segunda-feira, 4 de maio de 2015

COMO A SOBERBA SE TORNOU HUMILDE;- CATHERINE DE HUECK DOHERTY


 

            DONA SOBERBA NASCEU ORGULHOSA. NUNCA SE LEMBRAVA DO TEMPO EM QUE NÃO ESTIVESSE CHEIA DE ADMIRAÇÃO POR SI MESMA. PASSAVA PELOS SÉCULOS COM A ARRGÂNCIA DAS PESSOAS QUE TÊM CERTEZA QUE SÃO MELHORES, MAIS ESPERTASE SUPERIORES ÁS OUTRAS EM TODOS OS SENTIDOS. SEMPRE TINHA SUA BELA CABEÇA MUITO ALTA E ANDAVA DEVAGAR, MAJESTOSAMENTE POR ENTRE OS SÉCULOS.

            NÃO SE IMPORTAVA EM LIDAR DA MESMA MENEIRA COM TODO O TIPO DE HOMEM. ENQUANTO INFLUENCIAVA A TODOS, ELA ESCOLHIA SUA COMPANHIA CUIDADOSAMENTE. SE GOSTASSE DE ALGUÉM VIRIA E FICARIA COM ELE POR UM LONGO TEMPO E TODOS VERIAM LOGO A SUA INFLUÊNCIA. AS PESSOAS A IMITAVAM MUITO BEM. ELAS, COMO A PRÓPRIA SOBERBA, SE TORNAVAM FRIAS, DISTANTES E CALCULISTAS, COMPORTANDO-SE COMO SE ESTIVESSEM DE CERTA FORMA ACIMA DO LOTE COMUM DOS SERES HUMANOS.

            ELA ERA MUITO BONITA, APESAR DE SEU TEMPERAMENTO! SUA BELEZA NÃO PODIA SER NEGADA. ERA ALTA E DIGNA, COM TRAÇOS QUE PODERIAM SER CHAMADOS DE CLÁSSICOS POR AQUELES QUE ENTENDEM DESTAS COISAS. AINDA ASSIM, OS HOMENS, COMO UM TODO, TINHAM MEDO DELA E DE SUA BELEZA. HAVIA ALGUMA COISA A SEU RESPEITO QUE ERA MALÉFICO. ESCURO E SINISTRO. FAZIA-OS LEMBRAR DE ÁGUAS PROFUNDAS, PARADAS, ESVERDEADAS, QUE NÃO TRAZIAM SUSTENTO, MAS MATAVAM A VIDA. TODAS AS COISAS VIVAS MORRIAM EM TAIS ÁGUAS.

            TODOS OS QUE VIAJAVAM PODIAM OBSERVAR O CENÁRIO DESOLADO CRIADO POR TAIS ÁGUAS. ÁRVORES CINZENTAS E SEM VIDA LEVANTAVAM SEUS BRAÇOS SEM FOLHAS PARA OS CÉUS, COMO QUE SUPLICANDO DAS PROFUNDEZAS ESTRANHAS. AS PRAIAS ERAM DESPROVIDAS DE FLORES OU GRAMA, COBERTAS SÓ COM AREIA E PEDRA. AS FLORES SE RECUSAVAM A SE ENRAIZAR. TAIS ÁGUAS ERAM MORTAS – MORTAS E TEMÍVEIS.

            É UM TAL CENÁRIO QUE OS HOMENS PENSAVAM QUANDO VIAM DONA SOBERBA PASSAR. TREMIAM E FUGIAM. MAS SABIAM QUE ELA FREQUENTEMENTE DERRAMAVA PRESENTES EM SEUS AMIGOS. OURO E PRATA PARECIAM SER PRESENTES DELA PARA TODOS. O PODER A SEGUIA EM SEU RASTRO, COMO ESCRAVO DE SEUS IMPULSOS. MAS ERA UM PODER SOMBRIO QUE SÓ SERVIA PARA ELA E SEUS AMIGOS.

            DONA SOBERBA SEMPRE SE LEMBRAVA DE SUAS CONQUISTAS, MAS DE UM EVENTO TEVE ORGULHO ESPECIAL. ACONTECEU HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, TALVEZ PERTO DO DIA EM QUE NASCEU. TINHA SIDO UM DIA EXTRAORDINÁRIO, POIS NÃO SE LEMBRAVA DE TER SIDO JOVEM, NAQUELE DIA OU EM OUTRO. NASCEU MADURA. FOI NO DIA EM QUE DEUS – AQUELE QUE É – TINHA REVELADO SEU SEGREDO AOS ANJOS. DEPOIS DE TÊ-LO REVELADO A ELES TODOS FICARAM ENCANTADOS E MUITO, MUITO IMÓVEIS.

            DONA SOBERBA NÃO OUVIU O SEGREDO, MAS VIU UM BELO ESPÍRITO, COM O CENHO FRANZIDO, QUE PARECIA SER TODO LUZ. ERA TÃO BONITO QUE ELA DESEJOU FICAR COM ELE PARA SEMPRE. FOI ATÉ ELE SUAVEMENTE E DISSE-LHE QUE QUALQUER QUE FOSSE O SEGREDO, NÃO ERA PARA ELE ( POIS ELA VIU QUE ELE NÃO TINHA GOSTADO DO QUE OUVIU). PORQUE ELE DEVERIA ACEITÁ-LO? ELE ERA, ASSIM ELA O CONVENCEU, TÃO GRANDE QUANTO O PRÓPRIO DEUS!

            O ANJO DA LUZ VIROU-SE, VIU-A E ACREDITOU NO QUE ELA DISSE. ENTÃO, LEVANTANDO-SE A UMA ALTURA IMENSA, GRITOU PARA TODOS OUVIREM, A SENTENÇA DA SOBERBA;- NÃO SERVIREI. MUITOS DOS ANJOS INFERIORES SE JUNTARAM A ELE DEPOIS QUE TAMBÉM OLHARAM PARA A SOBERBA. E ACONTECEU UMA BATALHA QUE ABALOU OS CEUS.

            POR UM INSTANTE, DONA SOBERBA PÔS SUA DIGNIDADE DE LADO. PARTICIPOU DA BATALHA AO LADO DE LÚCIFER, O ANJO DA LUZ. DE REPENTE, NO MEIO DA BATALHA, ELA FICOU IMÓVEL. CONTEMPLOU UMA COISA ASSOMBROSA E TEMÍVEL. A LUZ ESTAVA DEIXANDO O ANJO E UMA ESCURIDÃO SE APODERAVA DELE. SUA BELEZA PERMANECIA, MAS AGORA ERA A BELEZA DA MORTE – UMA PARÓDIA DE TODA A BELEZA. UM CONTATO COM ELE SIGNIFICAVA A MORTE ETERNA.

            IMEDIATAMENTE ELE E SEUS EXÉRCITOS CAÍRAM POR TERRA, DENTRO DAS PROFUNDEZAS QUE DONA SOBERBA NUNCA SOUBERA PUDESSEM EXISTIR! ELA OS SEGUIU, MAS NÃO PODIA PERMANECER NO INFERNO, POIS, PERTENCIA TANTO Á TERRA QUANTO AO INFERNO. COM O PASSAR DOS SÉCULOS ELA VOLTARIA PARA O INFERNO PARA UMA VISITA. SATANÁS AINDA A FASCINAVA. PERMITIA SER USADA POR ELE QUANDO ELE ASSIM O QUISESSE. TALVEZ ESTA SEJA OUTRA RAZÃO PORQUE O HOMEM SEMPRE TINHA MEDO DELA. QUEM PODE DIZER?

            OU TALVEZ OS HOMENS SE LEMBRASSEM DA PARTICIPAÇÃO DA SOBERBA NA QUEDA DE SEUS PRIMEIROS PAIS. NATURALMENTE, ELA ESTAVA LÁ TAMBÉM, NO JARDIM COM A SERPENTE. PARECIA QUE SEU ÚNICO PROPÓSITO DE EXISTÊNCIA ERA PROCLAMAR O TERRÍVEL DOMÍNIO DO ANJO DA LUZ, QUE SE TINHA TORNADO AGORA O PRÍNCIPE DA ESCURIDÃO!

            NUMA NOITE DE ESTRELAS DONA SOBERBA ESTAVA ANDANDO, EM SEU MODO MAJESTOSO E LENTO, PARANDO DE VEZ EM QUANDO PARA ADMIRAR SEU PRÓPRIO REFLEXO NOS LAGOS, RIOS E POÇAS QUE PASSAVAM POR SEU CAMINHO. ACHAVA-SE NOS LIMITES DE UMA VILA, CUJA ENTRADA ERA UM CAMINHO ESTREITO. DE AMBOS OS LADOS DO CAMINHO HAVIA CAVERNAS, ENCRAVADAS NAS PEDRAS ARENOSAS QUE ERAM COMUNS NA REGIÃO. UMA CAVERNA, DE UM MODO ESPECIAL, ATRAÍA SUA ATENÇÃO. PARECIA LANÇAR UMA LUZ OFUSCANTE NO CAMINHO.

             UMA GRANDE ESTRELA FLUTUAVA SOBRE ELA, QUASE TOCANDO O TELHADO. DONA SOBERBA CHEGOU MAIS PERTO, PARANDO DE VEZ EM QUANDO, COMO QUE COM MEDO DE FICAR MUITO PERTO.

            A PORTA DE MADEIRA DA CAVERNA ESTAVA CHEIA DE TRINCAS E BURACOS. ERA SÓ UMA PORTA DE UM VELHO ESTÁBULO. A CAVERNA ERA USADA, ASSIM PARECIA, SÓ PARA ABRIGAR ANIMAIS. DONA SOBERBA FICOU, POR UM INSTANTE, INSEGURA DE SÍ MESMA E ESTRANHAMENTE PERTURBADA. ENTÃO, DEVAGAR, ABRIU A PORTA, NÃO ESPERANDO VER NINGUÉM.

            AO CONTRÁRIO, VIU UMA MULHER SEGURANDO UMA CRIANÇA EM SEUS BRAÇOS. HAVIA UM HOMEM AJOELHADO EM APARENTE ADORAÇÃO. O HOMEM DEU UM DOIS PASSOS EM DIREÇÃO Á PORTA, COMO QUE PARA BARRAR O CAMINHO. A MULHER BALANÇOU A CABEÇA GENTILMENTE E O HOMEM PAROU.

             DONA SOBERBA ENTROU E GENTILMENTE FECHOU A PORTA ATRÁS DE SÍ. A MULHER, ELA MESMA UMA MERA CRIANÇA, PARECIA FICAR MAIS ALTA E MAIS MADURA QUANDO SEGURAVA A CRIANÇA E CANTAVA PARA ELA ESTE HINO DE LOUVOR;- MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR, MINHA ALMA ESTÁ ALEGRE POR CAUSA DE DEUS MEU SALVADOR. POIS LEMBROU-SE DE MIM, SUA HUMILDE SERVA! E, DE AGORA EM DIANTE, TODOS ME CHAMARÃO BEM-AVENTURADA...

            DONA SOBERBA CAIU DE JOELHOS. SUBITAMENTE SOUBE QUE ESTA ERA A VISÃO QUE DEUS TINHA MOSTRADO AOS ANJOS NAQUELE DIA QUE ELA NASCEU. ELA NÃO A TINHA VISTO. SÓ TINHA VISTO O CENHO FRANZIDO DE LÚCIFER, O PRINCIPE DA SOBERBA. ERA A ESTA CRIANÇA QUE ELA O TINHA ACONSELHADO A NÃO SERVIR.

            COM SUA CABEÇA NA PALHA QUE COBRIA O CHÃO, DONA SOBERBA CHOROU. CHOROU LÁGRIMAS AMARGAS, ESCALDANTES DE TRISTEZA E REMORSO. QUERIA MORRER. QUERIA NUNCA TER NASCIDO. QUERIA NUNCA TER VISTO LÚCIFER OU TER FALADO COM ELE. A ENORMIDADE DE SUA OFENSA ESTAVA EXPOSTA TÃO CLARAMENTE QUE ELA FICOU CEGA.

            MAS A SENHORA E A CRIANÇA ESTAVAM SORRINDO NOVAMENTE. E, EMBORA DONA SOBERBA NÃO TIVESSE OUVIDO NENHUMA PALAVRA, SABIA QUE TINHA SIDO PERDOADA E QUE, DALI POR DIANTE, NÃO SERIA MAIS A MESMA. TINHA CONTEMPLADO COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS A TOTALIDADE DA VERDADE ENCARNADA, DEUS FEITO HOMEM, DEUS E SUA MÃE!

            E FOI ASSIM QUE A SENHORA SOBERBA SE TORNOU HUMILDE. HOJE SÓ TEM ORGULHO DOS TRABALHOS DE DEUS, ESPECIALMENTE AS MARAVILHAS DA GRAÇA QUE ACONTECEM NOS CORAÇÕES DOS HOMENS.

            LÚCIFER TAMBÉM CHOROU – MAS DE RAIVA – ELE PEGOU A ARROGÂNCIA, QUE A SENHORA SOBERBA TINHA DEIXADO NA PALHA DA CAVERNA, E A FEZ SUA.

            É POR ISSO QUE HOJE, QUANDO OS HOMENS VÊEM UMA BELEZA FRIA E ARROGANTE ANDANDO PELA TERRA, ALGUÉM QUE TEM GRANDE ARROGÂNCIA E ORGULHO INSUPORTÁVEL, VÊEM UM REFLEXO FANTASMAGÓRICO DO CORAÇÃO DE LÚCIFER, O ANJO DA LUZ QUE SE TORNOU O PRÍNCIPE DA ESCURIDÃO.   AMÉM.

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

PELO SINAL DA SANTA CRUZ, LIVRAI-NOS DEUS NOSSO SENHOR. DOS NOSSOS INIMIGOS. EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

LEVA O QUE TROUXE;- TU ÉS FERRO E EU SOU AÇO. TU ÉS O DEMÔNIO E EU TE EMBARAÇO, COM AS TRÊS PESSOAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE;- PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.

            CREIO EM DEUS PAI TODO PODEROSO........

Nenhum comentário: