segunda-feira, 4 de maio de 2015

ONDE DEUS MORA? BRUNO FORTE. ARCEBISPO DE CHIETI-VASTO – ITÁLIA.


 
 

ONDE DEUS MORA? ONDE O ENCONTRAREMOS, PARA QUE O SEU AMOR, QUE NOS PARECE MUITAS VEZES SILENCIOSO, NOS FALE E O ROSTO DE SUA FIDELIDADE SE REVELE AO NOSSO CORAÇÃO INQUIETO? ONDE NOS DEIXAREMOS ALCANÇAR E AMAR POR ELE, PARA QUE NOS CONTAGIEM A CORAGEM DE EXISTIR E A ALEGRIA DE NOS QUERER HUMANOS ATÉ O FUNDO, SEGUNDO O SEU PROJETO E O DESEJO DO SEU CORAÇÃO DIVINO? ONDE NÓS, NASCIDOS NO TEMPO, PODEREMOS RENASCER PARA A VIDA QUE COMEÇA NO TEMPO E NÃO CONHECERÁ OCASO?

A ESTAS PERGUNTAS A FÉ DA IGREJA RESPONDE NOS INDICANDO ALGUNS ACONTECIMENTOS, NOS QUAIS A GRAÇA DO ETERNO NOS É OFERECIDA EM GESTOS E PALAVRAS DA NOSSA HISTÓRIA;- OS SACRAMENTOS, LUGARES DO ENCONTRO COM DEUS. POR ISSO, CONHECER E VIVER OS SACRAMENTOS É TÃO IMPORTANTE PARA FAZER EXPERIÊNCIA DO AMOR, REVELADO E DOADO EM JESUS CRISTO.

UM ESCLARECIMENTO INICIAL IRÁ NOS AJUDAR A IR ALÉM DA DIFICULDADE DE UMA PALAVRA, TÃO ANTIGA E USADA QUANTO FREQUENTEMENTE OBSCURA OU CONFUSA, COMO É A PALAVRA (SACRAMENTO);- A PALAVRA DERIVA DO LATIM, ONDE ERA USADA COM O SIGNIFICADO DE JURAMENTO DE FIDELIDADE (SACRAMENTUM). ENTRE DOIS AMIGOS, ENTRE DOIS CONTRAENTES, ENTRE UM CIDADÃO E A RES PUBLICA, ESTABELECIAM-SE PACTOS SOLENES SELADOS POR UM SACRAMENTO.

QUANDO SE COMEÇOU A TRADUZIR A BÍBLIA PARA O LATIM, ESTA PALAVRA PARECEU APROPRIADA PARA EXPRESSAR O TERMO GREGO MISTÉRIO, QUE O NOVO TESTAMENTO- SOBRETUDO EM PAULO – DESIGNA O PLANO DIVINO DE SALVAÇÃO, QUE SE VEM REALIZAR NO TEMPO. O MISTÉRIO É UMA ESPÉCIE DE PACTO COM O QUAL DEUS SE DESTINA AO HOMEM NO AMOR, ENTRA NA SUA HISTÓRIA E O CHAMA A EDIFICAR COM ELE O SEU PROJETO DE SALVAÇÃO. NO MISTÉRIO, A GLÓRIA DIVINA É ESCONDIDA E, AO MESMO TEMPO, REVELADA NOS SINAIS DA HISTÓRIA, COMO ACONTECE EXATAMENTE EM JESUS CRISTO, EM QUEM DEUS NOS FEZ CONHECER O DESÍGNIO DA SUA VONTADE DESDE SEMPRE ENVOLTO NO SILÊNCIO, E NOS DEU O ESPÍRITO SANTO PARA REALIZÁ-LO.

            O MISTÉRIO – SACRAMENTO VEM ASSIM EXPRESSAR O ENCONTRO DA ALIANÇA, QUE SE REALIZA NA HISTÓRIA ENTRE A INICIATIVA DIVINA E A ACOLHIDA DO HOMEM;- O SACRAMENTO É O ACONTECIMENTO, FEITO DE GESTOS E PALAVRAS, DO ENCONTRO COM DEUS, QUE NÃO HESITA EM SUJAR AS MÃOS COM A NOSSA COTIDIANIDADE E OS NOSSOS LIMITES, PORQUE NOS AMA E DESEJA SE ENCONTRAR CONOSCO. O SENHOR DO CÉU E DA TERRA SE FAZ Á NOSSA MEDIDA, PARA LEVAR-NOS Á NOSSA MEDIDA, PARA LEVAR-NOS Á MEDIDA SEM MEDIDA DO SEU AMOR.

            NESSE ENCONTRO, ASSUME UM LUGAR IMPORTANTE O NOSSO CORPO, QUE É ATINGIDO PELA FORÇA DIVINA ATRAVÉS DE SINAIS, GESTOS E PALAVRAS VISÍVEIS, PERCEPTÍVEIS E AUDÍVEIS PELOS NOSSOS SENTIDOS;- TAMBÉM ASSIM O DEUS CRISTÃO MOSTRA A DIGNIDADE E A IMPORTÂNCIA QUE TEM PARA ELE A NOSSA HUMANIDADE EM TODAS AS SUAS EXPRESSÕES.

            TODA SALVAÇÃO VOLTADA SÓ PARA A ALMA, TODO O DESPREZO DO CORPO E DAS SUAS EXIGÊNCIAS SÃO EXCLUÍDOS DO CRISTIANISMO, QUE É, POR EXCELÊNCIA, A RELIGIÃO DO ENCONTRO HISTÓRICO E SACRAMENTAL COM DEUS. PODE-SE DIZER ATÉ QUE O SACRAMENTO É O ADVENTO DE DEUS NA CORPOREIDADE, E QUE TODA A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO, ENQUANTO COMUNICAÇÃO DA VIDA DIVINA AO HOMEM NOS SINAIS DO TEMPO E DO ESPAÇO, É A HISTÓRIA DO ENVOLVIMENTO DE DEUS COM A CONSISTÊNCIA DA NOSSA HISTÓRIA, EM TODAS AS SUAS EXPECTATIVAS E RESISTÊNCIAS, OS SEUS ÍMPETOS E MEDOS;- VERDADEIRAMENTE O AMOR DIVINO TOMA CORPO NA HISTÓRIA PARA SE COMUNICAR A NÓS E ATRAIR-NOS PARA SI.

            PARA EXPRESSAR ESSE EMPENHO DIVINO TOTAL NAS PALAVRAS E NOS GESTOS HUMANOS, QUE CONSTITUEM OS SACRAMENTOS, FALA-SE DELE COMO DE UM SINAL EFICAZ DA GRAÇA;- COM ESTA FÓRMULA, QUER-SE LEMBRAR TANTO OS ASPECTOS VISÍVEIS, AUDÍVEIS E PERCEPTÍVEIS DO ACONTECIMENTO SACRAMENTAL (O SINAL), ATRAVÉS DELES PELO AMOR DO ETERNO (A GRAÇA). A FÓRMULA EVIDENCIA, ALÉM DISSO, A RELAÇÃO REAL E TRANSFORMADORA QUE SE ESTABELECE ENTRE DEUS E O HOMEM MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO (A EFICÁCIA).

            ELA TRADUZ, ASSIM, A VERDADE ESTUPENDA DO ENCONTRO PESSOAL ENTRE O DEUS VIVO E O HOMEM VIVO, QUE SE REALIZA NOS SACRAMENTOS, ATRAVÉS DAS PALAVRAS E DOS GESTOS QUERIDOS PELO SENHOR COMO VEÍCULOS DA SUA DOAÇÃO AO HOMEM, QUE É CHAMADO, POR SUA VEZ, A CORRESPONDER AO DOM COM A LIBERDADE DE UM ASSENTIMENTO, QUE A GRAÇA PREPARA E TORNA POSSÍVEL.

            O DEUS, QUE QUER FALAR AOS HOMENS COMO A AMIGOS, ENTRA, PORTANTO, NA NOSSA LINGUAGEM, ASSUME OS GESTOS E AS PALAVRAS ATRAVÉS DOS QUAIS O NOSSO CORAÇÃO PODE SER ALCANÇADO, E MANIFESTA ASSIM O MARAVILHOSO PODER DO SEU AMOR, QUE SABE FAZER-SE TUDO PARA TODOS, CONTANTO QUE SALVE, DE ALGUMA FORMA, ALGUÉM. A PALAVRA ETERNA ENTRA NAS PALAVRAS DO TEMPO, O ACONTECIMENTO ETERNO DO AMOR VEM SE APRESENTAR NOS ACONTECIMENTOS HUMILDES DO AMOR HUMANO;- OS SACRAMENTOS CONSTITUEM, NESSE SENTIDO, A DEMONSTRAÇÃO CONTÍNUA DA TERNURA E DA COMPAIXÃO DO NOSSO DEUS, E CELEBRAM A SUA MISERICÓRDIA E O PERDÃO, A CONDESCENDÊNCIA COM A NOSSA PEQUENEZ E O DESEJO DE NOS FAZER PARTICIPAR DA SUA VIDA DIVINA. POR ISSO, OS SACRAMENTOS REPRESENTAM, NA NOSSA VIDA, O PONTO DE ENCONTRO HISTORICAMENTE MAIS INTENSO COM DEUS, O LUGAR CONCRETO NO QUAL A ETERNIDADE ENTRA NO TEMPO E OS NOSSOS DIAS NA ETERNIDADE.

            ELES SÃO UM ENCONTRO DE AMOR, UMA OFERTA VOLTADA PARA A NOSSA LIBERDADE DAQUELE QUE, EMBORA SEJA E PERMANEÇA O SENHOR ALTÍSSIMO E ONIPOTENTE, VIVE PARA NÓS NA HUMILDADE DO (MENDICANTE DE AMOR), QUE CHAMA, DOA-SE ELE MESMO E ESPERA O NOSSO SIM PARA FAZER – AQUI E AGORA – ALIANÇA CONOSCO.

                                   OREMOS

 

TU ÉS UM DEUS Á PROCURA DO HOMEM. TU, QUE POR AMOR NOS CRIASTE

           

E POR AMOR NOS ENVIASTE TEU FILHO, AINDA NOS VISITAS, NOS CAMINHOS DA VIDA E DA HISTÓRIA, COM OS SINAIS DA TUA PRESENÇA E OS ENCONTROS DA TUA FIDELIDADE.

 

GRAÇAS A TEU ESPÍRITO, QUE ATUALIZA NO TEMPO AS PROMESSAS DO TEU AMOR, A TUA PALAVRA, FEITA CARNE POR NÓS, SE FAZ PRÓXIMA DE CADA UM DE NÓS E SE DOA AO CORAÇÃO DE QUEM CRÊ NOS SINAIS SACRAMENTAIS DA IGREJA.

 

            PAI DA VIDA E DA ALEGRIA, FAZE QUE NESSES ACONTECIMENTOS HUMILDES, CELEBRADOS PELO TEU POVO EM OBEDIÊNCIA Á VONTADE DO TEU CRISTO, SAIBAMOS RECONHECER O LUGAR DE ENCONTRO CONTIGO, ONDE O ESPÍRITO NOS FAZ PARTICIPANTES DAS PROFUNDEZAS DO TEU AMOR, NA FRAGILIDADE DAS OBRAS E DOS DIAS DA NOSSA VIDA.

 

E QUE O SENHOR JESUS NOS CONCEDA SEGUI-LO NO CAMINHO DO SERVIÇO DOS OUTROS, RUMO AO ÚLTIMO E PLENO ENCONTRO CONTIGO.   

 

 

OBS;- SOMOS SEMPRE CONVIDADOS A ADORAR O SENHOR JESUS CRISTO, O FILHO DA VIRGEM MARIA, LÁ NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO. MAS NÃO PODEMOS DEIXAR DE COMPLETAR ESTA ADORAÇÃO COM A NOSSA TRANSFORMAÇÃO... NÃO PODEMOS CONTINUAR A SER IGUAIS.    EDNA.

SILENCIANDO A MINHA BOCA. A MINHA ALMA EU ESCUTO.   EDNA

 

O SANGUE DOS CRISTÃOS, CONTINUA A SER DERRAMADO NOS DIAS DE HOJE, POREM OS SEUS PUNHOS NÃO ESTÃO CERRADOS E SIM SUAS MÃOS EM POSIÇÃO DE ORAÇÃO – OBSERVEM.   EDNA.

Nenhum comentário: