segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A FÉ PROFESSADA QUINTA PARTE – PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO. LIVRO VIVER O ANO DA FÉ.



CREIO NA IGREJA UMA E CATÓLICA;- UM POVO DIVIDIDO, MAS RECOLHIDO E REUNIDO PO DEUS;- CREIO NA IGREJA UMA. E DE NOVO ENCONTRAMOS O SINAL OPOSTO DA SUA DIVISÃO. MAS DEVEMOS PÔR A QUESTÃO;- O QUE SIGNIFICA A UNIDADE PARA A IGREJA? E AQUI, DEVEMOS UMA VEZ MAIS EVITAR SOBREPOR AS NOSSAS CONCEÇÕES HUMANAS E MUNDANAS DE UNIDADE, PENSANDO NA UNIDADE DA IGREJA COMO NA UNIDADE DE UM IMPÉRIO, OU DE UMA REPÚBLICA, OU DE UMA FEDERAÇÃO, OU DE UM PARTIDO. A UNIDADE DA IGREJA ESTÁ RADICADA NA PRÓPRIA UNIDADE DE DEUS E DO SEU DESÍGNIO SALVÍFICO. DISSE-O JESUS NA SUA ORAÇÃO ANTES DE MORRER;- PEÇO...PARA QUE TODOS SEJAM UM, COMO TU, PAI, ESTÁS EM MIM, E, EU EM TI. PRECISAMENTE; A UNIDADE ENTRE OS CRISTÃOS TEM COMO FONTE CAUSAL E EXEMPLAR O MISTÉRIO TRINITÁRIO. A UNIDADE DA IGREJA ESTÁ CHAMADA A SER A FORMA HISTÓRICA DAQUELA UNIÃO QUE EXISTE NO MUNDO DIVINO. E, NA MEDIDA EM QUE, EM DEUS, A UNIDADE DA NATUREZA DIVINA EXISTE NA TRINDADE DAS PESSOAS, ESTE É O MOTIVO PELO QUAL TAMBÉM A UNIDADE DA IGREJA PODE EXISTIR SOMENTE COMO UNIDADE CATÓLICA, OU SEJA, COMO UNIDADE NA MULTIPLICIDADE, NA PLURALIDADE, NA TOTALIDADE. SEM O DINAMISMO DA CATOLICIDADE, A UNIDADE FACILMENTE DEGENERA EM UNIFORMIDADE, EM MASSIFICAÇÃO AGUALITÁRIA, EM BAIRRISMO ASFIXIANTE, EMESTREITO PARTICULARISMO, OU MESMO EM ALGUMA FORMA DE MONARQUIA OLIGÁRQUICA. E SEM O DINAMISMO DA UNIDADE, A CATOLICIDADE PODERIA DEGENERAR EM FRAGMENTAÇÃO, DIVISÃO, LUTA PELA SUPREMACIA DE UNS SOBRE OS OUTROS. NO MISTÉRIO DE DEUS A UNIDADE OCORRE NA RELAÇÃO DOS DIFERENTES, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
A MÁXIMA UNIÃO OCORRE NA MÁXIMA DISTINÇÃO DAS PESSOAS. O DINAMISMO DA UNIDADE NÃO MORTIFICA, MELHOR, POTENCIA O DINAMISMO DA RELAÇÃO, DA MULTIPLICIDADE RELACIONAL. TAMBÉM A IGREJA, ENQUANTO POVO PERTENCENTE A DEUS, NÃO LHE PODE NEGAR A NATUREZA. UNIDADE E CATOLICIDADE SÃO, POR ASSIM DIZER, DUAS CARACTERÍSTICAS CHAMADAS A TRADUZIR, NAS FORMAS HISTÓRICAS DA VIDA ECLESIAL, O QUE É DEUS NA IDENTIDADE DA SUA NATUREZA.
Á LUZ DESTAS REFLEXÕES COMPREENDE-SE O SIGNIFICADO DA UNIDADE CATÓLICA DA IGREJA. UNIDADE REFERE UMA EXIGÊNCIA DE CONVERGÊNCIA, EXPRIME A EXIGÊNCIA DE UMA CONFISSÃO COMUM DE FÉ, DE UMA LINGUAGEM COMUM, DE UM BATISMO COMUM, EXIGE QUE TODOS OS CRISTÃOS, MESMO PERTENCENTES A TRADIÇÕES E A CULTURA DIFERENTES, SE POSSAM RECONHECER NA MESMA FÉ EM CRISTO E SE CONSIDEREM PERTENCENTES AO ÚNICO POVO DE DEUS. ESTE É O MOTIVO PELO QUAL AS DIVISÕES PROFUNDAS ENTRE OS CRISTÃOS, HERESIAS E CISMAS, SEMPRE FORAM CONSIDERADOS COMO UM MAL;- NÃO SÓ PORQUE ROMPERAM A UNIDADE DA IGREJA, MAS PORQUE DE ALGUMA FORMA PREJUDICARAM PERANTE O MUNDO O DESÍGNIO DE DEUS UNITÁRIO. UMA IGREJA DIVIDIDA É UM CONTRATESTEMUNHO DO EVANGELHO. DAÍ A TAREFA ECUMENICA QUE MARCA AGORA TODAS AS IGREJAS CRISTÃS. PARA ALÉM DA  FORMA CONCRETA COM QUE É PENSADA OU DESEJADA A UNIDADE ENTRE OS CRISTÃOS EM CADA CONFISSÃO, TODOS OS CRENTES SENTEM A NECESSIDADE DE UMA IGREJA UMA E, POR CONSEGUINTE, ÚNICA;- QUE JÁ É ASSIM NA SUA FACE INTERIOR E SERÁ ASSIM CERTAMENTE NA SUA IMAGEM FINAL. MAS ESTA EXIGÊNCIA DE UNIDADE E, CONSEQUENTEMENTE, DE UNICIDADE É SENTIDA TAMBÉM NO QUE RESPEITA Á FIGURA HISTÓRICA COM QUE A IGREJA SE APRESENTA DIANTE DO MUNDO, EM VIRTUDE DA PRÓPRIA CREDIBILIDADE DO DESÍGNIO DE DEUS QUE É UNIVERSAL E UNITÁRIO.
ESTA UNIDADE NÃO PODE SER PENSADA COMO SEPARADA DA CATOLICIDADE. CATÓLICO QUER DIZER UNIVERSAL, OU MELHOR, QUE SE REFERE Á TOTALIDADE, SEGUNDO PELO MENOS DOIS GRANDES SIGNIFICADOS. O PRIMEIRO SIGNIFICADO É RELATIVO Á TOTALIDADE DAS IGREJAS, OU MELHOR, Á TOTALIDADE DO MUNDO INTEIRO. SOB ESTE ASPECTO A IGREJA É CONFESSADA COMO CATÓLICA PRECISAMENTE PELO MOTIVO DE QUE NENHUMA BARREIRA, NEM GEOGRÁFICA, NEM RACIAL, NEM CULTURAL, NEM POLÍTICA, NEM SOCIAL PODE IMPEDIR O SEU NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO. A IGREJA NÃO É JAMAIS SÓ UM DETERMINADO POVO, UMA DETERMINADA CLASSE, UM DETERMINADO GRUPO, UMA DETERMINADA ELITE. E PERCEBE-SE TAMBÉM PORQUE É QUE A IGREJA É FEITA DE CÍRCULOS CONCÊNTRICOS;- DO GRUPO Á PARÓQUIA, DA PARÓQUIA Á DIOCESE, DA DIOCESE ÁS OUTRAS DIOCESES E Á IGREJA UNIVERSAL, MEDIANTE UM VÍNCULO PARTICULAR COM A IGREJA DE ROMA, CHAMADA A PRESIDIR A UNIDADE CATÓLICA  VÍNCULO SINCRONÍCO). E, DA IGREJA AO MUNDO INTEIRO;- DAÍ O CARÁTER MISSIONÁRIO DA IGREJA. E COMPREENDE-SE TAMBÉM O MOTIVO PELO QUAL A CATOLICIDADE SE EXPRIME NUMA RIQUEZA DE DONS, DE MINISTÉRIOS, DE ESTADOS DE VIDA. O ÚNICO POVO DE DEUS ENCONTRA-SE ENTRE TODOS OS POVOS DA TERRA...EM VIRTUDE DESTA MESMA CATOLICIDADE, CADA UMA DAS PARTES TRAZ ÁS OUTRAS E A TODA A IGREJA OS SEUS DONS PARTICULARES, DE MANEIRA QUE O TODO E CADA UMA DAS PARTES AUMENTEM PELA COMUNICAÇÃO MÚTUA ENTRE TODOS E PELA COMUNICAÇÃO MÚTUA ENTRE TODOS E PELA ASPIRAÇÃO COMUM Á PLENITUDE NA UNIDADE.
UM SEGUNDO SIGNIFICADO DIZ RESPEITO Á TOTALIDADE DA VERDADE. SER CATÓLICOS QUER DIZER NÃO RECORTAR PARA SI APENAS UMA PARTE DA VERDADE, UMA PARTE DA REVELAÇÃO E DA FÉ. A CATOLICIDADE EXPRIME, POR CONSEGUINTE, A TENSÃO PARA A PLENITUDE DA VERDADE. O ESPÍRITO DA CATOLICIDADE NÃO SIGNIFICA TENDÊNCIA PARA A CONCILIAÇÃO DIPLOMÁTICA, O COMPROMISSO DOUTRINAL, O ACORDO A QUALQUER PREÇO. ELE QUER EXPRIMIR O CONTRÁRIO DO ESPÍRITO DA SEITA QUE, RADICALIZANDO UM ASPECTO DA VERDADE, ACABA POR SACRIFICAR A RESPECTIVA PLENITUDE. SEGURAMENTE, NÃO EXISTE NENHUM MODELO HISTÓRICO DE UNIDADE CATÓLICA QUE SEJA PERFEITO SOBRE TODOS OS PONTOSDE VISTA. ESTA UNIDADE CATÓLICA TEM SEMPRE DE SE CONSTRUIR, POR ISSO TRATA-SE DE UMA DIMENSÃO DINÂMICA DA IGREJA. ESTA UNIDADE CATÓLICA, QUE TEM AS SUAS RAIZES NO MISTÉRIO TRINITÁRIO DE DEUS, É UM DOM E TAMBÉM UMA TAREFA QUE A IGREJA É CHAMADA A VIVER, NÃO SÓ NO SEU SEIO, COMO EM FUNÇÃO DO SERVIÇO EVANGÉLICO PRESTADO AO MUNDO, O QUAL É TAMBÉM CHAMADO Á UNIDADE, MAS NA FORMA DO RESPEITO E DA VALORIZAÇÃO DA MULTIPLICIDADE. A UNIDADE CATÓLICA É UM SINAL DO REINO, DADO AO MUNDO INTEIRO A FIM DE QUE A UNIDADE DOS POVOS E DOS HOMENS NUNCA SE TRANSFORME NA FORMA DE UM IMPERIALISMO DE DOMÍNIO E DE ABUSO E, NEM SEQUER NA FORMA DE UMA FRAGMENTAÇÃO E DE UMA DIVISÃO BABÉLICA, MAS SEJA O REFLEXO DO MISTÉRIO TRINITÁRIO DE DEUS, DO QUAL A IGREJA É SACRAMENTO.
CREIO NA IGREJA APOSTÓLICA;- UM POVO MANTIDO POR DEUS NA FIDELIDADE DO EVANGELHO;- POR FIM, CONFESSAMOS QUE A IGREJA É APOSTÓLICA, OU SEJA, FUNDADA SOBRE OS APÓSTOLOS. TAMBÉM ESTA DIMENSÃO TEM AS SUAS RAÍZES EM DEUS E NO SEU DESÍGNIO. APÓSTOLO SIGNIFICA ENVIADO POR UM OUTRO. ESTA DIMENSÃO, NA SUA ORIGEM, EXPRIME O PRIMADO DA VONTADE SALVÍFICA DE DEUS EM TUDO E SOBRE TUDO. ENSINA O VATICANO II;- O ETERNO PAI, PELO LIBÉRRIMO E INSONDÁVEL DESÍGNIO DA SUA SABEDORIA E BONDADE, CRIOU O UNIVERSO, DECIDIU ELEVAR OS HOMENS Á PARTICIPAÇÃO DA VIDA DIVINA. VEIO POIS O FILHO, ENVIADO PELO PAI, QUE NELE NOS ELEGEU ANTES DE CRIAR O MUNDO, E NOS PREDESTINOU PARA SERMOS SEUS FILHOS DE ADOÇÃO. A APOSTOLICIDADE EXPRIMIA A DECISÃO SOBERANA DE DEUS DE SALVAR O MUNDO, UMA DECISÃO QUE SE TRADUZIU NO PAI QUE ENVIA O FILHO, E, DEPOIS, NO FILHO QUE CHAMA E ENVIA OS APÓSTOLOS;- ASSIM COMO O PAI ME ENVIOU, TAMBÉM EU VOS ENVIO A VÓS.ESTA É A CARACTERÍSTICA DA FÉ CRISTÃ;- É ATEADA, NÃO É ORIGINADA POR NÓS, MAS PELO PRÓPRIO DEUS ATRAVÉS DE UMA HISTÓRIA DE MENSAGEIROS, ENTRE OS QUAIS OS APÓSTOLOS TÊM UMA FUNÇÃO PARTICULAR. A APOSTOLICIDADE REPRESENTA, ENTÃO, O VÍNCULO DA IGREJA ATUAL COM A IGREJA DAS ORIGENS ATRAVÉS DO VÍNCULO COM TODAS AS ETAPAS DA IGREJA ATÉ O TEMPO PRESENTE E ATÉ AO FINAL DOS TEMPOS (VÍNCULO DIACRÓNICO). A IGREJA ATUAL NÃO PODERIA SER UM SINAL DO REINO SE INVENTASSE EM CADA CURVA O SEU CAMINHO, SE NÃO VIVESSE EM PERENE RELAÇÃO E EM CONTINUIDADE REAL COM O ACONTECIMENTO FUNDADOR DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS. MAS NÓS NÃO CONHECEMOS OUTRO JESUS SENÃO O CRISTO, TESTEMUNHADO POE JOÃO, PEDRO, PAULO, OU SEJA, PELOS APÓSTOLOS E PELOS DISCÍPULOS DE JESUS. EM CONCRETO, A DIMENSÃO APOSTÓLICA EXIGE QUE A COMUNIDADE CRISTÃ RECEBA A SUA PRÓPRIA FÉ DA IGREJA APOSTÓLICA.
E COMO É QUE ISTO É POSSÍVEL? DE QUE MODO O TESTEMUNHO APOSTÓLICO PODE PERMANECER PRESENTE NA IGREJA ATÉ AO FIM DO MUNDO? É UMA DAS PERGUNTAS CRUCIAIS DO DIÁLOGO ECUMENÍCO, Á QUAL AQUI NÃO PODEMOS DAR SENÃO UM ESBOÇO DE RESPOSTA MAIS SIMPLIFICADA. EM PRIMEIRO LUGAR, A IGREJA APOSTÓLICA VIVE DA PALAVRA INSPIRADA DAS ESCRITURAS. ACOLHENDO OS LIVROS DO ANTIGO E DO NOVO TESTAMENTO, A IGREJA ACOLHE AQUELA PALAVRA PROFÉTICA E APOSTÓLICA QUE TORNA PRESENTE O PRÓPRIO CRISTO, A SUA MENSAGEM, A SUA VIDA HISTÓRICA, A SUA PÁSCOA. TODA A ESCRITURA FALA DE CRISTO, AFIRMA-SE NO EPISÓDIO DE EMAÚS. ESTA É A RAZÃO PELA QUAL A DEI VERBUM INTEGRA A EXPRESSÃO DE SÃO JERÓNIMO;- A IGNORÂNCIA DAS ESCRITURAS É IGNORÂNCIA DE CRISTO. É TOMANDO CONTINUAMENTE COMO MODELO A NORMA DA ESCRITURA QUE A IGREJA ADQUIRE A GARANTIA DE ESTAR EM REAL CONTINUIDADE COM A IGREJA APOSTÓLICA. EM SEGUNDO LUGAR, O VÍNCULO COM A IGREJA APOSTÓLICA MEDIANTE A ESCRITURA PERMITE TAMBÉM UM CAMINHO QUE DESDE O TEMPO DAS ORIGENS CHEGA ATÉ NÓS. É A DIMENSÃO DA TRADIÇÃO, QUE OUTRA COISA NÃO É SENÃO A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS INFALIVELMENTE GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO AO LONGO DO TEMPO E DO ESPAÇO PARA A PLENITUDE DE CRISTO. A DIMENSÃO DA TRADIÇÃO COLOCA DEBAIXO DE CRÍTICA O MITO, DE VEZ EM QUANDO RECORRENTE, DE UMA ESPÉCIE DE REGRESSO RADICAL DA IGREJA TEMPORAL AO ACONTECIMENTO DAS ORIGENS, CAVALGANDO O TEMPO INTERMÉDIO, QUASE COMO SE ATUALMENTE A IGREJA SE PUDESSE REGENERAR IMPREVISIVELMENTE POR UM ANÚNCIO NOVO QUE RESSOASSE, SEM INTERMEDIÁRIOS, O TEMPO DOS APÓSTOLOS. NÓS ESTAMOS EM RELAÇÃO COM CRISTO SE ESTAMOS LIGADOS A TODO UM PASSADO QUE NOS PRECEDE E QUE SE TORNA O IMPULSO PARA ENFRENTAR O PRESENTE E PARA PREPARAR O CAMINHO FUTURO. AS MOTIVAÇÕES DESTE VÍNCULO COM A IGREJA DO PASSADO NÃO SÃO DE ORDEM PURAMENTE HISTÓRICA, MAS TEOLÓGICA. O QUE SIGNIFICA QUE O CAMINHO DAS GERAÇÕES CRISTÃS ANTERIORES FOI SUSTENTADO PELA PRESENÇA DO ESPÍRITO, O QUAL SUSCITOU UMA RESPOSTA POSITIVA, QUE NÃO PODE NÃO TER DEIXADO UMA MARCA SIGNIFICATIVA TAMBÉM PARA NÓS. UM EXEMPLO DISSO SÃO OS DOGMAS DA IGREJA, QUE SÃO APROPRIAÇÕES E DESENVOLVIMENTOS DA SEMENTE QUE JESUS PLANTOU NOS SULCOS DA IGREJA APOSTÓLICA E QUE O ESPÍRITO SANTO LEVA AO AMADURECIMENTO.
E, POR FIM, UMA PARTE DA MISSÃO DOS APÓSTOLOS FOI CONFIADA AOS QUE LHES SUCEDERAM NO SEU MINITÉRIO, OS BISPOS. ESTES NÃO SÃO NOVOS APÓSTOLOS, MAS SUCEDERAM-LHES NAQUELE MINISTÉRIO DE CONDUÇÃO DA COMUNIDADE, DE ANÚNCIO COM AUTORIDADE DO EVANGELHO E DE PRESIDÊNCIA NAS CELEBRAÇÕES DOS SINAIS SACRAMENTAIS, O QUE SE REVELA NECESSÁRIO PARA QUE O POVO CRISTÃO SE MANTENHA NA FIDELIDADE AO EVANGELHO E NÃO DEFINHE NAS SECURAS DO ERRO. TODOS OS MINISTÉRIOS DA IGREJA ESTÃO AO SERVIÇO DO ANÚNCIO DO EVANGELHO E, CONSEQUENTEMENTE, NÃO EXISTEM ACIMA DO POVO DE DEUS, MAS ESTÃO A SERVIÇO DESTE POVO. É O QUE AFIRMA A CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA SOBRE A IGREJA;- CRISTO NOSSO SENHOR, PARA APRESENTAR, PARA APASCENTAR E AUMENTAR CONTINUADAMENTE O POVO DE DEUS, INSTITUIU NA IGREJA DIVERSOS MINISTÉRIOS, PARA BEM DE TODO O CORPO. COM EFEITO, OS MINISTROS QUE TÊM O PODERSAGRADO SERVEM OS SEUS IRMÃOS PARA QUE TODOS OS QUE PERTENCEM AO POVO DE DEUS, E POR ISSO POSSUEM A VERDADEIRA DIGNIDADE CRISTÃ, ALCANCEM A SALVAÇÃO, CONSPIRANDO LIVRE E ORDENADAMENTE PARA O MESMO FIM. TODA A DIMENSÃO APOSTÓLICA ESTÁ A SERVIÇO DE TODOS OS HOMENS, PORQUE SÓ QUANDO A IGREJA VIVE EM PLENITUDE A RELAÇÃO COM CRISTO PODE ANUNCIAR CREDIVELMENTE AO MUNDO O EVANGELHO. A FIDELIDADE DA IGREJA AO EVANGELHO, GARANTIDA PELA DIMENSÃO APOSTÓLICA QUE O CONSERVA NA SUA PUREZA E O INCREMENTA PARA A VANTAGEM DE TODOS, CONSTITUI O SENTIDO MAIS ELEVADO DA PRESENÇA DA IGREJA NO MUNDO, PARA O ANÚNCIO E A TRANSMISSÃO DAQUELA COMUNHÃO DE DEUS CONOSCO QUE É A SALVAÇÃO, O FIM, E TALVEZ TAMBÉM O SUSPIRO SECRETO DE TODO O COSMOS.
PROFESSO UM SÓ BATISMO PARA A REMISSÃO DOS PECADOS;- A AFIRMAÇÃO RELATIVA AO BATISMO E Á REMISSÃO DOS PECADOS É MAIS UM DESEMVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DE FÉ NO ESPÍRITO SANTO QUE AGE NA IGREJA, QUE É SACRAMENTO FUNDAMENTAL DA SALVAÇÃO DE JESUS CRISTO, SINAL, E O INSTRUMENTO DA ÍNTIMA UNIÃO COM DEUS E DA UNIDADE DE TODO O GÊNERO HUMANO. A ECONOMIA SACRAMENTAL;- NO DIA DE PENTECOSTES, COM A EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO, A IGREJA MANIFESTA-SE E INSTALA-SE NO MUNDO;- O DOM DO ESPÍRITO INAUGURA UM TEMPO NOVO NA DISPENSAÇÃO DO MISTÉRIO; O TEMPO DA IGREJA, DURANTE O QUAL CRISTO MANIFESTA, TORNA PRESENTE E COMUNICA A SUA OBRA DE SALVAÇÃO PELA LITURGIA DA SUA IGREJA, ATÉ QUE ELE VENHA. DURANTE ESTE TEMPO DA IGREJA, CRISTO VIVE E AGE, AGORA NA SUA IGREJA E COM ELA, DE UM MODO NOVO, PRÓPRIO DESTE TEMPO NOVO. AGE PELOS SACRAMENTOS E É A ISSO QUE A TRADIÇÃO COMUM DO ORIENTE E DO OCIDENTE CHAMA (ECONOMIA SACRAMENTAL). CONSEQUENTEMENTE, A IGREJA É O PERDURAR DA SALVAÇÃO DE CRISTO NA HISTÓRIA. ESTA, DESDE O INÍCIO ASSUMIU UMA ESTRUTURA SACRAMENTAL, UMA VISIBILIDADE NO ESPAÇO E NO TEMPO, OU SEJA, NA HISTÓRIA HUMANA. COMO TAL, A IGRE É SINAL EFICAZ;- QUE DEUS PAI NUNCA MAIS ABANDONARÁ ESTE MUNDO, PORQUE ESTABELECEU COM A HUMANIDADE UMA ALIANÇA INDESTRUTÍVEL;- QUE CRISTO PERMANECE ESTAVELMENTE PRESENTE NA CARNE DO MUNDO;- QUE O ESPÍRITO OPERA INCANSAVELMENTE A TRANSFORMAÇÃO DOS CORAÇÕES E DAS MENTES, RENOVANDO A NATUREZA HUMANA, LEVANDO-A AO SEU CUMPRIMENTO ESCATOLÓGICO.
NA MEDIDA EM QUE É SINAL, A IGREJA É PARTE DESTE MUNDO, ASSUME AS FORMAS HISTÓRICAS, A CULTURA, AS ALEGRIAS E AS ESPERANÇAS, AS TRISTEZAS E AS ANGÚSTIAS DOS HOMENS DE HOJE. TODA A ECONOMIA DE DEUS, PRIMEIRO A PARTIR DA CRIAÇÃO E, DEPOIS, DE ABRAÃO, É UMA ECONOMIA DE SINAIS. ELA RESPONDE, ANTES DE MAIS NADA, A UM DADO ANTROPOLÓGICO FUNDAMENTAL;- O HOMEM NÃO EXISTE COMO PURO ESPÍRITO, NEM SEQUER COMO MÓNADA, MAS COMO SER HISTÓRICO SOCIAL, OU SEJA, COMO PESSOA QUE ALCANÇA O CUMPRIMENTO DE SI UNICAMENTE NO EXERCÍCIO DA SOCIEDADE E NA SUA MEDIAÇÃO COM AS DIMENSÕES ESPÁCIO-TEMPORAIS DA EXISTÊNCIA. POR ISSO, TAMBÉM NA SUA RELAÇÃO COM DEUS O HOMEM NÃO PODE NÃO INTERAGIR COM O ESPAÇO E COM O TEMPO, OU SEJA, COM O MUNDO CRIADO POR ELE.
EM SEGUNDO LUGAR, O PRÓPRIO DEUS, DECIDINDO REVELAR-SE E AUTODOAR-SE AO HOMEM, ESCOLHEU NÃO A VIA DA ILUMINAÇÃO INTERIOR, NÃO A VIA DO ESPIRITUALISMO INTIMISTA E, NEM SEQUER A VIA DE UMA GRAÇA QUE CAI DE MODO EXCLUSIVAMENTE VERTICAL NO CORAÇÃO DO HOMEM;- ESCOLHEU UMA VIA HISTÓRICO-SOCIAL.  A SALVAÇÃO DE DEUS HABITA DE UM MODO ESTÁVEL NO MUNDO E, PRECISAMENTE, NUMA FORMA HISTÓRICA, PERCEPTÍVEL, ENCARNADA NA CARNE DE CRISTO COMO FRAGMENTO DO MUNDO, DA HUMANIDADE E DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. SE A SALVAÇÃO DE DEUS NÃO SE TIVESSE INSERIDO NA PRÓPRIA HISTÓRIA DO HOMEM, NA SUA MUNDANIDADE E NA SUA TEMPORALIDADE, ENTÃO, ESSA SALVAÇÃO NÃO TERIA NUNCA PODIDO SER CONHECIDA PELO HOMEM E NÃO TERIA NUNCA PODIDO SALVAR O HOMEM.

ENQUANTO SINAL EFICAZ, A IGREJA, NA SUA REALIDADE HISTÓRICO-VISÍVEL, GOZA DO DOMDA INDESTRUTIBILIDADE. A IGREJA É UM ESTANDARTE PARA AS NAÇÕES, PARA QUE TODOS POSSAM RECONHECER A OBRA DE DEUS A FAVOR DO MUNDO INTEIRO. A PERMANÊNCIA DA IGREJA NA VERDADE E NA GRAÇA DE CRISTO NÃO É OBRA DOS MEMBROS DA IGREJA, MAS É UM DOM PARTICULAR DO DEUS DE JESUS CRISTO. SE A IGREJA NÃO FOSSE O SINAL DA ALIANÇA DEFINITIVA ENTRE DEUS E A HUMANIDADE, JÁ NÃO SERIA COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE. JÁ NEM SEQUER SERIA A IGREJA DE CRISTO E COM ISSO NÃO SERIA SÓ DESQUALIFICADA A PRÓPRIA RAZÃO DE SER DA SUA PRESENÇA NO MUNDO, MAS SERIA TAMBÉM PROVAVELMENTE POSTA EM CAUSA A DEFINITIVIDADE ESCATOLÓGICA DA NOVA ALIANÇA. O SINAL EFICAZ DA IGREJA AFIRMA QUE O DRAMA DA HUMANIDADE CONTA COM UM DESFECHO FELIZ. DEUS ESTABELECE UMA NOVA ALIANÇA COM OS HOMENS E, DESTA VEZ, UMA ALIANÇA DEFINITIVA.  A IGREJA NÃO TEM MAIS VALOR PROVISÓRIO, MAS ABSOLUTO E DEFINITIVO. ELA AGE SEGUNDO A OBRA SALVÍFICA E SEGUNDO A GRAÇA DE CRISTO.

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