sábado, 10 de setembro de 2016

O SIGNIFICADO DO SACRAMENTO DA CONFISSÃO. PONTIFÍCIO CONSELHO DA EVANGELIZAÇÃO.


            O FATO MAIS SURPREENDENTE RELATIVO AO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA É O DRAMÁTICO DECLÍNIO DA PRÁTICA DA CONFISSÃO POR PARTE DOS CATÓLICOS. MUITAS SÃO AS CAUSAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA ESTE FATO;- A DIMINUIÇÃO DO SENTIDO DA CULPA PESSOAL; O RITO DA CONFISSÃO TER-SE TORNADO IMPESSOAL E GASTO;- A INCAPACIDADE DE MUITOS CONFESSORES DE DEMONSTRAREM SOLICITUDE E COMPREENSÃO PESSOAL E DE DAREM UMA AJUDA ÁS PESSOAS DO POVO;- A CONSTATAÇÃO DE QUE OS GRANDES MALES DO NOSSO MUNDO ESTÃO PROFUNDAMENTE ENRAIZADOS NAS ESTRUTURAS E NAS INSTITUIÇÕES QUE O PECADO SE TORNA INSIGNIFICANTE DIANTE DELAS, ETC. TODAVIA, DEVEMOS TAMBÉM ASSINALAR OS ESFORÇOS NOTÁVEIS DESENVOLVIDOS PARA RENOVAR O SIGNIFICADO DESTE SACRAMENTO. NÃO SE DEVE ESQUECER QUE É UM MOMENTO FUNDAMENTAL NA VIDA DE CONTÍNUA CONVERSÃO E TRANSFORMAÇÃO Á QUAL ESTÃO CHAMADOS TODOS OS MEMBROS DA IGREJA. O CRENTE ESTÁ SEMPRE  EM TENSÃO ENTRE O VELHO E O NOVO, ENTRE O EGOÍSMO E UM SERVIÇO GENEROSO, ENTRE O PECADO E UMA MAIOR INTIMIDADE COM O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO. ESTE PROCESSO DE CONVERSÃO OU DE PENITÊNCIA QUE NOS ACOMPANHA DURANTE TODA A VIDA DEVE SER SEMPRE ATUAL, DE MODO QUE ESTE SACRAMENTO ESTEJA INSERIDO NAS PREOCUPAÇÕES PRINCIPAIS DO CRISTÃO COMPROMETIDO.
            NO PROCESSO DE CONVERSÃO, RECEBER ESTE SACRAMENTO SIGNIFICA SUBLINHAR NA SUA FORMA MAIS CLARA E EFICAZ AS DIVERSAS NECESSIDADES DAS PESSOAS CHAMADAS AO CRESCIMENTOE Á RENOVAÇÃO. SE ALGUÉM CAIU EM PECADO CRIANDO UMA CONSIDERÁVEL DISTÂNCIA DE DEUS, A NECESSIDADE DE UMA REINSERÇÃO NA ESFERA DA MISERICÓRDIA E DO AMOR DE DEUS TORNA-SE URGENTE. A PENITÊNCIA SERÁ O MODO MAIS ENÉRGICO PARA RENOVAR A RESPECTIVA CONSAGRAÇÃO BATISMAL. MAS SE UMA PESSOA NÃO PECOU DE FORMA GRAVE, COLOCA-SE A ATENÇÃO SOBRE A EXPRESSÃO DA RESPECTIVA ÂNSIA DE CURA, PARA UMA INTEGRAÇÃO MAIS COMPLETA DE TODOS OS RESPECTIVOS HÁBITOS, DESEJOS E TENDÊNCIAS NA ORIENTAÇÃO GERAL DO SEU PRÓPRIO CORAÇÃO PARA DEUS. A RENOVAÇÃO DAS PRÓPRIAS LIGAÇÕES COM O POVO SACERDOTAL MEDIANTE A PENITÊNCIA É UM IMPORTANTE MEIO DE CRESCIMENTO E DE INTEGRAÇÃO PESSOAL.
            AO DAR A PENITÊNCIA E A ABSOLVIÇÃO, A IGREJA APLICA EFICAZMENTE O EVANGELHO DE CRISTO AOS SEUS MEMBROS. PARA AQUELES QUE SE AFASTARAM DE DEUS DE FORMA GRAVE, A IGREJA MANIFESTA A PREDISPOSIÇÃO MISERICORDIOSA DE CRISTO PARA ADMITIR MAIS UMA VEZ O PECADOR AO BANQUETE DA AMIZADE. AQUI A IGREJA COMPROMETE-SE A SUSTENTAR A ÁRDUA FADIGA DA CONVERSÃO E DECLARA NA FORMA MAIS SOLENE QUE DEUS ACEITA O PECADOR ARREPENDIDO. PARA AQUELES QUE VIVEM EM COMUNHÃO COM O AMOR DE DEUS, MAS ESTÃO PREOCUPADOS EM SUPERAR GRADUALMETE O FASCÍNIO QUE O PECADO AINDA EXERCE SOBRE ELES, O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA EXPRIME O COMPROMISSO E O SUSTENTO QUE A IGREJA DÁ PELA OBRA DE CURA OPERADA PELO ESPÍRITO DE DEUS. POR CONSEGUINTE, A PENITÊNCIA É O SACRAMENTO QUER DE RECONCILIAÇÃO, QUER DE CURA.
            A SUA RECONCILIAÇÃO RECOMPÕE AS RELAÇÕES INTERROMPIDAS COM O POVO DE DEUS E COM O PRÓPRIO DEUS. A GRAÇA SALVÍFICA QUE ELA CONFERE TRANSFORMA OS CORAÇÕES PARA VIVEREM UMA VIDA RESTABELECIDA NA HARMONIA. EM AMBOS OS CASOS, A VIDA DO POVO SACERDOTAL DE DEUS, TORNA-SE ESPRESSÃO VISÍVEL DA MISERICÓRDIA E DO AMOR DE DEUS PELOS PECADORES E PELOS ATORMENTADOS PELO IMPACTO QUE O PECADO EXERCE SOBRE ELES. EM AMBOS OS ASPECTOS O POVO DE DEUS MANIFESTA-SE AO MUNDO COMO MEDIADOR DO ESPÍRITO DE DEUS, QUE É ESPÍRITO DE PAZ E DE CARIDADE.
            A PENITÊNCIA É UM DOS MEIOS PRINCIPAIS COM OS QUAIS DEUS NOS COMUNICA O SEU PERDÃO, MAS NÃO É O ÚNICO MEIO. NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE O PONTO ESSENCIAL DO PERDÃO DOS PECADOS É A MUDANÇA OU A CONVERSÃO DO CORAÇÃO QUE PASSA DA CONSIDERAÇÃO DE SI PRÓPRIO, DA SUA PRÓPRIA AUTOAFIRMAÇÃO PARA A AFIRMAÇÃO DE DEUS E DOS OUTROS SUPERANDO TODAS AS VÁRIAS FORMAS DE EGOÍSMO. O PERDÃO IDENTIFICA-SE COM A SUBMISSÃO A DEUS E COM O INÍCIO E O APROFUNDAMENTO DO NOSSO AMOR POR ELE. A GRAÇA DE DEUS É UM DOM QUE TRANSFORMA E TORNA-SE VERDADEIRAMENTE NOSSA QUANDO NÓS ESPONTANEAMENTE NOS RENDEMOS A ELE A DEUS.
            POR CONSEGUINTE, TUDO O QUE COMPROMETE UMA PESSOA NESTA CONVERSÃO DE AMOR É UM MODO PARA OBTER PERDÃO DOS PECADOS. UMA CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA PARTICIPADA COMPROMETE-NOS COM O SENHOR, CUJO SANGUE FOI DERRAMADO PELA REMISSÃO DOS PECADOS. NA COMUNHÃO NÓS PREDISPOMO-NOS Á INFLUÊNCIA BENÉVOLA DO CORDEIRO DE DEUS, CUJA MORTE ELIMINOU O PECADO DO MUNDO. UMA ORAÇÃO DIRIGIDA A DEUS COM O CORAÇÃO, QUE EXPRIME DOR PELO PRÓPRIO PECADO E AMOR E SUBMISSÃO A ELE, É UM PASSO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO E O PERDÃO. DEVEMOS EXPERIMENTAR QUALQUER COISA DO GENERO ATRAVÉS DO RITO PENITENCIAL NO INÍCIO DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA. HÁ TAMBÉM AS OBRAS DE PENITÊNCIA COM AS QUAIS NÓS VAMOS CONTRA AS NOSSAS TENDÊNCIAS DE AUTOAFIRMAÇÃO, DE DEMASIADA INDULGÊNCIA PARA CONOSCO PRÓPRIOS, QUE NOS ARRASTAM PARA O PECADO.
            QUANDO UMA PESSOA SE DESVIOU FORTEMENTE DA SUA PRÓPRIA TRAJETÓRIA PESSOAL, AFASTANDO-SE DE DEUS (pecado mortal), ENTÃO A CONVERSÃO QUE NOS FAZ REGRESSAR A DEUS NÃO ACONTECE COM FACILIDADE. É NECESSÁRIA UMA MUDANÇA RADICAL DE RUMO PARA VOLTAR A PÔR O RESPECTIVO CORAÇÃO SOB O DOCE PODER DA PRESENÇA E DA GRAÇA DE DEUS. AQUI O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA TEM UM PAPEL ESSENCIAL E DETERMINANTE. COM EFEITO, PÕE-NOS EM DIÁLOGO COM UMA OUTRA PESSOA, COMPROMETENDO A IGREJA PARA NOSSA AJUDA, E IDENTIFICANDO A NOSSA SUBMISSÃO A DEUS COM A NOSSA SUBMISSÃO DIANTE DO SEU REPRESENTANTE QUE NOS CONCEDE O PERDÃO;- (que é o padre). TODAVIA, SE ALGUÉM PASSOU DO PECADO GRAVE A UMA CONTRIÇÃO PERFEITA E ALCANÇADA NO AMOR FORA DO SACRAMENTO, PERMANECE A OBRIGAÇÃO DE SUBMETER AO CONFESSOR OS RESPECTIVOS PECADOS GRAVES. ISTO SALVA DA ILUSÃO, E LEVA A CONSIDERAR O FATO DE QUE O PERDÃO OBTIDO NÃO VEIO DE NÓS, MAS DE DEUS QUE TOCOU O NOSSO CORAÇÃO.
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A ADIVERSIDADE É O CRISOL NO QUAL SE DEPURA A VIRTUDE, E A PEDRA DE TOQUE NA QUAL SE PROVA A AMIZADE.   HENNEQUIN. -----------------------------------------------------

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