Imagens na igreja ou em casa não é idolatria, é Amor e carinho: vamos ver juntos esta catequese que tanto da o que falar.
Esta catequese eu dedico ao meu querido Paulo Ruschel e também agradeço todo o bem que você e sua família faz aqui nesta casa de Jesus e Maria. (Êxodo 20,4-) não farás para ti esculturas, nem figura alguma do que esta em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostraras diante delas e não lhes prestaras culto.
Neste período os Judeus estavam saindo da dominação egípcia, que era um povo idolatra, e a idolatria deles era bem acentuada.
Moisés quando desceu do Monte Sinai com as tábuas da lei, encontrou o povo adorando o (bezerro de ouro), como se fosse uma divindade.
Em (Êxodo 25, 18-20), o próprio Deus manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da arca da aliança.
Também manda fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima de uma haste, para curar as mordidas pelas serpentes venenosas.
Deus ainda manda Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, bois e leões (1 Reis 6,23-35 e 7, 29). Hirão fez também, no templo construído por Salomão, o mar de bronze. Este apoiava-se sobre doze bois, dos quais três olhavam para o norte, três para o ocidente, três para o sul e três para o oriente (1 Reis 7, 23-25) . Nas catacumbas encontrava-se imagens e estátuas de Maria, prova que este culto já existia no tempo dos apóstolos, e por eles foi praticado e passado para a posteridade.
Uma das imagens de Nossa Senhora, foi pintada pelo próprio são Lucas e esta na Catedral de Loreto.
Todas as nossas imagens representam pessoas virtuosas, virtudes que vem da graça de Deus.
O mesmo não acontece na idolatria, os povos idólatras representam as virtudes e os vícios em seus ídolos.
A proibição das imagens no A.T. (Antigo Testamento) tinha caráter provisório, visando apenas a evitar que o povo de Israel, adotasse os cultos pagãos.
Queridos amigos a respeito das relíquias dos Santos, também é outro tormento dentro das nossas catequese, vou citar o que os Cristãos de Esmirnia escreveram por causa da ignorância dos Judeus a respeito de adoração e veneração, prestada aos nossos Santos.
A igreja primitiva já tinha a tradição de guardar a data de morte para celebrar a memória dos Santos, como faz até hoje.
O centurião vendo a rixa dos judeus, colocou o corpo de Policarpo no meio e o fez queimar (esse era o costume da época), para mais tarde recolher seus ossos mais preciosos do que o ouro e colocá-los no lugar correto, para poder celebrar o aniversário de seu martírio, em memória daqueles que combatem antes de nós.
O nosso catecismo nos ensina (cremos na comunhão de todos os fieis de cristo, dos que são peregrinos na terra e dos que estão terminando a sua purificação, dos bem-aventurados do céu, formando todos juntos, uma só igreja, e cremos que nesta comunhão o amor misericordioso de Deus e de seus Santos esta sempre a escuta de nossas orações (CIC962) em nossas preces suplicamos aos Santos, não evocamos a presença dos santos, tampouco pedimos que se comunique através de alguém.
Nós invocamos seu auxilio e proteção. Há diferença entre imagem e ídolo; chama-se ídolo uma imagem falsa. Nunca se ouviu que algum católico defendendo que um Santo era Deus.
Nossas imagens, terços não são amuletos. Nenhum católico acredita que o Santo esta ali no material da imagem.
Os católicos não consideram suas imagens como Deuses, por que a imagem de Maria e dos Santos, são para nos apenas uma representação do que um dia eles foram na terra.
A santidade é vocação de todo cristão; a vontade de Deus é esta, a nossa santificação, no livro do Levitico ele nos diz;(sede santos porque eu seu senhor, vosso Deus sou Santo).
A nossa igreja sempre nos ensinou o que é bíblico; (ADORARAS O SENHOR TEU DEUS, E SÓ A ELE SERVIRAS). Nós temos três classes de culto:
1- Culto de La tria, que significa adorar. É o culto de adoração, reservado unicamente a Deus.
2- Culto de Dulia, cujo sentido é honrar. É o culto de veneração reservado aos santos.
Culto de Hiperdulia, que é uma forma superior do culto de honra, mas esta abaixo do culto de adoração. Esse é o culto especial de veneração reservado somente a Maria Santíssima como mãe de Deus.
Nossa igreja é fundada por Jesus Cristo sobre a Fé dos apóstolos e a primazia de Pedro, nós temos 2012 anos de tradição, nossa igreja é rica em exemplos dos Santos e Santas, que deram suas vidas a Jesus Cristo, e no serviço generoso gratuito ao Reino de Deus e aos irmãos.
Não hesitemos em honrá-los, a pedir sua intercessão, bem como aquela que Jesus nos deu como Mãe, aos pés da sua cruz.
Jesus é o único caminho que nos leva ao pai.
Maria é o caminho que nos leva a Jesus.
Queridos amigos em Cristo Jesus eu tenho certeza que foi uma excelente catequese, mas o mérito todo é do padre Reginaldo Manzotti, com muito carinho eu faço parte do evangelizar é preciso.
E eu convido a todos vocês a fazerem o mesmo, além de ajudar à associação a gente todo mês tem uma excelente catequese.
Quero partilhar com vocês o meu pensamento, e muito do pouco que eu vejo no meu dia a dia.
Nossa igreja desde o inicio, ela consiste em imagens como já foi acima citado. Nós católicos infelizmente não damos valor a história da igreja, (nem todos graças a Deus), às vezes eu chego a ficar muito triste porque eu vejo, ouço as criticas, vejo que algumas pessoas que convivem com pessoas de outras religiões ficam chateadas com certos comentários maldosos, que fazem a respeito da nossa fé. por não ter tido a coragem de se defenderem, ficam magoados e até evitam uma amizade mais chegada.
Naturalmente eu não me calo diante de uma situação dessas, devemos respeitar a crença de cada um, mas sinto que os nossos fieis não são fortes para defender com garra, as nossas crenças, imagens, terços, santos etc...
Povo querido de Deus, nós temos 2012 anos de tradição, de sofrimento, martírios, sangue derramado, Jesus cristo crucificado, ressurreição e salvação.
Quando será que nós vamos ter coragem de falar, de lutar, proclamar as verdades da nossa igreja?
Nós somos um povo muito sem defesa, meio que envergonhado, na verdade morno, gente já pensou se Jesus fosse assim?
Eu quando tenho que tomar uma decisão eu penso no que Jesus faria se estivesse no meu lugar, como ele iria agir. Eu me lembro, quando era ministra, eu fui convidada para um café, mas nesse café tinha pessoas não católicas e eu não sabia, antes de começarmos a saborear as guloseimas, como de costume eu me levantei e me prontifiquei para fazer uma oração, e senti que a dona da casa não ficou a vontade, muito sem jeito ela disse que nem todos eram católicos.eu disse e qual é o problema?
Pois vamos viver o ecumenismo, nós vivemos num pais democrático e com liberdade de religião.
Ouvimos a oração de uma das convidadas, com respeito de todos os convidados, ali presente.
No final do café eu me levantei e fiz uma oração a Virgem Maria a Mãe de Jesus.
Eu senti um pouco talvez de hipocrisia ou sei lá o nome que se da;-depois que todos saíram eu perguntei o que havia de errado, e ela muito constrangida me disse que nem todos aceitam a virgem Maria..
Sinceramente meus amigos, eu prefiro morrer do que ter uma fé assim tão covarde;- imagina se dentro da minha casa, ou em qualquer outro lugar, se eu não puder ser livre para viver minha fé, proclamar aquilo que eu acredito, realmente é preferível morrer.
O próprio Jesus deixa bem claro numa passagem bíblica (o morno eu vomito) gente querida de Deus, como o Espírito Santo pode agir numa pessoa que se envergonha de dar seu testemunho? Como ele vai suscitar palavras ou atitudes num católico tão morno? Precisamos repensar em nossas atitudes e ver a nossa fé, ela é frágil? Covarde? Acomodada? Sincera? De aparência?
Com que quilate eu amo a doutrina da nossa igreja? E o próprio Jesus Cristo? Repensar na nossa fé, repensar que um dia e isto é muito certo eu vou ficar face a face com Jesus.
Ah! Como seria bom poder falar igual a Paulo (combati o bom combate, guardei a fé) amigos quem nos da vigor é o Espírito Santo, mas ele respeita a nossa liberdade, eu sugiro a vocês terem um envolvimento mais estreito com o divino Paraclito, pedir discernimento ao Espírito Santo de Deus para sermos mais valente, mais misericordiosos, mais orante, mais destemidos, para podermos também combater o bom combate, para sermos mais felizes, mais cheios de fé, mais transparentes, mais solicito, mais verdadeiros, e mais, mais, mais.....
Povo querido de Deus vamos deixar o céu mais feliz com nossas atitudes de amor.
Que Deus nos abençoe. Amém.
Paulo espero que você tenha gostado, eu te amo em Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário