sábado, 10 de setembro de 2016

A ENTRADA ATIVA NA NOITE. EDITH STEIN;- SEGUNDA PARTE


            O PONTO DE PARTIDA – A PRIMEIRA FASE – É CHAMADO POR JOÃO DA CRUZ DE NOITE ESCURA DOS SENTIDOS. O QUE IMPORTA NESSE PONTO É A MORTIFICAÇÃO DO DESEJO DE TODAS AS COISAS. NÃO SE TRATA, POR CERTO, DE EXTINGUIR A PERCEPÇÃO DOS SENTIDOS;- ELES SÃO COMO JANELAS PELAS QUAIS RECEBEMOS A LUZ DE NOSSA INTELIGÊNCIA ENQUANTO ESTIVERMOS NO CÁRCERE ESCURO DA EXISTÊNCIA CORPORAL E, ENQUANTO EXISTIRMOS, DELES NÃO PODEREMOS PRESCINDIR. DEVEMOS, PORÉM, APRENDER A VER E A OUVIR ETC...- COMO SE NÃO VÍSSEMOS OU OUVÍSSEMOS NADA. O QUE DEVE MUDAR É A NOSSA ATITUDE FUNDAMENTAL EM FACE DO MUNDO SENSÍVEL. ESTA ATITUDE DO HOMEM NATURAL NÃO É, VIA DE REGRA, SOMENTE A DE UM SER RACIONAL – ELE ENCONTRA-SE NO MUNDO COMO SER SENSÍVEL, COM DESEJOS E ASPIRAÇÕES – E COMO HOMEM DE AÇÃO. O HOMEM VÊ-SE PRESO AO MUNDO POR MIL LAÇOS, PORQUE O MUNDO LHE OFERECE AQUILO QUE O SATISFAZ, ESTIMULA-O A AGIR E É O PRÓPRIO OBJETO DE SUAS AÇÕES. DE MODO GERAL, O HOMEM SE DEIXA LEVAR PELAS TENDÊNCIAS E DESEJOS EM SUAS AÇÕES E CONDUTAS, NA ALIMENTAÇÃO, NO VESTUÁRIO, NO TRABALHO, NO REPOUSO, NOS DIVERTIMENTOS E LAZERES E TAMBÉM NA VIDA SOCIAL.
            SENTE-SE FELIZ E CONTENTE QUANDO NÃO ENCONTRA OBSTÁCULOS EXTRAORDINÁRIOS QUE O ESTORVEM. DIZEMOS OBSTÁCULOS EXTRAORDINÁRIOS PORQUE VIVER NESTE MUNDO SEM DIFICULDADE ALGUMA NÃO É POSSÍVEL;- AS DIFICULDADES SÃO TÃO FAMILIARES AO HOMEM, DESDE A INFÂNCIA, QUE JÁ SE TORNARAM PARTE INTEGRANTE DE SUA NATUREZA. ELE SABE, POR EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA, QUE A LIVRE EXPANSÃO DAS TENDÊNCIAS SÓ LHE PODE SER NOCIVA, E O BOM SENSO, O LEVARÁ A FREÁ-LAS E DOMINÁ-LAS. AS MESMAS EXIGÊNCIAS LHE SERÃO DITADAS POR RESPEITO AOS OUTROS – IMPOSIÇÃO DA VIDA (NATURALMENTE SOCIAL) E DECORRÊNCIA DA LEI E DA ÉTICA NATURAIS. A LEI NATURAL DAS TENDÊNCIAS FICA INTACTA EM SI MESMA;- TORNA-SE PORÉM EQUILIBRADA PELAS DEMAIS LEIS E EXIGÊNCIAS.
            O INÍCIO DA NOITE ESCURA TRAZ CONSIGO UMA TOTAL NOVIDADE;- O SENTIR-SE EM CASA NESTE MUNDO, TÃO NATURAL E AGRADÁVEL;- OS PRAZERES QUE PROPORCIONA;- O DESEJO DESSES PRAZERES E, LOGO EM SEGUIDA, A SUA ACEITAÇÃO. ENFIM, TUDO QUANTO CONSTITUI E REPRESENTA O COTIDIANO DO HOMEM É, AOS OLHOS DE DEUS, escuridão, INCOMPATÍVEL COM A LUZ DIVINA. NA ALMA, TUDO ISSO TEM DE SER CORTADO PELA RAIZ, SE NELA SE QUISER DAR LUGAR A DEUS. CORRESPONDER A ESSE IMPERATIVO SIGNIFICA ABRIR LUTA CONTRA A NATUREZA HUMANA;- SIGNIFICA TOMAR SOBRE SI A PRÓPRIA CRUZ E ENTREGAR-SE Á CRUCIFIXÃO. NESSA ALTURA, SÃO JOÃO LEMBRA AS PALAVRAS DO SENHOR;- ASSIM, POIS, QUALQUER UM DE VÓS QUE NÃO RENUNCIA A TUDO O QUE POSSUI (E MESMO O DESEJO), NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO. O IMPÉRIO DO DESEJO NA ALMA É REALMENTE ESCURIDÃO, COMO SERÁ COMPROVADO;- A CONCUPISCÊNCIA CANSA E ATORMENTA A ALMA, DEIXANDO-A EM ESCURIDÃO;- MANCHA-A E ESGOTA-LHE AS FORÇAS;- ROUBA-LHE O ESPÍRITO DE DEUS, DE QUEM SE AFASTOU PELA ENTREGA AO ESPÍRITO ANIMAL. LUTAR CONTRA A CONCUPISCÊNCIA, OU TOMAR SOBRE SI A CRUZ, SIGNIFICA ENTRAR ATIVAMENTE NA NOITE ESCURA.
            PARA TANTO, JOÃO DA CRUZ DÁ AS SEGUINTES INSTRUÇÕES, AFIRMANDO QUE QUEM SE DECIDIR SERIAMENTE A EXERCITAR-SE NELAS, NÃO NECESSITARÁ DE QUAISQUER OUTRAS;-
1-     MANTER SEMPRE VIVO O DESEJO DE EM TUDO IMITAR A CRISTO, VIVENDO CONFORME SUA VIDA. PARA TANTO É PRECISO MEDITÁ-LA, PARA CONDUZIR-SE EM TUDO DA MANEIRA COMO ELE O FARIA;-
2-     PARA REALIZAR ESSE DESEJO COM PERFEIÇÃO, É PRECISO RENUNCIAR A QUALQUER PRAZER QUE SE OFEREÇA AOS SENTIDOS E ATÉ AFASTÁ-LO DE SI, CASO NÃO CONTRIBUA PARA A HONRA E GLÓRIA DE DEUS.
3-     TUDO HÁ DE SER FEITO PELA ALMA POR AMOR A JESUS CRISTO, O QUAL NESTA VIDA NÃO TEVE NEM QUIS OUTRO GOSTO QUE FAZER A VONTADE DE SEU PAI, AO QUAL ELE CHAMAVA DE SEU ALIMENTO. SE APRESENTAR O GOSTO DE OUVIR COISAS QUE NÃO IMPORTEM PARA O SERVIÇO E GLÓRIA DE DEUS, NÃO AS QUEIRA PROVAR NEM OUVIR. DEVERÁ PRATICAR IGUALMENTE A MORTIFICAÇÃO DE TODOS OS SENTIDOS, REPELINDO-LHE HABILMENTE AS IMPRESSÕES NA MEDIDA DO POSSÍVEL;- SE NÃO PUDER, BASTA QUE NÃO QUEIRA COMPRAZER-SE NISSO AINDA QUE ESSAS COISAS PASSEM PELA ALMA. E DESSA MANEIRA HÁ DE DEIXAR LOGO MORTIFICADOS E VAZIOS DESSE DELEITE OS SENTIDOS, COMO NO ESCURO. COM ESSE CUIDADO, EM BREVE TERÁ GRANDE PROVEITO.
4-     E PARA MORTIFICAR E APAZIGUAR AS QUATRO PAIXÕES NATURAIS;- O PRAZER, A ESPERANÇA, O TEMOR E A DOR – DE CUJA CONCÓRDIA NASCEM ESSES BENS E OS DEMAIS, O REMÉDIO QUE SE SEGUE É TOTAL, MUITO MERITÓRIO E CAUSA DE GRANDES VIRTUDES;- PROCURE SEMPRE INCLINAR-SE, NÃO AO MAIS FÁCIL, E SIM AO MAIS DIFÍCIL;- NÃO AO MAIS SABOROSO, E SIM AO MAIS INSÍPIDO;- NÃO AO MAIS GOSTOSO, MAS AO QUE DÁ MENOS GOSTO;- NÃO AO REPOUSANTE, MAS AO TRABALHOSO;- NÃO AO QUE CONSOLA, MAS AO DESOLADO;- NÃO AO MAIS, E SIM AO MENOS;- NÃO AO MAIS ALTO E PRECIOSO, MAS AO MAIS BAIXO E DESPREZÍVEL;- NÃO A QUERER ALGUMA COISA, MAS AO NADA QUERER;- NÃO A ANDAR BUSCANDO O MELHOR DAS COISAS TEMPORAIS, MAS O PIOR;- E DESEJAR ENTRAR EM TODA A NUDEZ, VAZIO DE POBREZA, DE TUDO QUANTO HÁ NO MUNDO, POR AMOR DE CRISTO.

CONVÉM ABRAÇAR DE CORAÇÃO ESSAS OBRAS E PROCURAR CONFORMAR A ELAS A VONTADE...O QUE FOI DITO, SE BEM-PRATICADO, BASTARÁ PARA ENTRAR NA NOITE SENSÍVEL. NÃO É PRECISO INSISTIR MAIS EM QUE ESSA ENTRADA NA NOITE ESCURA DOS SENTIDOS EQUIVALE A ESPONTANEAMENTE TOMAR SOBRE SI E ACEITAR A CRUZ. MAS O SIMPLES ACEITAR A CRUZ AINDA NÃO LEVA Á MORTE NA CRUZ;- ORA, PARA ATRAVESSAR INTEIRAMENTE A NOITE É PRECISO QUE O HOMEM MORRA PARA O PECADO. O HOMEM PODE OFERECER-SE Á CRUCIFIXÃO, MAS NÃO PODE CRUCIFICAR-SE A SI PRÓPRIO. EIS PORQUE AQUILO QUE FOI INICIADO PELA NOITE ATIVA TEM DE SER COMPLETADO PELA NOITE PASSIVA, ISTO É, PELO PRÓPRIO DEUS. POR MAIS QUE PROCURE AJUDAR-SE, NÃO PODE, POR SEU ESFORÇO, PURIFICAR-SE ATIVAMENTE, DE MODO A FICAR DISPOSTA, NO MÍNIMO PONTO, PARA A DIVINA UNIÃO DA PERFEIÇÃO DO AMOR;- SE DEUS NÃO A TOMA PELA MÃO E A PURIFICA ELE PRÓPRIO NAQUELE FOGO OBSCURO PARA A ALMA, COMO E NO MODO QUE HAVEMOS DE DIZER. AMÉM.

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