segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A DECISÃO MAIS IMPORTANTE NA VIDA DE JESUS CRISTO;-


 QUIS FICAR NO PÃO CONSAGRADO. ACONTECEU NA QUINTA FEIRA SANTA, DURANTE A ÚLTIMA CEIA. O CLIMA PSICOLÓGICO ERA ESTE;- TODOS, FARISEUS, ESCRIBAS, ZELOTAS, SADUCEUS, HERODIANOS, ESTAVAM CONTRA JESUS E QUERIAM A SUA MORTE. ALGUNS APÓSTOLOS O ABANDONARAM, NA HORA MAIS DECISIVA DA SUA VIDA. JUDAS, UM DOS SEUS, DALÍ A POUCO O TRAIRIA DE UMA MANEIRA TÃO SUJA. PEDRO, O SEU ESCOLHIDO PARA APASCENTAR A SUA IGREJA, DEVIA RENEGÁ-LO DE UMA MANEIRA TÃO INFANTIL. O POVO TODO, MUITAS VEZES CURADO, FAVORECIDO, DEFENDIDO, ESFOMEADO POR JESUS, DALÍ A POUCO, INSUFLADO PELOS FARISEUS, DEVIA GRITAR A SUA MORTE, NO PÁTIO DO GOVERNADOR ROMANO. SEU PAI TAMBÉM, DEVIA CONSIDERÁ-LO PECADO. HERODES E PILATOS, INIMIGOS MORTAIS, VOLTARAM A SER AMIGOS, PARA ZOMBAR DE JESUS E CONDENÁ-LO A MORTE. NO MOMENTO MAIS DIFÍCIL DA SUA VIDA, JESUS LANÇOU COMO QUE UM DESAFIO A TODA A HUMANIDADE (DEICIDA). AO ÓDIO, Á FRIEZA, AO DESPREZO MAIS CRUEL, JESUS RESPONDEU COM UM ATO DE AMOR QUE EXTRAPOLA, DE MANEIRA INFINITA, TODAS AS NOSSAS MANEIRAS DE PENSAR E AGIR. JESUS DECIDIU FICAR, VIVO E VERDADEIRO, SOB AS APARÊNCIAS DO PÃO E DO VINHO, NA HÓSTIA CONSAGRADA, PARA SER NOSSO ALIMENTO, NOSSA FORÇA, NOSSA CORAGEM E NOSSO AMIGO, EM TODOS OS MOMENTOS DE NOSSA VIDA.
EIS COMO FOI;-  ENQUANTO COMIAM, JESUS TOMOU UM PÃO EM SUAS MÃOS, O ABENÇOOU, PRONUNCIOU A BÊNÇÃO, PARTIU O PÃO E O DEU AOS SEUS DISCÍPULOS E DISSE;-  TOMAI E COMEI, ISTO É O MEU CORPO. ESTE GESTO DE JESUS NÃO SE PRESTA PARA VÃS INTERPRETAÇÕES. É UM FATO CONCRETO, VISÍVEL, CONSTATÁVEL. É PRECISO REPETIR;- JESUS TOMA UM PÃO E DIZ;- ESTE PÃO É O MEU CORPO. SE AQUELE PÃO NÃO SE CONVERTEU NO CORPO DE CRISTO, ENTÃO JESUS ENGANOU A TODOS. SE DEPOIS DAS PALAVRAS DE JESUS (ISTO É O MEU CORPO) O PÃO FICOU PÃO, PODEMOS RASGAR A BÍBLIA E JOGÁ-LA NO LIXO, POIS JESUS TERIA FALADO O FALSO. ISTO SERIA INACEITÁVEL. DE FATO, QUANDO JESUS PEGOU EM SUAS MÃOS UM PÃO, NÃO DISSE;- ISTO AQUI SIMBOLIZA O MEU CORPO. MAS DISSE;- ISTO É O MEU CORPO. A PRESENÇA DE JESUS NA EUCARISTIA É A VERDADE MAIS EXPLÍCITA, MAIS CLARA, MAIS LUMINOSA, MAIS EVIDENTE, MAIS INEQUÍVOCA, MAIS PERSUASIVA, QUE EXISTE NA BÍBLIA. NEGANDO ESTA VERDADE, NEGA-SE A BÍBLIA TODA. E NÃO SE TEM FÉ EM CRISTO, POIS ESTAS PALAVRAS SÃO CLARAS DEMAIS E NÃO SE PRESTAM A MAL-ENTENDIDOS.
A CIÊNCIA FILOSÓFICA A SERVIÇO DA FÉ;- A FILOSOFIA É A CIÊNCIA DA SABEDORIA. A FILOSOFIA ESTÁ A SERVIÇO DA TEOLOGIA. NOUTRAS PALAVRAS;- É ATRAVÉS DA FILOSOFIA QUE PODEMOS ENTENDER MELHOR A TEOLOGIA. É SOBRETUDO NESTE PONTO DA FÉ, A EUCARISTIA, QUE A FILOSOFIA É DE IMENSO AUXÍLIO. COM CERTEZA ABSOLUTA, ARISTÓTELES É UM DOS MAIORES FILÓSOFOS DA HISTÓRIA. QUANDO TRATA DA REALIDADE EM SI, ELE DISTINGUE ENTRE SUBSTÂNCIA E ACIDENTE.
A SUBSTÂNCIA É O PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DO SER. ACIDENTE (COR, CHEIRO, PESO, ETC.) É UMA REALIDADE QUE, PARA EXISTIR, PRECISA DA SUBSTÂNCIA. NÃO É POSSÍVEL EXISTIR O ACIDENTE, FORA DA SUBSTÂNCIA. A SUBSTÂNCIA NUNCA MUDA. OS ACIDENTES MUDAM.
APLICAÇÃO Á EUCARISTIA;- JESUS TEM NAS MÃOS UM PÃO;- DIZ;- ISTO É O MEU CORPO. APARENTEMENTE, O PÃO FICOU PÃO. O QUE MUDOU, ENTÃO? A SUBSTÂNCIA DO PÃO SE CONVERTEU NA SUBSTÂNCIA DO CORPO DE CRISTO, ENQUANTO QUE OS ACIDENTES (CHEIRO, COR, PESO), FICARAM IMUTADOS.
PARA REALIZAR ESTA CONVERSÃO PRECISA-SE DE UMA FORÇA DIVINA DO MESMO CALIBRE DO QUE CRIAR O MUNDO. É PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO QUE A SUBSTÂNCIA DO PÃO SE TORNA A SUBSTÂNCIA DO CORPO DE CRISTO. ESTE MILAGRE SE CHAMA DE TRANSUBSTANCIAÇÃO. ESTA EXPLICAÇÃO NÃO MODIFICA EM NADA A NOSSA FÉ. QUEM CRER NA PRESENÇA DE JESUS NO PÃO CONSAGRADO, NÃO O FAZ POR CAUSA DESTA EXPLICAÇÃO, MAS PORQUE JESUS FALOU, AFIRMOU, JUROU E VOLTOU, A RE-AFIRMAR...
QUEM NÃO CRÊ NA PRESENÇA DE JESUS NO PÃO CONSAGRADO É PORQUE NÃO TEM FÉ NA PALAVRA DE JESUS. AINDA BEM QUE, ANTES MESMO DE ANUNCIAR ESTA VERDADE, JESUS PEDIU QUE O POVO ACREDITASSE NA SUA PALAVRA.
QUEM ACREDITA QUE JESUS ESTÁ NO PÃO CONSAGRADO? DESDE QUE JESUS, DEPOIS DA INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA, NA ÚLTIMA CEIA, DISSE AOS APÓSTOLOS;- FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA, OS APÓSTOLOS SEMPRE CELEBRAM A EUCARISTIA. NOS ATOS DOS APÓSTOLOS A EUCARISTIA ERA CHAMADA ASSIM;- FRAÇÃO DO PÃO. PAULO, UNS TRINTA ANOS DEPOIS DA ÚLTIMA CEIA, ASSIM ESCREVIA;- O CÁLICE DA BENÇÃO QUE NÓS ABENÇOAMOS, NÃO É A COMUNHÃO COM O SANGUE DE CRISTO? E TAMBÉM ESCREVIA;- AQUELE QUE COME E BEBE SEM DISTINGUIR O CORPO DO SENHOR, COME E BEBE A SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO.
DIDAQUÊ, O PRIMEIRO CATICISMO DA IGREJA, ESCRITO POR UM APÓSTOLO OU DISCÍPULO DESTE, AFIRMA COM CLAREZA A FÉ NA EUCARISTIA. A IGREJA TODA, DESDE O INICÍO ATÉ AGORA, CONFESSA SUA FÉ INABALÁVEL NA PRESENÇA DE CRISTO NA EUCARISTIA.
AGORA, DEPOIS DE 20 SÉCULOS, CHEGAM OS EVANGÉLICOS E, SEM MAIS NEM MENOS, CONTRARIANDO RADICALMENTE A PALAVRA DE CRISTO, E DO EVANGELHO, CONTRARIANDO A FÉ DOS APÓSTOLOS, A FÉ DA IGREJA, NÃO ACEITAM A PRESENÇA REAL DE JESUS NO PÃO CONSAGRADO! ENTÃO;- DEMONSTRAMOS AQUILO QUE QUERÍAMOS DEMONSTRAR, ISTO É;- TODAS AS VEZES QUE JESUS NO EVANGELHO ENSINA UMA VERDADE IMPORTANTE E FUNDAMENTAL, OS EVANGÉLICOS NÃO A ACEITAM. QUER DIZER;- ESTAMOS DIANTE DE UMA GRANDE ABERRAÇÃO EVANGÉLICA!
TODOS CONTRA ELE, PORQUE É JUSTO, SANTO, AMIGO DOS POBRES E FILHO DE DEUS.
1-A PERSEGUIÇÃO DOS BONS NA BÍBLIA E NO MUNDO É FATO EVIDENTE. QUANDO PROCURAMOS SABER O PORQUE, ENCONTRAMOS SOMENTE MOTIVOS HUMANOS IMEDIATOS, PROVOCADOS PELO CIÚME E INVEJA DOS MEDÓOCRES E MAUS, QUE PARTEM PARA A AGRESSÃO E PERSEGUIÇÃO. PORÉM, A CAUSA ÚLTIMA DAS PERSEGUIÇÕES DOS BONS ESTÁ NUMA MISTERIOSA PERMISSÃO DIVINA.
2-A VIDA DO FILHO-SALVADOR, MESMO ANTES DE VIR ENTRE NÓS, ESTAVA TODA PROFETIZADA, INCLUSIVE AS FARTAS PERSEGUIÇÕES.
3-LOGO QUE NASCEU, NO SILÊNCIO E NA POBREZA, DESPERTOU O CIÚME DOENTIO DE UM MONARCA AMBICIOSO E CRUEL, QUE, COM MEDO DE PERDER O TRONO TENTOU ELIMINÁ-LO   
DE QUALQUER MANEIRA, CHEGANDO ATÉ A MASSACRAR MUITOS INOCENTES.
4- COMEÇOU A PREGAR O REINO DE DEUS E A REALIZAR SINAIS GRANDIOSOS QUE ATRAÍAM A ATENÇÃO DE TODOS E DEMONSTRAVAM SUA FORÇA DIVINA. QUANDO VOLTOU A SUA TERRA NATAL, SEUS COETÁNEOS SE DEIXARAM CORROER PELO VERME DA INVEJA E PARTIRAM PARA A AGRESSÃO VIOLENTA, TENTANDO JOGÁ-LO DE UM PRECIPÍCIO.
5-NA MEDIDA EM QUE ELE PRATICAVA O BEM E REVELAVA A SUA IDENTIDADE DIVINA, COM PALAVRAS E SINAIS, NA MESMA PROPORÇÃO CRESCIAM AS PERSEGUIÇÕES CONTRA ELE, DE TODAS AS MANEIRAS E DE TODOS OS LADOS.
6-ERA ACUSADO DE BLASFEMAR. ERA TRATADO COMO AMIGODO DIABO E ACUSADO DE OPERAR MILAGRES PELA FORÇA DO PRÍNCIPE DOS DEMÔNIOS. ERA ACUSADO DE TRANSGREDIR A LEI. ERA ZOMBADO E RIDICULARIZADO.
7-AOS POUCOS, ENTRE ELE E OS CHEFES DO POVO DE QUALQUER PROVENIÊNCIA, SE CRIOU UM CLIMA FRIO, ÁSPERO, MUITO ACIDENTADO DE DESCONFIANÇA, DE INVEJA E DE ÓDIO, QUE DEU LUGAR A UMA PERSEGUIÇÃO CRUEL, IRRACIONAL E INSANA NUNCA VISTA. A ACEITAÇÃO DELE CHEGOU A TAL PONTO QUE, TODO DIA, ARQUITETAVAM ARMADILHAS VENENOSAS PARA FAZÊ-LO CAIR, E ASSIM TER MOTIVOS LEGAIS PARA CONDENÁ-LO. ISTO DURANTE TODA A VIDA.
8-A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO FOI COMO UM ESTOPIM IMEDIATO DA SUA CONDENAÇÃO. OS FARISEUS E TODA A VARIADA TURMA DE SEUS INIMIGOS ESTAVA LÁ. E PRESENCIOU O MILAGRE QUE NINGUÉM PODIA NEGAR, POIS O CORPO DO MORTO JÁ ESTAVA CHEIRANDO MAL. DIANTE DESTE FATO TÃO MARCANTE EM QUE O PODER DIVINO DE JESUS APARECE INEQUÍVOCO, (AO RESSUSCITAR LÁZARO), O QUE FIZERAM SEUS INIMIGOS? ALGUNS ACREDITARAM NELE. OS OUTROS SE DIRIGIRAM AOS FARISEUS E LHES DISSERAM O QUE JESUS FIZERA. ÁS PRESSAS FOI REUNIDO O CONSELHO E ALI, DECIDIRAM MATAR JESUS. NESTE EPISÓDIO APARECEM BEM O CIÚME E O ÓDIO, QUE CEGAM E LEVAM Á IRRACIONALIDADE DE ILIMINAR O JUSTO, PORQUE PRATICOU O BEM. QUAL A EXPLICAÇÃO ÚLTIMA DIANTE DESTE FATO?
9-QUANDO JESUS MESMO RESSUSCITOU, OS SOLDADOS QUE ESTAVAM DE GUARDA, LEVARAM A NOTÍCIA AOS SACERDOTES E FARISEUS. ESTES DERAM UMA VULTOSA QUANTIA DE DINHEIRO, RECOMENDANDO;- DIZEI QUE SEUS DISCÍPULOS VIERAM DE NOITE, ENQUANTO DORMÍEIS, E O ROUBARAM.
10-DURANTE TODA A VIDA, SEUS INIMIGOS, NUNCA LHE DERAM SOSSEGO. SEMPRE O PERSEGUIRAM, DE UMA FORMA OU DE OUTRA. ATÉ DURANTE A SUA CRUCIFICAÇÃO AS CRUELDADES CONTRA ELE FORAM REFINADAS E EXECUTADAS DE UMA MANEIRA REVOLTANTE.
1-     ATÉ DEPOIS DE SUA MORTE E RESSURREIÇÃO, FOI REBAIXADO, RIDICULARIZADO E DIFAMADO DE UMA MANEIRA INFAME, SÓRDIDA E TORPE. DE FATO, LOGO QUE A SUA IGREJA RECEBEU O DIVINO ESPÍRITO SANTO, HOUVE UMA EXPLOSÃO DE FÉ QUE SUPEROU QUALQUER TIPO DE CORAGEM E ENTUSIASMO HUMANO E LEVOU-A A UMA EXPANÇÃO TÃO VERTIGINOSA QUE EXTRAPOLOU OS LIMITES DA PALESTINA E CHEGOU ATÉ O CORAÇÃO DO IMPÉRIO.
SEUS INIMIGOS DE SEMPRE FICARAM ASSUSTADOS E, MAIS UMA VEZ, TENTARAM (FREAR) O AUMENTO VERTIGINOSO DA FAMA DOS DISCÍPULOS DESTE JUDEU DE NAZARÉ. E RECORRERAM Á SUA ARMA PREFERIDA;- A CALÚNIA, A MENTIRA MAIS SUJA E NOJENTA. EI-LAS;-
ESPALHARAM E ESCREVERAM QUE JESUS ERA;- FILHO BASTARDO DE UMA PROSTITUTA. TALMUD-UIBAMOT- O TALMUD É UM COMENTÁRIO SOBRE O ANTIGO TESTAMENTO FEITO PELOS RABINOS DA ÉPOCA.
A RESPEITO DO MESMO JESUS, INVENTARAM;- FOI O PRÓPRIO JESUS QUE INVENTOU TER NASCIDO DE UMA VIRGEM, ENQUANTO PROVEIO DE UM POVOADO HEBRAICO E DE UMA MULHER DO LUGAR, ACUSADA DE ADULTÉRIO E FOI EXPULSA DE CASA POR SEU MARIDO, UM CARPINTEIRO. ORÍGENES CITANDO CELSO; 1,28.32.
A RESPEITO DOS APÓSTOLOS DE JESUS, PARA DESACREDITÁ-LOS, O FILÓSOFO CELSO, JUDEU, ESCREVEU;- REUNINDO EM TORNO DE SI UMA DEZENA DE HOMENS DE MÁ FAMA, DE VIDA VICIOSA, ANDOU VAGABUNDANDO, FAZENDO COISA ERRADA. (ORÍGENES, CITANDO CELSO; 1,62.

                                               PARA REFLETIR.
ELE É JUSTO, SANTO, AMA OS POBRES, PERDOA OS PECADORES, ACOLHE TODOS, COM AMOR.
ELE É TERNURA DO PAI FEITO CARNE.
MESMO ASSIM, FOI PERSEGUIDO, MASSACRADO, ELIMINADO.
PORQUE?
QUANDO JESUS FOI APRESENTADO AO TEMPLO PARA SER OFERECIDO AO PAI, O PROFETA SIMEÃO, RECONHECENDO NELE O FILHO DO ALTÍSSIMO, ASSIM SENTENCIOU;- ESTE MENINO FOI COLOCADO PARA A QUEDA E PARA O SOERGUIMENTO DE MUITOS EM ISRAEL, E COMO SINAL DE CONTRADIÇÃO.

                                               CONCLUSÃO


OS QUE RECUSAREM O MENINO, ENCONTRARÃO NELE A (PEDRA DE TROPEÇO).

OS QUE O ACEITAREM EM SUA VIDA, SERÁ MOTIVO DE REALIZAÇÃO TOTAL E DE FELICIDADE.

]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]

                                               TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA.   AMEM.

JESUS TEM NAS MÃOS E DIZ- ( F. BATTISTINI.)


JESUS TEM NAS MÃOS UM PÃO. DIZ;-
 ISTO AQUI É O MEU CORPO. O CRENTE CONFESSA;- NÃO! AQUILO NÃO É O CORPO DE CRISTO! ENTÃO? EVANGELHO É PALAVRA GREGA E SIGNIFICA ANÚNCIO OU BOA-NOVA. CONTÉM A DOUTRINA DE JESUS PARA TODOS OS QUE DESEJAM SEGUÍ-LO PARA SE SALVAR. EVANGÉLICO É UMA PALAVRA QUE HOJE POSSUI UM SIGNIFICADO PECULIAR. INDICARIA O VERDADEIRO SEGUIDOR DE CRISTO E O FIEL CUMPRIDOR DO EVANGELHO NA SUA INTEGRIDADE. OS PRIMEIROS MOVIMENTOS EVANGÉLICOS COMEÇARAM A SURGIR MIL E QUINHENTOS ANOS DEPOIS QUE JESUS CRISTO TINHA FUNDADO A SUA IGREJA. SURGIRAM COM A FINALIDADE DE REFORMAR A IGREJA, POIS ALGUNS MEMBROS DELA SE TINHAM DETERIORADO. ANTIGAMENTE SE CHAMAVAM PROTESTANTES. MAIS TARDE QUISERAM SE CHAMAR CRENTES. ATUALMENTE DESEJA SEREM CHAMADOS DE EVANGÉLICOS, TALVEZ COMO ESTRATÉGIA PARA VENDER A IDÉIA DE QUE SÃO AUTÊNTICOS SEGUIDORES DO EVANGELHO E PARA, COM MAIS FACILIDADE, FAZER NOVOS ADEPTOS. HOJE, OS MOVIMENTOS EVANGÉLICOS INDEPENDENTES OU SEITAS, SE MULTIPLICAM DE MANEIRA TAL QUE É IMPOSSÍVEL TER UMA IDÉIA EXATA. JÁ ULTRAPASSAM UM MILHEIRO. E REPAREM ! CADA MOVIMENTO EVANGÉLICO É DIFERENTE DO OUTRO, POIS CADA MOVIMENTO POSSUI SEU PRÓPRIO FUNDADOR, SUA DOUTRINA, SUA MANEIRA DE VIVER, DE ORAR E DE SE RELACIONAR COM OS OUTROS. APESAR DISSO, CADA MOVIMENTO PENSA DE SER A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO. É FÁCIL ENTENDER QUE O TERMO EVANGÉLICO MUITAS VEZES FUNCIONA COMO PARAVENTO OU COMO FACHADA, OU COMO UMA SIGLA QUE ANINHA OU ENCERRA OU ENGLOBA QUASE TODAS AS SEITAS. TODAS FAZEM QUESTÃO DE TER O TÍTULO DE EVANGÉLICO, POIS É NOBILIAR E DÁ CREDIBILIDADE. IMPRESSÃO A PRIMEIRA VISTA ;- OS EVANGÉLICOS FAZEM TUDO PARA VENDER A IDÉIA DE QUE SÃO OS ÚNICOS A CRER AS VERDADES DO EVANGELHO E A PRATICÁ-LAS. MUITAS PESSOAS INGÊNUAS PASSAM A ACREDITAR. PURO ENGANO.! PARECE INCRÍVEL! É TUDO O CONTRÁRIO. DE FATO...- QUASE TODAS AS VEZES EM QUE JESUS NO EVANGELHO ANUNCIA UMA VERDADE FUNDAMENTAL E IMPORTANTE( AMOR, IGREJA, PERDÃO, MARIA, EUCARISTIA...) OS EVANGÉLICOS NÃO ACEITAM. UMA DAS VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO É A PRESENÇA DE JESUS NO PÃO CONSAGRADO;- REPETIMOS- A PRESENÇA DE JESUS NO PÃO CONSAGRADO É A VERDADE MAIS CLARA, MAIS CERTA, MAIS EVIDENTE E MAIS INEQUÍVOCA QUE JESUS AFIRMOU, JUROU, VOLTOU A REAFIRMAR, COM TODO O SEU PODER DE CONVICÇÃO... OS EVANGÉLICOS NÃO ACEITAM ESTA VERDADE. NÓS VAMOS DEMONSTRAR, COM A BÍBLIA NA MÃO QUE JESUS ESTÁ NO PÃO CONSAGRADO;-
1-     CAP. 6 DO EVANGELHO DE JOÃO;- JESUS TEM NA SUA FRENTE UMA MULTIDÃO DE 5 MIL HOMENS, COM FOME. JESUS MULTIPLICA O PÃO E MATA A FOME DAQUELA MULTIDÃO. COM ESTE GESTO JESUS PREPARA O POVO PARA UMA OUTRA VERDADE QUE LOGO IRÁ ANUNCIAR.
2-     ANTES DE ANUNCIAR A NOVA VERDADE JESUS PEDE FÉ NA SUA PESSOA, POIS SEM UMA FÉ MUITO PROFUNDA EM JESUS É IMPOSSÍVEL ACEITAR ESTA VERDADE.
3-     COM O PÃO QUE MULTIPLICOU, JESUS MATOU A FOME DAQUELA MULTIDÃO. AGORA PROMETE OUTRO PÃO QUE MATARÁ A FOME ESPIRITUAL DE TODA A HUMANIDADE ATÉ O FIM DOS TEMPOS. EIS AS PALAVRAS DE JESUS, MUITO CLARAS;- EU, SOU O PÃO DESCIDO DO CÉU. QUEM COMER DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE. O PÃO QUE EU DAREI É A MINHA CARNE PARA A VIDA DO MUNDO. APRESENTA A SI MESMO COMO PÃO DO CÉU, E ESTE PÃO É A SUA CARNE. JESUS NÃO FALA EM PARÁBOLAS. NEM POR METÁFORAS. JESUS FALA CLARO, DIRETO, DANDO ÁS PALAVRAS SEU SENTIDO CERTO.
4-     OS JUDEUS QUE ESTAVAM PRESENTES ENTENDERAM DIREITO. DE FATO,QUESTIONAVAM E DIZIAM;- COMO PODE ESTE HOMEM DAR-NOS A COMER A SUA CARNE?
5-     JESUS NÃO DÁ NENHUMA EXPLICAÇÃO. EXIGE A FÉ NA SUA PALAVRA. DE FATO, LOGO NO INÍCIO PEDIU A FÉ NA SUA PESSOA, PARA PODER ENTENDER. E CONTINUA AFIRMANDO A SUA VERDADE COM UM JURAMENTO;- EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO;- SE NÃO COMERDES A CARNE DO FILHO E NÃO BEBERDES O SEU SANGUE, NÃO TEREIS A VIDA EM VÓS. JESUS JURA QUE, QUEM NÃO SE ALIMENTAR DE SEU CORPO, NÃO PODERÁ SE SALVAR. ENGRAÇADO! OS JUDEUS DAQUELA ÉPOCA COMO OS EVANGÉLICOS DE HOJE, NÃO ACEITAM ESTA VERDADE DE JESUS, NEM MESMO COM UM JURAMENTO! QUAL É O SEU COMENTÁRIO?
6-     DE MANEIRA POSITIVA, REAFIRMA A SUA VERDADE;- QUEM COME A MINHA CARNE E BEBE O MEU SANGUE TEM A VIDA ETERNA. EXISTEM PALAVRAS MAIS CLARAS, MAIS POSITIVAS, MAIS EVIDENTES DO QUE ESTAS? POIS BEM, OS EVANGÉLICOS NÃO ACREDITAM NELAS. NOTA;- ESTAMOS DEMONSTRANDO QUE, QUANDO JESUS NO EVANGELHO ANUNCIA UMA VERDADE MUITO IMPORTANTE E FUNDAMENTAL, OS EVANGÉLICOS NÃO ACEITAM.
7-     MESMO ASSIM, JESUS CONTINUA REAFIRMANDO A MESMA VERDADE, COM PALAVRAS MAIS FORTES AINDA;- A MINHA CARNE É VERDADEIRAMENTE UMA COMIDA E MEU SANGUE É VERDADEIRAMENTE UMA BEBIDA. VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU;- PORQUE JESUS INSISTE TANTO NESTA VERDADE QUE ESTÁ ANUNCIANDO? PORQUE MUITAS PESSOAS QUE LÊEM ESTAS PALAVRAS, NÃO PARAM PARA ENTENDER SEU SENTIDO? JESUS ESTA BRINCANDO OU FALA SÉRIO?
8-     JESUS NÃO PÁRA DE ANUNCIAR A SUA DOUTRINA E REPETE;-- QUEM COME A MINHA CARNE E BEBE O MEU SANGUE PERMANECE EM MIME EU NELE. A EUCARISTIA NOS FAZ PERMANECER EM CRISTO. É PALAVRA DO MESMO.
9-     FINALMENTE JESUS CONCLUI;- COMO EU VIVO PELO PAI, TAMBÉM AQUELE QUE SE ALIMENTA DE MIM (COMUNHÃO) VIVERÁ POR MIM. PARA VIVER EM CRISTO E COM CRISTO, É PRECISO RECEBÊ-LO NA COMUNHÃO. ESTA É A PALAVRA DE CRISTO, CONTIDA NO EVANGELHO. CONCLUSÃO;- REFLEXÃO;- JESUS, POR BEM 9 VEZES, ANUNCIA QUE ELE É O PÃO DESCIDO DO CÉU, PARA SER NOSSO ALIMENTO. E O PÃO QUE ELE DARÁ É A SUA CARNE. POR DIVERSAS MANEIRAS ANUNCIA, AFIRMA, VOLTA A REPETIR, REAFIRMAR, E ATÉ JURA QUE O PÃO QUE ELE DARÁ, É O SEU CORPO. QUEM DEVE ACREDITAR NAS PALAVRAS DE CRISTO CONTIDAS NO EVANGELHO? SE, NEM OS EVANGÉLICOS ACREDITAM NA PRESENÇA DE JESUS NO PÃO CONSAGRADO, QUEM DEVE CRER? QUEM NÃO CRER NA VERDADE MAIS CLARA, MAIS LÍMPIDA E MAIS EVIDENTE, DO EVANGELHO, PODE SER CHAMADO DE EVANGÉLICO? É SÓ PARA REFLETIR...
10- ATITUDE DOS JUDEUS DIANTE DESTA VERDADE;- COMO DISSEMOS, JESUS ESTAVA FALANDO A UMA MULTIDÃO DE JUDEUS. QUANDO JESUS COMEÇOU A DIZER QUE DARIA A SUA CARNE COMO ALIMENTO, COMEÇARAM A QUESTIONAR E A NÃO ACREDITAR. DEPOIS QUE JESUS CONTINUOU INSISTINDO E ANUNCIANDO A EUCARISTIA, FALARAM CLARAMENTE;- ESTA DOUTRINA É DURA DEMAIS. E FORAM EMBORA. FORAM COERENTES! DE FATO, NÃO ACEITANDO A DOUTRINA DE CRISTO, COMO PODERIAM SER SEUS SEGUIDORES? OUTRA REFLEXÃO;- OS EVANGÉLICOS, NÃO ACREDITAM, NÃO ACEITAM A DOUTRINA, SOBRE A EUCARISTIA. MESMO ASSIM, QUEREM CONTINUAR SENDO EVANGÉLICOS! ORA! VOCÊ ENTENDE ALGUMA COISA? O QUE HÁ POR BAIXO DESSA ATITUDE? QUEREM SER EVANGÉLICOS SEM CRER NO EVANGELHO! É POSSÍVEL?
11- A PROVA DE FOGO PARA OS APÓSTOLOS;- CRER OU LARGAR. QUANDO OS JUDEUS FORAM EMBORA, JESUS FICOU SOZINHO COM OS DOZE. PODEMOS IMAGINAR A SITUAÇÃO! MAS JESUS VAI MAIS ALÉM. NÃO SÓ NÃO DEU NENHUMA EXPLICAÇÃO, COMO FAZIA EM OCASIÕES SEMELHANTES! MAS CONVIDA SEUS APÓSTOLOS A IREM EMBORA. DISSE JESUS AOS DOZE;- PORQUE VOCÊS NÃO VÃO EMBORA, TAMBÉM? É O CONVITE PARA QUE DEIXEM DE SEGUÍ-LO. OU CRER NA EUCARISTIA, OU LARGAR JESUS. É PROVA DE FOGO!- SERÁ QUE HOUVE MOMENTOS DE INCERTEZA? DE OUTRO LADO É IMPOSSÍVEL SEGUIR A CRISTO, SER DISCÍPULO DE CRISTO, E AO MESMO TEMPO, NÃO CRER, NÃO ACEITAR UMA DAS VERDADES FUNDAMENTAIS DA SUA DOUTRINA. QUEM NÃO ACEITA A PRESENÇA REAL DE JESUS NO PÃO EUCARISTICO, É CONVIDADO A DEIXAR DE SEGUIR JESUS. –
12- PEDRO TIRA TODOS OS APÓSTOLOS DO EMBARAÇO E DÁ A SEGURANÇA Á FÉ DOS DOZE. EM NOME DE TODOS, RESPONDE;- SENHOR, A QUEM IREMOS NÓS? SOMENTE TU TNS PALAVRAS DE VIDA ETERNA. E NÓS CREMOS E RECONHECEMOS QUE TU ÉS O SANTO DE DEUS. O COLÉGIO APOSTÓLICO CONTINUOU FIEL A CRISTO, SEGUINDO-O ATÉ O FIM. SOBRETUDO PELA FÉ DE PEDRO. UMA PAUSA NECESSÁRIA;- NESTE EPISÓDIO, A GENTE APRENDE O QUE É A FÉ QUE AGRADA A DEUS. VEJAMOS;- PEDRO, NÃO ENTENDEU A VERDADE DE JESUS A RESPEITO DA EUCARISTIA. PORÉM A ACEITOU, NÃO PORQUE ENTENDEU, MAS PORQUE ACREDITOU TOTALMENTE NA PALAVRA DE SEU MESTRE. EIS Á FÉ;- CRER TOTALMENTE NA PALAVRA DE JESUS, MESMO QUANDO NÃO ENTENDEMOS O SEU SIGNIFICADO. PORQUE OS EVANGÉLICOS NÃO ACEITAM A PRESENÇA DE JESUS NO PÃO CONSAGRADO, ANUNCIADA POR ELE MESMO, COM FORÇA, E ATÉ COM JURAMENTO? QUE É TER FÉ EM CRISTO?????


[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[

DEUS QUIS PRECISAR DE MARIA – BATTISTINI.



DEUS QUIS PRECISAR DE MARIA, A CRIOU BELÍSSIMA, PARA SER A MÃE DO VERBO ENCARNADO.
ALGUNS A REJEITAM E DIZEM;- ELA NÃO VALE NADA!
É ABERRAÇÃO TALMÚDIO-EVANGÉLICA.

1-     DEUS QUIS PRECISAR DE MARIA, E A CRIOU BELÍSSIMA;- DEUS É O ÚNICO SER AUTO-SUFICIENTE, PORQUE POSSUI A VIDA POR SI MESMO. DEUS NÃO PRECISA DE NINGUÉM. SOMENTE ELE É O ÚNICO CRIADOR, SENHOR E PAI DO UNIVERSO. SOMENTE A ELE DEVEMOS ADORAR, ISTO É, RECONHECÊ-LO COMO ÚNICO CRIADOR, SENHOR E PAI.

MARIA É UMA SIMPLES E POBRE CRIATURA, QUE TUDO RECEBEU DE DEUS E NECESSITA DE TUDO, TAMBÉM DA SALVAÇÃO. ENTRE DEUS E MARIA A DISTÂNCIA É INFINITA, É CRIADOR E MARIA É SUA CRIATURA. ELA MESMA ASSIM SE AUTO DEFINE;- EU SOU A POBRE DE DEUS.
APESAR DE TUDO ISSO, DEUS QUE É INFINITAMENTE LIVRE, SOBERANO E SÁBIO QUIS PRECISAR DE MARIA, PARA REALIZAR SEU PLANO DE SALVAÇÃO DA HUMANIDADE, E PARA ISSO A PENSOU,  ESCOLHEU E A CRIOU. DE FATO, PARA CONHECERMOS A MANEIRA DE AGIR DE DEUS, PRECISAMOS REFLETIR COM UM MÍNIMO DE LÓGICA. DEUS É TODO-PODEROSO, INFINITAMENTE MISERICORDIOSO, RADICALMENTE AMOR. QUANDO QUIS CRIAR A LUZ, DISSE SIMPLESMENTE;- A LUZ SEJA FEITA. E A LUZ COMEÇOU A EXISTIR. É O PODER DIVINO QUE FAZ AS COISAS ACONTECEREM, COMO ELE QUER. QUANDO O CASAL O PRIMEIRO, COM UM ATO DE REBELDIA, NÃO QUIS SE SUBMETER, POIS QUERIAM SER COMO deuses, E LANÇOU A HUMANIDADE NO PECADO E NA PERDIÇÃO, DEUS, NA SUA INFINITA MISERICÓRDIA, PODIA DIZER;- O MUNDO SEJA SALVO! E OS HOMENS TODOS VOLTARIAM A TER AMIZADE COM ELE. DEUS NÃOFEZ ISSO! PORQUE? SIMPLESMENTE, PORQUE NA MENTE DE DEUS HAVIA OUTRO PLANO DE SALVAÇÃO, QUE PREVIA A ENCARNAÇÃO, A PAIXÃO, A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE SEU FILHO DIVINO. ESTE PLANO DIVINO DE SALVAÇÃO ESTAVA NA MENTE DE DEUS, DESDE SEMPRE. MARIA, ESTAVA DESDE SEMPRE, NESTE PLANO, COMO MÃE HUMANA DO VERBO ENCARNADO. É CLARO QUE DEUS PODIA SALVAR O MUNDO DAS MIL MANEIRAS, POIS ELE É INFINITO. É CLARO QUE DEUS, NO LUGAR DE MARIA PODIA ESCOLHER OUTRA MULHER! MAS, DO MOMENTO QUE DEUS QUIS ESCOLHER MARIA, PARA SER MÃE DE SEU FILHO, NA AVENTURA HUMANA...QUEM SE ATREVE A CRITICAR SEU AGIR? SIM, NA VERDADE, JÁ HOUVE QUEM QUISESSE DAR CONSELHOS A DEUS... MAS ESTES ERAM DA TURMA DE QUEM ACONSELHOU O PRIMEIRO CASAL A DESOBEDECER A DEUS, PARA SE COLOCAR EM SEU LUGAR. SIM, MARIA POR SI MESMA É UMA POBRE CRIATURA. SE ELA SE TORNOU A MÃE DO VERBO ENCARNADO, É PORQUE DEUS A ESCOLHEU. AQUELES QUE NÃO GOSTAM DE MARIA, DEVEM CRITICAR DEUS, E NÃO REPUDIAR ELA. AGIR DESSA MANEIRA, SIGNIFICA ESTAR DO LADO OPOSTO...
2-COMO MARIA ATUOU NO PLANO DIVINO DA SALVAÇÃO;- PAULO, SINTETIZA DESSA MANEIRA TODA A HISTÓRIA DA PERDIÇÃO E DA SALVAÇÃO. QUANDO CHEGOU A PLENITUDE DO TEMPO, DEUS ENVIOU SEU FILHO AO MUNDO, NASCIDO DE UMA MULHER, PARA QUE RECEBÊCESSEMOS A ADOÇÃO DE FILHOS. O MENSAGEIRO CELESTE ASSIM SAÚDA MARIA;- ALEGRA-TE, Ó BELÍSSIMA! AS PALAVRAS DO ANJO SÃO ESTAS;- KAIRE, KEKARITOMÉNE. TODOS OS MAIS FAMOSOS LINGÜISTAS DO MUNDO (CATÓLICO E PROTESTANTES) TRADUZEM ESTAS PALAVRAS ASSIM;-  ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA. SOMENTE AS SEITAS RECENTES TRADUZEM DIFERENTE, PARA DIMINUIR MARIA. A EXPRESSÃO CHEIA DE GRAÇA, VEM A SIGNIFICAR;- CHEIA DE DEUS, DO AMOR DE DEUS. PELO MOTIVO QUE DEUS É BELÍSSIMO, POIS É GRAÇA E AMOR POR ESSÊNCIA, SIGNIFICA QUE, MARIA, SENDO UM REFLEXO DE DEUS, TAMBÉM É BELÍSSIMA. ASSIM A CHAMOU O ANJO. E OS ANJOS ENTENDEM DE BELEZA. POIS, O QUE TORNA UMA PESSOA, NÃO SÃO OS DOTES FÍSICOS, MAS AS QUALIDADES MORAIS E ESPIRITUAIS, A VIDA INTERIOR, A ESPIRITUALIDADE, OS VALORES DO ESPÍRITO. MARIA ESTAVA CHEIA DAS COISAS DE DEUS, POR ISSO O ANJO MAIS BONITO DO CÉU A SAÚDA DE BELÍSSIMA. O ANJO CONTINUA;- CONCEBERÁS E DARÁS A LUZ UM FILHO E TU O CHAMARÁS COM O NOME DE JESUS. ELE SERÁ GRANDE E SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO. MARIA RECEBE O RECADO. ENTENDE TUDO. E TEM UMA DÚVIDA. É ESTA;- COMO POSSO SER A MÃE DO MEU SENHOR, SE NÃO CONHEÇO HOMEMALGUM? O ANJO DÁ A EXPLICAÇÃO QUE MARIA PEDIU;- O ESPÍRITO SANTO VIRÁ SOBRE TI, O PODER DO ALTÍSSIMO VAI TE COBRIR COM SUA SOMBRA, E O SANTO QUE NASCER SERÁ CHAMADO FILHO DE DEUS. MARIA ENTENDE DIREITO;- O FILHO QUE TERÁ SERÁ O MESSIAS PROMETIDO POR DEUS E QUE O POVO ESPERAVA COM ANSIEDADE, POIS OS PROFETAS O ANUNCIAVAM. MARIA SABIA TAMBÉM QUE O MESSIAS SERIA MALTRATADO, CALUNIADO, CONDENADO E SER CRUCIFICADO E SOFRER MUITO, POIS OS PROFETAS TINHAM PROFETIZADO TODO MOVIMENTO DO MESSIAS-SALVADOR. OS JUDEUS DECORAVAM A BÍBLIA. MESMO SABENDO QUE SEU FILHO SERÁ CRUCIFICADO COMO MALFEITOR, QUAL SERÁ A RESPOSTA DE MARIA AO CONVITE DE DEUS? TODA A HUMANIDADE DEVE SER GRATA A MARIA, POR ESTA RESPOSTA A DEUS. DE FATO;- QUEM ESPERA A RESPOSTA DE MARIA? DEUS PAI ESPERA A RESPOSTA DE MARIA, POIS FOI ELE QUEM MANDOU CONSULTÁ-LA. SEU FUTURO FILHO ESPERA A RESPOSTA... OS PROFETAS JÁ NA ESPERA E QUE PROFETIZARAM A VINDA DO MESSIAS, ESPERAVAM A RESPOSTA DE MARIA...O MUNDO INTEIRO...PERDIDO NO PECADO E LONGE DE DEUS, ESPERAVA A RESPOSTA DE MARIA, POIS NESTA RESPOSTA, ESTAVA A SALVAÇÃO DO MUNDO. NO INÍCIO DO MUNDO, UMA MULHER FOI CAUSA DA PERDIÇÃO DO MUNDO. DEUS QUIS QUE OUTRA MULHER (A SEGUNDA EVA), COM UM SIM SONORO E CONSCIENTE FOSSE CAUSA DA REDENÇÃO DA HUMANIDADE.
2-     A RESPOSTA DE MARIA A DEUS;- COM MUITA SIMPLICIDADE, MUITA MATURIDADE, E COM TOTAL CONSCIÊNCIA, MARIA RESPONDE;- EIS AQUI A SERVA DO SENHOR. SEJA FEITO DE MIM CONFORME A TUA PALAVRA. A ENCARNAÇÃO DO VERBO DIVINO SE DEUS NESTE MOMENTO;- LOGO QUE MARIA DEU SEU CONSENTIMENTO AO CONVITE DE DEUS, ACONTECEU EXATAMENTE COMO O ANJO TINHA DITO;- O ESPÍRITO SANTO VEIO SOBRE MARIA, O PODER DO ALTÍSSIMO COBRIU MARIA COM SUA SOMBRA, E O SANTO CONCEBIDO NO SEIO DE MARIA, É MESMO FILHO DE DEUS, JESUA. É A ENCARNAÇÃO. MARIA SACRÁRIO DO UNIVERSO;- SACRÁRIO OU TABERNÁCULO É O LUGAR ONDE SE GUARDA A EUCARISTIA, O PÃO SAGRADO QUE CONTÉM JESUS NA SUA TOTAL DIVINDADE E HUMANIDADE. MARIA, QUANDO DISSE A DEUS, RECEBEU EM SI (É A BÍBLIA QUE FALA) O PAI, O ESPÍRITO SANTO E O FILHO FEITO HOMEM EM SEU SEIO. UMA REFLEXÃO INÓCUA;- PELA BÍBLIA, TODOS CONHECEMOS QUE;- DEUS MANDOU SEU MENSAGEIRO A MARIA, PARA CONSULTÁ-LA SE QUERIA OU NÃO SE TORNAR A MÃE DE SEU FILHO-SALVADOR. ISTO NINGUÉM PODE NEGAR. É PRECISO RESPONDER A ESTA PERGUNTA;- SE MARIA TIVESSE RESPONDIDO;- NÃO! EU NÃO QUERO! O FILHO DE DEUS, TERIA SE ENCARNADO E SE TORNADO JESUS?  CERTAMENTE, NÃO! ENTÃO? TODOS OS QUE NÃO GOSTAM DE MARIA, AO MENOS PELA SUA RESPOSTA A DEUS, QUE FEZ ENCARNAR O FILHO, SERIA BOM QUE TIVESSEM UM POUCO DE GRATIDÃO, E RESPEITO! ESTE FATO É IMPORTANTE PARA CONHECER MARIA, CARREGANDO NO SEU SEIO O CRIADOR DO MUNDO. APRESSADAMENTE FOI PARA A CASA DE ISABEL, PARA SER A SUA EMPREGADA;- LAVAR, COZINHAR, APANHAR ÁGUA... AS PESSOAS SIMPLES E CHEIAS DO ESPÍRITO SANTO TRATAM BEM MARIA E ATÉ SE ACHAM INDIGNAS DE RECEBÊ-LA EM SUA CASA. ( DE FATO, ISABEL, CHEIA DO ESPÍRITO SANTO, AO VER MARIA, SE ESPANTOU E DISSE;- COMO? A MÃE DO MEU SENHOR VEM EM MINHA CASA? COMENTÁRIO SIMPLES E LÓGICO;- PARA APRECIAR MARIA É PRECISO TER O ESPÍRITO DE DEUS! NA APRESENTAÇÃO DO MENINO NO TEMPLO, SIMEÃO, HOMEM DE DEUS, AO DEVOLVÊ-LO A SUA MÃE, ASSIM PROFETIZA;- A TI UMA ESPADA TRANSPASSARÁ A TUA ALMA, PARA QUE SE REVELEM OS PENSAMENTOS DE MUITOS CORAÇÕES. A ESPADA SIMBOLIZA O SOFRIMENTO QUE MARIA DEVERÁ ENFRENTAR POR SER A MÃE DO MESSIAS SOFREDOR E SALVADOR. MARIA FAZ PARTE DO PLANO DE DEUS PARA SALVAR A HUMANIDADE, PELA VONTADE DO PAI. JESUS AMAVA SUA MÃE DE MANEIRA FANTÁSTICA. ESTE FATO O DEMONSTRA;- EM CANÁ DA GALILÉIA DURANTE UM CASAMENTO, FALTOU VINHO QUE ERA A ÚNICA BEBIDA DOS POBRES DA ÉPOCA. MARIA E JESUS E A TURMA DOS APÓSTOLOS ESTAVAM PRESENTES. MARIA, VENDO O EMBARAÇO DOS GARÇONS, SE DIRIGE A SEU FILHO, E, BEM BAIXINHO, LHE DIZ;- NÃO TEM MAIS VINHO! MARIA NÃO PEDIU NADA A SEU FILHO! SOMENTE MANIFESTOU UM DESEJO. JESUS, PARA SATISFAZER O DESEJO DE SUA MÃE, REALIZA SEU PRIMEIRO E GRANDIOSO MILAGRE, MUDANDO A ÁGUA EM VINHO, PARA A ALEGRIA DE TODOS. – PORQUE, MUITOS, IGNORAM ESTE FATO, E ESPALHAM POR AÍ, QUE JESUS REPUDIOU SUA MÃE, E QUE MARIA NÃO PODE NADA? – PARA PODER ENTENDER ALGO DE MARIA, TEM QUE TER O ESPÍRITO SANTO, COMO ISABEL... PARAENTENDER QUEM É MARIA, É PRECISO MEDITAR SOBRE ESTE FATO, COM CALMA...O LUGAR ONDE JESUS FOI CRUCIFICADO SE CHAMAVA LUGAR DO CRÂNIO. A CRUCIFICAÇÃO ERA RESERVADA AOS CRIMINOSOS MAIS PERIGOSOS. ATÉ O LUGAR ERA TETRO E AMALDIÇOADO, POIS ESTAVA CHEIO DE CAVEIRAS, AO REDOR, PORQUE OS FAMILIARES DOS CONDENADOS, POR VERGONHA, NEM APARECIAM PARA RECLAMAR OS RESTOS MORTAIS QUE ERAM JOGADOS DE QUALQUER MANEIRA... DAÍ O NOME LUGAR DO CRÂNIO OU CAVEIRA. COM JESUS FOI DIFERENTE! DURANTE TODA A SUA CRUCIFICAÇÃO HAVIA ALGUÉM QUE FICOU DO ÍNICIO ATÉ O FIM. ESTAVA DE PÉ. ESTAR DE PÉ JUNTO A CRUZ, SIGNIFICA TODA A FIDELIDADE DE MARIA A SEU FILHO, QUE MANIFESTA UMA DIGNIDADE SEM IGUAL. DE FATO, COM AQUELA ATITUDE DE PÉ, MARIA QUERIA DIZER A TODOS OS POVOS DA TERRA E DE TODAS AS ÉPOCAS;- ELE É MEU FILHO! EXISTE UM AMOR MAIS FIEL, MAIS VERDADEIRO, MAIS SINCERO DO QUE ESTE? PARA ENTENDER OS GESTOS DE MARIA É PRECISO TER O ESPÍRITO SANTO COMO ISABEL.ESTAR PERTO DA CRUZ, PARA MARIA SIGNIFICAVA TAMBÉM TODA A DIGNIDADE DE MÃE QUE ESTÁ ALÍ PARA PARTILHAR COM O FILHO, A DOR E O SOFRIMENTO. PARA MARIA, ESTAR DE PÉ JUNTO DA CRUZ, SIGNIFICAVA TAMBÉM VER DE PERTO A MANEIRA COMO SEU FILHO ERA TRATADO, CUSPIDO, DESPREZADO, ZOMBADO... E COM CERTEZA AQUELA ESPADA DE SIMEÃO, DE VEZ EM QUANDO DAVA ALGUMAS ESTILETADAS VIOLENTAS NA SUA ALMA... (É AQUI QUE OS CORAÇÕES DEVEM REVELAR...SEUS SENTIMENTOS). UM GESTO FANTÁSTICO DE JESUS, QUANDO ESTAVA NA CRUZ. TODO MUNDO SABE, QUE JOÃO EVANGELISTA ERA O DISCÍPULO QUE JESUS AMAVA. TODO MUNDO SABE QUE A MÃE DA GENTE É O TESOURO MAIOR QUE TEMOS. – PARA JESUS ERA A MESMA COISA.  ALGUNS MINUTOS ANTES DE MORRER, JESUS DISSE A JOÃO;- E DEIXOU SEU MAIOR TESOURO PARA O AMIGO MAIS ÍNTIMO. JOÁO ACOLHEU MARIA EM SUA CASA, COOMO O MAIOR PRESENTE DE JESUS. MARIA É DOM DE JESUS PARA OS QUE MAIS O AMAM E SÃO FIÉIS. O AMOR A MARIA É DOM QUE O PAI CONCEDE AOS QUE MAIS AMAM E SÃO FIÉIS A SEU FILHO E A IGREJA DE SEU FILHO. NO DIA DE PENTECOSTES, QUANDO A IGREJA, CHEIA DO ESPÍRITO SANTO, COMEÇA SUA CAMINHADA PARA CONTINUAR A MISSÃO DE JESUS, MARIA ESTÁ PRESENTE, COMO MÃE DO RESSUSCITADO. ATÉ HOJE, MARIA, NA CAMINHADA DA IGREJA, ESTA PRESENTE COMO MÃE DOS IRMÃOS DE SEU FILHO. NA VOLTA PARA A CASA DO PAI, A PRESENÇA SUAVE, DELICADA, AMOROSA DE MARIA É FONTE GIGANTE DE UMA IMENSA SEGURANÇA, E SINAL DE ORTODOXIA.
3-     COMO A PARTE MAIS SADIA DA HUMANIDADE TRATA MARIA;- DESDE O INÍCIO DO CRISTIANISMO MARIA É CONSIDERADA A PRIMEIRA CRISTÃ, AQUELA QUE ACOLHE JESUS, O AMA, O SERVE, O ADORA...OS CRISTÃOS QUE SE ESFORÇAM EM IMITAR SUAS VIRTUDES, TORNAM-SE GRANDES CAMPEÕES DA FÉ, NO AMOR, SERVIÇO A DEUS E AOS IRMÃOS. VOCÊ PODE REPARAR COMO A INFLUÊNCIA DE MARIA SE ENRAIZOU NA CULTURA DE TODOS OS POVOS. EM TODO LUGAR POR ONDE PASSAR, ENCONTRA VESTÍGIOS E SINAIS DA PRESENÇA DE MARIA ;- MUITÍSSIMAS MULHERES LEVAM O MESMO NOME. MUITÍSSIMOS LUGARES, PRAÇAS, RUAS, BECOS, AVENIDAS, CIDADES, CASEBRES, SÃO DEDICADOS A ELA. GRANDES ARQUITETOS E ARTISTAS DE TODOS OS TEMPOS E NAÇÕES ERIGIRAM-LHE SANTUÁRIOS, CATEDRAIS E CAPELAS NOS LUGARES MAIS BONITOS E MAIS ALTOS. POETAS, REPENTISTAS, GÊNIOS DE TODOS OS TEMPOS NELA SE INSPIRAM PARA CANTAR O AMOR E PARA CAPTAR NELA UM RAIO DE SUA BELEZA, QUE É UM REFLEXO DIRETO DA BELEZA INCRIADA. CRIANÇAS, VELHOS, DOENTES, POBRES, E POTENTES, DIARIAMENTE CORREM AOS SEUS SANTUÁRIOS EM BUSCA DE PAZ, SAÚDE, CONSOLAÇÃO, FORÇA INTERIOR, E MUITAS VEZES, PARA AGRADECER. SEMPRE VOLTAM PARA CASA COM O ROSTO E O CORAÇÃO CHEIOS DE UMA ALEGRIA INCONTIDA E MISTERIOSA, QUE TRANSVAZA (MANIFESTA) ESPONTANEAMENTE. QUAL É O SEGREDO DE MARIA, PARA ATRAIR A SI, MILHÕES E MILHÕES DE PESSOAS TODOS OS DIAS? O QUE O POVO POBRE, MASSACRADO, MARGINALIZADO E EXCLUÍDO, ENCONTRA EM MARIA? AFINAL, NÃO É ELA A POBRE DE DEUS? PARA RESPONDER A ESTA PERGUNTA, PRIMEIRO DEVEMOS SABER E CONHECER O QUE DEUS ENCONTROU EM MARIA, AO PONTO DE ESCOLHÊ-LA PARA SER A MÃE DE SEU FILHO NA TERRA? – DEUS ENCONTROU EM MARIA, UM CONCEITO DE SI PROFUNDAMENTE VERDADEIRO, POIS SE ACHAVA A SERVA DO SENHOR. É POR ESTE MOTIVO QUE TODOS OS POVOS MAIS POBRES, MAIS PERSEGUIDOS, DOENTES E EXCLUÍDOS ENCONTRAM NELA O QUE DESEJAM. DEUS SE SERVE DE MARIA, PARA LEVAR A SUA TERNURA A TODOS OS QUE A DESEJAREM, ESPECIALMENTE OS PECADORES.
4-     ALGUNS REJEITAM MARIA E DIZEM;- ELA NÃO VALE NADA, ELA NÃO PODE NADA! OS PRIMEIROS A REJEITAR MARIA FORAM AQUELAS SEITAS DO TEMPO DE JESUS, QUE FIZERAM DE TUDO PARA CONDENÁ-LO Á MORTE DE CRUZ;- OS FARISEUS. DE FATO, LOGO QUE JESUS VOLTOU PARA O CÉU E A IGREJA COMEÇOU A CRESCER DE MANEIRA MILAGROSA, PARA (FREAR) O CRESCIMENTO DA MESMA, FIZERAM DE TUDO PARA REBAIXAR MARIA DE QUALQUER JEITO, INVENTANDO MENTIRAS, DE TODO TIPO, CONTRA ELA. MESMO ASSIM A IGREJA CONTINUOU SUA CAMINHADA, CONQUISTANDO POVOS NAÇÕES. O PRIMEIRO PROTESTANTE, LUTERO, TEVE SEMPRE UM GRANDE AMOR, RESPEITO E VENERAÇÃO PARA COM MARIA. NO LIVRO QUE ESCREVEU SOBRE O MAGNIFICAT ,FALA A RESPEITO DE MARIA;- SER MÃE DE DEUS É UMA PRERROGATIVA  TÃO GRANDE E TÃO IMENSA QUE SUPERA TODO INTELECTO. DAQUI LHE VEM TODA HONRA E TODA BEATITUDE. CALVINO, TAMBÉM SEMPRE TEVE UM GRANDE RESPEITO PARA COM A MÃE DE CRISTO, E DIZIA;- QUEM CRÊ QUE MARIA TEVE OUTROS FILHOS ALÉM DE JESUS, ABUSA DA ESCRITURA. O PRIMEIRO A DESCARTAR MARIA DE QUALQUER ATENÇÃO, CORTESIA, RESPEITO E CONSIDERAÇÃO FOI O FUNDADOR DOS BATISTAS E SEUS PRIMEIROS SEGUAZES. ELES REDIGIRAM ALGUNA (PRINCÍPIOS) FUNDAMENTAIS PARA QUE SER BATISTA TODOS DEVEM PROFESSAR;- O ÚLTIMO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL É ESTE;- EXCLUSÃO TOTAL DE QUALQUER CULTO OU ATENÇÃO A MARIA. PARECE QUE DE LÁ (1650) PARA CÁ, ESSA ATITUDE CONTAGIOU A QUASE TODOS OS EVANGÉLICOS, SOBRETUDO AS SEITAS RECENTES. HOJE, TODAS AS SEITAS MAIS BAIXAS SEGUEM ESTA LINHA. ALGUNS DIRIGENTES DESTAS SEITAS CHEGAM A INCULCAR EM SEUS ADEPTOS UM VERDADEIRO ÓDIO CONTRA A MÃE DE JESUS, POIS ELA, DIZEM LEVARIA AS PESSOAS PARA O INFERNO.
5-     REAÇÕES DOS EVANGÉLICOS NÃO FANÁTICOS;- NA EUROPA, DE UNS TEMPOS PARA CÁ, ESTÃO SE FORMANDO MUITOS GRUPOS DE EVANGÉLICOS, QUE REÚNEM E DISCUTEM ESTE PROBLEMA. ELES QUEREM SABER;- PORQUE MARIA É APRECIADAD, AMADA, IMITADA, VENERADA, SOMENTE NA IGREJA ORTODOXA E CATÓLICA? SÃO A ÚNICA IGREJAS QUE TÊM ORIGEM DOS APÓSTOLOS.  E QUEREM DESCOBRIR O PORQUE NAS IGREJAS EVANGÉLICAS, NÃO SE FAZ NENHUMA LEMBRANÇA DE MARIA, ALIÁS, SE FAZ DE TUDO, PARA MANTÊ-LA DISTANTE E IGNORÁ-LA. POR EXEMPLO;- UM GRUPO DE TEÓLOGOS EVANGÉLICOS, HÁ POUCO TEMPO, REUNIDO EM DRESDEN ALEMANHA PARA ESSA FINALIDADE, LANÇOU ESTE MANIFESTO A TODOS OS EVANGÉLICOS DO MUNDO.- O CULTO DA VIRGEM MARIA, QUE DATA DOS PRIMEIROS SÉCULOS DO CRISTIANISMO E QUE NUNCA FALTOU NA IGREJA CATÓLICA, TOMOU GRANDE IMPULSO EM CONSEQUÊNCIA DAS ASPIRAÇÕES DE LOUDES E FÁTIMA – SUFOCANDO NO CORAÇÃO DOS EVANGÉLICOS O CULTO DA VIRGEM, DESTRUIRAM OS SENTIMENTOS MAIS DEDICADOS DA PIEDADE CRISTÃ. NO MAGNIFICAT MARIA DECLARA QUE TODAS AS GERAÇÕES A PROCLAMARÃO BEM-AVENTURADA, ATÉ O FIM DOS TEMPOS.

TODOS NÓS VERIFICAMOS QUE ESTA PROFECIA SE CUMPRE NA IGREJA CATÓLICA- CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO CONTRA A MÃE DE JESUS;-
 OUTRO DOCUMENTO, RECENTE, É ASSINADO PELO CALVINISTA ROGER SCHUTZ, QUE FAZ ESTA DENÚNCIA GRAVÍSSIMA;- COMO PROTESTANTES, DEPOIS DE QUATRO SÉCULOS, QUEREMOS COMPREENDER ESTE FATO- 
NÃO DESCONHECEMOS QUE A CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO EM TORNO DA VIRGEM MARIA TORNA IMPOSSÍVEL TODO ENCONTRO....
 NOS PRIMÓRDIOS DA REFORMA A CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO NAS IGREJAS EVANGÉLICAS NÃO EXISTIA.
É PRECISO SABER, PORQUE ESTE COMPLÔ, ESTA CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO EM TORNO DA VIRGEM MARIA?
COMO E QUANDO COMEÇOU E QUEM ESTÁ INTERESSADO A ISTO? AFINAL, NÃO FOI MARIA QUE, COM SEU SIM TOTAL, ABANDONADO, CHEIO DE FÉ, REALIZOU A ENCARNEÇÃO DO VERBO DIVINO? AFINAL, NÃO FOI MARIA  A FIEL SERVIDORA DE SEU FILHO, A FIEL ADORADORA,A FIEL CONSOLADORA DE SEU FILHO, NAS HORAS MAIS TRISTES DE SUA VIDA? AFINAL, NÃO FOI DEUS QUE PENSOU MARIA, A ESCOLHEU, A CRIOU, PARA SER A MÃE DE SEU FILHO? PORQUE, ENTÃO, OS EVANGÉLICOS DE HOJE, CRIARAM ESTA CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO A RESPEITO DA MÃE DE JESUS?  UMA

GRANDE ABERRAÇÃO;- DEUS CRIOU MARIA PARA SER A MÃE DE SEU FILHO ENCARNADO.

ISTO ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA E NINGUÉM PODE NEGAR – DEUS MANDOU UM ANJO PARA SAUDAR MARIA ASSIM;-

 ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA. ISTO É, ALEGRA-TE Ó BELÍSSIMA. ISTO ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA E NINGUÉM PODE NEGAR.AS PESSOAS CHEIAS DE ESPÍRITO SANTO, COMO ISABEL SAÚDAM MARIA ASSIM;-

 BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES... ISTO ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA. TODA A PARTE MAIS SADIA DA HUMANIDADE AGRADECE A MARIA PELA SUA FIDELIDADE AJESUS, ATÉ O FIM. DEPOS DE TUDO ISSO, CHEGAM ALGUNS E DECLARAM;- ELA NÃO VALE NADA,
ELA NÃO PODE NADA. ESTAMOS DIANTE DE UMA GRANDE ABERRAÇÃO (EVANGÉLICO-SECTÁRIA).


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

PARA UMA BOA CONFISSÃO - BOM JESUS DOS PERDÕES.


HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS COORDENAÇÃO DA PASTORAL HOSPITALAR.  ( UM TRABALHO MUITO ESCLARECEDOR), PARABENS.

A CONFISSÃO  É UM SACRAMENTO QUE CELEBRA A MISERICÓRDIA DE DEUS. DEUS QUER PERDOAR A TODOS OS FILHOS E FILHAS QUE QUEREM VOLTAR A VIVER BEM COM ELE, COM OS OUTROS E CONSIGO MESMO. QUEM VIVE DO AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS É CAPAZ DE LEVANTAR-SE QUANDO CAI E CAMINHAR EM DIREÇÃO A DEUS E AOS IRMÃOS.
NO SACRAMENTO DA CONFISSÃO – DA PARTE DE DEUS HÁ UMA VONTADE DE PERDOAR SEMPRE E DA PARTE DO PENITENTE HÁ UM ARREPENDIMENTO PROFUNDO, UMA VONTADE SINCERA DE MELHORAR E CRESCER, UM DESEJO DE REINTEGRAR-SE NA COMUNIDADE DA FÉ.
PELA CONFISSÃO, O CRISTÃO DEMONSTRA A VONTADE PROFUNDA DE CONVERSÃO. MAS, ESTE ESFORÇO DE CONVERSÃO NÃO É APENAS OBRAHUMANA. É O MOVIMENTO DO CORAÇÃO CONTRITO, ATRAÍDO E MOVIDO PELA GRAÇA A RESPONDER AO AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS QUE NOS AMOU POR PRIMEIRO.
SE O PECADO É UMA OFENSA A DEUS E AOS  IRMÃOS, UMA RUPTURA DE COMUNHÃO COM ELES, PELO SACRAMENTO DA PENITENCIA O CRISTÃO VOLTA Á PARTICIPAÇÃO DOS BENS E GRAÇAS ESPIRITUAIS, USUFRUINDO DA PAZ E DA TRANQUILIDADE DE CONSCIÊNCIA QUE VEM ACOMPANHADA DE INTENSA CONSOLAÇÃO OU ALEGRIA ESPIRITUAL.
           
           
            ESCLARECIMENTOS
1-     NÃO EXISTE PECADO SEM QUERER. PARA QUE HAJA PECADO, O ATO DEVE SER PROPOSITAL, LIVRE E O ASSUNTO, SERIO OU GRAVE. POR ISTO, NA CONFISSÃO VOCÊ  DEVE (DIZER) AQUILO QUE TEM CULPA DE VERDADE. SE NÃO TEM CULPA, TAMBÉM NÃO TEM PECADO. PODE ACONTECER QUE VOCÊ NÃO SINTA REMORSO OU DOR NA CONSCIÊNCIA, MAS MESMO ASSIM PODE TER CULPA POR UM ATO PRATICADO ( P. EX. UM ASSASSINO PODE NÃO TER REMORSO POR TER COMETIDO UM CRIME, MAS SEU ATO É MUITO GRAVE).
2-     A CONFISSÃO DEVE SER SEMPRE UMA GRANDE RECONCILIAÇÃO COM DEUS, COM A IGREJA, MAS COM OS OUTROS E COM VOCÊ MESMO.
3-     A CONFISSÃO DEVE SER UMA EXPRESSÃO DE CONVERSÃO, DE MUDANÇA REAL DE VIDA NO MODO DE PENSAR E DE AGIR.
4-     O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO É UMA OCASIÃO PARA VOCÊ CRESCER, ELIMINAR SUAS FALTAS E PECADOS, TORNAR-SE MELHOR DIANTE DE SI, DOS OUTROS E DE DEUS. ELE NOS AJUDA A FORMAR A CONSCIÊNCIA CONTRA NOSSA MÁS TENDÊNCIAS E PROGREDIR NA VIDA ESPIRITUAL E CRESCER NA AMIZADE COM CRISTO.
5-     O PECADO ATINGE A DEUS E AO PRÓXIMO. TIVE FOME E NÃO ME DESTE DE COMER, TIVE SEDE E NÃO ME DESTE DE BEBER...TUDO O QUE DEIXASTE DE FAZER A QUALQUER PESSOA, É A MIM QUE DEIXASTE DE FAZER, DIZ JESUS.
6-     O PECDO É OFENSA A DEUS E AO PRÓXIMO NAQUILO QUE SE FAZ DE MAL OU SE DEIXA DA FAZER O BEM. NÃO SÓ A DEUS, NEM SÓ AO PRÓXIMO, POIS SOMOS IRMÃOS ENTRE NÓS E DEUS É O PAI – NOSSO. PORTANTO, A CONFISSÃO É RECONCILIAÇÃO COM DEUS E COM O PRÓXIMO NECESSARIAMENTE. NÃO POSSO PEDIR PERDÃO A DEUS E CONTINUAR DE MAL COM O PRÓXIMO. É UMA AÇÃO SIMULTÂNEA;- UM SUPÕE O OUTRO.
7-     SÓ DEUS PERDOA AO PECADOS, O PADRE- MESMO SENDO HOMEM COMO OS OUTROS HOMENS – ESTÁ ALÍ EM NOME DA IGREJA PARA ABSOLVER OS PECADOS. ELE É O MINISTRO DO PERDÃO, E É INTERMEDIÁRIO OU INSTRUMENTO COMO OS PAIS O SÃO PARA TRANSMITIR A VIDA, COMO O MÉDICO O É PARA RESTITUIR A SAÚDE FÍSICA, ETC...
8-     A CELEBRAÇÃO COMUNITÁRIA DA RECONCILIAÇÃO COM CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO GERAL TAMBÉM É VÁLIDA TANTO QUANTO A CONFISSÃO INDIVIDUAL, PORÉM, POR DETERMINAÇÃO DOS NOSSOS BISPOS, ENTRE DUAS CELEBRAÇÕES COMUNITÁRIAS, DEVE HAVER SEMPRE UMA INDIVIDUAL.
9-     A CONFISSÃO É OBRIGATÓRIA UMA POR ANO OU SEMPRE QUE HOUVER PECADO GRAVE (MORTAL). VOCÊ NÃO É OBRIGADO A CONFESSAR AS FALTAS OU PECADOS COTIDIANOS (VENIAIS), MAS A IGREJA RECOMENDA QUE VOCÊ DECLARE UM OU OUTRO, PORÉM COM OBJETIVIDADE E SOBRETUDO COMO EXERCÍCIO DE HUMILDADE E VONTADE DE CRESCER NA FÉ



PARA UMA BOA CONFISSÃO


1-     FAÇA UM EXAME DE CONSCIÊNCIA, DESDE A SUA ULTIMA CONFISSÃO, ISTO É;- UMA REVISÃO DE SEUS ATOS, ATITUDES OU OMISSÕES. LEVE EM CONTA O FATO DE SER SOLTEIRO OU CASADO, JOVEM, ADULTO, ESTUDANTE OU PROFISSIONAL. OBS;- ESTAS PERGUNTAS ABAIXO SÃO APENAS UM ESTIMULO OU UMA AJUDA PARA VOCÊ FAZER UM EXAME DE CONSCIÊNCIA. COM ELAS NÃO SE PRETENDE FAZER UMA LISTA DE PECADOS E NEM DE TODOS OS PECADOS.
2-     VIDA CONSIGO MESMO;- CULTIVA DE MANEIRA CRISTÃ SUA INTELIGÊNCIA, SAÚDE, SEXUALIDADE, LIBERDADE, RESPONSABILIDADE? SUAS ATITUDES REVELAM O CRISTÃO QUE VOCÊ É? CONTROLA-SE A SI MESMO DIANTE DOS OUTROS? DOMINA SUA COBIÇA, SEU EGOISMO, SUA VAIDADE?
3-     VIDA EM FAMÍLIA;- VOCE ESTA SENDO BOM PAI;- BOA MÃE, BOM FILHO? BOM MARIDO – BOA ESPOSA? EMPENHA-SE PELA VIDA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA EM FAMÍLIA? RESPEITA OS COMPROMISSOS CRISTÃOS DO MATRIMONIO E DA VIDA FAMILIAR?  9SE NAMORADO OU NOIVO, VOCÊ TEM VIVIDO CRISTAMENTE ESTA PREPARAÇÃO OU APRENDIZADO PARA O MATRIMONIO CRISTAO?
4-     VIDA SOCIAL;- EXERCE SEU TRABALHO COM JUSTIÇA E HONESTIDADE? É JUSTO COM SEUS CHEFES – SUBALTERNOS E COM OS COMPANHEIROS DE TRABALHO? GANHA HONESTAMENTE SEU DINHEIRO? E O GASTA HONESTAMENTE? RESPEITA O BEM PÚBLICO E COMUM? E A NATUREZA E OS ANIMAIS? CUMPRE SUAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS, SOCIAIS E POLÍTICAS? BUSCA A VERDADE EM SUAS ATITUDES E CONVERSAS? EVITA PROGRAMAS E REVISTAS PORNOGRÁFICOS? EMPENHA-SE PELOS POBRES E JUSTIÇA SOCIAL? PARA OS ESTUDANTES;- ESTA SENDO HONESTO, ESTUDIOSO E CORRETO? CULTIVA O COLEGUISMO E AMIZADE?
5-     VIDA DE IGREJA;- VOCÊ CONTINUA SE EDUCANDO, ESTUDANDO NA FÉ? ASSUME OS VALORES DA VIDA QUE CRISTO ENSINOU, COMO O PERDÃO, A VERDADE, A JUSTIÇA, A SOLIDARIEDADE, A DIGNIDADE HUMANA? VOCÊ ASSUME COMPROMOSSOS JUNTO A COMUNIDADE PAROQUIAL? FAZ CURSOS RELIGIOSOS, RETIROS, ETC? COLABORA COM AS OBRAS E NECESSIDADES DE SUA PARÓQUIA (DIZIMO, POR EXEMPLO?
6-     VIDA COM DEUS;- VOCÊ COLOCA DEUS EM PRIMEIRO LUGAR OU O ESQUECE AO EMPENHAR-SE EM SUAS ATIVIDADES, DEIXANDO DE LADO AS OBRIGAÇÕES DE FÉ E DE PIEDADE? MISTURA SUA FÉ COM SUPERSTIÇÃOES? MAGIAS? HORÓSPOCOS? PROCURA OUTRAS RELIGIÕES? É INDIFERENTE A DEUS E AOS SEUS DIREITOS? DEDICA A ELE ALGUM TEMPO? LÊ COM CERTA FREQUENCIA A BÍBLIA PALAVRA DE DEUS? PARTICIPA DA MISSA SEMANAL?
7-     FAÇA O ARREPENDIMENTO SINCERO;- O DESEJO DE PERDÃO. AQUI SURGE O ATO DE CONTRIÇÃO, A EXPRESSÃO DO ARREPENDIMENTO. PODE SER UMA ORAÇÃO DECORADA OU UMA FEITA COM PALAVRAS E PRECES PRÓPRIAS.
8-     ASSUMA O COMPROMISSO OU O PROPÓSITO DE DEIXAR O PECADO E ASSUMIR UMA VIDA NOVA, ISTO É;- CORRIGIR, ACERTAR E MELHORAR OS PONTOS ERRADOS OU OMISSOS QUE VOCÊ DESCOBRIU EM SEU EXAME DE CONSCIÊNCIA. NOTE QUE SE HOUVER PREJUIZO PARA ALGUÉM POR CAUSA DE SUA ATITUDE (ROUBO, MENTIRA, OFENSA, ETC...). VOCÊ DEVE REPARAR O MAL.
9-     APRESENTE-SE AO CONFESSOR, DIZENDO DE INICIO O TEMPO DECORRIDO DE SUA ULTIMA CONFISSÃO. ACUSE (DIGA) SEUS PECADOS COM CLAREZA;- PRIMEIRO OS MAIS GRAVES, DEPOIS OS MAIS LEVES. FALE RESUMIDAMENTE, MAS SEM OMITIR O NECESSÁRIO.
10- SE HOUVER DUVIDAS, APROVEITE A OCASIÃO PARA UMA ORIENTAÇÃO JUNTO AO CONFESSOR. SEJA CLARO E CONFIANTE. SE FOR ALGO MAIS PROLONGADO, MARQUE HORA COM SEU CONFESSOR. SEJA CLARO E CONFIANTE. SE FOR ALGO MAIS PROLONGADO, MARQUE HORA COM SEU CONFESSOR OU COM O PADRE. VOCÊ TEM DIREITO A UMA ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL.
11- A PENITÊNCIA PROPOSTA PELO CONFESSOR NÃO É UM CASTIGO, MAS ANTES UMA EXPRESSÃO DE ALEGRIA PELO PERDÃO CELEBRADO. A PENITÊNCIA QUER SER UM LEMBRETE, UMA ESPERANÇA, UMA MOTIVAÇÃO A MAIS PARA ASSUMIR A NOVA VIDA QUE NASCE DA MISERICÓRDIA DE DEUS. AMEM.


PARA OS PAIS MEDITAREM – FREI ENNIS CLÁUDIO ARAUJO.


SAÚDO DE MODO ESPECIAL Á TODOS OS HOMENS QUE SÃO CHAMADOS Á PATERNIDADE. QUE A EXEMPLO DE SÃO JOSÉ SEJAM TODOS CONDUZIDOS PELOS ANJOS DE DEUS.  FELIZES POR TAMANHA GRAÇA, SEJAM FORTALECIDOS NA HONROSA MISSÃO DE ZELAR, PROVER E FORMAR SEUS FILHOS. FELIZ DIA DOS PAIS!
A NOSSA IGREJA TAMBÉM SE REJUBILA COM A CELEBRAÇÃO DO NOSSO QUERIDO SÃO MAXIMILIANO KOLBE, QUE AO ENTREGAR A SUA VIDA POR UM PAI DE FAMÍLIA NOS DEIXA UM GRANDE EXEMPLO DE SEGUIMENTO DA VONTADE DE DEUS. TAMBÉM NOS ALEGRAMOS POR SER ESTE O MÊS DAS VOCAÇÕES, ONDE A IGREJA, DE MODO ESPECIAL, REZA E MEDITA SOBRE OS DIVERSOS MODOS DE SEGUIRMOS A CRISTO.
SEGUIMOS NOSSO ATENDIMENTO E CATEQUESES COM REFLEXÕES SOBRE A NOSSA FÉ, QUE SÃO VIRTUDES NECESSÁRIAS A TODOS QUE DESEJAM SEGUIR JUNTO A CRISTO.
[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[

 OREMOS –
 CELEBRE A JOSÉ A CORTE CELESTE, PROSSIGA O LOUVOR O POVO CRISTÃO;
SÓ ELE MERECE Á VIRGEM MARIA SE UNIR EM CASTA UNIÃO.
            AO VER SUA ESPOSA EM MÃE TRANSFORMAR-SE, JOSÉ QUER DEIXAR MARIA EM SEGREDO. UM ANJO APARECE;- É OBRA DE DEUS ! AFASTA-LHE O MEDO.
NASCIDO O SENHOR, NOS BRAÇOS O ESTREITAS. A TI TEM POR GUIA, A HERODES FUGINDO.
PERDIDO NO TEMPLO, ÉS TU QUE O ENCONTRAS, CHORANDO E SORRINDO.
            CONVÍVIO DIVINO A OUTROS, SOMENTE APÓS DURA MORTE É DADO GOZAR.
MAS TU, JÁ EM VIDA, ABRAÇAS A DEUS, E O TENS NO TEU LAR!
            Ó DAÍ-NOS, TRINDADE, O QUE HOJE PEDIMOS;-
            UM DIA NO CÉU, CANTARMOS TAMBÉM, O CANTO QUE CANTA O ESPOSO DA VIRGEM SEM MÁCULA. AMEM!!!!!
E ABENÇÕA SÃO JOSÉ A TODOS OS PAIS . AMEM.
             

PARA OS PAIS MEDITAREM. PADRE PAIVA –


FALEMOS DO AMIGO DE TODOS NÓS, O GLORIOSO SÃO JOSÉ! VOCÊS SABEM QUE JESUS NASCEU POBRE MENININHO EM BELÉM, SOB SUA GUARDA E PROTEÇÃO. O INÍCIO DA IGREJA E DA FÉ CRISTÃ FOI TAMBÉM MODESTO COMO SEMENTINHA DE MOSTARDA.   
            NÃO TEMOS MUITOS DOCUMENTOS DOS PRIMEIROS TEMPOS. HÁ MENÇÕES DE QUE, NO EGITO CRISTÃO, OS COPTAS, UM IMPORTANTE E ANTIGO RAMO DA IGREJA, CELEBRAVAM UMA FESTA EM HONRA A SÃO JOSÉ, NO DIA 20 DE JULHO. SUA CASINHA DE TRABALHADOR MIGRANTE PERTINHO DA CAPITAL DO EGITO, CAIRO, É MOSTRADA AOS PEREGRINOS. UM ANTIGO ESCRITOR, NICÉFORO CALIXTO, REGISTRA QUE SANTA HELENA, MÃE DO IMPERADOR CONSTANTINO MAGNO, FEZ SEU FILHO CONSTRUIR, NA BASÍLICA DE BELÉM, UM BONITO ORATÓRIO EM HONRA A SÃO JOSÉ. SUA PRIMEIRA IGREJA NO OCIDENTE PARECE SER A DE BOLONHA, NA ITÁLIA (1129).
            OS CRISTÃOS DE LÍNGUA GREGA, HÁ MUITO TEMPO, JÁ CELEBRAVAM ESTA DEVOTA MEMÓRIA . UM ESTUDIOSO DO SÉCULO XVIII, DEPOIS PAPA BENTO XIII, ATRIBUI AOS CARMELITAS O DESENVOLVIMENTO DA DEVOÇÃO A SÃO JOSÉ.
            SANTA TERESA DE JESUS QUIS QUE O PRIMEIRO CONVENTO DAS CARMELITAS REFORMADAS FOSSE DEDICADO A SÃO JOSÉ. A FESTA DE SÃO JOSÉ FOI FIXADA NO DIA 19 DE MARÇO PELO PAPA SIXTO IV SÉCULO XV. FOI PIO IX, NO ENTANTO, QUE O DECLAROU PADROEIRO DA IGREJA. ELE É TAMBÉM PADROEIRO DA FAMÍLIA!
            TRAGO NO MEU BOLSO ESTA ORAÇÃO, QUE TEM CERCA DE 1.900 ANOS;-
SÃO JOSÉ, CUJA PROTEÇÃO É TÃO GRANDE E FORTE, TÃO PRONTA DIANTE DO TRONO DE DEUS,
COLOCO SOB TEU PATROCÍNIO TODOS OS MEUS INTERESSES E DESEJOS.
SÃO JOSÉ, ASSISTE-ME POR TUA PODEROSA INTERCESSÃO E ALCANÇA-ME DE TEU DIVINO FILHO, JESUS CRISTO, TODA BENÇÃO ESPIRITUAL.
ASSIM COLOCADO AGORA SOB O CELESTIAL PODER EU POSSA OFERECER MINHA GRATIDÃO E HOMENAGEM AO MAIS AMÁVEL DOS PAIS.
SÃO JOSÉ, EU NUNCA ME CANSO DE CONTEMPLAR JESUS ADORMECIDO EM TEUS BRAÇOS! NEM ME ATREVO A ME APROXIMAR, ENQUANTO ELE REPOUSA JUNTO A TEU CORAÇÃO.

ABRAÇA-O EM MEU NOME E BEIJA-O, PEDINDO-LHE QUE RETRIBUA MEU CARINHO NA HORA DE MINHA MORTE. SÃO JOSÉ, PADROEIRO DA BOA MORTE, ROGAI POR NÓS AMEM!

A FÉ PROFESSADA SEXTA PARTE- PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO. VIVER O ANO DA FÉ.


BATISMO E EUCARISTIA;- SE A IGREJA É O SACRAMENTO FUNDAMENTAL DA SALVAÇÃO OU, POR OUTRAS PALAVRAS, O SINAL INDESTRUTÍVEL E PERMANENTE DA PRESENÇA DE CRISTO NO MUNDO, ENTÃO PODEMOS COMPREENDER OS SACRAMENTOS COMO SINAIS EFICAZES DA GRAÇA DE DEUS, DADOS PELA IGREJA EM ALGUMAS SITUAÇÕES DECISIVAS DA VIDA PESSOAL E COMUNITÁRIA E LIVREMENTE ACOLHIDOS PELO CRENTE INDIVIDUAL. A DÁDIVA A CADA UM DA SALVAÇÃO DE CRISTO POR PARTE DA IGREJA E O SEU LIVRE ACOLHIMENTO EXPLICAM A RAZÃO DE SEREM AQUELES OS GESTOS QUE A TRADIÇÃO CRISTÃ CHAMOU SACRAMENTOS. NO SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO FAZ-SE REFERÊNCIA AO BATISMO DADO PARA REMISSÃO DOS PECADOS. A AFIRMAÇÃO DO SÍMBOLO COLOCA NO CENTRO O BATISMO COMO O GRANDE SACRAMENTO DO RENASCIMENTO QUE OPERA A REMISSÃO DOS PECADOS, COMO NO MOMENTO DA VIRAGEM TRANSFORMADORA. NÓS NÃO NASCEMOS CRISTÃOS, MAS FAZEMO-NOS CRISTÃOS;- A CÉLEBRE EXPRESSÃO DE TERTULIANO;- FAZ EMERGIR O FATO DE QUE NÃO NOS TORNAMOS CRISTÃOS PELO NASCIMENTO, MAS APENAS PELO RENASCIMENTO. A VIDA CRISTÃ É SEMPRE O RESULTADO DE UMA VIRAGEM NA EXISTÊNCIA HUMANA QUE SE AFASTA DA AUTOSSATISFAÇÃO DA VIDA DESATENTA PARA SE CONVERTER. NESSE SENTIDO, O BATISMO CONTINUA A SER O INÍCIO DE UMA CONVERSÃO QUE SE ESTENDE PELA VIDA FORA, SENDO O SINAL BÁSICO DA EXISTÊNCIA CRISTÃ. NESTE SENTIDO, COMPREENDE-SE A RAZÃO PELA QUAL O BATISMO, AO CONTRÁRIO DOS OUTROS SACRAMENTOS, SER REFERIDO EXPLICITAMENTE NO SÍMBOLO;- COM EFEITO, SÓ MEDIANTE O BATISMO SE PODE RENASCER PARA UMA VIDA NOVA DO REINO DE DEUS, PORQUE SE ENTRA NO DINAMISMO DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO. O BATISMO TORNA EVIDENTE QUE A VIDA CRISTÃ NÃO PODE SER O PRODUTO DE UM ESFORÇO ASCÉTICO, DE UMA RIGOROSA OBSERVÃNCIA MORAL, DE UM PENOSO CAMINHO INTELECTUAL. A RENOVAÇÃO PROFUNDA DO HOMEM NÃO PODE VIR DA CARNE NEM DO SANGUE, NÃO VEM DAS FORÇAS NATURAIS, MAS SÓ PODE SER UM DOM, LIVREMENTE ACOLHIDO, QUE VEM DO PAI QUE ESTÁ NO CÉUS.
ESTÁ AQUI, PRECISAMENTE, A REVOLUÇÃO CRISTÃ;- EM RENUNCIAR A QUALQUER FORMA DE AUTORREDENÇÃO, MAS ACOLHER E ABANDONAR-SE ÁQUELE QUE É O REDENTOR. TODAS AS REVOLUÇÕES HUMANAS, SOBRETUDO AS MAIS SIGNIFICATIVAS E FECUNDAS, FORAM A TENTATIVA DE DAR REDENÇÃO AOS NÃO REDIMIDOS, LIBERDADE AOS OPRIMIDOS, PÃO AOS ESFOMEADOS, JUSTIÇA AOS INDEFESOS, FELICIDADE AOS TRISTES E AOS FALHADOS... SE A LUTA CONTRA O SOFRIMENTO E A INJUSTIÇA É UM IDEAL ABSOLUTAMENTE HUMANO E CRISTÃO, É A IDEIA DE SE PODER CRIAR UM MUNDO MAIS JUSTO E MAIS BELO UNICAMENTE A PARTIR DAS FORÇAS HUMANAS (SOCIAIS, POLÍTICAS, CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS...) QUE CONSTITUI NA VERDADE UMA UTOPIA E, CONSEQUENTEMENTE, UMA ILUSÃO, QUE BEM CEDO SE TRANSFORMA EM DESILUSÃO. SÓ A ABERTURA AOS DONS QUE VÊM DO ALTO, E QUE NUNCA PODERÃO SER UM PRODUTO NOSSO – SEMPRE CORROMPIDO E CORRUPTÍVEL PELO EGOÍSMO E PELO PECADO, COMO ENSINA A HISTÓRIA PESSOAL E SOCIAL – PODE DAR A VERDADEIRA FELICIDADE E A VERDADEIRA LIBERDADE. O BATISMO REVELA QUE A VIDA CRISTÃ CONSISTE NA PRIMAZIA DA RECEÇÃO SOBRE A AÇÃO;- O SER HUMANO NÃO CHEGA VERDADEIRAMENTE A SI PRÓPRIO POR MEIO DAQUILO QUE FAZ, MAS SIM POR MEIO DAQUILO QUE RECEBE. ELE PRECISA AGUARDAR O DOM DO AMOR, POIS O AMOR SÓ PODE SER RECEBIDO COMO DOM. NO FUNDO, TRATA-SE DE RETOMAR A LUTA DECLARADA POR SÃO PAULO Á JUSTIÇA BASEADA NAS OBRAS, UMA LUTA QUE LEVARÁ O APÓSTOLO A DECLARAR QUE A ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO ESTÁ NA GRAÇA, NO DOM ABSOLUTAMENTE IMERECIDO QUE DEUS FEZ DE SI PRÓPRIO ENTREGANDO O SEU PRÓPRIO FILHO A ESTA NINHADA DE REBELDES E DE PECADORES QUE SOMOS NÓS.
O SÍMBOLO CHAMADO DOS APÓSTOLOS ENUMERA, ENTRE OS ARTIGOS FINAIS, A COMUNHÃO DOS SANTOS. AQUI PODE VISLUMBRAR-SE UMA ALUSÃO Á EUCARISTIA, QUE É O SACRAMENTO DA UNIDADE DA IGREJA. COM EFEITO, A IGREJA NÃO É DEFINIDA COM BASE NA SUA ORGANIZAÇÃO, MAS POR FORÇA DA SUA COMUNHÃO CONVIVIAL COM O SENHOR RESSUSCITADO, QUE A REÚNE Á SUA VOLTA EM CADA LUGAR DA TERRA E EM CADA MOMENTO DA HISTÓRIA. PARTICIPAR NO SACRIFÍCIO NÃO PODE SER REDUZIDO A UMA ESPÉCIE DE COMUNHÃO SOMENTE PRIVADA E INDIVIDUAL COM O SENHOR, MAS É UM SER INCORPORADO NO CORPO MÍSTICO DE CRISTO, NA MEDIDA EM QUE O SALVADOR DEIXOU Á SUA IGREJA O SEU CORPO REAL COMO SACRAMENTO DA COMMUNIO SANCTORUM ATRAVÉS DO QUAL ELE QUIS QUE TODOS OS SEUS DISCÍPULOS FOSSEM E SE SOUBESSEM UNIDOS UNS COM OS OUTROS. ESTE É O MOTIVO PELO QUAL, NUNCA COMO NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, A IGREJA APARECE NA SUA FORMA MAIS INTENSA, REVELADORA DA SUA COMPLETA IDENTIDADE. A SUA SEPARAÇÃO-DIVERSIDADE DO MUNDO E, AO MESMO TEMPO, O SEU TESTEMUNHO E A SUA MISSÃO PARA O MUNDO;- A SUA ESTRUTURA HIERÁRQUICO-MINISTERIAL;- O ANÚNCIO DA PALAVRA QUE SALVA;- A SUA UNIDADE INTERIOR E VISÍVEL;- A SUA DISPONIBILIDADE AO SERVIÇO DE DEUS;- A SUA ESPERA DO REINO QUE VEM. DESTE MODO, A CONVERSÃO BATISMAL E O BANQUETE EUCARÍSTICO LEVAM A UMA CONCEÇÃO TOTALMENTE TEOCÊNTRICA DA IGREJA;- EM PRIMEIRO PLANO NÃO ESTÁ O FATO DE ELA SER UM AJUNTAMENTO DE PESSOAS, MAS O DE CONSTITUIR O DOM DE DEUS QUE FAZ COM QUE O HOMEM SE VIRE NA DIREÇÃO DE UM NOVO SER QUE ELE NÃO PODE DAR A SI MESMO, E NA DIREÇÃO DE UMA COMUNIDADE QUE SÓ PODE RECEBER DOAÇÃO.
CREIO NA RESSURREIÇÃO DA CARNE E NA VIDA ETERNA;- O ÚLTIMO ARTIGO DO SÍMBOLO REFERE-SE Á RESSURREIÇÃO DA CARNE E Á VIDA ETERNA. TRATA-SE DO CUMPRIMENTO DE TODA A OBRA SALVÍFICA DE DEUS, SEM A QUAL ESSA OBRA FICARIA TRUNCADA E PRIVADA DE SENTIDO. DE FATO, O ACONTECIMENTO HUMANO E CÓSMICO SE PRECIPITASSE NO ABISMO DA ESCURIDÃO E DA MORTE, QUE SENTIDO TERIAM AS OUTRAS VERDADES DA FÉ, OU SEJA, A CRIAÇÃO, A ENCARNAÇÃO DO VERBO, A SUA MORTE E RESSURREIÇÃO, O ESPÍRITO SANTO, A IGREJA E OS SACRAMENTOS? ENTÃO, TRATA-SE DE COMPREENDER A PROFUNDA UNIDADE DO SÍMBOLO DA FÉ, QUE, POR SUA VEZ, REVELA A UNIDADE DO DESÍGNIO DE DEUS, QUE QUIS NA SUA BONDADE E SABEDORIA TORNAR A HUMANIDADE PARTICIPANTE DA SUA NATUREZA DIVINA. ESTÁ AQUI O FUNDAMENTO DA RESSURREIÇÃO DE TODA A CARNE. ANTES DE PENSAR NAS MODALIDADES COMO ISTO PODE ACONTECER, É ESSENCIAL COMPREENDER QUE CADA SER HUMANO, NA MEDIDA EM QUE É CRIADO E AMADO POR DEUS, JÁ NÃO É UM PRISIONEIRO DA MORTE ETERNA, MAS ESTÁ DESTINADO A UMA VIDA NOVA. E ESSA VIDA NOVA NÃO PODE SER SENÃO UM DOM DE DEUS. CONTUDO, É UM DOM QUE ENCONTRA UMA ESTRUTURA DE ESPERA E ACOLHIMENTO EM CADA HOMEM, NÃO SÓ NO CRISTÃO QUE EXPLICITAMENTE PROFESSA A SUA FÉ EM DEUS E NA VIDA ETERNA, MAS EM CADA HOMEM QUE PROTESTA CONTRA A FINITUDE TERRENA, PORQUE SENTE-SE ILIMITADA NOS SEUS DESEJOS, E CHAMADO A UMA VIDA SUPERIOR.
AS AFIRMAÇÕES BÍBLICAS SOBRE O ALÉM E SOBRE O FUTURO DO HOMEM SÃO MÚLTIPLAS, MAS PRECISAM DE UMA HERMENÊUTICA CORRETA – QUE AQUI NÃO É POSSÍVEL EXPLICITAR – PARA EVITAR INTERPRETAR ESSAS AFIRMAÇÕES COMO DESCRIÇÕES ANTECIPADAS DE UM FUTURO AINDA AUSENTE. O ANTIGO TESTAMENTO AMADURECE PROGRESSIVAMENTE A FÉ NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. SERÁ SOBRETUDO NA ÉPOCA DOS MACABEUS QUE SE CONSOLIDA A IDEIA DE UMA RETRIBUIÇÃO DEPOIS DA MORTE PARA OS QUE DERAM A VIDA PARA DEFENDER AS LEIS DE DEUS E PARA DEFENDER O POVO JUDAICO DO PERIGO DE UMA HELENIZAÇÃO DA JUDEIA. NÃO HAVIA UMA IDEIA MUITO CLARA DE RESSURREIÇÃO;- AFIRMAVA-SE SIMPLESMENTE QUE, AQUELES QUE TINHAM SIDO FIÉIS A DEUS, QUANDO DEUS TOMAR DEFINITIVAMENTE NA SUA MÃO O DESTINO DO MUNDO, SERÃO RESSUSCITADOS. CONTUDO, QUANDO SE TRATAVA DE EXPLICAR O MODO COMO RESSUSCITAVAM OS MORTOS, AS OPINIÕES DIVERGIAM. OS MODELOS COM QUE SE PENSAVA A RESSURREIÇÃO ERAM FUNDAMENTALMENTE TRÊS;- OS CORPOS RESSUSCITAM;- OS MORTOS SÃO ARREBATADOS AO CÉU;- AS ALMAS DOS DEFUNTOS ESTÃO NA BEM-AVENTURANÇA. NO FUNDO, O ELEMENTO SUBSTANCIAL DA FÉ ERA ESTE;- DEUS NÃO SE PODE ESQUECER DAQUELE QUE LHE FORAM FIÉIS NO COMBATE, OS MÁRTIRES. EM SEGUIDA, A IDEIA ESTENDEU-SE A TODOS AQUELES QUE FORAM FIÉIS A DEUS NAS PROVAÇÕES DA VIDA. DEUS, QUE É O SENHOR E DÁ A VIDA, NÃO ABANDONA OS SEUS FIÉIS NA MORTE, DESPERTA-OS, VOLTA A PÔ-LOS DE PÉ (É O MODELO DA RESSURREIÇÃO), CHAMA-OS DE TODO O CONHECIMENTO E ALEGRIA(É O MODELO DA ALMA BEM-AVENTURADA).
O CRISTIANISMO PRIVILEGIARÁ O PRIMEIRO MODELO, O DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. MAS A NOVIDADE DO CRISTIANISMO É OUTRA. ENQUANTO O JUDAÍSMO, QUANDO FALA DE RESSURREIÇÃO, DE ARREBATAMENTO E DA BEM-AVENTURANÇA DA ALMA ESPERA QUE TUDO ISTO ACONTEÇA QUANDO DEUS ENCERRAR A CENA DA HISTÓRIA, OS CRISTÃOS AFIRMAM QUE EM JESUS JÁ ACONTECEU A ANTECIPAÇÃO DA VENTURA GLORIOSA. AQUELE JESUS QUE FOI MORTO E CRUCIFICADO, DEUS JÁ O RESSUSCITOU E O LEVOU PARA O CÉU CONSIGO, FAZENDO-O SENTAR Á SUA DIREITA. OS DOIS MODELOS DE RESSURREIÇÃO-ARREBATAMENTO ESTÃO FUNDIDOS NO MODELO TIPICAMENTE CRISTÃO DA RESSURREIÇÃO-EXALTAÇÃO. DEUS JÁ DESPERTOU JESUS, O QUAL RECEBE NÃO SÓ O DOM DA VIDA NOVA, MAS TAMBÉM RECEBE A SENHORIA UNIVERSAL;- NÃO É SÓ ARREBATADO AO CÉU, MAS É EXALTADO. E FOI CRIADA UMA EXPRESSÃO NOVA, QUE NÃO EXISTIA NA CULTURA JUDAICA;- AINDA NÃO ACONTECEU A RESSURREIÇÃO  DOS MORTOS, MAS JESUS JÁ RESSUSCITOU DOS MORTOS, COMO PRIMEIRO FRUTO DOS QUE MORRERAM.
SE A PRIMEIRA NOVIDADE DO CRISTIANISMO, NO QUE SE REFERE AO JUDAÍSMO, É QUE EM JESUS HÁ ALGUÉM QUE JÁ ANTECIPOU A GLÓRIA FUTURA, ESTA É A CONSEQUÊNCIA;- A RESSURREIÇÃO DE JESUS DOS MORTOS TORNA-SE TAMBÉM A ANTECIPAÇÃO REAL DA RESSURREIÇÃO DAQUELES QUE ESTIVERAM UNIDOS A CRISTO. OU SEJA, O DESTINO DE TODOS OS DISCÍPULOS DE JESUS ESTÁ CRISTOLOGICAMENTE DETERMINADO. AQUELES QUE POR MEIO DO BATISMO E DA FÉ SÃO DE CRISTO, PARTICIPARÃO TAMBÉM DA PLENITUDE DE CRISTO, NO SENTIDO QUE PERMANECERÃO SEMPRE SEUS, NÃO LHE SERÃO SUBTRAÍDOS. TUDO O QUE CRISTO RECEBEU DE DEUS É PARTICIPADO POR ELES. A RESSURREIÇÃO E A GLÓRIA PASSAM NUM CERTO SENTIDO PARA OS CRISTÃOS, NÃO POR UMA AÇÃO DIRETA DE DEUS SOBRE OS CRISTÃOS, MAS ATRAVÉS E GRAÇAS Á SUA MISSÃO E UNIÃO COM CRISTO. O DISCURSO SOBRE A RESSURREIÇÃO DOS CRISTÃOS É, ANTES DE MAIS, UM LOGOS SOBRE CRISTO. ESTA É A TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DO DESTINO DOS CRISTÃOS;- É A EXTENSÃO AOS CRENTES DO MESMO DESTINO DE CRISTO, POR FORÇA DA UNIÃO QUE A CONVERSÃO CRISTÃ, JUNTAMENTE COM OS SACRAMENTOS DA FÉ ( EM PRIMEIRO LUGAR O BATISMO E A EUCARISTIA)CONSTITUIU ENTRE CRISTO E OS CRISTÃOS. O DISCURSO CRISTÃO SOBRE AS REALIDADES ÚLTIMAS NÃO É TANTO UM DISCURSO SOBRE O ALÉM, MAS LEVAR ÁS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS O FATO DE QUE A NOSSA UNIÃO COM CRISTO É UMA UNIÃO REAL, INDISSOLÚVEL E, CONSEQUENTEMENTE, INDESTRUTÍVEL, QUE NEM SEQUER A MORTE PODE ESMAGAR. NÃO É SIMPLESMENTE UMA UNIÃO MORAL BASEADA NA NOSSA BOA VONTADE EM ESTARMOS UNIDOS A ELE, MAS É UMA UNIÃO SACRAMENTAL BASEADA NA VONTADE SALVÍFICA – LIVREMENTE ACOLHIDA PELOS DISCÍPULOS – A QUAL É IRREVOGÁVEL E INFALIVELMENTE EFICAZ. SURGE A QUESTÃO= A IMORTALIDADE É UM DOM DA GRAÇA QUE VALE SÓ PARA OS DISCÍPULOS DE CRISTO OU TEM QUE VER COM A ESSÊNCIA DO HOMEM ENQUANTO TAL? A RESPOSTA ESTÁ NO FATO DE QUE DEUS EM CRISTO QUER SALVAR TODO O HOMEM. ASSIM, CADA HOMEM, NA MEDIDA EM QUE É INTERLOCUTOR DE DEUS E, POR CONSEGUINTE, ABERTO Á TRANSCENDÊNCIA, NÃO PODE NÃO SE CRUZAR COM A DÁDIVA SALVÍFICA DE CRISTO, O QUAL, UMA VEZ LEVANTADO NA ÁRVORE DA CRUZ, ATRAI TODOS A SI.
O CONTEÚDO ESSENCIAL DO ANÚNCIO BÍBLICO DA RESSURREIÇÃO NÃO SE TRATA TANTO DA IDEIA DE UMA RESTITUIÇÃO DOS CORPOS ÁS ALMAS, SEGUNDO UMA VISÃO DUALISTA DA PESSOA, TOTALMENTE ESTRANHA AO MUNDO E Á LINGUAGEM BÍBLICA;- MAS TRATA-SE SOBRETUDO, DA IDEIA DE QUE O ESSENCIAL DO HOMEM PERMANECE. A QUETÃO DO MODO DA RESSURREIÇÃO JÁ TINHA SIDO POSTA A SÃO PAULO PELOS CRISTÃOS DE CORINTO;- COMO É QUE OS MORTOS RESSUSCINTAM? COM QUE CORPO VOLTARAM? A RESPOSTA DE PAULO É LAPIDAR;- INSENSATO! SÃO PAULO NÃO FALA DA RESSURREIÇÃO DOS CORPOS, MAS SIM DA DAS PESSOAS, UM FENÓMENO QUE NÃO SE DÁ NO RETORNO DOS CORPOS DE CARNE, ISTO É, DOS ORGANISMOS BIOLÓGICOS, FATO QUE ELE QUALIFICA EXPRESSAMENTE DE IMPOSSÍVEL ( NEM A CORRUPÇÃO HERDARÁ A INCORRUPTIBILIDADE) E SIM NO OUTRO MODO DE SER DA VIDA DA RESSURREIÇÃO, CONFORME VEMOS NO EXEMPLO DO SENHOR RESSUSCITADO.
O QUE SIGNIFICA CAIR NUMA ESPÉCIE DE ESPIRITUALIZAÇÃO DA RESSURREIÇÃO, NA MEDIDA EM QUE ESTA NÃO PODE ENVOLVER TAMBÉM A MATÉRIA E NÃO PODE NÃO INTERESSAR A TODO O COSMO. O PROBLEMA ESTÁ EM COMPREENDER EM PROFUNDIDADE A PECULIARIDADE DA PESSOA HUMANA, SEGUNDO A QUAL O CORPO HUMANO, PARA LÁ DO QUE É PARA O BIÓLOGO, O FISIÓLOGO OU O QUÍMICO, É ENTENDIDO TEOLOGICAMENTE COMO O INSTRUMENTO NECESSÁRIO PARA ESTAR EM RELAÇÃO COM O MUNDO, COM OS OUTROS E COM DEUS. É O PRÓPRIO PAULO QUE ARGUMENTA NA SUA RESPOSTA AOS CORÍNTIOS;- COMO É QUE EXISTEM CORPOS QUE PERMANECEM IDÊNTICOS NA PROFUNDIDADE DO SEU SER, APESAR DE SEREM MUITO DIFERENTES NA SUA MANIFESTAÇÃO EXTERIOR, ASSIM TAMBÉM SERÁ A NOSSA RESSURREIÇÃO. ELA É UM MISTÉRIO DE IDENTIDADE NO SEU NÚCLEO ESSENCIAL, COMO TAMBÉM NA SUA MAIS COMPLETA DIVERSIFICAÇÃO EXTERIOR, TAL VOMO ACONTECE ANALOGAMENTE NA RELAÇÃO ENTRE A SEMENTE E A PLANTA. RESSUSCITADOS, SEREMOS AINDA NÓS PRÓPRIOS ( A SEMENTE )  MAS SEREMOS TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DE NÓS PRÓPRIOS ( A PLANTA).
NO FUNDO, A RESPOSTA MAIS CONVINCENTE ACERCA DA REALIDADE DA VIDA NOVA DA RESSURREIÇÃO É DADA PELO PRÓPRIO CRISTO RESSUSCITADO. AS NARRAÇÕES DAS APARIÇÕES DO SENHOR RESSUSCITADO, NA SUA RIQUEZA E TAMBÉM NA SUA COMPLEXIDADE INTERPRETATIVA, PERMITEM-NOS DIZER QUE, POR UM LADO, CRISTO RESSUSCITOU NÃO É SIMPLESMENTE ALGUÉM QUE VOLTOU Á VIDA BIOLÓGICA ANTERIOR (COMO, PELO CONTRÁRIO, ACONTECEU COM LÁZARO E COM OS OUTROS MORTOS RESSUSCITADOS POR CRISTO) E, POR OUTRO, QUE JESUS RESSUSCITADO NÃO É NEM SEQUER UM FANTASMA, UM PURO ESPÍRITO. AO INVÉS, ELE DEIXA-SE TOCAR POR TOMÉ E COME COM OS DISCÍPULOS. DIZ BEM BENTO XVI NO SEU LIVRO, JESUS DE NAZARÉ;- O RESSUSCITADO É PLENAMENTE CORPÓREO;- E TODAVIA NÃO ESTÁ LIGADO ÁS LEIS DA CORPOREIDADE, ÁS LEIS DO ESPAÇO E DO TEMPO. NESTA DIALÉTICA SURPREENDENTE ENTRE IDENTIDADE E ALTERIDADE, ENTRE VERDADEIRA CORPOREIDADE E LIBERDADE EM RELAÇÃO AOS VÍNCULOS DO CORPO, MANIFESTA-SE A ESSÊNCIA PECULIAR, MISTERIOSA DA NOVA EXISTÊNCIA DO RESSUSCITADO. COM EFEITO, SÃO VÁLIDAS AS DUAS COISAS;- ELE É O MESMO, OU SEJA, HOMEM EM CARNE E OSSO, E ELE É TAMBÉM O NOVO, AQUELE QUE ENTROU NUM GENERO DIVERSO DA EXISTÊNCIA.
UM ÚLTIMO ASPECTO TEM QUE VER COM A TEMÁTICA DO JUÍZO DE DEUS NO FINAL DA NOSSA VIDA PESSOAL E NO FINAL DA HISTÓRIA HUMANA E CÓSMICA. O JUÍZO DE DEUS É INTERPRETADO DE DIVERSAS FORMAS, OSCILANDO ENTRE DUAS TESES RADICAIS QUE SE OPÕEM DIALETICAMENTE E PODERÍAMOS FAZER REMONTAR AMBAS AO NOVO TESTAMENTO. POR UM LADO, FAZ-SE COINCIDIR O JUÍZO COM A GRAÇA SUPERABUNDANTE DE DEUS A PONTO DE TORNAR IRRELEVANTE O COMPORTAMENTO ÉTICO DO HOMEM, QUE DE ALGUMA FORMA SERIA SANADO POR ESSA GRAÇA, PRESCINDINDO DA SUA LIBERDADE E DA SUA RESPONSABILIDADE. ESTA POSIÇÃO ACABA NÃO SÓ COM A DESRESPONSABILIZAÇÃO DO HOMEM, MAS LANÇA UMA SOMBRA SOBRE O PRÓPRIO DEUS, MELHOR, CONSTITUI UMA CARICATURA DE DEUS, O QUAL PORIA NO MESMO PLANO QUEM FAZ O BEM E QUEM FAZ O MAL;- OS CARRASCOS – A MENOS QUE SE ARREPENDAM – NÃO PODEM SER TRATADOS, NO FIM, DO MESMO MODO QUA AS VÍTIMAS. ISTO NÃO FARIA JUSTIÇA AO JUIZO DE DEUS QUE, SE TOMARMOS A PASSAGEM  DE MATEUS, SEPARA OS ABENÇOADOS, OU SEJA, AQUELES QUE FIZERAM O BEM, DOS MALDITOS, OU SEJA, AQUELES QUE FIZERAM O MAL. POR OUTRO LADO, INSISTE-SE DE TAL FORMA SOBRE O FATO DE QUE OS HOMENS SERÃO JULGADOS COM BASE NAS SUAS OBRAS, QUE PODERÍAMOS CHEGAR A ESVAZIAR A TEOLOGIA DA GRAÇA PONDO EM PRIMEIRO PLANO, ERRONEAMENTE, UMA TEOLOGIA DO MÉRITO;- O QUE INDUZ A UM MORALISMO QUE OUTRA COISA NÃO É SENÃO UMA ESPÉCIE DE AUTORREDENÇÃO, QUE TORNA IRRELEVANTE O SACRÍFICIO REDENTOR DE CRISTO. POR UM LADO, ESTÁ O AMOR INFINITO DE DEUS, A SUA GRAÇA, QUE NUNCA ABANDONA O HOMEM PECADOR;- POR OUTRO, ESTÁ A LIBERDADE DO HOMEM, QUE NÃO PODE SER ILIMINADA, NEM SEQUER PELA GRAÇA DE DEUS, COMO SUGERE UM CÉLEBRE TEXTO DE SANTO AGOSTINHO;- DEUS, QUE NOS CRIOU SEM NÓS, NÃO QUIS SALVAR-NOS SEM NÓS.  SE É VERDADE QUE A GRAÇA DE DEUS E A LIBERDADE DO HOMEM NÃO PODEM TER CERTAMENTE O MESMO PESO, DADO QUE DEUS É INFINITAMENTE MAIOR DO QUE O HOMEM- ONDE FOI GRANDE O PECADO, FOI BEM MAIOR A GRAÇA – TAMBÉM É VERDADE QUE OS DADOS DO NONO TESTAMENTO NOS APRESENTA A VIDA HUMANA COMO UM CASO MUITO SÉRIO, DA QUAL NÃO ESTÁ EXCLUÍDA A POSSIBILIDADE DE UM NÃO A DEUS E, POR CONSEGUINTE, UMA PERDIÇÃO TOTAL, POR EXEMPLO;- A PARÁBOLA DO RICO GLUTÃO E DO POBRE LÁZARO. AJUDA-NOS A COMPREENDER ESTA ESPÉCIE DE PARADOXO UM TEXTO DE BENTO XVI, NA ENCÍCLICA SPE SALVI;- O JUÍZO DE DEUS É ESPERANÇA QUER PORQUE É JUSTIÇA, QUER PORQUE É GRAÇA. SE FOSSE SOMENTE GRAÇA QUE TORNA IRRELEVANTE TUDO O QUE É TERRENO, DEUS FICAR-NOS-IA DEVEDOR DA RESPOSTA Á PERGUNTA ACERCA DA JUSTIÇA – PERGUNTA QUE SE NOS APRESENTA DECISIVA DIANTE DA HISTÓRIA E DO MESMO DEUS.  E, SE FOSSE PURA JUSTIÇA, O JUÍZO EM DEFINITIVO PODERIA SER PARA TODOS NÓS MOTIVO DE TEMOR. A ENCARNAÇÃO DE DEUS EM CRISTO UNIU DE TAL MODO UM Á OUTRA, O JUÍZO Á GRAÇA, QUE A JUSTIÇA FICOU ESTABELECIDA COM FIRMEZA;- TODOS NÓS CUIDAMOS DA NOSSA SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR. APESAR DE TUDO, A GRAÇA PERMITE-NOS A TODOS NÓS ESPERAR E CAMINHAR CHEIOS DE CONFIANÇA AO ENCONTRO DO JUÍZ QUE CONHECEMOS COMO NOSSO ADVOGADO.
O JUÍZO FINAL DE DEUS COINCIDE COM O REGRESSO DO SENHOR. DEUS ENTREGOU O OFÍCIO DE JUÍZ A ALGUÉM QUE SE TORNOU TAMBÉM O NOSSO IRMÃO;- NÃO SERÁ UM ESTRANHO QUE VOS JULGARÁ, E SIM AQUELE QUE CONHECEMOS PELA FÉ. ASSIM, O JUÍZ NÃO SURGIRÁ DIANTE DE NÓS COMO UM SER TOTALMENTE DESCONHECIDO, SERÁ UM DE NÓS, QUE CONHECEU E SOFREU A EXISTÊNCIA HUMANA NO SEU ÍNTIMO.  AMEM.

=============================================================================


                                   O PAI QUER QUE A HUMANIDADE SEJA PARTICIPANTE DA SUA NATUREZA DIVINA. ESTÁ AQUI, O FUNDAMENTO DA RESSURREIÇÃO DE TODA A CARNE.

O PRIMEIRO FRUTO DA RESSURREIÇÃO FOI CRISTO. O FILHO DE MARIA.

A NOSSA UNIÃO COM O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO É TÃO REAL, QUE NEM A MORTE PODE NOS ESMAGAR.


TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA. AMEM.