segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PARA UMA BOA CONFISSÃO - BOM JESUS DOS PERDÕES.


HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS COORDENAÇÃO DA PASTORAL HOSPITALAR.  ( UM TRABALHO MUITO ESCLARECEDOR), PARABENS.

A CONFISSÃO  É UM SACRAMENTO QUE CELEBRA A MISERICÓRDIA DE DEUS. DEUS QUER PERDOAR A TODOS OS FILHOS E FILHAS QUE QUEREM VOLTAR A VIVER BEM COM ELE, COM OS OUTROS E CONSIGO MESMO. QUEM VIVE DO AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS É CAPAZ DE LEVANTAR-SE QUANDO CAI E CAMINHAR EM DIREÇÃO A DEUS E AOS IRMÃOS.
NO SACRAMENTO DA CONFISSÃO – DA PARTE DE DEUS HÁ UMA VONTADE DE PERDOAR SEMPRE E DA PARTE DO PENITENTE HÁ UM ARREPENDIMENTO PROFUNDO, UMA VONTADE SINCERA DE MELHORAR E CRESCER, UM DESEJO DE REINTEGRAR-SE NA COMUNIDADE DA FÉ.
PELA CONFISSÃO, O CRISTÃO DEMONSTRA A VONTADE PROFUNDA DE CONVERSÃO. MAS, ESTE ESFORÇO DE CONVERSÃO NÃO É APENAS OBRAHUMANA. É O MOVIMENTO DO CORAÇÃO CONTRITO, ATRAÍDO E MOVIDO PELA GRAÇA A RESPONDER AO AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS QUE NOS AMOU POR PRIMEIRO.
SE O PECADO É UMA OFENSA A DEUS E AOS  IRMÃOS, UMA RUPTURA DE COMUNHÃO COM ELES, PELO SACRAMENTO DA PENITENCIA O CRISTÃO VOLTA Á PARTICIPAÇÃO DOS BENS E GRAÇAS ESPIRITUAIS, USUFRUINDO DA PAZ E DA TRANQUILIDADE DE CONSCIÊNCIA QUE VEM ACOMPANHADA DE INTENSA CONSOLAÇÃO OU ALEGRIA ESPIRITUAL.
           
           
            ESCLARECIMENTOS
1-     NÃO EXISTE PECADO SEM QUERER. PARA QUE HAJA PECADO, O ATO DEVE SER PROPOSITAL, LIVRE E O ASSUNTO, SERIO OU GRAVE. POR ISTO, NA CONFISSÃO VOCÊ  DEVE (DIZER) AQUILO QUE TEM CULPA DE VERDADE. SE NÃO TEM CULPA, TAMBÉM NÃO TEM PECADO. PODE ACONTECER QUE VOCÊ NÃO SINTA REMORSO OU DOR NA CONSCIÊNCIA, MAS MESMO ASSIM PODE TER CULPA POR UM ATO PRATICADO ( P. EX. UM ASSASSINO PODE NÃO TER REMORSO POR TER COMETIDO UM CRIME, MAS SEU ATO É MUITO GRAVE).
2-     A CONFISSÃO DEVE SER SEMPRE UMA GRANDE RECONCILIAÇÃO COM DEUS, COM A IGREJA, MAS COM OS OUTROS E COM VOCÊ MESMO.
3-     A CONFISSÃO DEVE SER UMA EXPRESSÃO DE CONVERSÃO, DE MUDANÇA REAL DE VIDA NO MODO DE PENSAR E DE AGIR.
4-     O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO É UMA OCASIÃO PARA VOCÊ CRESCER, ELIMINAR SUAS FALTAS E PECADOS, TORNAR-SE MELHOR DIANTE DE SI, DOS OUTROS E DE DEUS. ELE NOS AJUDA A FORMAR A CONSCIÊNCIA CONTRA NOSSA MÁS TENDÊNCIAS E PROGREDIR NA VIDA ESPIRITUAL E CRESCER NA AMIZADE COM CRISTO.
5-     O PECADO ATINGE A DEUS E AO PRÓXIMO. TIVE FOME E NÃO ME DESTE DE COMER, TIVE SEDE E NÃO ME DESTE DE BEBER...TUDO O QUE DEIXASTE DE FAZER A QUALQUER PESSOA, É A MIM QUE DEIXASTE DE FAZER, DIZ JESUS.
6-     O PECDO É OFENSA A DEUS E AO PRÓXIMO NAQUILO QUE SE FAZ DE MAL OU SE DEIXA DA FAZER O BEM. NÃO SÓ A DEUS, NEM SÓ AO PRÓXIMO, POIS SOMOS IRMÃOS ENTRE NÓS E DEUS É O PAI – NOSSO. PORTANTO, A CONFISSÃO É RECONCILIAÇÃO COM DEUS E COM O PRÓXIMO NECESSARIAMENTE. NÃO POSSO PEDIR PERDÃO A DEUS E CONTINUAR DE MAL COM O PRÓXIMO. É UMA AÇÃO SIMULTÂNEA;- UM SUPÕE O OUTRO.
7-     SÓ DEUS PERDOA AO PECADOS, O PADRE- MESMO SENDO HOMEM COMO OS OUTROS HOMENS – ESTÁ ALÍ EM NOME DA IGREJA PARA ABSOLVER OS PECADOS. ELE É O MINISTRO DO PERDÃO, E É INTERMEDIÁRIO OU INSTRUMENTO COMO OS PAIS O SÃO PARA TRANSMITIR A VIDA, COMO O MÉDICO O É PARA RESTITUIR A SAÚDE FÍSICA, ETC...
8-     A CELEBRAÇÃO COMUNITÁRIA DA RECONCILIAÇÃO COM CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO GERAL TAMBÉM É VÁLIDA TANTO QUANTO A CONFISSÃO INDIVIDUAL, PORÉM, POR DETERMINAÇÃO DOS NOSSOS BISPOS, ENTRE DUAS CELEBRAÇÕES COMUNITÁRIAS, DEVE HAVER SEMPRE UMA INDIVIDUAL.
9-     A CONFISSÃO É OBRIGATÓRIA UMA POR ANO OU SEMPRE QUE HOUVER PECADO GRAVE (MORTAL). VOCÊ NÃO É OBRIGADO A CONFESSAR AS FALTAS OU PECADOS COTIDIANOS (VENIAIS), MAS A IGREJA RECOMENDA QUE VOCÊ DECLARE UM OU OUTRO, PORÉM COM OBJETIVIDADE E SOBRETUDO COMO EXERCÍCIO DE HUMILDADE E VONTADE DE CRESCER NA FÉ



PARA UMA BOA CONFISSÃO


1-     FAÇA UM EXAME DE CONSCIÊNCIA, DESDE A SUA ULTIMA CONFISSÃO, ISTO É;- UMA REVISÃO DE SEUS ATOS, ATITUDES OU OMISSÕES. LEVE EM CONTA O FATO DE SER SOLTEIRO OU CASADO, JOVEM, ADULTO, ESTUDANTE OU PROFISSIONAL. OBS;- ESTAS PERGUNTAS ABAIXO SÃO APENAS UM ESTIMULO OU UMA AJUDA PARA VOCÊ FAZER UM EXAME DE CONSCIÊNCIA. COM ELAS NÃO SE PRETENDE FAZER UMA LISTA DE PECADOS E NEM DE TODOS OS PECADOS.
2-     VIDA CONSIGO MESMO;- CULTIVA DE MANEIRA CRISTÃ SUA INTELIGÊNCIA, SAÚDE, SEXUALIDADE, LIBERDADE, RESPONSABILIDADE? SUAS ATITUDES REVELAM O CRISTÃO QUE VOCÊ É? CONTROLA-SE A SI MESMO DIANTE DOS OUTROS? DOMINA SUA COBIÇA, SEU EGOISMO, SUA VAIDADE?
3-     VIDA EM FAMÍLIA;- VOCE ESTA SENDO BOM PAI;- BOA MÃE, BOM FILHO? BOM MARIDO – BOA ESPOSA? EMPENHA-SE PELA VIDA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA EM FAMÍLIA? RESPEITA OS COMPROMISSOS CRISTÃOS DO MATRIMONIO E DA VIDA FAMILIAR?  9SE NAMORADO OU NOIVO, VOCÊ TEM VIVIDO CRISTAMENTE ESTA PREPARAÇÃO OU APRENDIZADO PARA O MATRIMONIO CRISTAO?
4-     VIDA SOCIAL;- EXERCE SEU TRABALHO COM JUSTIÇA E HONESTIDADE? É JUSTO COM SEUS CHEFES – SUBALTERNOS E COM OS COMPANHEIROS DE TRABALHO? GANHA HONESTAMENTE SEU DINHEIRO? E O GASTA HONESTAMENTE? RESPEITA O BEM PÚBLICO E COMUM? E A NATUREZA E OS ANIMAIS? CUMPRE SUAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS, SOCIAIS E POLÍTICAS? BUSCA A VERDADE EM SUAS ATITUDES E CONVERSAS? EVITA PROGRAMAS E REVISTAS PORNOGRÁFICOS? EMPENHA-SE PELOS POBRES E JUSTIÇA SOCIAL? PARA OS ESTUDANTES;- ESTA SENDO HONESTO, ESTUDIOSO E CORRETO? CULTIVA O COLEGUISMO E AMIZADE?
5-     VIDA DE IGREJA;- VOCÊ CONTINUA SE EDUCANDO, ESTUDANDO NA FÉ? ASSUME OS VALORES DA VIDA QUE CRISTO ENSINOU, COMO O PERDÃO, A VERDADE, A JUSTIÇA, A SOLIDARIEDADE, A DIGNIDADE HUMANA? VOCÊ ASSUME COMPROMOSSOS JUNTO A COMUNIDADE PAROQUIAL? FAZ CURSOS RELIGIOSOS, RETIROS, ETC? COLABORA COM AS OBRAS E NECESSIDADES DE SUA PARÓQUIA (DIZIMO, POR EXEMPLO?
6-     VIDA COM DEUS;- VOCÊ COLOCA DEUS EM PRIMEIRO LUGAR OU O ESQUECE AO EMPENHAR-SE EM SUAS ATIVIDADES, DEIXANDO DE LADO AS OBRIGAÇÕES DE FÉ E DE PIEDADE? MISTURA SUA FÉ COM SUPERSTIÇÃOES? MAGIAS? HORÓSPOCOS? PROCURA OUTRAS RELIGIÕES? É INDIFERENTE A DEUS E AOS SEUS DIREITOS? DEDICA A ELE ALGUM TEMPO? LÊ COM CERTA FREQUENCIA A BÍBLIA PALAVRA DE DEUS? PARTICIPA DA MISSA SEMANAL?
7-     FAÇA O ARREPENDIMENTO SINCERO;- O DESEJO DE PERDÃO. AQUI SURGE O ATO DE CONTRIÇÃO, A EXPRESSÃO DO ARREPENDIMENTO. PODE SER UMA ORAÇÃO DECORADA OU UMA FEITA COM PALAVRAS E PRECES PRÓPRIAS.
8-     ASSUMA O COMPROMISSO OU O PROPÓSITO DE DEIXAR O PECADO E ASSUMIR UMA VIDA NOVA, ISTO É;- CORRIGIR, ACERTAR E MELHORAR OS PONTOS ERRADOS OU OMISSOS QUE VOCÊ DESCOBRIU EM SEU EXAME DE CONSCIÊNCIA. NOTE QUE SE HOUVER PREJUIZO PARA ALGUÉM POR CAUSA DE SUA ATITUDE (ROUBO, MENTIRA, OFENSA, ETC...). VOCÊ DEVE REPARAR O MAL.
9-     APRESENTE-SE AO CONFESSOR, DIZENDO DE INICIO O TEMPO DECORRIDO DE SUA ULTIMA CONFISSÃO. ACUSE (DIGA) SEUS PECADOS COM CLAREZA;- PRIMEIRO OS MAIS GRAVES, DEPOIS OS MAIS LEVES. FALE RESUMIDAMENTE, MAS SEM OMITIR O NECESSÁRIO.
10- SE HOUVER DUVIDAS, APROVEITE A OCASIÃO PARA UMA ORIENTAÇÃO JUNTO AO CONFESSOR. SEJA CLARO E CONFIANTE. SE FOR ALGO MAIS PROLONGADO, MARQUE HORA COM SEU CONFESSOR. SEJA CLARO E CONFIANTE. SE FOR ALGO MAIS PROLONGADO, MARQUE HORA COM SEU CONFESSOR OU COM O PADRE. VOCÊ TEM DIREITO A UMA ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL.
11- A PENITÊNCIA PROPOSTA PELO CONFESSOR NÃO É UM CASTIGO, MAS ANTES UMA EXPRESSÃO DE ALEGRIA PELO PERDÃO CELEBRADO. A PENITÊNCIA QUER SER UM LEMBRETE, UMA ESPERANÇA, UMA MOTIVAÇÃO A MAIS PARA ASSUMIR A NOVA VIDA QUE NASCE DA MISERICÓRDIA DE DEUS. AMEM.


Nenhum comentário: