZIA DE QUALQUER OUTRA
PREOCUPAÇÃO. NO LIVRO DA VIDA, TERESA ESCREVE;- DEUS, DIGNANDO-SE TOMAR O OFÍCIO DE JARDINEIRO, QUER QUE ELA ( A ALMA )
FOLGUE. SÓ CABE Á VONTADE CONSENTIR NAQUELAS GRAÇAS QUE DESFRUTA E OFERECER-SE
A TUDO QUANTO A VERDADEIRA SABEDORIA NELA QUISER REALIZAR.
QUANTO ÁS COISAS DO MUNDO, PODE-SE
DIZER QUE JÁ PASSARAM;- QUANTO ÁS DA ALMA, NÃO SE FAZEM SEQUER SENTIR. ESTA,
DEPOIS, VAZIA DE TODOS OS OBJETOS, DE TODAS AS VAIDADES E PURIFICADA DE TODAS
AS AFEIÇÕES, TOTALMENTE DESAPEGADA TAMBÉM DOS PRÓPRIOS DONS RECEBIDOS, VIVE SÓ
COM DEUS E PARA DEUS, E FEITA CAPAZ DE FALAR-LHE E DE ESCUTAR-LHE A VOZ, PODE
EXPERIMENTAR A FRAGRÂNCIA DE SUA PRESENÇA. TODAS AS POTÊNCIAS, INEBRIADAS PELA
VERDADE DE DEUS, SÃO COMPLETAMENTE ATRAÍDAS PELO SEU AMOR E PELO CONSTANTE DESEJO
DE GLORIFICÁ-LO E FAZÊ-LO CONHECIDO, AMADO E LOUVADO POR TODOS.
TRÊS ELEMENTOS CARACTERIZAM AS
ORAÇÕESPASSIVAS;- A PASSIVIDADE, A
SIMPLICIDADE, A ATIVIDADE. NO QUE SE REFERE Á PASSIVIDADE, NÃO DEVEMOS
ACRESCENTAR NADA. BASTA O QUE JÁ DISSEMOS. QUANTO Á SIMPLICIDADE, É PRECISO
RECORDAR QUE, EM TAIS ORAÇÕES, FICA ELIMINADA A MULTIPLICIDADE DOS ATOS, TANTO
DAQUELES LIGADOS Á VONTADE COMO DAQUELES LIGADOS AO INTELECTO. REINA A PAZ E
TUDO SE REDUZ A UM ÚNICO ATO, QUE EXPRIME A TENSÃO DE TODO O SER EM DEUS. TRATA-SE
DE UMA EXPERIÊNCIA DE AMOR EM QUE VONTADE E INTELECTO NÃO SE DETÊM
EXPLICITAMENTE EM PARTICULARES, MAS NUMA NOÇÃO AMOROSA GERAL.
NÃO HÁ NEM MUITOS PENSAMENTOS, NEM
MUITOS AFETOS. A ATIVIDADE DA ALMA, É LÓGICO, FICA CANALIZADA TODA NO LOUVOR,
NA AÇÃO DE GRAÇAS, NO DESEJO DE FAZER GRANDES COISAS PELO SENHOR E DE DÁ-LO A
CONHECER A TODOS, A FIM DE QUE SEJA AMADO. AMÉM.
QUALQUER COISA QUE VOCÊ POSSA FAZER, OU SONHA QUE POSSA FAZER, COMECE A
FAZÊ-LA. A OUSADIA TEM EM SI GENIALIDADE, FORÇA E MAGIA. GOETHE
QUANDO NÃO SE PODE FAZER TUDO O QUE SE DEVE, DEVE-SE FAZER TUDO O QUE SE
PODE. SANTO AGOSTINHO.
FACILMENTE SE COMEÇA A GUERRA E COM DIFICULDADES SE ACABA. SALÚSTIO.
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