terça-feira, 3 de novembro de 2015

A MISSA, CENTRO DA VIDA CRISTÃ;- CARVAJAL



- PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS NO SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO.
- A ALMA SACERDOTAL DO CRISTÃO E A SANTA MISSA.
- VIVER A MISSA AO LONGO DO DIA. PREPARAÇÃO.

            JESUS CAMINHAVA COM OS SEUS DISCÍPULOS EM DIREÇÃO ÁS ALDEIAS DE CESARÉIA DE FILIPE, E, A MEIO DO CAMINHO, PERGUNTOU AOS QUE O ACOMPANHAVAM;- QUEM DIZEM OS HOMENS QUE EU SOU? E OS APÓSTOLOS, COM TODA A SIMPLICIDADE, CONTAM-LHE O QUE SE DIZIA DELE;- UNS, QUE ERA JOÃO BATISTA, OUTROS ELIAS, E OUTROS UM DOS PROFETAS. CORRIAM AS OPINIÕES MAIS VARIADAS SOBRE JESUS. ENTÃO O SENHOR DIRIGIU-SE AOS SEUS DE UMA MANEIRA ABERTA E AMÁVEL E PERGUNTOU-LHES;- E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU? NÃO LHES PEDE UMA OPINIÃO MAIS OU MENOS FAVORÁVEL, MAS A FIRMEZA DA FÉ. DEPOIS DE TANTO TEMPO COM ELES, HAVIAM DE SABER QUEM ELE ERA, COM TODA A CERTEZA. PEDRO RESPONDEU IMEDIATAMENTE;- TU ÉS O CRISTO.
            O SENHOR TAMBÉM TEM O DIREITO DE PEDIR-NOS UMA CLARA CONFISSÃO DE FÉ – COM PALAVRAS E COM OBRAS,- NUM MUNDO EM QUE PARECEM MOEDA CORRENTE A CONFUSÃO, A IGNORÂNCIA E O ERRO. MANTEMOS COM JESUS UM LAÇO ESTREITO, QUE NASCEU NO DIA EM QUE FOMOS BATIZADOS. A PARTIR DESSE INSTANTE, ESTABELECEU-SE E FOI CRESCENDO ENTRE NÓS E CRISTO UMA UNIÃO ÍNTIMA E PROFUNDA, PORQUE RECEBEMOS ENTÃO O SEU ESPÍRITO E FOMOS ELEVADOS Á DIGNIDADE DE FILHOS DE DEUS.
            TRATA-SE DE UMA COMUNHÃO DE VIDA MUITO MAIS PROFUNDA DO QUE QUALQUER OUTRA COISA QUE POSSA DAR-SE ENTRE DOIS SERES HUMANOS. ASSIM COMO A MÃO UNIDA AO CORPO ESTÁ CHEIA DA TORRENTE DE VIDA QUE FLUI DE TODO O CORPO, ASSIM O CRISTÃO ESTÁ IMPREGNADO DA VIDA DE CRISTO. ELE MESMO NOS MOSTROU POR MEIO DE UMA BELA IMAGEM A FORMA COMO LHE ESTAMOS UNIDOS;- EU SOU A VIDEIRA;- VÓS OS RAMOS. É TÃO FORTE A UNIÃO A QUE PODEMOS CHEGAR COM ELE, SE LUTAMOS POR SER SANTOS, QUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE HAVEREMOS DE PODER DIZER COM O APÓSTOLO;- VIVO, MAS NÃO SOU EU; É CRISTO QUE VIVE EM MIM.  ESTA PERSPECTIVA DE ÍNTIMA FUSÃO COM JESUS CRISTO DEVE ENCHER-NOS DE ALEGRIA, PORQUE, SE SOMOS PARTE VIVA DO CORPO MÍSTICO DE CRISTO, PARTICIPAMOS DE TUDO O QUE CRISTO REALIZA.
            EM CADA MISSA, CRISTO OFERECE-SE TODO INTEIRO, JUNTAMENTE COM A IGREJA, QUE É O SEU CORPO MÍSTICO FORMADO POR TODOS OS BATIZADOS. SOBRE O ALTAR, APRESENTA A DEUS PAI OS PADECIMENTOS REDENTORES E MERITÓRIOS QUE SUPORTOU NA CRUZ, BEM COMO OS DOS SEUS IRMÃOS. PODE HAVER MAIOR INTIMIDADE, MAIOR UNIÃO COM ELE? A SANTA MISSA, BEM VIVIDA, PODE MUDAR TODA A NOSSA EXISTÊNCIA.
            E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? NO SACRIFÍCIO ESCARÍSTICO, ROBUSTECE-SE A NOSSA FÉ E GANHAMOS CORAGEM PARA CONFESSAR ABERTAMENTE QUE JESUS CRISTO É O MESSIAS, O UNIGÊNITO DE DEUS, QUE VEIO PARA A SALVAÇÃO DE TODOS.É UNICAMENTE PELAS PALAVRAS DO SACERDOTE NO MOMENTO DA CONSAGRAÇÃO QUE CRISTO SE TORNA PRESENTE SOBRE O ALTAR, MAS TODOS OS FIÉIS PARTICIPAM DESSA OBLAÇÃO QUE SE OFERECE A DEUS PAI PARA O BEM DE TODA A IGREJA. TODOS OS PRESENTES OFERECEM, POIS, O SACRÍFICIO JUNTAMENTE COM O SACERDOTE, UNINDO-SE ÁS SUAS INTENÇÕES DE PETIÇÃO, DE REPARAÇÃO, DE ADORAÇÃO E DE AÇÃO DE GRAÇAS, - MAIS AINDA, UNEM-SE AO PRÓPRIO CRISTO, SACERDOTE ETERNO, E A TODA A IGREJA.
            EM CADA MISSA QUE ASSISTIMOS, PODEMOS OFERECER A DEUS TODAS AS COISAS CRIADAS E TODAS AS NOSSAS OBRAS;- O TRABALHO, A DOR, A FADIGA E O CANSAÇO, AS INICIATIVAS QUE QUEREMOS LEVAR ADIANTE NESSE DIA. O OFERTÓRIO É O MOMENTO MUITO ADQUADO PARA APRESENTARMOS AO SENHOR AS NOSSAS OFERENDAS PESSOAIS, QUE SE UNEM ENTÃO AO SACRIFÍCIO DE CRISTO. O QUE É QUE COLOCAMOS CADA DIA NA PATENA DO SACERDOTE? O QUE É QUE JESUS ENCONTRA ALÍ? LEVADOS POR ESSA ALMA SACERDOTAL QUE NOS MOVE A IDENTIFICAR-NOS MAIS COM CRISTO NO MEIO DA VIDA DIÁRIA, NÃO SÓ OFERECEMOS A DEUS AS REALIDADES DA NOSSA EXISTÊNCIA, MAS NOS OFERECEMOS A NÓS MESMOS NO MAIS ÍNTIMO DO NOSSO SER. PARTICIPAMOS, PORTANTO, DA MISSA POR UM DUPLO TÍTULO;- NÃO SÓ COMO OFERENTES, MAS TAMBÉM COMO OFERENDAS.
            ORAI, IRMÃOS, PARA QUE O NOSSO SACRIFÍCIO SEJA ACEITO POR DEUS PAI TODO-PODEROSO. RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA A GLÓRIA DO SEU NOME, PARA O NOSSO BEM E DE TODA A SANTA IGREJA. DEVEMOS ENCHER DE CONTEÚDO E DE ORAÇÃO PESSOAL ESTA E OUTRAS ORAÇÕES QUE SE REPETEM DIARIAMENTE NA MISSA. VAMOS Á MISSA PARA FAZERMOS NOSSO O SACRIFÍCIO DO FILHO DE DEUS. APROPRIAMOS-NOS DELE E APRESENTAMO-NOS DIANTE DA SANTÍSSIMA TRINDADE REVESTIDOS DOS INCONTÁVEIS MÉRITOS DE JESUS CRISTO, ASPIRANDO COM FÉ AO PERDÃO, A UMA MAIOR GRAÇA NA ALMA E Á VIDA ETERNA;- ADORAMOS COM A ADORAÇÃO DE CRISTO, SATISFAZEMOS COM OS MÉRITOS DE JESUS, PEDIMOS COM A SUA VOZ, SEMPRE EFICAZ. E TUDO O QUE É NOSSO SE TORNA DELE, ORAÇÃO, TRABALHO, ALEGRIAS, PENSAMENTOS E DESEJOS, QUE ENTÃO ADQUIREM UMA DIMENSÃO SOBRENATURAL E ETERNA;- O HUMANO ENTRELAÇA-SE COM O DIVINO NA NOSSA PRÓPRIA VIDA. TODOS OS NOSSOS ESFORÇOS – MESMO OS MAIS INSIGNIFICANTES – ADQUIREM UM ALCANCE ETERNO, PORQUE SE UNEM AO SACRIFÍCIO DE JESUS NA CRUZ.
            A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA MISSA CULMINA NA SAGRADA COMUNHÃO, NUMA IDENTIFICAÇÃO JAMAIS SONHADA. NOS ANOS QUE PERCORREM A PALESTINA COM JESUS, ANTES DA INSTITUIÇÃO AS SAGRADA EUCARISTIA, OS APÓSTOLOS NUNCA PUDERAM EXPERIMENTAR UMA INTIMIDADE COM ELE TÃO GRANDE COMO A QUE NÓS ALCANÇAMOS DEPOIS DE COMUNGAR.- PENSEMOS AGORA COMO É A NOSSA MISSA, COMO SÃO AS NOSSAS COMUNHÕES. PENSEMOS SE, NO MAIS ÍNTIMO DO NOSSO SER, SE TORNA REALIDADE NESSES MOMENTOS A EXCLAMAÇÃO CHEIA DE FÉ DE SÃO PEDRO;- TU ÉS O CRISTO!
            A MISSA É O CENTRO E A RAIZ DA VIDA ESPIRITUAL DO CRISTÃO. ASSIM COMO OS RAIOS DE UM CÍRCULO CONVERGEM TODOS PARA O SEU CENTRO, ASSIM TODAS AS NOSSAS AÇÕES, PALAVRAS E PENSAMENTOS HÃO DE CENTRAR-SE NO SACRIFÍCIO DO ALTAR. POR ISSO AJUDA-NOS TANTO A CRESCER EM VIDA INTERIOR RENOVARMOS O OFERECIMENTO DAS OBRAS DO NOSSO DIA, UNINDO-AS PELA INTENÇÃO Á MISSA DO DIA SEGUINTE OU ÁQUELA QUE NAQUELE MOMENTO ESTIVER SENDO CELEBRADA NO LOCAL MAIS PRÓXIMO OU EM QUALQUER PARTE DO MUNDO. DESSA FORMA, O NOSSO DIA, DE UM MODO MISTERIOSO MAS REAL, PASSA A FAZER PARTE DA MISSA;- É, DE CERTA MANEIRA, UM PROLONGAMENTO DO SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO;- A NOSSA VIDA E AS NOSSAS OCUPAÇÕES TORNAM-SE COMO QUE A MATÉRIA DO SACRIFÍCIO, ORIENTANDO-SE PARA ELE E OFERECENDO-SE NELE. A SANTA MISSA, PASSA A CATALIZAR E A ORDENAR A NOSSA JORNADA, COM AS SUAS ALEGRIAS E TRISTEZAS, E AS NOSSAS PRÓPRIAS FRAQUEZAS SE PURIFICAM.
            O TRABALHO SERÁ MAIS BEM REALIZADO, SE PENSARMOS QUE NAQUELA MANHÃ OU NA TARDE INTERIOR O PUSEMOS NA PATENA DO SACERDOTE, OU SE NESSE MOMENTO NOS UNIRMOS INTERIORMENTE A UMA MISSA A QUE TENHAMOS PODIDO ASSISTIR FISICAMENTE. AO MESMO TEMPO, O PRÓPRIO TRABALHO E TODOS OS ACONTECIMENTOS DO DIA SERÃO UMA EXCELENTE PREPARAÇÃO PARA A MISSA DO DIA SEGUINTE, PREPARAÇÃO QUE PROCURAREMOS INTENSIFICAR Á MEDIDA QUE SE FOR APROXIMANDO O MOMENTO EM QUE DELA PARTICIPAREMOS COM A MAIOR VIBRAÇÃO POSSÍVEL. NÃO VOS ACOSTUMEIS NUNCA A CELEBRAR OU A ASSISTIR AO SANTO SACRIFÍCIO;- FAZEI-O, PELO CONTRÁRIO, COM TANTA DEVOÇÃO COMO SE SE TRATASSE DA ÚNICA MISSA DA NOSSA VIDA;- SABENDO QUE ALI ESTÁ SEMPRE PRESENTE CRISTO, DEUS E HOMEM.- CABEÇA E CORPO, E, PORTANTO, JUNTO DE NOSSO SENHOR, TODA A SUA IGREJA.
            PARA CONSEGUIRMOS OS FRUTOS QUE O NOSSO SENHOR NOS QUER DAR EM CADA MISSA, DEVEMOS ALÉM DISSO CUIDAR DE PARTICIPAR PLENAMENTE DOS RITOS LITÚRGICOS, MEDIANTE UMA ATITUDE INTERIOR CONSCIENTE, PIEDOSSA E ATIVA. COMEÇAREMOS POR ASSEGURAR A PONTUALIDADE, QUE É A PRIMEIRA PROVA DE DELICADEZA PARA COM DEUS E PARA COM OS DEMAIS FIÉIS;- E CUIDAREMOS DO ARRANJO PESSOAL, DO MODO DE ESTARMOS SENTADOS OU AJOELHADOS, COMO QUEM ESTÁ DIANTE DO SEU MAIOR AMIGO, MAS TAMBÉM DIANTE DO SEU DEUS E SENHOR, COM A REVERÊNCIA E O RESPEITO DEVIDOS, QUE SÃO SINALO DE FÉ E DE AMOR.
            E DEPOIS SEGUIREMOS ATENTAMENTE OS RITOS DA AÇÃO LITÚRGICA, FAZENDO PRÓPRIAS AS ACLAMAÇÕES, OS CANTOS, OS SILÊNCIOS – ORAÇÃO CALADA, SEM PRESSAS, PONTILHANDO DE ATOS DE FÉ E DE AMOR TODA A MISSA – PARTICULARMENTE O MOMENTO DA CONSAGRAÇÃO, VIVENDO INTENSAMENTE CADA UMA DAS SUAS PARTES (PEDINDO SINCERAMENTE PERDÃO AO REZARMOS O ATO PENITENCIAL, ESCUTANDO COM ESPÍRITO DE ORAÇÃO AS LEITURAS).
            SE PARTICIPARMOS COM ESSA PIEDADE E COM ESSE AMOR DO SANTO SACRIFÍCIO, SAIREMOS Á RUA IMENSAMENTE ALEGRES E FIRMEMENTE DECIDIDOS A MANIFESTAR COM OBRAS A VIBRAÇÃO DA NOSSA FÉ;- TU ÉS O CRISTO.
            E MUITO PERTO DE JESUS, ENCONTRAREMOS SANTA MARIA, QUE ESTEVE PRESENTE AO PÉ DA CRUZ E NOS COMUNICARÁ OS SENTIMENTOS E DISPOSIÇÕES QUE TEVE NESSES MOMENTOS QUE SE REPETEM SACRAMENTALMENTE EM CADA MISSA.

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))0  

           
SE É DIFÍCIL CALAR PARA ESCUTAR O OUTRO FALAR-NOS, MAIS DIFÍCIL AINDA É FAZER SILÊNCIO PARA OUVIR A VOZ DE DEUS. SÃO FRANCISCO DE SALES.

A PAZ É A ORDEM, A HARMONIA EM CADA UM DE NÓS;- É UMA ALEGRIA CONTÍNUA QUE NASCE DO TESTEMUNHO. SÃO PIO DE PIETRELCINA.


NAS HORAS GRAVES, OS OLHOS FICAM CEGOS, - É PRECISO, ENTÃO, ENXERGAR COM O CORAÇÃO. SAINT-EXUPÉRY.    AMÉM.

Nenhum comentário: