O PONTO DE PARTIDA – A PRIMEIRA FASE
– É CHAMADO POR JOÃO DA CRUZ DE NOITE ESCURA DOS SENTIDOS. O QUE IMPORTA NESSE
PONTO É A MORTIFICAÇÃO DO DESEJO DE TODAS AS COISAS. NÃO SE TRATA, POR CERTO,
DE EXTINGUIR A PERCEPÇÃO DOS SENTIDOS;- ELES SÃO COMO JANELAS PELAS QUAIS
RECEBEMOS A LUZ DE NOSSA INTELIGÊNCIA ENQUANTO ESTIVERMOS NO CÁRCERE ESCURO DA
EXISTÊNCIA CORPORAL E, ENQUANTO EXISTIRMOS, DELES NÃO PODEREMOS PRESCINDIR.
DEVEMOS, PORÉM, APRENDER A VER E A OUVIR ETC...- COMO SE NÃO VÍSSEMOS OU
OUVÍSSEMOS NADA. O QUE DEVE MUDAR É A NOSSA ATITUDE FUNDAMENTAL EM FACE DO
MUNDO SENSÍVEL. ESTA ATITUDE DO HOMEM NATURAL NÃO É, VIA DE REGRA, SOMENTE A DE
UM SER RACIONAL – ELE ENCONTRA-SE NO MUNDO COMO SER SENSÍVEL, COM DESEJOS E
ASPIRAÇÕES – E COMO HOMEM DE AÇÃO. O HOMEM VÊ-SE PRESO AO MUNDO POR MIL LAÇOS,
PORQUE O MUNDO LHE OFERECE AQUILO QUE O SATISFAZ, ESTIMULA-O A AGIR E É O
PRÓPRIO OBJETO DE SUAS AÇÕES. DE MODO GERAL, O HOMEM SE DEIXA LEVAR PELAS
TENDÊNCIAS E DESEJOS EM SUAS AÇÕES E CONDUTAS, NA ALIMENTAÇÃO, NO VESTUÁRIO, NO
TRABALHO, NO REPOUSO, NOS DIVERTIMENTOS E LAZERES E TAMBÉM NA VIDA SOCIAL.
SENTE-SE FELIZ E CONTENTE QUANDO NÃO
ENCONTRA OBSTÁCULOS EXTRAORDINÁRIOS QUE O ESTORVEM. DIZEMOS OBSTÁCULOS
EXTRAORDINÁRIOS PORQUE VIVER NESTE MUNDO SEM DIFICULDADE ALGUMA NÃO É
POSSÍVEL;- AS DIFICULDADES SÃO TÃO FAMILIARES AO HOMEM, DESDE A INFÂNCIA, QUE
JÁ SE TORNARAM PARTE INTEGRANTE DE SUA NATUREZA. ELE SABE, POR EDUCAÇÃO E
EXPERIÊNCIA, QUE A LIVRE EXPANSÃO DAS TENDÊNCIAS SÓ LHE PODE SER NOCIVA, E O
BOM SENSO, O LEVARÁ A FREÁ-LAS E DOMINÁ-LAS. AS MESMAS EXIGÊNCIAS LHE SERÃO
DITADAS POR RESPEITO AOS OUTROS – IMPOSIÇÃO DA VIDA (NATURALMENTE SOCIAL) E
DECORRÊNCIA DA LEI E DA ÉTICA NATURAIS. A LEI NATURAL DAS TENDÊNCIAS FICA
INTACTA EM SI MESMA;- TORNA-SE PORÉM EQUILIBRADA PELAS DEMAIS LEIS E
EXIGÊNCIAS.
O INÍCIO DA NOITE ESCURA TRAZ
CONSIGO UMA TOTAL NOVIDADE;- O SENTIR-SE EM CASA NESTE MUNDO, TÃO NATURAL E
AGRADÁVEL;- OS PRAZERES QUE PROPORCIONA;- O DESEJO DESSES PRAZERES E, LOGO EM
SEGUIDA, A SUA ACEITAÇÃO. ENFIM, TUDO QUANTO CONSTITUI E REPRESENTA O COTIDIANO
DO HOMEM É, AOS OLHOS DE DEUS, escuridão, INCOMPATÍVEL COM A LUZ DIVINA. NA
ALMA, TUDO ISSO TEM DE SER CORTADO PELA RAIZ, SE NELA SE QUISER DAR LUGAR A
DEUS. CORRESPONDER A ESSE IMPERATIVO SIGNIFICA ABRIR LUTA CONTRA A NATUREZA
HUMANA;- SIGNIFICA TOMAR SOBRE SI A PRÓPRIA CRUZ E ENTREGAR-SE Á CRUCIFIXÃO.
NESSA ALTURA, SÃO JOÃO LEMBRA AS PALAVRAS DO SENHOR;- ASSIM, POIS, QUALQUER UM
DE VÓS QUE NÃO RENUNCIA A TUDO O QUE POSSUI (E MESMO O DESEJO), NÃO PODE SER
MEU DISCÍPULO. O IMPÉRIO DO DESEJO NA ALMA É REALMENTE ESCURIDÃO, COMO SERÁ
COMPROVADO;- A CONCUPISCÊNCIA CANSA E ATORMENTA A ALMA, DEIXANDO-A EM
ESCURIDÃO;- MANCHA-A E ESGOTA-LHE AS FORÇAS;- ROUBA-LHE O ESPÍRITO DE DEUS, DE
QUEM SE AFASTOU PELA ENTREGA AO ESPÍRITO ANIMAL. LUTAR CONTRA A CONCUPISCÊNCIA,
OU TOMAR SOBRE SI A CRUZ, SIGNIFICA ENTRAR ATIVAMENTE NA NOITE ESCURA.
PARA TANTO, JOÃO DA CRUZ DÁ AS
SEGUINTES INSTRUÇÕES, AFIRMANDO QUE QUEM SE DECIDIR SERIAMENTE A EXERCITAR-SE
NELAS, NÃO NECESSITARÁ DE QUAISQUER OUTRAS;-
1- MANTER SEMPRE VIVO O DESEJO DE EM TUDO
IMITAR A CRISTO, VIVENDO CONFORME SUA VIDA. PARA TANTO É PRECISO MEDITÁ-LA,
PARA CONDUZIR-SE EM TUDO DA MANEIRA COMO ELE O FARIA;-
2- PARA REALIZAR ESSE DESEJO COM PERFEIÇÃO,
É PRECISO RENUNCIAR A QUALQUER PRAZER QUE SE OFEREÇA AOS SENTIDOS E ATÉ
AFASTÁ-LO DE SI, CASO NÃO CONTRIBUA PARA A HONRA E GLÓRIA DE DEUS.
3- TUDO HÁ DE SER FEITO PELA ALMA POR AMOR A
JESUS CRISTO, O QUAL NESTA VIDA NÃO TEVE NEM QUIS OUTRO GOSTO QUE FAZER A
VONTADE DE SEU PAI, AO QUAL ELE CHAMAVA DE SEU ALIMENTO. SE APRESENTAR O GOSTO
DE OUVIR COISAS QUE NÃO IMPORTEM PARA O SERVIÇO E GLÓRIA DE DEUS, NÃO AS QUEIRA
PROVAR NEM OUVIR. DEVERÁ PRATICAR IGUALMENTE A MORTIFICAÇÃO DE TODOS OS
SENTIDOS, REPELINDO-LHE HABILMENTE AS IMPRESSÕES NA MEDIDA DO POSSÍVEL;- SE NÃO
PUDER, BASTA QUE NÃO QUEIRA COMPRAZER-SE NISSO AINDA QUE ESSAS COISAS PASSEM
PELA ALMA. E DESSA MANEIRA HÁ DE DEIXAR LOGO MORTIFICADOS E VAZIOS DESSE DELEITE
OS SENTIDOS, COMO NO ESCURO. COM ESSE CUIDADO, EM BREVE TERÁ GRANDE PROVEITO.
4- E PARA MORTIFICAR E APAZIGUAR AS QUATRO
PAIXÕES NATURAIS;- O PRAZER, A ESPERANÇA, O TEMOR E A DOR – DE CUJA CONCÓRDIA
NASCEM ESSES BENS E OS DEMAIS, O REMÉDIO QUE SE SEGUE É TOTAL, MUITO MERITÓRIO
E CAUSA DE GRANDES VIRTUDES;- PROCURE SEMPRE INCLINAR-SE, NÃO AO MAIS FÁCIL, E
SIM AO MAIS DIFÍCIL;- NÃO AO MAIS SABOROSO, E SIM AO MAIS INSÍPIDO;- NÃO AO
MAIS GOSTOSO, MAS AO QUE DÁ MENOS GOSTO;- NÃO AO REPOUSANTE, MAS AO
TRABALHOSO;- NÃO AO QUE CONSOLA, MAS AO DESOLADO;- NÃO AO MAIS, E SIM AO
MENOS;- NÃO AO MAIS ALTO E PRECIOSO, MAS AO MAIS BAIXO E DESPREZÍVEL;- NÃO A
QUERER ALGUMA COISA, MAS AO NADA QUERER;- NÃO A ANDAR BUSCANDO O MELHOR DAS
COISAS TEMPORAIS, MAS O PIOR;- E DESEJAR ENTRAR EM TODA A NUDEZ, VAZIO DE
POBREZA, DE TUDO QUANTO HÁ NO MUNDO, POR AMOR DE CRISTO.
CONVÉM ABRAÇAR DE CORAÇÃO
ESSAS OBRAS E PROCURAR CONFORMAR A ELAS A VONTADE...O QUE FOI DITO, SE
BEM-PRATICADO, BASTARÁ PARA ENTRAR NA NOITE SENSÍVEL. NÃO É PRECISO INSISTIR
MAIS EM QUE ESSA ENTRADA NA NOITE ESCURA DOS SENTIDOS EQUIVALE A
ESPONTANEAMENTE TOMAR SOBRE SI E ACEITAR A CRUZ. MAS O SIMPLES ACEITAR A CRUZ
AINDA NÃO LEVA Á MORTE NA CRUZ;- ORA, PARA ATRAVESSAR INTEIRAMENTE A NOITE É
PRECISO QUE O HOMEM MORRA PARA O PECADO. O HOMEM PODE OFERECER-SE Á CRUCIFIXÃO,
MAS NÃO PODE CRUCIFICAR-SE A SI PRÓPRIO. EIS PORQUE AQUILO QUE FOI INICIADO
PELA NOITE ATIVA TEM DE SER COMPLETADO PELA NOITE PASSIVA, ISTO É, PELO PRÓPRIO
DEUS. POR MAIS QUE PROCURE AJUDAR-SE, NÃO PODE, POR SEU ESFORÇO, PURIFICAR-SE
ATIVAMENTE, DE MODO A FICAR DISPOSTA, NO MÍNIMO PONTO, PARA A DIVINA UNIÃO DA
PERFEIÇÃO DO AMOR;- SE DEUS NÃO A TOMA PELA MÃO E A PURIFICA ELE PRÓPRIO
NAQUELE FOGO OBSCURO PARA A ALMA, COMO E NO MODO QUE HAVEMOS DE DIZER. AMÉM.
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