segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A FÉ PROFESSADA- QUARTA PARTE. PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO.



CREIO NO ESPÍRITO SANTO ;- O ACONTECIMENTO PASCAL;- REALIZADO DE UMA VEZ PARA SEMPRE, DE QUE MODO SE TORNA HOJE NOSSO? MEDIANTE AQUELE QUE É O SEU ARTÍFICE DESDE A ORIGEM E NA PLENITUDE DOS TEMPOS;- O ESPÍRITO SANTO. ELE É PESSOALMENTE A NOVIDADE ATUANTE NO MUNDO. É A PRESENÇA DE DEUS-CONOSCO, UNIDO AO NOSSO ESPÍRITO. SEM ELE DEUS ESTÁ LONGÍNQUO, CRISTO FICA NO PASSADO, O EVANGELHO É UMA LETRA MORTA, A IGREJA UMA SIMPLES ORGANIZAÇÃO, A AUTORIDADE É UM DOMÍNIO, A MISSÃO É PROPAGANDA, O CULTO UMA EVOCAÇÃO E O AGIR CRISTÃO UM AGIR DE ESCRAVOS. MAS, NELE E MEDIANTE UMA SINERGIA INDISSOCIÁVEL, O COSMOS É ELEVADO E GEME NA ESPERA DO REINO, O HOMEM ESTÁ EM LUTA CONTRA A CARNE, CRISTO RESSUSCITADO ESTÁ PRESENTE, O EVANGELHO É PODER DE VIDA, A IGREJA MANIFESTA A COMUNHÃO TRINITÁRIA, A AUTORIDADE É UM SERVIÇO LIBERTADOR, A MISSÃO UM PENTECOSTES, A LITURGIA MEMORIAL E ANTECIPAÇÃO, O AGIR HUMANO É DEIFICADO.
O ESPÍRITO QUE DÁ A VIDA;- O ESPÍRITO SANTO FO NO OCIDENTE, ATÉ HÁ BEM POUCO TEMPO, O GRANDE DESCONHECIDO PARA A TEOLOGIA, A ESPIRITUALIDADE E A PASTORAL. DEVE RECONHECER-SE QUE O OUTRO (PULMÃO) DA IGREJA CATÓLICA – O ORIENTE – CONSERVOU, PELO CONTRÁRIO, UMA CONSCIÊNCIA MAIOR E UMA PRÁTICA MUITO MAIS VIVA DE QUEM É O ESPÍRITO SANTO NA IGREJA. UMA DAS RAZÕES DESTE ESQUECIMENTO NO OCIDENTE DEVE-SE CERTAMENTE AO QUE OCORREU QUANDO, EM OUTROS TEMPOS DA HISTÓRIA DA IGREJA, FOI REDESCOBERTA A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO – MILENARISMO, JOAQUIM DE FIORE, PEQUENOS IRMÃOS – NA ALTURA EM QUE OS EXCESSOS E EXAGEROS, E O CONSEQUENTE   REDIMENSIONAMENTO NECESSÁRIO, DEIXARAM NA MEMÓRIA ECLESIAL UMA RECORDAÇÃO NÃO MUITO AGRADÁVEL QUE LEVOU, SOBRETUDO, A UMA ESPÉCIE DE POSIÇÃO DEFENSIVA SUBCONCIENTE;- É MELHOR PÔ-LO DE PARTE.
COMO O CONCÍLIO VATICANO II – SOBRETUDO NO TEXTO BREVE E DENSO DA LUMEN GENTIUM, 4 – COMEÇA A RECUPERAR-SE A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO CHAMADO TEMPO DA IGREJA. O MAGISTÉRIO DO BEATO JOÃO PAULO II DESENVOLVEU E AMPLIOU POSTERIORMENTE ESTA SEMENTE DO VATICANO II EM VÁRIAS OCASIÕES, ESPECIALMENTE NAS SUAS ENCÍCLICAS DOMINUM ET VIVIFICANTEM 1986 E REDEMPTORIS MISSIO 1990. A CATEQUESE  NESTE ANO DA FÉ ENFRENTA UM AUTÊNTICO E ESTIMULANTE DESAFIO;-PÔR OS FIÉIS EM CONTATO COM ESTA FONTE VIVA QUE QUER E DEVE BROTAR EM TODOS ELES. COM EFEITO, SE CRISTO TIVESSE RESSUSCITADO E SUBIDO A DIREITA DO PAI E COM ISTO TUDO SE TIVESSE CONCLUÍDO, DE QUE MODO A SUA VITÓRIA TERIA A VER CONOSCO? SERIA, NO MÁXIMO, A ESPERANÇA DE PODER ALCANÇAR UM DIA O LUGAR ONDE CHEGOU UM DE NÓS, NOSSA CABEÇA E NOSSO PASTOR. MAS, COMO FOI DITO ANTERIORMENTE, O QUE CONSTITUI O EVANGELHO É QUE CRISTO RESSUSCITADO, TENDO RECEBIDO O ESPÍRITO SANTO EM PLENITUDE, O DÁ Á SUA IGREJA EM ABUNDÂNCIA E A TODOS AQUELES QUE SE CONVERTEM A SÃO BATIZADOS.
E É PRECISAMENTE COM O DOM DO ESPÍRITO SANTO COMO CONSEQUÊNCIA DA GLORIFICAÇÃO DE JESUS QUE SE DÁ A GRANDE NOVIDADE QUE SUPERA E LEVA Á PLENITUDE O ANTIGO TESTAMENTO. POR ISSO, É NECESSÁRIO TER SEMPRE BEM PRESENTE QUE A AÇÃO SALVÍFICA DA TRINDADE SE CUMPRE NA DINÂMICA DO MISTÉRIO PASCAL EM TRÊS FASES INSEPARÁVEIS;- A PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO, A SUA RESSURREIÇÃO E O DOM DO ESPÍRITO SANTO. DESPREZAR E NÃO EXPLICITAR PASTORALMENTE, COM TODA A SUA NOVIDADE E A DINÂMICA QUE SE CRIA COM O DOM DO ESPÍRITO SANTO, É UMA DAS CAUSAS DA ANEMIA DE QUE SOFRE HOJE O CRISTIANISMO. O ESPÍRITO SANTO QUE FUNDA E VIVIFICA A IGREJA, DE FATO, É O ESPÍRITO DE CRISTO. A AÇÃO DE JESUS CRISTO E A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO- - AS DUAS MÃOS DO PAI SANTO IRINEU)- DEVEM ANDAR SEMPRE JUNTAS E ENTRELAÇADAS ENTRE SI, ILUMINANDO-SE E EXPLICANDO-SE UMA COM A OUTRA. A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO NO DIA DE PENTECOSTES COMO DOM DO RESSUSCITADO SOBRE OS APÓSTOLOS REUNIDOS COM MARIA, AS MULHERES E OUTROS DISCÍPULOS, CONSTITUI DE FATO O NASCIMENTO DA IGREJA. É O ESPÍRITO DE CRISTO QUE VIVIFICA, UNIFICA E DIRIGE A IGREJA, DADO TRATAR-SE DO MESMO ESPÍRITO QUE ESTÁ PRESENTE NA CABEÇA E NOS MEMBROS COMO PRINCÍPIO VITAL.
É URGENTE QUE AS NOSSAS CATEQUESES AJUDEM OS FIÉIS A TOMAR CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA CAPITAL DA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO COMO PRINCÍPIO VITAL DA IGREJA E DA VIDA DE CADA CRISTÃO. O ESPÍRITO FOI ENVIADO PELO PAI NO DIA DE PENTECOSTES PARA SANTIFICAR CONTINUADAMENTE A IGREJA. ESTA AÇÃO É RECONHECIDA TAMBÉM EM OUTRAS PASSAGENS DOS DOCUMENTOS CONCILIARES. A SANTIFICAÇÃO É FUNDAMENTALMENTE UMA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR;- TRATA-SE DE UMA REGENERAÇÃO ESPIRITUAL, DE UMA NOVA CRIAÇÃO, DE UMA NOVA VIDA, OBRA DE CRISTO, PELO SEU ESPÍRITO. TRATA-SE, DEFINITIVAMENTE, DA REDENÇÃO DE CRISTO QUE O ESPÍRITO SANTO REALIZA, PERSONALIZA E INTERIORIZA.
A REDENÇÃO DE CRISTO, NOS SEUS TRÊS ASPECTOS INSEPARÁVEIS – OU SEJA, COMO LIBERTAÇÃO DO MAL, DA MORTE E DA PRESSÃO EXTERNA DA LEI; COMO PERDÃO DO PECADO, CURA, REGENERAÇÃO E RECONCILIAÇÃO;- E COMO DIVINIZAÇÃO – É OBRA CONJUNTA DA TRINDADE. O PAI TOMA A INICIATIVA E ENVIA;- O FILHO ENCARNA E CUMPRE A MEDIAÇÃO ANTROPOLÓGICA – UM SER HUMANO NO ESPAÇO E NO TEMPO- E O ESPÍRITO SANTO REALIZA, PERSONALIZA E INTERIORIZA A SALVAÇÃO EM CADA PESSOA QUE O ACOLHE EM TODOS OS TEMPOS E LUGARES. É TAMBÉM IMPORTANTE CONHECER A HIERARQUIA DOS DONS QUE PROCEDEM DO ESPÍRITO SANTO. EM PRIMEIRO LUGAR A EXPERIÊNCIA DAS TRÊS VIRTUDES TEOLOGAIS;- FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE. SÃO ASSIM CHAMADAS, PORQUE TÊM COMO OBJETO DEUS, OU SEJA, ASSENTAM E ALIMENTAM-SE EM DEUS. É O ESPÍRITO SANTO QUE REALIZA E INTERIORIZA A SUA PRESENÇA NO CRENTE DE MODO QUE ESTE SE POSSA APOIAR E CONSOLIDAR NO PRÓPRIO DEUS. EM SEGUNDO LUGAR, OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO, COMO CONSEQUÊNCIA E EFEITO DE UMA VIDA TEOLOGAL;- AMOR, ALEGRIA, PAZ, PACIÊNCIA, BENEVOLÊNCIA, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO E TEMPERANÇA. EM TERCEIRO LUGAR, OS DONS OU CARISMAS ESPECIAIS QUE O ESPÍRITO CONCEDE A CADA UM PARA A EDIFICAÇÃO E UNIDADE DA IGREJA. CARISMAS DE DISCERNIMENTO E DE GOVERNO PARA A CONDUÇÃO DA IGREJA, E CARISMAS MÚLTIPLOS DISTRIBUÍDOS A TODOS, PARA SER CAPAZ DE SE CONSOLIDAR NUMA VARIEDADE DE OBRAS E DE SE EMPENHAR NA RENOVAÇÃO E NO CRESCIMENTO DA IGREJA. CADA ASPECTO DA VIDA CRISTÃ – O ANÚNCIO, A LITURGIA E OS SACRAMENTOS, A VIDA MORAL COM O TESTEMUNHO DA CARIDADE, E A VIDA DE ORAÇÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA – ENCONTRAM A SUA AUTENTICIDADE E FECUNDIDADE NAQUELE QUE É O SENHOR DA VIDA.
O ESPÍRITO SANTO ADORADO E GLORIFICADO;- TAL COMO RELATIVAMENTE Á NATUREZA DIVINA DE JESUS , TAMBÉM PARA A IGUALDADE ENTRE O PAI E O FILHO NÃO FALTARAM AS DISCUSSSÕES. O CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA I ACRESCENTOU ESTAS EXPRESSÕES AO TEXTO DO CREDO DE NICEIA PARA EXPLICITAR A NATUREZA DIVINA DO ESPÍRITO SANTO;- E PROCEDE DO PAI E DO FILHO; E COM O PAI E O FILHO É ADORADO E GLORIFICADO. UM CONTRIBUTO FUNDAMENTAL FOI DADO PELA TEOLOGIA DE SÃO BASÍLIO, CUJO TEXTO SOBRE O ESPÍRITO SANTO CONSTITUI ATÉ AOS NOSSOS DIAS UMA OBRA DE GRANDE DENSIDADE.
HOJE, O PROBLEMA NÃO É TANTO A DISCUSSÃO ACERCA DA NATUREZA DIVINA DO ESPÍRITO SANTO, MAS SIM UMA TENDÊNCIA PARA IDENTIFICAR O ESPÍRITO SANTO COM A DIMENSÃO ESPIRITUAL DA REALIDADE E DO UNIVERSO, INCLUINDO TAMBÉM O PRÓPRIO ESPÍRITO HUMANO, TORNANDO PROPÍCIO UM PANTEÍSMO DO TIPO NEW AGE. NO QUE SE REFERE A ESTA TENDÊNCIA, CHAMADA TAMBÉM GNÓSTICA, AS AFIRMAÇÕES DE SÃO PAULO NA SUA CARTA AOS ROMANOS SÃO DE GRANDE CLAREZA;- VÓS NÃO RECEBESTES UM ESPÍRITO DE ESCRAVOS PARA RECAIR NO MEDO,MAS RECEBESTES UM ESPÍRITO DE FILHOS ADOTIVOS, POR MEIO DO QUAL CHAMAMOS;- ABBÁ! PAI!. O PRÓPRIO ESPÍRITO ASSEGURA AO NOSSO ESPÍRITO QUE SOMOS FILHOS DE DEUS. EFETIVAMENTE, A HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO CORAÇÃO DOS CRENTES COMPORTA CLARAMENTE UMA DISTINÇÃO ENTRE O ESPÍRITO DE DEUS QUE O VISITA E O ESPÍRITO  OU CONDIÇÃO ESPIRITUAL DA PESSOA QUE ACOLHE O DOM.
ELE QUE FALOU PELOS PROFETAS;- ESTA AFIRMAÇÃO REMETE DE NOVO PARA A IDEIA DE QUE A OBRA DA REDENÇÃO É UMA AÇÃO COLETIVA DE DEUS UNO E TRINO;- TAMBÉM NO ANTIGO TESTAMENTO A INICIATIVA REDENTORA É DO PAI ATRAVÉS DO FILHO (O VERBO) E NA DINÂMICA DO ESPÍRITO. ABORDAR ESTE ARTIGO É UMA OCASIÃO PROPÍCIA PARA EXPLICAR AOS FIÉIS A DIFERENÇA ENTRE A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO – UMA PRESENÇA PONTUAL QUE SE DÁ EM PESSOAS INDIVIDUAIS;- PROFETAS, REIS,...- E A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO. UMA PRESENÇA CONSTITUTIVA;- O ESPÍRITO SANTO É DERRAMADO SOBRE UMA COMUNIDADE, SOBRE UMA INSTITUIÇÃO, TAL COMO ERA O GRUPO DOS DOZE REUNIDOS COM MARIA, AS MULHERES E A MULTIDÃO DOS DISCÍPULOS, OU SEJA, A IGREJA NA SUA VISIBILIDADE HISTÓRICA, NA HUMANIDADE DOS DISCÍPULOS DE CRISTO CHAMADOS A UMA CONVERSÃO PERMANENTE.
CREIO NA IGREJA;- NENHUMA OUTRA AFIRMAÇÃO DE FÉ COMO ESTA SUSCITA TAMANHA DIFICULDADE. AS RESERVAS EM RELAÇÃO Á IGREJA PROVÊM NÃO SÓ DOS AFASTADOS, MAS TAMBÉM DOS QUE HABITUALMENTE PARTICIPAM NA VIDA DA IGREJA. NÃO HÁ DIFICULDADE EM SE DESLUMBRAR E FASCINAR COM A FIGURA EXTRAORDINARIAMENTE LIVRE, DE UMA SINGULARIDADE ÚNICA E COM A CARGA POR VEZES PROVOCADORA DE JESUS DE NAZARÉ;- MAS TEMOS DIFICULDADES, RESERVAS E QUESTÕES RELATIVAMENTE Á IGREJA, Á SUA FIGURA HISTÓRICA, AOS SEUS REPRESENTANTES, ÁS SUAS INSTRUÇÕES E INSTITUIÇÕES.
E, CONTUDO, A AFIRMAÇÃO DE FÉ CREIO NA IGREJA ACOMPANHA DESDE OS PRIMEIROS SÉCULOS O CAMINHO DOS CRISTÃOS. PROCUREMOS COMPREENDER. EM PRIMEIRO LUGAR, DEVEMOS OBSERVAR QUE A AFIRMAÇÃO ACERCA DA IGREJA VEM IMEDIATAMENTE A SEGUIR Á CONFISSÃO DO ESPÍRITO SANTO. POR CONSEGUINTE, CONSTITUI MUITO MAIS DO QUE UM APÊNDICE SIGNIFICATIVO, JUNTAMENTE COM AS ÚLTIMAS VERDADES ACERCA DO BATISMO, DA RESSURREIÇÃO DA CARNE E DA VIDA ETERNA, DE TODO O SÍMBOLO. O QUE SE QUER EXPRIMIR É QUE EXISTE UM VÍNCULO INTRÍNSECO E INDISSOLÚVEL ENTRE O MISTÉRIO TRINITÁRIO E A REALIDADE DA IGREJA QUE ENCARNA NA HISTÓRIA A ECONOMIA DAS RELAÇÕES QUE DEUS ENTENDEU TRAVAR COM A HUMANIDADE E COM CADA INDIVÍDUO. NÃO SÓ. CADA UMA DAS VERDADES SINGULARES DA ÚLTIMA PARTE DO SÍMBOLO NÃO SE PODE CONCEBER COMO ISOLADAS UMAS DAS OUTRAS, MAS COMO UM PROCESSO UNITÁRIO QUE, NASCIDO NO CORAÇÃO E NA MENTE DE DEUS, TEM O OBJETIVO DE LEVAR AO CUMPRIMENTO SALVÍFICO CADA FILHO DO HOMEM.
ESTA INTERDEPENDÊNCIA PROFUNDA ENTRE O MISTÉRIO DE DEUS E A REALIDADE DA IGREJA NÃO TEM INTENÇÃO DE DIVINIZAR A IGREJA, COMO SE A COLOCASSE SOBRE O MESMO PLANO DE DEUS. NO TEXTO LATINO NÃO SE DIZ (CREDO IN ECCLESIAM), MAS (CREDO ECCLESIAM). O FIM DO NOSSO ATO DE FÉ NÃO É A IGREJA, MAS DEUS;- NÃO UM DEUS QUALQUER, MAS AQUELE DEUS A QUEM APROUVE NA SUA BONDADE E SABEDORIA, REVELAR-SE A SI MESMO E DAR A CONHECER O MISTÉRIO DA SUA VONTADE, SEGUNDO O QUAL OS HOMENS, POR MEIO DE CRISTO, VERBO ENCARNADO, TÊM ACESSO AO PAI NO ESPÍRITO SANTO E SE TORNAM PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA. A IGREJA NÃO É A QUARTA PESSOA DA TRINDADE. O QUE É QUE SIGNIFICA ENTÃO CREIO NA IGREJA? SIGNIFICA;- CREIO QUE O MISTÉRIO DE DEUS SE MANIFESTOU AO MUNDO MEDIANTE AQUELA HISTÓRIA DE RELAÇÕES QUE, INICIADA COM A CRIAÇÃO NO ALVOR DOS TEMPOS, DEPOIS SE MANIFESTOU HISTORICAMENTE COM A VOCAÇÃO DE ABRAÃO E DO POVO DE ISRAEL;- SE CUMPRIU NA PESSOA E NOS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE JESUS, VERBO ENCARNADO;- ESTÁ PRESENTE MEDIANTE O ESPÍRITO SANTO NUM POVO PARTICULAR, A IGREJA, TAL COMO NO SEU SACRAMENTO VISÍVEL;- E TERÁ A SUA PLENITUDE NO FINAL DOS TEMPOS. DEUS ENTROU NA NOSSA HISTÓRIA ATRAVÉS DE VICISSITUDES PARTICULARES, MAS PARA DAR UM SIGNIFICADO E ANUNCIAR A TODOS A BOA NOTÍCIA DO SEU AMOR GRATUITO E MISERICORDIOSO.
O CONCÍLIO VATICANO II EXPRESSOU A MODALIDADE COM QUE DEUS ENTROU EM RELAÇÃO COM A HUMANIDADE;- APROUVE A DEUS SALVAR E SANTIFICAR OS HOMENS, NÃO INDIVIDUALMENTE, EXCLUÍDA QUALQUER LIGAÇÃO ENTRE ELES, MAS CONSTITUINDO-OS EM POVO QUE O CONHECESSE NA VERDADE E O SERVISSE SANTAMENTE. ISTO PREDETERMINA E SUGERE COERENTEMENTE TAMBÉM A MODALIDADE COM QUE NOS PODEMOS PÔR EMRELAÇÃO COM DEUS. É IMPENSÁVEL UMA COMUNHÃO COM O DEUS DA ALIANÇA, COM O DEUS DE ISRAEL E DE JESUS, QUE POSSA FICAR INTIMAMENTE FECHADA NA CONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO OU QUE SE POSSA REDUTORAMENTE SOLUCIONAR COM EXPERIÊNCIAS ESPIRITUALISTAS. A RELAÇÃO COM DEUS É CHAMADA A ESPALHAR-SE E A HISTORICIZAR-SE NO VASTO E RICO CAMPO DA RELAÇÃO COM OS OUTROS. A FÉ EM DEUS ASSUME DESDE AS ORIGENS, COM ABRAÃO, A FORMA DE UM ACONTECIMENTO HISTÓRICO. E O NOVO TESTAMENTO COMPLETA ESTA LÓGICA. O EVANGELHO DE JOÃO INTERPRETA A MORTE DE JESUS Á LUZ DO DESÍGNIO DE DEUS DE REUNIR OS FILHOS DE DEUS QUE ESTAVAM DISPERSOS. A CARTA AOS EFÉSIOS DESCREVE A OBRA DE DEUS EM CRISTO COMO A DESTRUIÇÃO DO MURO DE SEPARAÇÃO E COMO A RECONCILIAÇÃO DE TODOS, JUDEUS E PAGÃOS, NUM SÓ CORPO. A EXPERIÊNCIA CRISTÃ NÃO PEDE QUE O CRENTE ESTEJA SOMENTE ORIENTADO PARA O INTERIOR DE SI MESMO E TENDAUNICAMENTE A UMA PROFUNDIDADE ESPIRITUAL PRÓPRIA MAS, SIM, ELA É IMERSÃO NUM DESÍGNIO DIVINO QUE SE REALIZOU E SE PODE REALIZAR UNICAMENTE ATRAVÉS DA HISTÓRIA, NA EXPECTATIVA DA PLENITUDE FINAL.  ISTO IMPLICA A RENÚNCIA A PERCURSOS INDIVIDUALISTAS, A POSIÇÕES CRÍTICAS QUE PODERIAM CONDUZIR AO ROMPER COM A IGREJA, A NAVEGAÇÕES SOLITÁRIAS QUE ENCERRARIAM A EXPERIÊNCIA DA FÉ NO REDUZIDO PERÍMETRO DA NOSSA EXPERIÊNCIA PESSOAL E DO NOSSO GRUPO DE PERTENÇA. A PARTIR DAQUI PODE COMPREENDER-SE COMO A IGREJA SEMPRE REJEITOU E LUTOU CONTRA TODAS AS MANIFESTAÇÕES DA VERDADE REVELADA E VIU SEMPRE NAS HERESIAS E NOS CISMAS O OBSTÁCULO MAIS PERIGOSO PARA A SUA UNIDADE. TORNOU-SE CÉLEBRE A EXPRESSÃO DE SÃO CIPRINIANO;- NÃO PODE TER DEUS POR PAI, QUEM NÃO TEM A IGREJA POR MÃE. O QUE QUER DIZER QUE A FÉ CRISTÃ É, POR ESSÊNCIA, UMA FÉ ECLESIAL. CASO CONTRÁRIO, ESTARÍAMOS PERANTE UM DEUS OU UM CRISTO QUE ERAM UMA MERA PROJEÇÃO DAS NECESSIDADES E DOS DESEJOS DO SUJEITO. SEM A IGREJA, O CRENTE ESTÁ SOZINHO CONSIGO MESMO, A LIDAR COM UM DEUS QUE SE TORNA A PROJEÇÃO DOS SEUS DESEJOS, O BRINQUEDO DOS SEUS DIVERTIMENTOS, PRONTO PARA SER QUEBRADO E DEITADO FORA LOGO QUE, AQUELE DEUS, CRIADO Á SUA IMAGEM, JÁ NÃO RESPONDER ÁS SUAS PRÓPRIAS EXPECTATIVAS.
AS GRANDES IMAGENS NEOTESTAMENTÁRIAS DA IGREJA – POVO DE DEUS, CORPO DE CRISTO, TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO,- RETOMADAS PELO VATICANO II E PELO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, DÃO-NOS SUBSEQUENTES APROFUNDAMENTOS ACERCA DA NATUREZA DA IGREJA, COMO REALIDADE COMUNITÁRIAE, PORTANTO, TAMBÉM COMO ORGANISMO VISÍVEL E COMO INSTITUIÇÃO HISTÓRICA, - E AO MESMO TEMPO, COMO REALIDADE MISTÉRICA, NÃO PERTENCENTE ÁS POTÊNCIAS DESTE MUNDO. ATRAVÉS DA FORMA DE UMA REALIDADE DESTE MUNDO – A IGREJA É UM POVO, É UM CORPO, UM TEMPLO...NÃO É UMA ABSTRATA E INVISÍVEL, ELA REVELA A REALIDADE DO MUNDO DE DEUS. NESTE SENTIDO, A IGREJA É DEFINIDA COMO UM SACRAMENTO, OU SEJA, UMA REALIDADE VISÍVEL, QUE SE MANIFESTA NESTE MUNDO, MAS REVELADORA E PORTADORA DE UMA REALIDADE INVISÍVEL, PERTENCENTE AO MUNDO DE DEUS, COMO REFERE UM BELO TEXTO DA SACROSANCTUM CONCILIUM;- IGREJA, QUE É SIMULTANEAMENTE HUMANA E DIVINA, VISÍVEL E DOTADA DE ELEMENTOS INVISÍVEIS, EMPENHADA NA AÇÃO E DADA Á CONTEMPLAÇÃO, PRESENTE NO MUNDO E, TODAVIA, PEREGRINA, MAS DE FORMA QUE O QUE NELA É HUMANO SE DEVE ORDENAR E SUBORDINAR AO DIVINO, O VISÍVEL AO INVISÍVEL, A AÇÃO Á CONTEMPLAÇÃO, E O PRESENTE Á CIDADE FUTURA QUE BUSCAMOS.
A IGREJA É CRIATURA DE DEUS. NÃO É EM PRIMEIRO LUGAR POVO, MAS É ACIMA DE TUDO DE DEUS;- É UM POVO ESCOLHIDO POR DEUS POR DEUS E É PROPRIEDADE DE DEUS. ISTO IMPLICA QUE PARA COMPREENDER A NATUREZA DA IGREJA NÃO SE DEVE, EM PRIMEIRO LUGAR, ESTUDAR A NATUREZA SOCIOLÓGICA DO POVO, PARA DEPOIS SE ACRESCENTAR EM APÊNDICE QUE SE TRATA DE UM POVO PECULIAR NA MEDIDA EM QUE PERTENCE A DEUS. É EXATAMENTE O CONTRÁRIO. A IGREJA É O SINAL DA PERTENÇA A DEUS. É CERTO, É UM TIPO DE PERTENÇA QUE SE DÁ E SE VERIFICA NA FORMA DE UMA COMPANHIA QUE PODE SER COMPARADA COM UM POVO. O CELEBÉRRIMO TEXTO DO CONCÍLIO DIZ;- ESTE POVO MESSIÂNICO TEM POR CABEÇA CRISTO, POR CONDIÇÃO A DIGNIDADE E A LIBERDADE DOS FILHOS DE DEUS, A SUA LEI É O NOVO MANDAMENTO, O DE AMAR, TEM POR FIM O REINO DE DEUS, AFIRMA EXATAMENTE ESTA DIFERENÇA ENTRE A IGREJA E QUALQUER OUTRO MODELO MUNDANO. AS ANALOGIAS HUMANAS DE SOCIEDADE E DE POVO, APESAR DE NECESSÁRIAS, SÃO, CONTUDO, INADEQUADAS PARA TRADUZIR COMPLETAMENTE O MISTÉRIO DA IGREJA. COM EFEITO, NENHUMA EXPERIÊNCIA HUMANA DE SOCIEDADE E DE POVO, MESMO QUE SIGNIFICATIVA, PODE DIZER O QUE SIGNIFICA VIVER TENDO COMO CABEÇA E GUIA CRISTO, QUE AGORA REINA GLORIOSO NO CÉU. ESTA É A TIPICIDADE DO POVO CRISTÃO;- UMA TIPICIDADE QUE SE DERRAMA TAMBÉM NO PLANO DA REFORMA DA IGREJA, HOJE PARTICULARMENTE INVOCADA POR GRUPOS CONSISTENTES DE FIÉIS. A REFORMA DA IGREJA NÃO CONSISTE TANTO OU UNICAMENTE NA RENOVAÇÃO, APESAR DE NECESSÁRIA, DAS SUAS ESTRUTURAS, MAS SOBRETUDO NA PURIFICAÇÃO DE TUDO O QUE NELA NÃO É AUTÊNTICO OU ESSENCIAL. A IGREJA NÃO NASCE DA VONTADE DO HOMEM, NÃO VEIO DA VONTADE DOS SEUS MEMBROS O FATO DE SE REUNIR, NÃO SE UNE POR MOTIVO DE AFINIDADES PSICOLÓGICAS OU CULTURAIS. ELA NÃO É NEM SEQUER UM GRUPO DE PARTILHA DE PROGRAMAS POLÍTICO-SOCIAIS OU DE MANIFESTOS IDEOLÓGICOS;- NEM SE REUNE POR HOMOGENEIDADES RELIGIOSAS, CORRESPONDENTES ÁS NECESSIDADES MAIS PROFUNDAS DO ESPÍRITO HUMANO. O POVO DE DEUS É REUNIDO POR DEUS. NASCE E CRESCE POR SUA VONTADE, É CONVOCADO PELA SUA PALAVRA, NÃO PELAS NOSSAS, PELA SUA DECISÃO, NÃO PELAS NOSSAS. É CONVOCADO PARA LOUVAR A DEUS, NÃO PARA SE LOUVAR A SI PRÓPRIO;- PARA SER TESTEMUNHA DA SUA MENSAGEM, NÃO DAS NOSSAS. É CONVOCADO PARA SERVIR OS INTERESSES DE DEUS, NÃO OS PRÓPRIOS, PARA MANTER ELEVADO NA HISTÓRIA HUMANA O PESO DE DEUS, NÃO PARA SERVIR OS PODERES MUNDANOS. POR CONSEGUINTE, ESTE POVO É COLOCADO Á PARTE PELO PRÓPRIO DEUS, DISTINTO E SEPARADO DE TODOS OS OUTROS POVOS, NÃO PARA CIRCUNSCREVER EM SI PRÓPRIO A SALVAÇÃO DE DEUS, MAS PARA UMA MISSÃO SALVÍFICA UNIVERSAL. ESTA DIFERENÇA, RELATIVAMENTE AOS OUTROS POVOS, NÃO É VIVIDA EM TERMOS MUNDANOS DE PRIVILÉGIO OU DE ORGULHO, MAS EMTERMOS BÍBLICOS DE TESTEMUNHO, DE SERVIÇI E DE MISSÃO.
UMA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA;- ESTES QUATRO ATRIBUTOS, INSEPARAVELMENTE LIGADOS ENTRE SI, INDICAM TRAÇOS ESSENCIAIS DA IGREJA E DA SUA MISSÃO. A IGREJA NÃO OS CONFERE A SI MESMA;- É CRISTO QUE, PELO ESPÍRITO SANTO, CONCEDE Á SUA IGREJA QUE SEJA UMA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLOCA. TAMBÉM ESTAS CARACTERISTICAS, PRESENTES NO SÍMBOLO DA FÉ, ATUALMENTE SÃO MUITAS VEZES LIDAS Á LUZ DO SEU CONTRÁRIO, SEGUNDO A SENSIBILIDADE HODIERNA, MAIS ATENTA ÁS DIMENSÕES HISTÓRICAS DA IGREJA;- A IGREJA É SANTA, MAS TAMBÉM É PECADORA;- É UMA, MAS APRESENTA-SE DIVIDIDA;- É CATÓLICA, MAS É SEMPRE ATRAVESSADA POR TENTAÇÕES RETRÓGRADAS E SECTÁRIAS;- É APOSTÓLICA, MAS O QUE É QUE SIGNIFICA PROPRIAMENTE APOSTOLICIDADE?   
COMO AFIRMA O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, ESTES ATRIBUTOS SÃO CONFERIDOS Á IGREJA COMO DONS, NÃO PARA A SUA GLÓRIA TERRENA, MAS PARA QUE O MUNDO CREIA E, ACREDITANDO, SE SALVE. É A PRÓPRIA SALVAÇÃO DE DEUS A SOLICITAR QUE O SEU DESÍGNIO SEJA UNITÁRIO (DAÍ, A UNIDADE);- QUE SEJA UM DESÍGNIO QUE TORNE VISÍVEL A NATUREZA ÍNTIMA DE DEUS (DAÍ, A SANTIDADE) E ABRACE TODA A HISTÓRIA HUMANA E A TOTALIDADE DO COSMO (DAÍ, A CATOLICIDADE);- E QUE ESSE DESÍGNIO PERMANEÇA ÍNTEGRO E VIVO Á CONSUMAÇÃO DOS TEMPOS E SEJA IMUNE A EMPOBRECIMENTOS, FALSIFICAÇÕES, REDUÇÕES SUBSTANCIAIS QUE POSSAM PREJUDICAR A DEFINITIVIDADE E O CARATER ABSOLUTO DA NOVA ALIANÇA 9DAÍ, A APOSTOLICIDADE0.
CREIO NA SANTA IGREJA;- UM POVO DE PECADORES REDIMIDOS;- COMEÇAMOS PELA SANTIDADE, QUER PORQUE O SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS A ENUMERA EM PRIMEIRO LUGAR, QUER PORQUE SE APRESENTA LOGO COMO O AUTÊNTICO PARADOXO DA IGREJA. ANTES DE MAIS, DEVE COMPREENDER-SE O SIGNIFICADO DE SANTIDADE NO MISTÉRIO DE DEUS. NÓS ESTAMOS DEMASIADO HABITUADOS, QUANDO OUVIMOS FALAR DE SANTIDADE, A PENSAR NA PERFEIÇÃO ÉTICA, NA AUSÊNCIA DE DEFEITOS, NAS VIRTUDES HEROICAS. A PARTIR DAQUI, TRANSFERIMOS PARA DEUS ESTAS NOSSAS IDEIAS DE SANTIDADE, CONSIDERANDO-O O SUMAMENTE PERFEITO, O SUMAMENTE VIRTUOSO. OS MAIS INGENUOS PODEM MESMO ATÉ IR MAIS LONGE. SANTIDADE SIGNIFICA SEPARAÇÃO DA PROFANAÇÃO, ALTERIDADE, DIFERENÇA, TRANSCENDÊNCIA. NESTE SENTIDO, DEUS É O INACESSÍVEL, É AQUELE QUE HABITA NOS CÉUS, É O TOTALMENTE OUTRO, É AQUELE QUE SE DISTINGUE DO MUNDO COMO SAGRADO SE DISTINGUE DO PROFANO. MAS A DIVERSIDADE DE DEUS, A SUA SEPARAÇÃO DO HOMEM E DO MUNDO, NÃO TEM A FINALIDADE DE ALARGAR O FOSSO ENTRE ELE E NÓS. DEUS É SANTO, PORQUE AMA E SALVA ESTE MUNDO, PORQUE DÁ AO MUNDO UMA SOBERANIA, UMA CONDUÇÃO, UMA COMUNHÃO QUE O MUNDO NÃO PODE ABSOLUTAMENTE DAR-SE A SI PRÓPRIO.NO INÍCIO DO DECÁLOGO BÍBLICO TORNA-SE CLARA ESTA CARACTERÍSTICA DE DEUS. EU SOU O SENHOR TEU DEUS, QUE TE TIROU DA TERRA DO EGITO, DA CASA DA ESCRAVIDÃO.
JESUS É O SANTO DE DEUS, PORQUE, ELE QUE TINHA A CONDIÇÃO DIVINA, MAS NÃO SE APEGOU Á SUA IGUALDADE COM DEUS. PELO CONTRÁRIO, ESVAZIOU-SE A SI MESMO, ASSUMINDO A CONDIÇÃO DE SERVO. É SOBRETUDO NA CRUZ QUE JESUS MOSTRA A SANTIDADE DE DEUS;- É AL QUE SE VÊ EM QUE SENTIDO O DEUS  TRINITÁRIO É SANTO, OU SEJA, É OUTREM, PORQUE O FILHO SE SACRIFICOU ATÉ AQUELE PONTO PELA HUMANIDADE. A ALTERIDADE DE DEUS ESTÁ DESTINADA A ALCANÇAR A REALIDADE DE UMA SUA COMUNHÃO CONOSCO QUE O MUNDO NEM SEQUER PODIA SONHAR, E MUITO MENOS PRODUZIR. NESTE SENTIDO, ACIMA DE TUDO, A IGREJA É SANTA. DI-LO O APÓSTOLO PEDRO;- VÓS, PORÉM, SOIS RAÇA ELEITA, SACERDÓCIO RÉGIO, NAÇÃO SANTA;- O QUE SIGNIFICA SEPARADA, ESCOLHIDA POR DEUS, ELEITA POR DEUS, ANALOGAMENTE AO POVO ANTIGO. MAS SANTA PORQUE? SOIS UM POVO ADQUIRIDO POR DEUS, PARA PROCLAMAR AS OBRAS MARAVILHOSAS DAQUELE QUE VOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA LUZ MARAVILHOSA. ESTA REFLEXÃO FAZ-NOS COMPREENDER TAMBÉM O PARADOXO DA SANTIDADE NA IGREJA, QUE ENGLOBA PECADORES NO SEU SEIO. E DEVE SOLUCIONAR, DE UMA VEZ POR TODAS, O INCÓMODO QUE TODOS EXPERIMENTAMOS QUANDO CONFESSAMOS QUE A IGREJA É SANTA. O INCÓMODO É FORTE, SE COLOCADO PERANTE UMA CONCEÇÃO ÉTICA DA SANTIDADE. COM EFEITO, OS SÉCULOS DE HISTÓRIA DA IGREJA ESTÃO DE TAL MODO CHEIOS DE CULPAS HUMANAS DE TODOS OS TIPOS QUE É BEM COMPREENSÍVEL A ATERRADORA VISÃO DE DANTE, QUE VIU SENTADA NO CARROTRIUNFAL DA IGREJA A GRANDE MERETRIZ DA BABILÓNIA. E OS PADRES DA IGREJA, QUANDO FALAVAM DA SANTIDADE DA IGREJA, USAVAM MESMO EXPRESSÕES OUSADAS, COMO A DA CASTA MERETRIX.
A IGREJA É UMA CASTA MERETRIX. MAS O ADJETIVO CASTO, SANTO, APLICADO Á IGREJA, NÃO PRETENDE EM PRIMEIRO LUGAR INDICAR A SANTIDADE MORAL DOS SEUS MEMBROS;- NEM SEQUER PRETENDE INDICAR, EM PRIMEIRO LUGAR, OS SANTOS, AOS QUAIS É PUBLICAMENTE E COMUNITARIAMENTE RECONHECIDA UMA RESPOSTA EXEMPLAR, COM FREQUÊNCIA HEROICA, Á GRAÇA DE DEUS. É CERTO, A IGREJA É SANTA POR ESTES FRUTOS DE RESPOSTA EXEMPLAR QUE AO LONGO DA HISTÓRIA O ESPÍRITO CONTINUA A SUSCITAR. MAS A IGREJA É CONFESSADA COMO SANTA, MESMO NO MEIO DA PECAMINOSIDADE. ESTE É O PARADOXO. O SONHO PIEDOSO DE UMA IGREJA FEITA DE PUROS, DE HERÓIS, DE GENTE VIRTUOSA, DE VEZ EM QUANDO REAPARECE NA HISTÓRIA. A IGREJA É SANTA, PORQUE É SINAL DA FIDELIDADE OBSTINADA DE DEUS Á NOVA ALIANÇA QUE NA PÁSCOA DE CRISTO FOI DEFINITIVAMENTE ENTREGUE Á HUMANIDADE. A IGREJA É SANTA, PORQUE É EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS QUE NÃO SE DEIXA VENCER PELA INCAPACIDADE HUMANA. E É PRECISAMENTE POR CAUSA DESTA DEDICAÇÃO, QUE JÁ NÃO PODE VOLTAR ATRÁS, DE DEUS EM JESUS, QUE A IGREJA PERMANECE PARA SEMPRE O SEU POVO, A SUA COMUNIDADE, CHAMADA A TORNAR PRESENTE PARA O MUNDO INTEIRO A SANTIDADE DE DEUS, NÃO A NOSSA. ESTA É A FIGURA PARADOXAL DA IGREJA, QUE MOSTRA A GLÓRIA DE DEUS NA VERGONHA DO HOMEM.
E PRECISAMENTE NESTA ESTRUTURA DE SANTIDADE E DE PECADO, SIMULTANEAMENTE SANTA E SEMPRE NECESSITADA DE PURIFICAÇÃO, A IGREJA TORNA-SE A CONFIGURAÇÃO CONCRETA QUE ASSUME A GRAÇA DE DEUS NO MUNDO;- A SUA GRAÇA É SEMPRE GRAÇA DE MISERICÓRDIA, DE ACOLHIMENTO, DE PERDÃO. ESTA GRAÇA, NÓS VEMO-LA EM AÇÃO EM JESUS, NO SEU MODO DE SE COMPORTAR E DE SE RELACIONAR, NA SUA PALAVRA E NOS SEUS GESTOS DE PODER. A SANTIDADE DE JESUS NÃO É A SANTIDADE DE ALGUÉM QUE SE PÔE Á PARTE DO MUNDO DOS PECADORES, NÃO É A SANTIDADE DE QUEM VEM PARA O MEIO DE NÓS SEM SUJAR AS MÃOS. TALVEZ NÓS AMÁSSEMOS VER A SANTIDADE DESTA FORMA, COMO AFASTAMENTO ABSOLUTO DA SUJIDADE DA NOSSA CONDIÇÃO DE VIDA. E UMA CERTA HAGIOGRAFIA APRESENTOU, COM FREQUÊNCIA, DESTE MODO A SANTIDADE CRISTÃ. A SANTIDADE DE DEUS, QUE VEMOS EM JESUS, MANIFESTA-SE PRECISAMENTE NA CONVIVIALIDADE INTENCIONAL DE JESUS COM OS PECADORES. TODAS AS VEZES QUE NOS ESCANDALIZAMOS COM A IGREJA PORQUE É PECADORA, QUERENDO-A MAIS COERENTE, MAIS FIÉL, MAIS SANTA, CORREMOS O RISCO DE FICAR PARADOS NUMA CONCEÇÃO ÉTICA DA SANTIDADE, COMO SE ESTA FOSSE APENAS O RESULTADO DE ESFORÇOS HUMANOS HEROICOS.

A SANTIDADE DA IGREJA É, ACIMA DE TUDO, A SANTIDADE DOS PERDOADOS DOS SALVOS POR PURA GRAÇA. DOS SALVOS POR PURA GRAÇA. É CERTO, A SANTIDADE É TAMBÉM UMA TAREFA, UMA VOCAÇÃO, UMA RESPOSTA A DEUS. MAS A SATIDADE DO CRISTÃO É CHAMADA A SER, PRECISAMENTE, CRISTÃ, E NÃO OUTRA COISA. NÃO SE TRATA DE UMA SIMPLES PERFEIÇÃO ÉTICA, NEM UM PURO CULTIVO DA RESPECTIVA INTERIORIDADE, TALVEZ DE UM MODO ASCÉTICO ATÉ MUITO EMPENHADO, QUE CRIA, CONTUDO, DE UMA FORMA FARISAICA, UMA DISTÂNCIA NA RELAÇÃO COM OS OUTROS. A SANTIDADE MORAL IMPERFEITA DOS MEMBROS DA IGREJA ENCERRA UMA MENSAGEM CONSOLADORA, PORQUE SERIA DE TEMER UMA IGREJA FEITA DE HERÓIS, DE PUROS, DE VIRTUOSOS. SERIA, NO FUNDO, UMA IGREJA MUITO TRISTE, PORQUE SERIA INCAPAZ DE ACOLHER DEUS COMO MISERICÓRDIA E, POR CONSEGUINTE, INCAPAZ DE CONVIVER COM O MUNDO DOS PECADORES, OU SEJA, COM O MUNDODOS HOMENS E MULHERES DESTE MUNDO, QUE TODOS CONHECEMOS, QUE TODOS SOMOS. NO FUNDO, É CONSOLADOR,- DISSE BENTO XVI AOS JOVENS REUNIDOS EM COLÓNIA, NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, EM 20 DE AGÕSTO DE 2005- O FATO DE EXISTIR A ERVA DANINHA NA IGREJA. ASSIM, COM TODOS OS NOSSOS DEFEITOS PODEMOS CONTUDO TER A ESPERANÇA DE NOS ENCONTRARMOS AINDA NO SEGUIMENTO DE JESUS, QUE CHAMOU PRECISAMENTE OS PECADORES.

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