sábado, 10 de setembro de 2016

EDITH STEIN – A CIÊNCIA DA CRUZ. PRIMEIRA PARTE.

                                    O CÂNTICO DA NOITE ESCURA.
EM UMA NOCHE OSCURA, COM ANSIAS, EM AMORES INFLAMADA,
OH! DICHOSA VENTURA!, SALÍ SIN SER NOTADA,ESTANDO YA MI CASA SOSEGADA;-
            A OSCURAS Y SEGURA POR LA SECRETA ESCALA, DISFRAZADA,
            OH! DICHOSA VENTURA! A OSCURAS Y ENCELADA, ESTANDO YA MI CASA SOSEGADA;-
 EM LA NOCHE DICHOSA, EM SECRETO, QUE NADIE ME VEÍA
NI YO MIRABA COSA, SIN OUTRA LUZ Y GUÍA
SINO LA QUE EM EL CORAZÓN ARDÍA.
AQUESTA ME GUIABA MÁS CIERTO QUE LA LUZ DEL MEDIODIA
ADONDE ME ESPERABA QUIEN YO BIEN ME SABIA, EM PARTE DONDE NADIE PARECÍA.
            OH! NOCHE AMABLE MÁS QUE LA ALBORADA!OH! NOCHE QUE JUNTASTE
AMADO COM AMADA, AMADA EM EL AMADO TRANSFORMADA!
EM MI PECHO FLORIDO, QUE ENTERO PARA ÉL SOLO SE GUARDABA,
ALLÍ QUEDÓ DORMINDO, Y YO LE REGALABA, Y EL VENTALLE DE CEDROS AIRE DABA.
            EL AIRE DEL ALMENA, CUANDO YO SUS CABELLOS ESPARCÍA,
COM SU MANO SERENA EM MI CUELLO HERÍA, Y TODOS MIS SENTIDOS SUSPENDIA.
QUEDÉME Y OLVIDÉME, EL ROSTRO RECLINE SOBRE EL AMADO,
CESÓ TODO Y DEJÉME, DEJANDO MI CUIDADO ENTRE LAS AZUCENAS OLVIDADO.
            A IMAGEM POÉTICA DESSES VERSOS É COMPLETA;- NENHUMA PALAVRA DOUTRINÁRIA A INTERROMPE. OS TRATADOS DA SUBIDA E DA NOITE ESCURA, TEXTOS DE COMENTÁRIO, SERVEM DE CHAVE PARA SUA COMPREENSÃO.
            A ALMA QUE ENTOA ESSE CÂNTICO JÁ ATRAVESSOU A NOITE E CHEGOU AO FINAL, TENDO-SE UNIDO AO DIVINO ESPOSO. O CÂNTICO É, POR ESTA RAZÃO, UM HINO DE LOUVOR Á NOITE, QUE SE TRANSFORMOU EM CAMINHO PARA A BEM-AVENTURANÇA. A EXCLAMAÇÃO DE JÚBILO;- OH! DICHOSA VENTURA! É REPETIDA VÁRIAS VEZES. CONTUDO, A ESCURIDÃO E O MEDO NÃO FORAM ESQUECIDOS;- UM RETROSPECTO É CAPAZ DE DAR IDÉIA DO ESTADO EM QUE SE ENCONTROU A ALMA.
            A CASA, DA QUAL SAI A ESPOSA, REPRESENTA A PARTE SENSÍVEL DA ALMA;- ESTÁ SOSSEGADA PORQUE TODOS OS DESEJOS SE ACALMARAM. A ALMA CONSEGUIU DE LÁ SAIR PORQUE DEUS MESMO A LIBERTOU;- POR ESFORÇO PRÓPRIO NÃO O TERIA CONSEGUIDO.
            ESSES POUCOS ESCLARECIMENTOS BASTAM PARA SALIENTAR A IMPORTANTE DISTINÇÃO ENTRE A NOITE PASSIVA E A NOITE ATIVA, DAS QUAIS SE HÁ DE FALAR MAIS EXPRESSAMENTE QUANDO TRATARMOS DA RELAÇÃO ENTRE AMBAS. A FIM DE SE LIVRAR DOS GRILHÕES DE SUA NATUREZA SENSÍVEL, DEVE A ALMA EMPENHAR TODAS AS ENERGIAS DISPONÍVEIS, MAS É PRECISO QUE DEUS VENHA EM SEU AUXÍLIO E LHE ENVIE GRAÇA PROVENIENTE;- DEUS INICIA SUA AÇÃO E TAMBÉM A COMPLETA.
            O DESAPEGO É DESIGNADO COMO NOITE, QUE A ALMA TEM DE ATRAVESSAR. E, NA VERDADE, PODEMOS FALAR EM NOITE NUMA TRÍPLICE PERSPECTIVA, OU SEJA, A DE PONTO DE PARTIDA, CAMINHO E FIM (OBJETIVO). O PONTO DE PARTIDA É MARCADO PELO DESEJO DAS COISAS DESTE MUNDO, A QUE A ALMA DEVE RENUNCIAR. A RENÚNCIA A COLOCA NUMA ESCURIDÃO ESPESSA, COMPARÁVEL A UM NADA – É POR ISSO QUE LHE É DADO O NOME DE noite. O MUNDO QUE PERCEBEMOS COM OS SENTIDOS É, NATURALMENTE, O FUNDAMENTO NATURAL DA NOSSA EXISTÊNCIA, O LUGAR ONDE NOS SENTIMOS EM CASA, LUGAR ONDE NOS É POSTO Á DISPOSIÇÃO O ALIMENTO E TUDO QUANTO É NECESSÁRIO;- É A FONTE DE NOSSAS ALEGRIAS E PRAZERES.
            VENDO-NOS PRIVADOS DESTE MUNDO, OU OBRIGADOS A DELE NOS AFASTAR, SENTIMO-NOS COMO SE A TERRA FIRME NOS FALTASSE SOB OS PÉS;- TUDO AO REDOR DE NÓS ANOITECE;- É COMO SENTIR-SE SUBMERGIDO, ANIQUILANDO-SE. ENTRETANTO, NÃO É ISSO O QUE ACONTECE;- SEREMOS COLOCADOS NUM CAMINHO QUE, EMBORA TENEBROSO E IMERSO NA NOITE, É SEGURO – É O CAMINHO DA FÉ. É UM CAMINHO PORQUE CONDUZ Á UNIÃO COM DEUS;- É ENVOLVIDO EM NOITE ESCURA PORQUE, COMPARADO AO ENTENDIMENTO CLARO DA RAZÃO NATURAL, É OBSCURO. A FÉ NOS LEVA A CONHECER ALGO QUE NÃO CHEGAMOS A VER BEM CLARAMENTE. O OBJETIVO FINAL DO CAMINHO É UMA NOITE;- NESTA TERRA, MESMO AO ATINGIR A UNIÃO BEM-AVENTURADA, DEUS PERMANECE ESCONDIDO EM NÓS. O OLHAR DE NOSSO ESPÍRITO NÃO É ADAPTADO PARA SUA EXCESSIVA LUMINOSIDADE E ENXERGA COMO NA ESCURIDÃO NOTURNA.
MAS ASSIM COMO A NOITE CÓSMICA NÃO SE MANTÉM IGUALMENTE ESCURA EM TODA A SUA EXTENSÃO, ASSIM TAMBÉM A NOITE MÍSTICA TEM PERÍODO E GRAUS VARIÁVEIS DE ESCURIDÃO. O DESAPARECIMENTO DO MUNDO SENSÍVEL É COMO O CAIR DA NOITE, QUANDO AINDA RESTA UMA LUMINOSIDADE CREPUSCULAR, REQUÍCIO DA CLARIDADE DIURNA. MAS A FÉ É COMO A ESCURIDÃO DA MEIA-NOITE, PORQUE NESTE PONTO ACHAM-SE APAGADOS NÃO SÓ A ATIVIDADE DOS SENTIDOS, MAS TAMBÉM O ENTENDIMENTO NATURAL DA RAZÃO. QUANDO, ENFIM, A ALMA ENCONTRA O PRÓPRIO DEUS, É COMO SE ROMPESSE EM SUA NOITE A ALVORADA DO DIA DA ETERNIDADE.
 ESTA BREVE EXPOSIÇÃO PERMITIRIA SALIENTAR CERTOS PONTOS DE CONTATO ENTRE A NOITE E A CRUZ;- ENTRETANTO, AS RELAÇÕES TORNAM-SE AINDA MAIS EVIDENTES AO CONSIDERARMOS, SEPARADAMENTE, CADA UMA DAS VÁRIAS FASES DA NOITE.

AMÉM.      =======================================================

Nenhum comentário: