O
MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO;- ESTA É A GRANDE NOTÍCIA E A IMENSA
ALEGRIA DO NATAL CRISTÃO;- EM JESUS, DEUS ASSUMIU A NOSSA CARNE MORTAL,
PARTILHOU A NOSSA VIDA QUOTIDIANA, AS NOSSAS PENAS E AS NOSSAS ALEGRIAS, OS
NOSSOS PRAZERES E ESPERANÇAS, E FEZ-SE UM DE NÓS EM TUDO MENOS NO PECADO. COMO
DISSE SÃO LEÃO MAGNO NUMA HOMILIA PARA O NATAL;- EFETIVAMENTE, CHEGADA A PLENITUDE DOS TEMPOS, DETERMINADA PELA IMPERSCRUTÁVEL
PROFUNDEZA DO CONSELHO DIVINO, O FILHO DE DEUS TOMOU A NATUREZA DO GÊNERO
HUMANO PARA RECONCILIAR AO SEU AUTOR. RECONHECE Ó CRISTÃO,A TUA DIGNIDA , Ó
CRISTÃO, A TUA DIGNIDADE, E, JÁ QUE FOSTES FEITO PARTICIPANTE DA NATUREZA DIVINA,
NÃO QUEIRAS VOLTAR Á ANTIGA VILEZA COM PROCEDIMENTOS INDÍGNOS DE TAMANHA
NOBREZA. ASSIM, COMO AFIRMA O CONCÍLIO VATICANO II, JESUS CRISTO TRABALHOU COM
MÃOS HUMANAS, PENSOU COM UMA INTELIGÊNCIA HUMANA, AGIU COM UMA VONTADE HUMANA,
AMOU COM UM CORAÇÃO HUMANO.
A ENCARNAÇÃO FOI
EFETIVAMENTE POR NÓS, HOMENS, E PARA NOSSA SALVAÇÃO, MAS É INTERESSANTE
VERIFICAR QUE JÁ NOS TEMPOS ANTIGOS, ALGUNS AUTORES, SOBRETUDO, DE ENCARNAR,
MESMO QUE NÃO TIVESSE EXISTIDO O PECADO. ESTA CONVICÇÃO TEOLÓGICA ESTÁ PERFEITAMENTE
EM SINTONIA COM O QUE FOI DITO ANTERIORMENTE A PROPÓSITO DA CRIAÇÃO COMO OBRA
DA TRINDADE E DO PAPEL DO FILHO COMO SENTIDO (LOGOS) E FINALIDADE DA CRIAÇÃO.
PARA ALÉM DA REALIDADE HISTÓRICA DO PECADO E DA NECESSIDADE DE REDENÇÃO, ESTA
VISÃO PERMITE VISLUMBRAR A ÍNTIMA FAMILIARIDADE QUE, POR PURA GRAÇA, DEUS JÁ
TINHA PROJETADO SOBRE A CRIAÇÃO. NÃO É POR ACASO QUE ESTA FAMILIARIDADE ENTRE
AS CRIATURAS E O DEUS UNO E TRINO FOI PERCEBIDA E CANTADA SOBRETUDO PELO POBRE
DE ASSIS E PELOS SEUS SEGUIDORES.
DEUS QUIS QUE JESUS CRISTO
TIVESSE UMA VERDADEIRA MÃE HUMANA, MAS O PAI DEVIA SER SOMENTE ELE. DESTE MODO
DAVA VIDA A UM NOVO INÍCIO QUE NÃO DEPENDIA DE NENHUM ESFORÇO HUMANO, MAS
SOMENTE DE DEUS. NESTE SENTIDO A VIRGINDADE DE MARIA NÃO É UMA NOÇÃO RETIRADA
DA MITOLOGIA, MAS ESTÁ BASICAMENTE LIGADA Á VIDA DE JESUS. ELE NASCEU DE UMA
MULHER, MS NÕ TEVE UM PAI BIOLÓGICO. JESUS CRISTO É UM NOVO INÍCIO, INSTITUÍDO
NO MUNDO PELO ALTO. MARI FOI MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO PASSIVO DE DEUS. FOI
TAMBÉM MEDIANTE O SEU ATIVO CONSENTIMENTO QUE SE DEU A ENCARNAÇÃO DE DEUS. POR
ISSO, MAIS DO QUE MÃE DE DEUS, MARIA É MODELO DE FÉ E DE VIDA AO SERVIÇO DO
PROJETO DE SALVAÇÃO DE DEUS. MARIA É NOSSA MÃE PORQUE CRISTO, O SENHOR, NO-LA
DEU POR MÃE.
O MISTÉRIO PASCAL, ESTE
ARTIGO, JUNTAMENTE COM O SEGUINTE, CONSTITUI O EVANGELHO, SINÓNIMO DE KERYGMA = ANÚNCIO – OU PRIMEIRO ANÚNCIO
CRISTÃO QUE OS APÓSTOLOS COMUNICARAM A TODO MUNDO. CONTÉM EM SI PRÓPRIO O
PODER DO ESPÍRITO SANTO DE SUSCITAR A FÉ ATRAVÉS DA CONVERSÃO A JESUS
RECONHECIDO COMO FILHO DE DEUS E SALVADOR. ESTE PRIMEIRO ANÚNCIO, NA SUA
BREVIDADE E SIMPLICIDADE, CONTÉM EM EMBRIÃO O MISTÉRIO PASCAL, OU SEJA, A
PÁSCOA DE JESUS CRISTO, A SUA PASSAGEM DA MORTE Á VIDA QUE OS CRISTÃOS CELEBRAM
NO TRÍDUO DA SEMANA SANTA E EM CADA EUCARISTIA.ELE CONSTITUI O CENTRO DA VIDA
CRISTÃ. ASSIM COMO O POVO DE ISRAEL FOI LIBERTADO DA ESCRAVIDÃO DO EGITO PARA
PASSAR Á LIBERDADE DA TERRA PROMETIDA, DA MESMA FORMA CRISTO, ATRAVÉS DA SUA
PAIXÃO, MORTE, RESSURREIÇÃO E DO DOM DO ESPÍRITO SANTO, LIBERTA DA ESCRAVIDÃO
DO PECADO E DO PODER DA MORTE, REGENERA E CURA A RAIZ DO NOSSO EGOÍSMO, TORNA
POSSÍVEL UMA NOVA E AUTÊNTICA CAPACIDADE DE AMAR E DIVINIZA OS CRENTES
TORNANDO-OS PARTICIPANTES GRATUITAMENTE DA SUA NATUREZA DIVINA. ESTA LIBERTAÇÃO
E REDENÇÃO, RESULTADO DA CONVERSÃO DO CORAÇÃO, IMPLICAM UMA DINÂMICA QUE SE
DEVE REFLETIR ATRAVÉS DO TESTEMUNHO DOS CRISTÃOS E DOS HOMENS E MULHERES DE BOA
VONTADE NA RENOVAÇÃO DO MUNDO, DAS SUAS ESTRUTURAS, DA SUA MENTALIDADE E
CULTURA.
CHEGADO AO FIM DO SEU
MINISTÉRIO PÚBLICO – PREGAÇÕ E CURAS – PROXIMAÇÃO AOS PECADORES, MILAGRES E
SINAIS – NA NOITE ANTES DE MORRER, JESUS QUIS CELEBRAR UMA CEIA COM OS SEUS
DISCÍPULOS POR OCASIÃO DO MEMORIAL DA PÁSCOA JUDAICA E, DANDO UM NOVO
SIGNIFICADO A ESTE MEMORIAL, INSTITUIU ANTECIPADAMENTE O RITO DA MEMÓRIA DA SUA
MORTE, RESSURREIÇÃO E DOM DO ESPÍRITO SANTO. INSTIUIU, ASSIM, A EUCARISTIA E
CONSTITUIU OS APÓSTOLOS SACERDOTES DA NOVA ALIANÇA. ENQUANTO INSTITUÍA A
EUCARISTIA, JESUS DISSE QUE ERA O SEU CORPO ENTREGUE POR VÓS E O SEU SANGUE
ENTREGUE POR MUITOS E COM ISTO ASSEMELHAVA-SE AO SERVO SOFREDOR E DAVA UM SIGNIFICADO
REDENTOR Á SUA PAIXÃO, MORTE RESSURREIÇÃO E AO DOM DO ESPÍRITO SANTO.
EFETIVAMENTE, FAZ PARTE DO NÚCLEO CENTRAL DA FÉ A AFIRMAÇÃO DE QUE JESUS CRISTO
MORREU PELOS HOMENS, POR TODOS, PARA RESGATAR A HUMANIDADE DO PECADO. NOS
TEXTOS DO ANTIGO E DO NOVO TESTAMENTO, ASSIM COMO NOS ESCRITOS DE TEÓLOGOS E
MÍSTICOS, ENCONTRAM-SE DIVERSAS METÁFORAS PARA INDICAR A REALIDADE DO SENTIDO
REDENTOR DO MISTÉRIO PASCAL DE JESUS CRISTO;- A METÁFORA DO ABAIXAMENTO DE
DEUS;- A METÁFORA DA ENTREGA EXISTENCIAL;- A METÁFORA DO SACRIFÍCIO EXPIATÓRIO
E DA SUBSTITUIÇÃO VICÁRIA;- E, MAIS TARDE, A TEOLOGIA DO MARTÍRIO E A DEVOÇÃO
AO SAGRADO CORAÇÃO;- A METÁFORA JURÍDICA MEDIEVAL;- A METÁFORA DO COMBATE
CONTRA A MORTE. ALGUMAS DESTAS METÁFORAS, POR EXEMPLO A DO TIPO JURÍDICO,
ILUSTRAM UM ASPECTO, UMA VERDADE DO MISTÉRIO PASCAL, MAS DEVEM SER BEM
ARTICULADAS COM O ANALOGATUM PRINCEPS OU
METÁFORA PRINCIPAL, CASO CONTRÁRIO, CORRE-SE O RISCO DE DISTORCER O SENTIDO
PLENO E PRÓPRIO DO MISTÉRIO. NESTE SENTIDO, OS ESTUDOS BÍBLICOS, PATRÍSTICOS E
TEOLÓGICOS PERMITEM AFIRMAR COM TODA A CLAREZA QUE A OBRA DA REDENÇÃO É UMA
OBRA CONJUNTA DE TODA AB TRINDADE. O PAI ENVIOU O FILHO ASSISTIDO PELO ESPÍRITO
SANTO PARA REALIZAR, POR AMOR, A OBRA DE RESGATE DA HUMANIDADE. TODA A DOR QUE
O FILHO DEVE SOFRER DERIVA DO PECADO HUMANO E DAS SUAS CONSEQUÊNCIAS;- EM
NENHUM CASO SE TRATA, POR EXEMPLO, DE UM CASTIGO QUE O PAI, COMO JUIZ, IMPÕE DO
EXTERIOR. A EXPLICAÇÃO DA REDENÇÃO DE CRISTO EM CHAVE DE SACRIFÍCIO, EXPIAÇÃO E
SATISFAÇÃO VICÁRIA DEVE SER ATENTAMENTE APRESENTADA NO SEU SIGNIFICADO
AUTÊNTICO PARA NÃO PROVOCAR UMA RECUSA NOS NOSSOS CONTEMPORÂNEOS. CRISTO,
REPRESENTANDO TODA A HUMANIDADE NUM ATO DE OBEDIÊNCIA FILIAL AO PAI, EXPIA NO
SENTIDO EM QUE ASSUME SOBRE SI POR AMOR O MAL QUE É CONSEQUÊNCIA DOS NOSSOS
PECADOS, SATISFAZ (SATIS = SUFICIENTE;- FACERE = FAZER) NO SENTIDO EM QUE FAZ
TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA REPARAR, OU SEJA, RECONSTRUIR A PONTE ENTRE DEUS E
A HUMANIDADE, CARREGANDO SOBRE SI O PREÇO DESTA REPARAÇÃO. MAS É PRECISAMENTE O
PRÓPRIO DEUS QUE, POR AMOR, EM CRISTO REPARA OS LAÇOS QUEBRADOS E RECONCILIA
CONSIGO PRÓPRIO A HUMANIDADE PERDIDA. O FATO DE A REDENÇÃO TER CUSTADO A JESUS
UM SOFRIMENTO REAL E QUE ESSE SOFRIMENTO SERIA DA RESPONSABILIDADE DE NÓS
HOMENS NÃO SE DEVE CONFUNDIR COM A IDÉIA – TENTAÇÃO FÁCIL PARA PREGADORES
TEATRAIS – DE QUEM ESTA DOR REAL TIVESSE SIDO UM CASTIGO DITADO PELO PAI.
A RESSURREIÇÃO DE JESUS
TESTEMUNHADA PELOS SEUS DISCÍPULOS É O CENTRO E O FUNDAMENTO DA FÉ CRISTÃ;- SE CRISTO NÃO RESSUSCITOU, A NOSSA PREGAÇÃO
É VAZIA E TAMBÉM É VAZIA A FÉ QUE TENDES. NÃO HÁ PROVAS EMPÍRICAS DIRETAS
DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO. ACREDITAMOS PORQUE CONFIAMOS NO TESTEMUNHO DOS SEUS
DISCÍPULOS. É IMPORTANTE QUE, COMO CRISTÃOS DO SÉCULO XXI, SAIBAMOS DISTINGUIR,
POR UM LADO, AQUELAS QUE SÃO PROVAS HISTÓRICAS IRREFUTÁVEIS DA EXISTÊNCIA DE
JESUS COMO HOMEM, DA SUA PREGAÇÃO E AÇÃO, DA SUA MORTE SOB O GOVERNADOR ROMANO
PÔNCIO PILATOS( DE TUDO ISTO FALAM ATÉ HISTORIADORES NÃO CRISTAOS DO SÉCULO I
COMO FLÁVIO JOSEFO.) POR OUTRO LADO, AQUELES QUE SÃO INDÍCIOS PARA UM
HISTORIADOR QUE FAÇA UMA APROXIMAÇÃO A ESTES FATOS COM IMPARCIALIDADE COMO, POR
EXEMPLO, A TRADIÇÃO DO SEPULCRO VAZIO, A MUDANÇA RADICAL DA VIDA DOS DISCÍPULOS,
A RÁPIDA EXPANSÃO DO CRISTIANISMO, A COERÊNCIA INTERNA DO NOVO TESTAMENTO, E,
POR FIM, AQUILO QUE É O OBJETO DE UM ATO DE FÉ-CONFIANÇA;- O TESTEMUNHO DOS
SEUS DISCÍPULOS QUE AFIRMAM TÊ-LO VISTO RESSUSCITADO. A IGREJA ACREDITA QUE,
SEGUNDO OS TESTEMUNHOS RECOLHIDOS NO NOVO TESTAMENTO, O CORPO DE JESUS CRISTO –
QUE REALMENTE EXPERIMENTOU A MORTE – NÃO SÓ VOLTOU Á VIDA, COMO TAMBÉM ENTROU
NA DIMENSÃO DE DEUS, TENDO SIDO PLENAMENTE CRUSIFICADO,
OU SEJA, TOTALMENTE IMBUÍDO, UNGIDO DO ESPÍRITO SANTO. POR ISSO, COM TODO O
REALISMO PODEMOS DIZER QUE CRISTO VENCEU A MORTE E QUE A NA SUA RESSURREIÇÃO E
NO DOM DO ESPÍRITO SANTO TEMOS A GARANTIA DA NOSSA RESSURREIÇÃO. É A PARTIR
DAQUI QUE A ALEGRIA E A ESPERANÇA ENTRAM NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE COM UMA
FORÇA E UMA RADICALIDADE TOTALMENTE NOVAS.
COM JESUS UM DE NÓS CHEGOU
ATÉ DEUS E ESTÁ SEMPRE UNIDO A ELE. NO SEU FILHO E POR MEIO DO ESPÍRITO SANTO,
DEUS FEZ-SE HUMANAMENTE PRÓXIMO DE TODA A HUMANIDADE. JESUS CRISTO É O SENHOR
DO MUNDO E O SENHOR DA HISTÓRIA PORQUE TUDO FOI FEITO PARA ELE. TODOS OS SERES
HUMANOS FORAM REDIMIDOS POR MEIO DELE E SERÃO JULGADOS POR ELE. A PROPÓSITO DA
SENHORIA UNIVERSAL DE CRISTO, É OPORTUNO ASSINALAR TAMBÉM A DIMENSÃO CÓSMICA DA
SALVAÇÃO OBTIDA POR ELE E A DIMENSÃO CÓSMICA DO SEU MANDATO MISSIONÁRIO. COM
PALAVRAS SIGNIFICATIVAS ESCREVE A PROPÓSITO BENTO XVI;- NESTE SENTIDO, A URGÊNCIA DA EVANGELIZAÇÃO NA GERAÇÃO APOSTÓLICA É
MOTIVADA NÃO TANTO PELA QUESTÃO DA NECESSIDADE DO CONHECIMENTO DO EVANGELHO
PARA A SALVAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA SER HUMANO, QUANTO, SOBRETUDO, POR ESTA
GRANDE CONCEÇÃO DA HISTÓRIA;- PARA QUE O MUNDO ATINJA A SUA META, O EVANGELHO
DEVE CHEGAR A TODOS OS POVOS. AMEM.
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