domingo, 3 de março de 2013

VIVER O ANO DA FÉ

                  

 
O PAPA BENTO XVI, na carta apostólica PORTA FIDEI, com a qual anunciou o ANO DA FÉ, ESCREVEU;- DESEJAMOS QUE ESTE ANO SUSCITE, EM CADA CRENTE, O ANSEIO DE CONFESSAR A FÉ PLENAMENTE E COM RENOVADA CONVICÇÃO, COM CONFIANÇA E ESPERANÇA. SERÁ UMA OCASIÃO PROPÍCIA TAMBÉM PARA INTENSIFICAR A CLEBRAÇÃO DA FÉ NA LITURGIA, PARTICULARMENTE NA EUCARISTIA QUE É A META PARA A QUAL SE ENCAMINHA A AÇÃO DA IGREJA E A FONTE DE ONDE PROMANA TODA A SUA FORÇA. SIMULTANEAMENTE, ESPERAMOS QUE O TESTEMUNHO DE VIDA DOS CRENTES CRESÇA NA SUA CREDIBILIDADE. DESCOBRIR NOVAMENTE OS CONTEÚDOS DA FÉ PROFESSADA, CELEBRADA, VIVIDA E REZADA, E REFLETIR SOBRE O PRÓPRIO ATO COM QUE SE CRÊ, É UM COMPROMISSO QUE CADA CRENTE DEVE ASSUMIR, SOBRETUDO NESTE ANO.

            E fiquei muito feliz com o conteúdo do livro PONTIFÍCIO CONSELHO PARA PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO DA PAULUS. Um subsídio extraordinário, que vai ajudar-nos a esclarecer o nosso regresso para a casa do PAI. Este ano nós vamos ter uma catequese voltada para a oração do CREIO para professarmos com mais vigor as quatro indicações que são propostas pelo nosso Papa.;- CONFESSAR, CELEBRAR, VIVER E REZAR.

            E me chamou muito a atenção, porque lá no prefácio diz assim;- É IMPORTANTE E DECISIVO PARTICIPAR AOS OUTROS A ALEGRIA DE TER ENCONTRADO CRISTO E TER ACREDITADO NA SUA PALAVRA QUE MUDA A VIDA.

            VIVER O ANO DA FÉ, POR CONSEGUINTE, COM A CONSCIÊNCIA DE QUE NOS É DADO UM TEMPO PARTICULAR DE GRAÇA. A FÉ TEM NECESSIDADE DE SER REPENSADA E VIVIDA SEMPRE COM CRESCENTE CONVICÇÃO,CORAGEM E ENTUSIASMO PARA QUE, A QUANTOS ENCONTREMOS, SEJA DADA UMA PALAVRA DE ESPERANÇA E UM OLHAR DE AMOR. BELO TEXTO. ( RINO FISICHELLA).

            Achei de suma importância as perguntas que são feitas neste livro, são perguntas que vão nos ajudar a amadurecermos a nossa fé, e a termos mais seriedade, compromisso, amor e determinação. Sermos católicos convictos, com garra e ousadia.

            Que todos prestem bem atenção nestas perguntas, tirem Xerox e depois nós voltamos a conversar, respondam com fé e com a ajuda do Espírito Santo.

1-     CREIO EM CRISTO?

2-     CREIO NA SUA EXISTÊNCIA HISTÓRICA E NA SUA RESSURREIÇÃO?

3-     CREIO QUE ELE VEIO DE DEUS PARA SER DEUS NO MEIO DE NÓS?

4-     CREIO QUE A SUA PALAVRA É PALAVRA DE DEUS QUE TRAZ CONSIGO A RESPOSTA ÁS PERGUNTAS SOBRE O SENTIDO DA VIDA?

5-     CREIO QUE NADA DE MAIS BELO ME POSSA ACONTECER DO QUE TORNAR-ME CRISTÃO?

6-       ACREDITANDO NISTO, A MINHA VIDA TORNA-SE MAIS CERTA?

7-     É MAIS EQUILIBRADA?

8-     ESTÁ MAIS CONSCIENTE DO SEUSENTIDO?

9-     VIVE MELHOR A DOR?

10- É UMA VIDA QUE ESPERA?

11- É UMA ESPERANÇA QUE SE VÊ?

12- É UMA ESPERANÇA QUE SE CONTAGIA?

13- SE O MEU CORPO, COMO DE FATO ACONTECE, PODE ENVELHECER E PERDER UM POUCO DE SAÚDE, SERÁ QUE ACONTECEU ALGO DE SEMELHANTE Á MINHA FÉ?

14- PRECISA DE TERAPIA, A MINHA FÉ?

15- AINDA É CAPAZ DE CONSTRUIR UM ORGANISMO NO QUAL SE MANTÊM VIVAS AS DEFESAS IMUNITÁRIAS?

16- TEM AINDA TAMANHA ENERGIA QUE O CAPACITA PARA DEVOLVER AO REMETENTE TODAS AS CARTAS EXPLOSIVAS QUE CHEGAM DE NÃO POUCOS INIMIGOS DA PRÓPRIA FÉ, UM DOS QUAIS É CERTAMENTE A PREGUISA?

AMIGOS NÃO ADIANTA DIZER SIM OU NÃO, É NECESSÁRIO O PORQUE DE CADA PERGUNTA, NAS HORAS SANTAS TAMBÉM.

Estas perguntas, devem tornar-se ocasião de respostas sinceras, e devem ser bem refletidas por cada um de nós. Não importa se estamos já numa caminhada com o Nosso Deus, se estivemos afastados por qualquer motivo. Estas perguntas devem fazer parte de nossas catequeses.

Todos nós estamos em busca do crer, mas cada um de nós tem suas dores, conflitos, vinganças, QUE A VIDA AINDA NÃO APAZIGUOU. ASSIM O ANO DA FÉ PARTE PRECISAMENTE DESTA CONSCIÊNCIA;- SE É DEUS QUE GUARDA A FÉ, NÓS SOMOS OS SEUS ADMINISTRADORES E, COMO BONS OPERÁRIOS DO EVANGELHO, É PRECISO ENTRAR NAQUELA SAUDÁVEL ÂNSIA QUE ACENDE A NOSSA MENTE E DÁ VIGOR ÁS NOSSAS INICIATIVAS.

NOSSAS INICIATIVAS DEVEM SER VIVIDAS, DIANTE DAS NOSSAS FAMILIAS E COMUNIDADES, ENFIM POR ONDE NÓS PASSARMOS. E QUE SEJAM INCIATIVAS POSITIVAS.

Porque a calamidade que hoje nós vivemos é muito grande. Este extraordinário ano da fé, deve nos convencer em primeiro lugar, Á NÓS MESMOS. O quanto é necessário ter fé, e a darmos testemunho, a darmos testemunho de tudo o que é BELO.

Queridos amigos em Cristo Jesus, neste ano vamos dar um largo passo para o céu. Vamos administrar mais a fé, para termos ainda mais qualidade, de amor, partilha e felicidade.

A todos um forte abraço.

                        TUDO POR JESUS NADA SEM MARIA.

                                                           AMEM.

Nenhum comentário: