terça-feira, 3 de novembro de 2015

A MEDIDA DA ALMA;- SANTA TERESA DE ÁVILA.



UM MÉTODO PARA REZAR;- SABEMOS QUE NINGUÉM NASCE ORANTE, POR ISSO A ORAÇÃO É UMA ARTE QUE SE PRECISA APRENDER COM EMPENHO E DISCIPLINA. NO MÉTODO INVENTADO POR TERESA, TUDO É ESPONTÂNEO, TUDO MUITO PRÁTICO, MUITO SIMPLES, POIS MANDA MAIS O CORAÇÃO QUE A RAZÃO. POUCAS SÃO AS ETAPAS ESTABELECIDAS E AS ZONAS DE PASSAGEM;- OS RITMOS SÃO ESSENCIAIS.
HÁ POUCOS DEGRAUS PARA SUBIR OU DESCER E TUDO É FEITO POR MEIO DA LIBERDADE E DA ESPONTANEIDADE. POR ISSO, QUANDO SE FALA APENAS DE UMA FACILITAÇÃO, MAS DE UM ATO QUE LEVA A EFEITO E QUE DETERMINA, NO ENCONTRO COM A TRANSCENDÊNCIA, O PRIMADO DO CORAÇÃO.
OBVIAMENTE, OS MÉTODOS IDEADOS RESPONDEM ÁS DIVERSAS EXIGÊNCIAS DO IDEAL DE VIDA E TAMBÈM DO LUGAR QUE, EM TAL IDEAL, OCUPA A ORAÇÃO MENTAL. AQUELE USADO POR TERESA É MUITO PRÁTICO E TOTALMENTE PESSOAL. AS COISAS COMPLICADAS NÃO LHE AGRADAVAM EM NADA. ENTÃO, ESTA ACENTUADA TENDÊNCIA PARA A SIMPLICIDADE, PARA O ESSENCIAL E PARA A PRATICIDADE FAZ PARTE DE SUA ÍNDOLE E SE MANIFESTA TAMBÉM NO MODO DE ORAR, ISTO É, NA MANEIRA DE SE IMPOSTAR E DE ESTRUTURAR O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS.
ASSIM, ESCREVE;- TINHA EU ESTE MÉTODO DE ORAÇÃO ;- NÃO PODENDO RACIOCINAR COM O INTELECTO, PROCURAVA REPRESENTAR CRISTO DENTRO DE MIM. SENTIA-ME BEM NOS PASSOS EM QUE O VIA MAIS SOLITÁRIO. É QUE ESTANDO SOZINHO E AFLITO, COMO PESSOA NECESSITADA, HAVIA DE ACOLHER-ME. DESTAS SIMPLICIDADES TINHA MUITAS. DE MODO ESPECIAL ACHAVA-ME Á VONTADE NA ORAÇÃO DO HORTO, ONDE LHE FAZIA COMPANHIA. PENSAVA NAQUELE SUOR E AFLIÇÃO, QUE O SENHOR HAVIA EXPERIMENTADO. DESEJARIA, SE FOSSE POSSÍVEL, ENXUGAR AQUELE SUOR TÃO PENOSO. LEMBRO-ME, PORÉM, QUE JAMAIS OUSAVA FAZÊ-LO PELA SIMPLES RECORDAÇÃO DE MEUS PECADOS GRAVES. FICAVA COM ELE O MAIS QUE ME PERMITIAM MEUS PENSAMENTOS, PORQUE ERAM MUITOS OS QUE ME ATORMENTAVAM.
IMAGINE ESTAR DIANTE DE CRISTO E TOME O COSTUME DE SE ENAMORAR DE SUA SAGRADA HUMANIDADE, TRAZENDO-O SEMPRE CONSIGO. FALE A ESTE SENHOR;- PEÇA-LHE SOCORRO NAS NECESSIDADES;- COM ELE SE QUEIXE NOS SOFRIMENTOS E SE ALEGRE NOS CONTENTAMENTOS, JAMAIS O ESQUECENDO POR MOTIVO ALGUM. TUDO ISSO FAÇA SEM PROCURAR ORAÇÕES COMPOSTAS, MAS COM PALAVRAS QUE EXPRIMAM SEUS DESEJOS E SUAS NECESSIDADES. É EXCELENTE MANEIRA DE PROGREDIR, E EM POUCO TEMPO. DOU POR ADIANTADO QUEM SE ESFORÇA POR VIVER NESTA VALIOSA COMPANHIA, APROVEITANDO MUITO DELA, E ADQUIRINDO UM AMOR VERDADEIRO POR ESTE SENHOR A QUEM DEVEMOS TANTO.
NA NARRAÇÃO, HÁ ANTES DE TUDO A BUSCA DO SENHOR NA SUA SANTA HUMANIDADE, ESPECIALMENTE NOS MISTÉRIOS DA SUA HUMILHAÇÃO. EM SEGUIDA, COM O AUXÍLIO DA IMAGINAÇÃO, A RECONSTRUÇÃO DE UM QUADRO MUITO TOCANTE DE TAIS HUMILHAÇÕES. DEPOIS, TERESA SE FAZ CONTEMPORÂNEA DOS SOFRIMENTOS DE CRISTO E SE ESFORÇA A TODO CUSTO POR CONSOLAR, COM O SEU AMOR SINCERO E RENOVADA DEVOÇÃO, O SENHOR TRISTE E SÓ. O REMORSO DE SUAS CULPAS, AINDA QUE A MANTENHA Á DISTÂNCIA, NÃO IMPEDE ABSOLUTAMENTE QUE SE SINTA QUEIMAR PELO AMOR QUE TEM AO SEU JESUS ABANDONADO E ESMAGADO PELO PESO DO PECADO.
SEJA COMO FOR, TERESA ESTÁ CONVENCIDA DE QUE O SENHOR A ACOLHE;- DE QUE SEU AMOR, MISTURADO ÁS LÁGRIMAS DO ARREPENDIMENTO, É ACEITO E CORRESPONDIDO. ASSIM ACHEGANDO-SE A JESUS SOFREDOR NAS TRISTES E DRAMÁTICAS CENAS DA PAIXÃO, ELA SENTE QUE OS PENSAMENTOS DE SUA ALMA, COMO UM CONJUNTO DE ESPLÊNDIDOS FAVOS, CONSOLAM O SENHOR. PREFERE OS MOMENTOS EM QUE O REDENTOR ESTÁ MAIS SÓ, MAIS HUMILHADO, EM MAIOR SOFRIMENTO. QUANDO RETORNA ÁS OCUPAÇÕES DIÁRIAS, PORQUE AS DISTRAÇÕES DIÁRIAS LHE ACOMETEM E NÃO LHE DEIXAM PERMANECER FAZENDO COMPANHIA AO SENHOR TANTO QUANTO QUISERA, ELA LEVA NA ALMA, GRAVADA A FOGO, A LEMBRANÇA DAQUELES SOFRIMENTOS E ABANDONOS, DAQUELA SOLIDÃO, DAS TRAIÇÕES E DE TODAS AS INGRATIDÕES HUMANAS.
REFLETE SOBRE A GRANDE MALÍCIA DO PECADO E A BONDADE DO NOSSO SALVADOR. SÓ DEUS PODERIA AMAR TANTO!
TERESA ENTÃO, NÃO ESTANDO ACOSTUMADA Á MEDITAÇÃO, SERVIA-SE DO IMAGINÁRIO PARA SE AUTO-REPRESENTAR AS CENAS DA VIDA DE JESUS. FAZENDO-SE CONTEMPORÂNEA DOS ACONTECIMENTOS, DELES PARTICIPAVA PARA SOFRER OU GOZAR COM O SENHOR;- DEMONSTRANDO-LHE QUANTO O AMAVA.
O AMOR COM O SENHOR SE DESENVOLVIA EM COLÓQUIO E, MUITAS VEZES, SE TRADUZIA EM SILÊNCIO CONTEMPLATIVO.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

                       
PENSAMENTO DE SANTA TERESA

TEMOS NECESSIDADE DE PENSAR NOS QUE, TENDO SIDO COMO NÓS, FIZERAM GRANDES FAÇANHAS POR DEUS. COM ELES HÁ DE SER NOSSO TRATO E COMPANHIA. E QUE ERRO SERIA APARTAR-SE PROPOSITAMENTE DO QUE É NOSSO BEM E REMÉDIO;- A SACRATÍSSIMA HUMANIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

A COMPANHIA DO BOM JESUS É EXCELENTE. NÃO HAVEMOS DE APARTAR-NOS DELE E DE SUA MÃE SACRATÍSSIMA.

A MEDITAÇÃO, NESTAS ALTURAS REPRESENTA, NÃO RARO, O ÓLEO DA LÂMPADA DA VONTADE. NÃO SE PODE ARDER SEMPRE SEM QUE SE REPONHA O ÓLEO NA LÂMPADA.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO

                        AO SANTÍSSIMO E DIGNÍSSIMO SACRAMENTO 

Nenhum comentário: