As indulgencias são revelações divinas que a igreja foi se desenvolvendo sob a luz do Espírito Santo de Deus no decorrer dos séculos.
Pelas indulgencias nós podemos obter para nós e para as almas do purgatório, a remissão das penas temporais (as seqüelas) dos pecados.
Indulgencias tem base sólida na nossa doutrina que é revelação e tradição: foi no inicio da nossa igreja que teve essa origem, a absolvição dos pecados era dada aos penitentes que se acusavam de seus pecados, e a penitencia era pesada; jejum de quarenta dias até o por do sol, trajavam-se com sacos e o silício, autoflagelação, vagar pelos campos vivendo de esmolas, ou se retirar para um convento etc...e também era privado da participação litúrgica e da vida comunitária.
POR QUE ELES TINHAM horror do pecado e do escândalo. Quem blasfemasse o nome de DEUS, da Virgem Maria ou dos Santos, ficava na porta da igreja sem entrar durante sete domingos. Quem rogasse praga aos pais, deviam jejuar quarenta dias a pão e água. O objetivo era extinguir no penitente as más inclinações que o pecado deixa na nossa alma. Também nesse tempo de grandes perseguições, era grande o numero de mártires, muitos Cristãos ficavam presos e aguardando o dia da própria execução. E nesta época surgiu um belo costume; os penitentes recorriam à intercessão dos que aguardavam a morte.
Alguém escrevia uma carta ao bispo pedindo clemência da pesada penitencia, eram chamadas (carta de paz), muitas vezes eram atendidas e o penitente era absolvido da pesada pena e da divida com DEUS.
Se o que aguardavam a morte não aceitasse então não haveria acordo, se aceitasse o penitente deveria sempre estar no agradecimento. Muitas vezes também os penitentes tinham a saúde muito frágil para se cumprir essas penitencias, e isso fez com que a igreja, com o passar do tempo fosse abrandado as penitencias.
Algumas penitencias pesadas eram substituídas por uma indulgencia de sete semanas ou de quarenta dias, como eu já citei acima Com a reza do terço, em qualquer dia do mês de outubro, se ganhava a indulgencia de sete anos, esta oração tinha que ser pública.
No século IX, os bispos concediam indulgencias gerais a todos os fieis, sem a necessidade de um sacerdote. Os bispos estipularam que realizando certas obras de caridade os fieis poderiam obter pelos méritos de Cristo, a remissão das penas devidas aos pecados já absolvidos.
Amigos em Cristo, é preciso entender que esta pratica não era mecânica e muito menos comercial; isso tudo era para despertar um profundo amor por Deus, e um repudio radical de todo o pecado. Se isto não ocorresse não se ganharia a indulgencia.
No século XVI, as indulgencias tornaram-se objeto de criticas, mas em 1962-1965, o Papa reafirmou o valor das indulgencias.
A INDULGENCIA só é valida para os pecados já perdoados, porque todo pecado tem duas conseqüências, o da culpa e o da pena.
Todo pecado causa grande desordem em nós e ao nosso redor,e é diante da reconciliação com Deus (eu tenho mais acima uma matéria sobre todos os sacramentos da igreja), que a nossa vida vai ser restaurada, e sem duvida alguma nossos pecados vão ser pagos aqui já em vida e também no purgatório.
Amigos a justiça de Deus é perfeita, toda a violação deve ser reparada, pois ELE é PAI, mas não é paternalista. E as raízes dos nossos pecados, só são arrancadas, com as nossas orações.
Portanto a nossa igreja recomenda aos fieis o uso das indulgencias que foi tão caro ao povo Cristão por tantos séculos e o é ainda, como o prova a experiência; Primeiro lugar -DO SANTISSIMO SACRIFICIO DA MISSA, E OS SACRAMENTOS.Acrescentando com as obras de piedade, penitencia e caridade.
Com sua ENCARNAÇÃO e PAIXÃO, JESUS adquiriu um tesouro infinito de graças para a humanidade, diante de DEUS, e confiou este tesouro a sua igreja.
A chave deste tesouro foi dada a Pedro e seus sucessores.
As nossas preces e as boas obras da BEM AVENTURADA VIRGEM MARIA e de todos os Santos, nós contribuímos para a unidade do corpo místico que é a igreja.
A união dos que estão na terra com os irmãos que descansam na paz do SENHOR de maneira alguma se interrompe.
JESUS deixou bem claro esta verdade ao dizer ; (EU SOU A VIDEIRA, VÓS SOIS OS RAMOS. QUEM PERMANECE EM MIM E EU NELE, ESSE DA MUITO FRUTO). PORTANTO a igreja nos garante que podemos auxiliar os nossos irmãos falecidos.
Os fieis defuntos em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos Santos, e nós poderemos ajudá-los obtendo para eles as indulgencias, para a libertação de seus pecados.
Em 2012 eu quero com a ajuda dos SANTOS DE DEUS e das almas do purgatório dar inicio a VIA SACRA que vocês façam esta rica experiência de oração e contemplação nos mistérios de Deus e trabalhar as indulgencias porque o nosso mundo esta muito agressivo e isto tudo é por falta de orações.
Na VIA SACRA quero duas pequenas capelas NOSSA SENHORA DAS DORES E NOSSA SENHORA DA PIEDADE; em especial eu gostaria de rezar por todas as mães que tem os filhos desaparecidos, os alcoólatras, os drogados, eu acredito que vai ser uma riqueza.
Todo espaço que eu tenho em casa eu dediquei a NOSSA SENHORA APARECIDA PADROEIRA DO NOSSO IMENSO BRASIL, E tudo que eu puder fazer para que a nossa igreja seja mais catequizada eu o farei.
O NOSSO PAPA PAULO VI AFIRMA QUE, SE OS FIEIS TRANSFEREM AS INDULGENCIAS A FAVOR DOS DEFUNTOS,exercem então de maneira excelente a caridade e, elevando seu pensamento para as realidades celestes, tratamos as coisas terrestres do modo mais correto.
A nossa igreja sempre honrou a memória dos defuntos e sempre ofereceu sufrágios em favor dos mesmos,particularmente o sacrifício eucarístico, a fim de que purificados, possam chegar à visão beatifica de Deus.
E o ensinamento sobre o purgatório já tem raízes na crença dos próprios judeus, cerca de duzentos anos antes de Cristo.
No purgatório a alma vê com toda clareza a sua vida tíbia na terra, o seu amor insuficiente a Deus, e rejeita agora toda a incoerência da sua vida aqui na terra.
Desta forma a alma sofre por ter sido negligente e por atrasar o seu encontro com Deus. É UM SOFRIMENTO nobre e espontâneo, inspirado pelo amor de Deus e horror ao pecado.
SÃO FRANCISCODE SALLES, nos deixou um ensinamento maravilhoso sobre as almas do purgatório.
1. As almas ali vivem uma continua união com DEUS.
2. Estão perfeitamente conformadas com a vontade de Deus. Só querem o que Deus quer.Se lhes fosse aberto o paraíso, prefeririam precipitar-se no inferno a apresentar-se manchadas diante de Deus.
3. Purificam-se voluntariamente, amorosamente, porque assim o quer Deus.
4. Querem permanecer na forma que agradar a Deus e por todo o tempo que for da vontade DELE;
5. São invencíveis na prova e não podem ter um movimento sequer de impaciência, nem cometer qualquer imperfeição.
6. Amam mais a Deus do que a si próprias, com amor simples, puro e desinteressado.
7. São consoladas pelos anjos.
8. Estão certas da sua salvação, com uma esperança inigualável.
9. As suas amarguras são aliviadas por uma paz profunda.
10. Se é infernal a dor que sofrem, a caridade derrama-lhes no coração inefável ternura, a caridade é mais forte do que a morte e mais poderosa que o inferno.
O purgatório é um feliz estado, mais desejável que temível, porque as chamas que lá existem são chamas de amor.
O PAPA JOÃO PAULO II NOSSO BEATO em 1997 disse e recomenda a visita aos cemitérios, o adorno dos sepulcros e o sufrágio, como testemunho de esperança.
O piedoso exercício da VIA SACRA, E A RECITAÇÃO DO SANTO ROSARIO É DE MUITO VALOR PARA O CEU E A TERRA.
FICO IMENSAMENTE AGRADECIDA AO CASAL LEODEMIR SODRÉ/ CLOTILDE GOMES SODRÉ/ E A QUERIDA AMIGA LUCIA DE JESUS LIMA PELA OFERTA DE MAIS UM LIVRO QUE VOCES FIZERAM PARA O ENSINAMENTO DA CASA .
ESTE TRABALHO FOI DO LIVRO (O QUE SÃO AS INDULGENCIAS?) DO NOSSO ESTIMADO E MUITO GRANDE O PROFESSOR FELIPE AQUINO QUE O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS VOS ABENÇÕE PROFESSOR .
MUITO, MUITO,AGRADECIDA PROFESSOR DE DEUS. AMEM
ORAÇÕES INDULGENCIADAS:
Ó DEUS VERDADEIRO
Concede-se indulgencia parcial ao fiel que recitar piedosamente o hino ó Deus verdadeiro.
Deus verdadeiro sob o vinho e o pão, a teus pés depomos nosso coração.
Vista, gosto e tato dizem-nos que não, mas o ouvido acolhe tua afirmação . Cremos que é verdade, ó filho de Deus, tudo o que ensinastes, porque vens dos céus. Na cruz escondias o esplendor de Deus; mas aqui se ocultam corpo e sangue teus. Pois és Deus e homem como na paixão; dá-nos o que deste ao teu bom ladrão.
Não vemos as chagas como viu Tomé, mas Deus proclamamos com a mesma fé. Dá-nos cada dia crer que és Senhor, única esperança,todo o nosso amor. Lembras tua morte numa refeição, e das vida ao homem, consagrando o pão.
Dá-nos nesta terra só de ti viver e outros alimentos não apetecer..ó bom pelicano nosso salvador, limpa no teu sangue todo pecador! Dele uma só gota leva todo mal, faz do mundo inteiro lúcido cristal.
Jesus, que encoberto temos sobre o altar, quando te veremos ante o nosso olhar? Quando face a face nos trará assim a alegria eterna da visão sem fim?Amem.
ORAÇÃO AO ESPIRITO SANTO INDULGENCIADA - AQUI ESTAMOS
Aqui estamos detidos pela crueldade do pecado, mas especialmente reunidos em vosso nome. Vinde a nós, ficai conosco e dignai-vos entrar em nossos corações.
Ensinai-nos o que devemos fazer e por onde caminhar; mostrai-nos o que devemos executar, a fim de podermos, com vosso auxílio, agradar-vos em tudo.
Só vós inspirai e levais a realizar nossos propósitos, só vós, que possuís com Deus e seu Filho um glorioso. Não permitais que sejamos perturbadores da justiça, vós que amais a equidade em tudo.
Que a ignorância não nos arraste para o mal, não nos corrompa a acepção de pessoas ou de cargos. Mas associai-nos a vós eficazmente pelo dom de vossa graça, para que sejamos um em vós e por nada nos desviemos da verdade.
Unidos em vosso nome, conservemos em tudo a justiça com bondade. E assim nossas resoluções em nada se apartem de vós e consigamos no futuro o premio eterno por todo o bem que fizermos.
Esta oração, que se costuma rezar antes de sessões para tratar de assuntos em comum, é enriquecida de indulgencia parcial.
ANJO DO SENHOR E RAINHA DO CÉU
O Anjo do Senhor anunciou á Maria/ e ela concebeu do Espírito Santo. Ave, Maria...
Eis aqui a serva do senhor./ faça-se em mim segundo a vossa palavra./Ave, Maria...
E o verbo se fez homem./e habitou entre nós./ Ave, Maria...
Rogai por nós, santa mãe de deus,/ para que sejamos dignos das promessas de cristo.
OREMOS:
Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e Cruz, á gloria da ressurreição. Por Cristo, Nosso Senhor Amem.
Senhor Deus todo poderoso, que fizestes chegar ao principio deste dia salvai-nos hoje por vosso poder, de sorte que não nos deixemos arrastar a pecado algum neste dia, mas nossas palavras, nossos pensamentos e obras tendam sempre só ao cumprimento da vossa justiça. Por Cristo, Nosso Senhor. Amem.
DULCISSIMO JESUS - ATO DE REPARAÇÃO
Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é por eles tão ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos, eis-nos aqui prostrados na vossa presença, para vos desagravarmos, com especiais homenagens, da insensibilidade tão insensata e das nefandas injurias com que é, de toda a parte, alvejado o Vosso Amoríssimo coração.
Reconhecendo, porem, com a mais profunda dor, que também nós, mais de uma vez, cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar imploramos a vossa misericórdia, prontos a expiar não só as próprias culpas, senão também as daqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade, não vos querendo como pastor e guia, ou, conculcando as promessas do batismo, sacudiram o suavíssimo jugo da vossa lei.
De todos estes tão deploráveis crimes, senhor, queremos nós hoje vos desagravar, mas, particularmente, da licença dos costumes e modéstias do vestido, e tantos laços de corrupção armados á inocência, da violação dos dias santificados, das execrandas blasfêmias contra vós e vossos santos, dos insultos ao vosso Vigário, e a todo o vosso Clero, do desprezo e das horrendas e sacrílegas profanações do sacramento do divino amor, e, enfim, dos atentados e rebeldias das nações contra os direitos e, o magistério da vossa igreja.
Oh! Se pudéssemos lavar, com o próprio sangue, tantas iniqüidades! Entretanto, para reparar a honra divina ultrajada, vos oferecemos, juntamente com os merecimentos da Virgem Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação, que vós oferecestes ao eterno Pai sobre a Cruz, e que não cessais de renovar, todos os dias, sobre nossos altares.
Ajudai-nos, Senhor, com o auxilio da vossa Graça, para que possamos, como é nosso firme propósito, com a viveza da fé com a pureza dos costumes, com a fiel observância da lei e caridade evangélicas, reparar todos os pecados cometidos por vós e por nosso próximo, impedir, por todos os meios, novas injurias de vossa divina majestade e atrair ao vosso serviço o maior numero de almas possíveis.
Recebei, ó benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria Santíssima, a espontânea homenagem deste nosso desagravo, e concedei-nos a grande Graça de perseverarmos constantes, até a morte, no fiel cumprimento dos nossos deveres e no vosso santo serviço, para que possamos chegar todos á pátria bem-aventurada, onde vós com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais, Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém,
Nenhum comentário:
Postar um comentário