segunda-feira, 4 de maio de 2015

DEUS ESTÁ Á NOSSA PROCURA;- PADRE HERMILO PRETTO.


 

É PRECISO DISCERNIR O MOMENTO DE GRAÇA, QUE É A MANIFESTAÇÃO DE DEUS TRAZENDO VIDA E DIGNIDADE PARA TODA A HUMANIDADE. OS QUE SÃO INTERPELADOS CONSTITUEM MINORIA, PORQUE A FÉ, APESAR DE SUA GRANDEZA INCOMPARÁVEL, É, DE FATO PARTICULAR, EXPRESSÃO DE UMA DÁDIVA DIVINA.
 O QUE ELA PROCLAMA, NO ENTANTO, ABRE-SE EM PERSPECTIVA UNIVERSAL. É IMPORTANTE NÃO CONFUNDIR A REALIDADE DA SALVAÇÃO, QUE É TÃO AMPLA E TÃO PROFUNDA QUANTO A CRIAÇÃO, COM SUA CONSCIÊNCIA, QUE, MESMO DENSAMENTE GRATIFICANTE, ATINGE NÚMERO RELATIVAMENTE PEQUENO DE PESSOAS.
É POR ESSA RAZÃO QUE NÃO FAZ SENTIDO AFIRMAR QUE FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO. DE TODO MODO, COM OU SEM A MEDIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA, HÁ UM DEUS COMPASSIVO E MISERICORDIOSO, QUE ESTÁ Á PROCURA DE SUAS FILHAS E DE SEUS FILHOS, PREOCUPADO EM PERMITIR-LHES ATINGIR A PLENITUDE DA VIDA. ESTAR EM DISPONIBILIDADE PARA ACOLHÊ-LO, PELO RECONHECIMENTO NA FÉ OU PELA PRÁTICA DA JUSTIÇA, É EXIGÊNCIA PARA TODA PESSOA QUE DESEJA VIVER COM DIGNIDADE.
UM OLHAR TRANSFIGURADO;- A SABEDORIA POPULAR SUGERE QUE O MUNDO TEM A COR DE NOSSOS OLHOS. O QUE VEMOS TEM A VER COM NOSSA SENSIBILIDADE, COM NOSSA CONSCIÊNCIA, COM NOSSA ATITUDE DIANTE DA VIDA.
 HÁ DIMENSÕES DE VERDADE QUE VÊM Á TONA SOMENTE A PARTIR DE UM OLHAR DE FÉ. É POR ISSO JUSTAMENTE QUE PERMITE A ABRAÃO, NA INSIGNIFICÂNCIA DE UM COTIDIANO SEM PERSPECTIVAS, DESCORTINAR HORIZONTES DE INCOMPARÁVEL GRANDEZA;-
 OLHA PARA O CÉU E CONTA AS ESTRELAS, SE FORES CAPAZ! ASSIM SERÁ TUA DESCENDÊNCIA. A SEQÜÊNCIA DO TEXTO REVELA O QUE O OLHARINDIFERENTE É INCAPAZ DE ENCONTRAR;- ABRÃO TEVE FÉ NO SENHOR, QUE LEVOU ISTO EM CONTA DE JUSTIÇA.
A EXPERIÊNCIA DE PEDRO, TIAGO E JOÃO, NO ALTO DO MONTE, TORNA POSSÍVEL UMA REVELAÇÃO QUE SOMENTE UM OLHAR TRANSFIGURADO CONSEGUE CAPTAR. E ISSO ACONTECE SEMPRE QUE AS PESSOAS, TOMANDO DISTÂNCIA DE CÁLCULOS E PROJEÇÕES, SE DEIXAM TOMAR PELA ATITUDE CONTEMPLATIVA.
 EM SEU INTERIOR É POSSÍVEL ATÉ DESCOBRIR UMA SABEDORIA DA CRUZ. JÁ VOS DISSE MUITAS VEZES E AGORA O REPITO, CHORANDO;- HÁ MUITOS POR AÍ QUE SE COMPORTAM COMO INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO.
            A MAIS PROFUNDA E GRATIFICANTE DE TODAS AS EXPERIÊNCIAS HUMANAS, QUE É O AMOR, PODE SER INTERPRETADA EM TAL PERSPECTIVA. É O QUE DIZ JOÃO NA PRIMEIRA DE SUAS CARTAS;- O AMOR VEM DE DEUS E TODO AQUELE QUE AMA NASCEU DE DEUS E CONHECE A DEUS...PORQUE DEUS É AMOR.
NINGUÉM É UM CASO PERDIDO;- A PARÁBOLA DA FIGUEIRA ESTÉRIL, TEM ALGO A SUGERIR A RESPEITO DAS RELAÇÕES PESSOAIS. A VIDA HUMANA, QUE NÃO É UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, PORQUE EM SEU INTERIOR OCORRE A MANIFESTAÇÃO DA SURPRESA, EM SEU ESFORÇO DE AFIRMAÇÃO COM DIGNIDADE, RESULTA DA ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS.
 HÁ FATORES DE RESISTÊNCIA, PORQUE DETERMINADAS PESSOAS PASSAM A IMPRESSÃO DE SER CAPAZES DE MUDANÇA PARA MELHOR. DAÍ, A CÔMODA CONCLUSÃO DE QUE DETERMINADAS PESSOAS CONSTITUEM LITERALMENTE  (CASOS PERDIDOS).
É IMPORTANTE PERCEBER QUE A MATURIDADE NÃO DECORRE DA ELIMINAÇÃO DAS TENSÕES E DOS CONFLITOS E SIM DA CAPACIDADE DE VIVER COM DIGNIDADE EM SEU INTERIOR. O PODER DE SURPREENDER NASCE DO PROFUNDO MISTÉRIO QUE MARCA AS CONSCIÊNCIAS. É ALÍ ONDE SE ENRAÍZAM A IMAGEM E A SEMELHANÇA DIVINAS.
 E ISSO NENHUMA DEGRADAÇÃO MORAL É CAPAZ DE DESTRUIR. ORA, DEUS VÊ SAÍDAS ONDE A SITUAÇÃO HUMANA SUGERE CAMINHOS INAPELAVELMENTE OBSTRUÍDOS. PARA ISSO FAZ-SE NECESSÁRIO UM OLHAR INSPIRADO NO AMOR;-
EU VI A OPRESSÃO DO MEU POVO NO EGITO, OUVI OS GRITOS DE AFLIÇÃO DIANTE DOS OPRESSORES E TOMEI CONHECIMENTO DE SEU SOFRIMENTO.
            O ÊXODO, ENQUANTO CAMINHO EM DIREÇÃO Á LIBERDADE, É O RESULTADO GRATIFICANTE DESSE OLHAR. DEIXAR-SE TOMAR POR ELE E AFIRMAR POSSIBILIDADES IMPENSADAS;- EIS AÍ UMA VERDADEIRA SABEDORIA.
            O AMOR SEMPRE TOMA A INICIATIVA;- AS RELAÇÕES HUMANAS CONSTITUEM PROBLEMA, PORQUE, ENTRE OUTRAS RAZÕES, AS PESSOAS, INSPIRADAS NO ORGULHO, RELUTAM EM TOMAR A INICIATIVA DA APROXIMAÇÃO OU DA RECONCILIAÇÃO. NA PARÁBOLA REPORTADA PELO EVANGELHO, O PAI TERIA BOAS RAZÕES PARA FECHAR AS PORTAS A UM FILHO IRRESPONSÁVEL QUE SAÍ DE CASA, ( LC 15, 1-3,11-32)ESBANJA A HERANÇA E VOLTA MALTRAPILHO.
 ELE PODERIA ATÉ RECEBÊ-LO POR MERA COMPAIXÃO, PORQUE, AFINAL, É SEU FILHO, NEGANDO-LHE, CONTUDO, QUALQUER DIREITO EM TERMOS DE DIGNIDADE FAMILIAR E DE HERANÇA. MAS ESSE PAI, QUE TESTEMUNHA A IMAGEM DIVINA SUJERIDA POR JESUS, CONTRARIA AS MAIS ELEMENTARES EXPECTATIVAS HUMANAS.
            PRIMEIRAMENTE, INSPIRADO EM PROFUNDO AMOR, ELE TOMA A INICIATIVA DE IR AO ENCONTRO DO FILHO QUE SE APROXIMA. O VERDADEIRO AFETO SE ANTECIPA, NÃO EXIGINDO PRÉVIAS DECLARAÇÕES DE CULPA E ARREPENDIMENTO. NA SEQÜÊNCIA, ABRAÇA-O SEM MESMO PERGUNTAR PELA RAZÃO DA VOLTA. POR FIM, CONCEDENDO-LHE A TÚNICA, O ANEL E AS SANDÁLIAS, ASSEGURA-LHE A PLENITUDE DA FILIAÇÃO. A FESTA PROMOVIDA É A COROAÇÃO DO DINAMISMO SURPREENDENTE DA GRAÇA, QUE É POR NATUREZA INCONDICIONAL.
            A IGREJA, EM SUA TEOLOGIA E EM SUA PRÁTICA PASTORAL, PRECISA APRENDER ALI IMPORTANTE LIÇÃO;- A CONVERSÃO É CONSEQÜÊNCIA E NÃO CONDIÇÃO. INTERVER A ORDEM LEVA FATALMENTE PARA AS EXPRESSÕES LAMENTÁVEIS DO MORALISMO.
            A LEI NÃO DETÉM A ÚLTIMA PALAVRA;- O AGIR DIVINO, POR SER CRIATIVO, SE EXPRESSA EM TERMOS DE ABSOLUTA NOVIDADE. JÁ O SER HUMANO, COM A FORTE TENTAÇÃO DO COMODISMO, TENDE A SER REPETITIVO. EM VEZ DA ESPERANÇA, ELE PARECE PRIVILEGIAR A SAUDADE. A PALAVRA DE DEUS, EM TAL SITUAÇÃO, EXERCE SURPREENDENTE MISSÃO CRÍTICA;-
NÃO DEVEIS FICAR LEMBRANDO AS COISAS DO COMEÇO, NEM É PRECISO TER SAUDADES DAS COISAS DO PASSADO. EIS QUE ESTOU FAZENDO COISAS NOVAS, ESTÃO SURGINDO AGORA E NÃO O PERCEBEIS? O PODER DE DEUS REVELA FORÇA INCOMPARÁVEL NO PERDÃO, QUE É, AFINAL, RECRIAÇÃO DA VIDA.
O EPISÓDIO ENVOLVENDO A MULHER ADÚLTERA (JO 8,1-11) CARREGA UMDINAMISMO DE GRANDE VIGOR. DE UM LADO ESTÃO ESCRIBAS E FARISEUS QUETÊM NA LEI O PONTO FUNDAMENTAL DE REFERÊNCIA;-
A PECADORA PRECISA SER MORTA POR APEDREJAMENTO. DE OUTRO ESTÁ JESUS, PARA O QUAL A MISERICÓRDIA TEM ABSOLUTA PRIORIDADE POR REFERÊNCIA Á JUSTIÇA EXIGIDA PELA LEI.
            ESSA POSTURA, QUE A IGREJA TEM DIFICULDADE EM APRENDER, NÃO IMPLICA APROVAÇÃO DO ADULTÉRIO. JESUS, COM EFEITO, PEDE Á MULHER QUE NÃO VOLTE A PECAR. MAS HÁ, NO GESTO COMPASSIVO DO MESTRE, UMA LIÇÃO QUE DEFINE O CORAÇÃO MESMO DO EVANGELHO;-
 A LEI NÃO DETÉM A ÚLTIMA PALAVRA. EM POSIÇÃO DE SUPERIORIDADE ESTÁ A DIGNIDADE HUMANA EM PLENITUDE, RAZÃO DA VINDA DE JESUS.
 
OBS;- SILENCIANDO A MINHA BOCA, EU ESCUTO A MINHA ALMA.    EDNA.
 
O SANGUE DOS CRISTÃOS CONTINUA A SER DERRAMADO, NOS DIAS DE HOJE. PORÉM OS SEUS PUNHOS NÃO ESTÃO CERRADOS E SIM EM POSIÇÃO DE ORAÇÃO. OBSERVEM. EDNA.
 
SEM ADORAR, NÃO SE PÓDE ENTRAR NO MISTÉRIO DA CRUZ.   EDNA
 
NOS VIGIAR COM DEUS E COM NOSSA MÃE. TORNA-SE MAIS FÁCIL RESSUSCITAR COM CRISTO.   EDNA                AMÉM.

Nenhum comentário: