CREIO
NA IGREJA UMA E CATÓLICA;- UM POVO DIVIDIDO, MAS RECOLHIDO E REUNIDO PO DEUS;- CREIO
NA IGREJA UMA. E DE NOVO ENCONTRAMOS O SINAL OPOSTO DA SUA DIVISÃO. MAS DEVEMOS
PÔR A QUESTÃO;- O QUE SIGNIFICA A UNIDADE PARA A IGREJA? E AQUI, DEVEMOS UMA
VEZ MAIS EVITAR SOBREPOR AS NOSSAS CONCEÇÕES HUMANAS E MUNDANAS DE UNIDADE,
PENSANDO NA UNIDADE DA IGREJA COMO NA UNIDADE DE UM IMPÉRIO, OU DE UMA
REPÚBLICA, OU DE UMA FEDERAÇÃO, OU DE UM PARTIDO. A UNIDADE DA IGREJA ESTÁ
RADICADA NA PRÓPRIA UNIDADE DE DEUS E DO SEU DESÍGNIO SALVÍFICO. DISSE-O JESUS
NA SUA ORAÇÃO ANTES DE MORRER;- PEÇO...PARA
QUE TODOS SEJAM UM, COMO TU, PAI, ESTÁS EM MIM, E, EU EM TI. PRECISAMENTE;
A UNIDADE ENTRE OS CRISTÃOS TEM COMO FONTE CAUSAL E EXEMPLAR O MISTÉRIO
TRINITÁRIO. A UNIDADE DA IGREJA ESTÁ CHAMADA A SER A FORMA HISTÓRICA DAQUELA
UNIÃO QUE EXISTE NO MUNDO DIVINO. E, NA MEDIDA EM QUE, EM DEUS, A UNIDADE DA
NATUREZA DIVINA EXISTE NA TRINDADE DAS PESSOAS, ESTE É O MOTIVO PELO QUAL
TAMBÉM A UNIDADE DA IGREJA PODE EXISTIR SOMENTE COMO UNIDADE CATÓLICA, OU SEJA,
COMO UNIDADE NA MULTIPLICIDADE, NA PLURALIDADE, NA TOTALIDADE. SEM O DINAMISMO
DA CATOLICIDADE, A UNIDADE FACILMENTE DEGENERA EM UNIFORMIDADE, EM MASSIFICAÇÃO
AGUALITÁRIA, EM BAIRRISMO ASFIXIANTE, EMESTREITO PARTICULARISMO, OU MESMO EM
ALGUMA FORMA DE MONARQUIA OLIGÁRQUICA. E SEM O DINAMISMO DA UNIDADE, A
CATOLICIDADE PODERIA DEGENERAR EM FRAGMENTAÇÃO, DIVISÃO, LUTA PELA SUPREMACIA
DE UNS SOBRE OS OUTROS. NO MISTÉRIO DE DEUS A UNIDADE OCORRE NA RELAÇÃO DOS
DIFERENTES, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
A MÁXIMA UNIÃO OCORRE NA
MÁXIMA DISTINÇÃO DAS PESSOAS. O DINAMISMO DA UNIDADE NÃO MORTIFICA, MELHOR,
POTENCIA O DINAMISMO DA RELAÇÃO, DA MULTIPLICIDADE RELACIONAL. TAMBÉM A IGREJA,
ENQUANTO POVO PERTENCENTE A DEUS, NÃO LHE PODE NEGAR A NATUREZA. UNIDADE E
CATOLICIDADE SÃO, POR ASSIM DIZER, DUAS CARACTERÍSTICAS CHAMADAS A TRADUZIR,
NAS FORMAS HISTÓRICAS DA VIDA ECLESIAL, O QUE É DEUS NA IDENTIDADE DA SUA
NATUREZA.
Á LUZ DESTAS REFLEXÕES
COMPREENDE-SE O SIGNIFICADO DA UNIDADE CATÓLICA DA IGREJA. UNIDADE REFERE UMA
EXIGÊNCIA DE CONVERGÊNCIA, EXPRIME A EXIGÊNCIA DE UMA CONFISSÃO COMUM DE FÉ, DE
UMA LINGUAGEM COMUM, DE UM BATISMO COMUM, EXIGE QUE TODOS OS CRISTÃOS, MESMO
PERTENCENTES A TRADIÇÕES E A CULTURA DIFERENTES, SE POSSAM RECONHECER NA MESMA
FÉ EM CRISTO E SE CONSIDEREM PERTENCENTES AO ÚNICO POVO DE DEUS. ESTE É O
MOTIVO PELO QUAL AS DIVISÕES PROFUNDAS ENTRE OS CRISTÃOS, HERESIAS E CISMAS,
SEMPRE FORAM CONSIDERADOS COMO UM MAL;- NÃO SÓ PORQUE ROMPERAM A UNIDADE DA
IGREJA, MAS PORQUE DE ALGUMA FORMA PREJUDICARAM PERANTE O MUNDO O DESÍGNIO DE
DEUS UNITÁRIO. UMA IGREJA DIVIDIDA É UM CONTRATESTEMUNHO DO EVANGELHO. DAÍ A
TAREFA ECUMENICA QUE MARCA AGORA TODAS AS IGREJAS CRISTÃS. PARA ALÉM DA FORMA CONCRETA COM QUE É PENSADA OU DESEJADA
A UNIDADE ENTRE OS CRISTÃOS EM CADA CONFISSÃO, TODOS OS CRENTES SENTEM A
NECESSIDADE DE UMA IGREJA UMA E, POR CONSEGUINTE, ÚNICA;- QUE JÁ É ASSIM NA SUA
FACE INTERIOR E SERÁ ASSIM CERTAMENTE NA SUA IMAGEM FINAL. MAS ESTA EXIGÊNCIA
DE UNIDADE E, CONSEQUENTEMENTE, DE UNICIDADE É SENTIDA TAMBÉM NO QUE RESPEITA Á
FIGURA HISTÓRICA COM QUE A IGREJA SE APRESENTA DIANTE DO MUNDO, EM VIRTUDE DA
PRÓPRIA CREDIBILIDADE DO DESÍGNIO DE DEUS QUE É UNIVERSAL E UNITÁRIO.
ESTA UNIDADE NÃO PODE SER
PENSADA COMO SEPARADA DA CATOLICIDADE. CATÓLICO QUER DIZER UNIVERSAL, OU
MELHOR, QUE SE REFERE Á TOTALIDADE, SEGUNDO PELO MENOS DOIS GRANDES SIGNIFICADOS.
O PRIMEIRO SIGNIFICADO É RELATIVO Á TOTALIDADE DAS IGREJAS, OU MELHOR, Á
TOTALIDADE DO MUNDO INTEIRO. SOB ESTE ASPECTO A IGREJA É CONFESSADA COMO
CATÓLICA PRECISAMENTE PELO MOTIVO DE QUE NENHUMA BARREIRA, NEM GEOGRÁFICA, NEM
RACIAL, NEM CULTURAL, NEM POLÍTICA, NEM SOCIAL PODE IMPEDIR O SEU NASCIMENTO E
DESENVOLVIMENTO. A IGREJA NÃO É JAMAIS SÓ UM DETERMINADO POVO, UMA DETERMINADA
CLASSE, UM DETERMINADO GRUPO, UMA DETERMINADA ELITE. E PERCEBE-SE TAMBÉM PORQUE
É QUE A IGREJA É FEITA DE CÍRCULOS CONCÊNTRICOS;- DO GRUPO Á PARÓQUIA, DA
PARÓQUIA Á DIOCESE, DA DIOCESE ÁS OUTRAS DIOCESES E Á IGREJA UNIVERSAL,
MEDIANTE UM VÍNCULO PARTICULAR COM A IGREJA DE ROMA, CHAMADA A PRESIDIR A
UNIDADE CATÓLICA VÍNCULO SINCRONÍCO). E,
DA IGREJA AO MUNDO INTEIRO;- DAÍ O CARÁTER MISSIONÁRIO DA IGREJA. E
COMPREENDE-SE TAMBÉM O MOTIVO PELO QUAL A CATOLICIDADE SE EXPRIME NUMA RIQUEZA
DE DONS, DE MINISTÉRIOS, DE ESTADOS DE VIDA. O ÚNICO POVO DE DEUS ENCONTRA-SE ENTRE TODOS OS POVOS DA TERRA...EM
VIRTUDE DESTA MESMA CATOLICIDADE, CADA UMA DAS PARTES TRAZ ÁS OUTRAS E A TODA A
IGREJA OS SEUS DONS PARTICULARES, DE MANEIRA QUE O TODO E CADA UMA DAS PARTES
AUMENTEM PELA COMUNICAÇÃO MÚTUA ENTRE TODOS E PELA COMUNICAÇÃO MÚTUA ENTRE
TODOS E PELA ASPIRAÇÃO COMUM Á PLENITUDE NA UNIDADE.
UM SEGUNDO SIGNIFICADO DIZ
RESPEITO Á TOTALIDADE DA VERDADE. SER CATÓLICOS QUER DIZER NÃO RECORTAR PARA SI
APENAS UMA PARTE DA VERDADE, UMA PARTE DA REVELAÇÃO E DA FÉ. A CATOLICIDADE
EXPRIME, POR CONSEGUINTE, A TENSÃO PARA A PLENITUDE DA VERDADE. O ESPÍRITO DA CATOLICIDADE
NÃO SIGNIFICA TENDÊNCIA PARA A CONCILIAÇÃO DIPLOMÁTICA, O COMPROMISSO
DOUTRINAL, O ACORDO A QUALQUER PREÇO. ELE QUER EXPRIMIR O CONTRÁRIO DO ESPÍRITO
DA SEITA QUE, RADICALIZANDO UM ASPECTO DA VERDADE, ACABA POR SACRIFICAR A
RESPECTIVA PLENITUDE. SEGURAMENTE, NÃO EXISTE NENHUM MODELO HISTÓRICO DE
UNIDADE CATÓLICA QUE SEJA PERFEITO SOBRE TODOS OS PONTOSDE VISTA. ESTA UNIDADE
CATÓLICA TEM SEMPRE DE SE CONSTRUIR, POR ISSO TRATA-SE DE UMA DIMENSÃO DINÂMICA
DA IGREJA. ESTA UNIDADE CATÓLICA, QUE TEM AS SUAS RAIZES NO MISTÉRIO TRINITÁRIO
DE DEUS, É UM DOM E TAMBÉM UMA TAREFA QUE A IGREJA É CHAMADA A VIVER, NÃO SÓ NO
SEU SEIO, COMO EM FUNÇÃO DO SERVIÇO EVANGÉLICO PRESTADO AO MUNDO, O QUAL É
TAMBÉM CHAMADO Á UNIDADE, MAS NA FORMA DO RESPEITO E DA VALORIZAÇÃO DA
MULTIPLICIDADE. A UNIDADE CATÓLICA É UM SINAL DO REINO, DADO AO MUNDO INTEIRO A
FIM DE QUE A UNIDADE DOS POVOS E DOS HOMENS NUNCA SE TRANSFORME NA FORMA DE UM
IMPERIALISMO DE DOMÍNIO E DE ABUSO E, NEM SEQUER NA FORMA DE UMA FRAGMENTAÇÃO E
DE UMA DIVISÃO BABÉLICA, MAS SEJA O REFLEXO DO MISTÉRIO TRINITÁRIO DE DEUS, DO
QUAL A IGREJA É SACRAMENTO.
CREIO
NA IGREJA APOSTÓLICA;- UM POVO MANTIDO POR DEUS NA FIDELIDADE DO EVANGELHO;- POR
FIM, CONFESSAMOS QUE A IGREJA É APOSTÓLICA, OU SEJA, FUNDADA SOBRE OS APÓSTOLOS.
TAMBÉM ESTA DIMENSÃO TEM AS SUAS RAÍZES EM DEUS E NO SEU DESÍGNIO. APÓSTOLO
SIGNIFICA ENVIADO POR UM OUTRO. ESTA DIMENSÃO, NA SUA ORIGEM, EXPRIME O PRIMADO
DA VONTADE SALVÍFICA DE DEUS EM TUDO E SOBRE TUDO. ENSINA O VATICANO II;- O ETERNO PAI, PELO LIBÉRRIMO E INSONDÁVEL
DESÍGNIO DA SUA SABEDORIA E BONDADE, CRIOU O UNIVERSO, DECIDIU ELEVAR OS HOMENS
Á PARTICIPAÇÃO DA VIDA DIVINA. VEIO POIS O FILHO, ENVIADO PELO PAI, QUE NELE
NOS ELEGEU ANTES DE CRIAR O MUNDO, E NOS PREDESTINOU PARA SERMOS SEUS FILHOS DE
ADOÇÃO. A APOSTOLICIDADE EXPRIMIA A DECISÃO SOBERANA DE DEUS DE SALVAR O
MUNDO, UMA DECISÃO QUE SE TRADUZIU NO PAI QUE ENVIA O FILHO, E, DEPOIS, NO
FILHO QUE CHAMA E ENVIA OS APÓSTOLOS;- ASSIM
COMO O PAI ME ENVIOU, TAMBÉM EU VOS ENVIO A VÓS.ESTA É A CARACTERÍSTICA DA
FÉ CRISTÃ;- É ATEADA, NÃO É ORIGINADA POR NÓS, MAS PELO PRÓPRIO DEUS ATRAVÉS DE
UMA HISTÓRIA DE MENSAGEIROS, ENTRE OS QUAIS OS APÓSTOLOS TÊM UMA FUNÇÃO
PARTICULAR. A APOSTOLICIDADE REPRESENTA, ENTÃO, O VÍNCULO DA IGREJA ATUAL COM A
IGREJA DAS ORIGENS ATRAVÉS DO VÍNCULO COM TODAS AS ETAPAS DA IGREJA ATÉ O TEMPO
PRESENTE E ATÉ AO FINAL DOS TEMPOS (VÍNCULO DIACRÓNICO). A IGREJA ATUAL NÃO
PODERIA SER UM SINAL DO REINO SE INVENTASSE EM CADA CURVA O SEU CAMINHO, SE NÃO
VIVESSE EM PERENE RELAÇÃO E EM CONTINUIDADE REAL COM O ACONTECIMENTO FUNDADOR
DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS. MAS NÓS NÃO CONHECEMOS OUTRO JESUS SENÃO O
CRISTO, TESTEMUNHADO POE JOÃO, PEDRO, PAULO, OU SEJA, PELOS APÓSTOLOS E PELOS
DISCÍPULOS DE JESUS. EM CONCRETO, A DIMENSÃO APOSTÓLICA EXIGE QUE A COMUNIDADE
CRISTÃ RECEBA A SUA PRÓPRIA FÉ DA IGREJA APOSTÓLICA.
E COMO É QUE ISTO É
POSSÍVEL? DE QUE MODO O TESTEMUNHO APOSTÓLICO PODE PERMANECER PRESENTE NA
IGREJA ATÉ AO FIM DO MUNDO? É UMA DAS PERGUNTAS CRUCIAIS DO DIÁLOGO ECUMENÍCO,
Á QUAL AQUI NÃO PODEMOS DAR SENÃO UM ESBOÇO DE RESPOSTA MAIS SIMPLIFICADA. EM
PRIMEIRO LUGAR, A IGREJA APOSTÓLICA VIVE DA PALAVRA INSPIRADA DAS ESCRITURAS.
ACOLHENDO OS LIVROS DO ANTIGO E DO NOVO TESTAMENTO, A IGREJA ACOLHE AQUELA
PALAVRA PROFÉTICA E APOSTÓLICA QUE TORNA PRESENTE O PRÓPRIO CRISTO, A SUA
MENSAGEM, A SUA VIDA HISTÓRICA, A SUA PÁSCOA. TODA A ESCRITURA FALA DE CRISTO,
AFIRMA-SE NO EPISÓDIO DE EMAÚS. ESTA É A RAZÃO PELA QUAL A DEI VERBUM INTEGRA A
EXPRESSÃO DE SÃO JERÓNIMO;- A IGNORÂNCIA
DAS ESCRITURAS É IGNORÂNCIA DE CRISTO. É TOMANDO CONTINUAMENTE COMO MODELO
A NORMA DA ESCRITURA QUE A IGREJA ADQUIRE A GARANTIA DE ESTAR EM REAL
CONTINUIDADE COM A IGREJA APOSTÓLICA. EM SEGUNDO LUGAR, O VÍNCULO COM A IGREJA
APOSTÓLICA MEDIANTE A ESCRITURA PERMITE TAMBÉM UM CAMINHO QUE DESDE O TEMPO DAS
ORIGENS CHEGA ATÉ NÓS. É A DIMENSÃO DA TRADIÇÃO, QUE OUTRA COISA NÃO É SENÃO A
HISTÓRIA DO POVO DE DEUS INFALIVELMENTE GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO AO LONGO DO
TEMPO E DO ESPAÇO PARA A PLENITUDE DE CRISTO. A DIMENSÃO DA TRADIÇÃO COLOCA DEBAIXO
DE CRÍTICA O MITO, DE VEZ EM QUANDO RECORRENTE, DE UMA ESPÉCIE DE REGRESSO
RADICAL DA IGREJA TEMPORAL AO ACONTECIMENTO DAS ORIGENS, CAVALGANDO O TEMPO
INTERMÉDIO, QUASE COMO SE ATUALMENTE A IGREJA SE PUDESSE REGENERAR IMPREVISIVELMENTE
POR UM ANÚNCIO NOVO QUE RESSOASSE, SEM INTERMEDIÁRIOS, O TEMPO DOS APÓSTOLOS.
NÓS ESTAMOS EM RELAÇÃO COM CRISTO SE ESTAMOS LIGADOS A TODO UM PASSADO QUE NOS
PRECEDE E QUE SE TORNA O IMPULSO PARA ENFRENTAR O PRESENTE E PARA PREPARAR O
CAMINHO FUTURO. AS MOTIVAÇÕES DESTE VÍNCULO COM A IGREJA DO PASSADO NÃO SÃO DE
ORDEM PURAMENTE HISTÓRICA, MAS TEOLÓGICA. O QUE SIGNIFICA QUE O CAMINHO DAS
GERAÇÕES CRISTÃS ANTERIORES FOI SUSTENTADO PELA PRESENÇA DO ESPÍRITO, O QUAL
SUSCITOU UMA RESPOSTA POSITIVA, QUE NÃO PODE NÃO TER DEIXADO UMA MARCA
SIGNIFICATIVA TAMBÉM PARA NÓS. UM EXEMPLO DISSO SÃO OS DOGMAS DA IGREJA, QUE
SÃO APROPRIAÇÕES E DESENVOLVIMENTOS DA SEMENTE QUE JESUS PLANTOU NOS SULCOS DA
IGREJA APOSTÓLICA E QUE O ESPÍRITO SANTO LEVA AO AMADURECIMENTO.
E, POR FIM, UMA PARTE DA
MISSÃO DOS APÓSTOLOS FOI CONFIADA AOS QUE LHES SUCEDERAM NO SEU MINITÉRIO, OS
BISPOS. ESTES NÃO SÃO NOVOS APÓSTOLOS, MAS SUCEDERAM-LHES NAQUELE MINISTÉRIO DE
CONDUÇÃO DA COMUNIDADE, DE ANÚNCIO COM AUTORIDADE DO EVANGELHO E DE PRESIDÊNCIA
NAS CELEBRAÇÕES DOS SINAIS SACRAMENTAIS, O QUE SE REVELA NECESSÁRIO PARA QUE O
POVO CRISTÃO SE MANTENHA NA FIDELIDADE AO EVANGELHO E NÃO DEFINHE NAS SECURAS
DO ERRO. TODOS OS MINISTÉRIOS DA IGREJA ESTÃO AO SERVIÇO DO ANÚNCIO DO
EVANGELHO E, CONSEQUENTEMENTE, NÃO EXISTEM ACIMA DO POVO DE DEUS, MAS ESTÃO A
SERVIÇO DESTE POVO. É O QUE AFIRMA A CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA SOBRE A IGREJA;- CRISTO NOSSO SENHOR, PARA APRESENTAR, PARA
APASCENTAR E AUMENTAR CONTINUADAMENTE O POVO DE DEUS, INSTITUIU NA IGREJA
DIVERSOS MINISTÉRIOS, PARA BEM DE TODO O CORPO. COM EFEITO, OS MINISTROS
QUE TÊM O PODERSAGRADO SERVEM OS SEUS IRMÃOS PARA QUE TODOS OS QUE PERTENCEM AO
POVO DE DEUS, E POR ISSO POSSUEM A VERDADEIRA DIGNIDADE CRISTÃ, ALCANCEM A
SALVAÇÃO, CONSPIRANDO LIVRE E ORDENADAMENTE PARA O MESMO FIM. TODA A DIMENSÃO
APOSTÓLICA ESTÁ A SERVIÇO DE TODOS OS HOMENS, PORQUE SÓ QUANDO A IGREJA VIVE EM
PLENITUDE A RELAÇÃO COM CRISTO PODE ANUNCIAR CREDIVELMENTE AO MUNDO O
EVANGELHO. A FIDELIDADE DA IGREJA AO EVANGELHO, GARANTIDA PELA DIMENSÃO
APOSTÓLICA QUE O CONSERVA NA SUA PUREZA E O INCREMENTA PARA A VANTAGEM DE
TODOS, CONSTITUI O SENTIDO MAIS ELEVADO DA PRESENÇA DA IGREJA NO MUNDO, PARA O
ANÚNCIO E A TRANSMISSÃO DAQUELA COMUNHÃO DE DEUS CONOSCO QUE É A SALVAÇÃO, O
FIM, E TALVEZ TAMBÉM O SUSPIRO SECRETO DE TODO O COSMOS.
PROFESSO
UM SÓ BATISMO PARA A REMISSÃO DOS PECADOS;- A AFIRMAÇÃO RELATIVA
AO BATISMO E Á REMISSÃO DOS PECADOS É MAIS UM DESEMVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DE
FÉ NO ESPÍRITO SANTO QUE AGE NA IGREJA, QUE É SACRAMENTO FUNDAMENTAL DA
SALVAÇÃO DE JESUS CRISTO, SINAL, E O INSTRUMENTO DA ÍNTIMA UNIÃO COM DEUS E DA
UNIDADE DE TODO O GÊNERO HUMANO. A
ECONOMIA SACRAMENTAL;- NO DIA DE PENTECOSTES, COM A EFUSÃO DO ESPÍRITO
SANTO, A IGREJA MANIFESTA-SE E INSTALA-SE NO MUNDO;- O DOM DO ESPÍRITO INAUGURA UM TEMPO NOVO NA DISPENSAÇÃO DO MISTÉRIO; O
TEMPO DA IGREJA, DURANTE O QUAL CRISTO MANIFESTA, TORNA PRESENTE E COMUNICA A
SUA OBRA DE SALVAÇÃO PELA LITURGIA DA SUA IGREJA, ATÉ QUE ELE VENHA. DURANTE
ESTE TEMPO DA IGREJA, CRISTO VIVE E AGE, AGORA NA SUA IGREJA E COM ELA, DE UM
MODO NOVO, PRÓPRIO DESTE TEMPO NOVO. AGE PELOS SACRAMENTOS E É A ISSO QUE A
TRADIÇÃO COMUM DO ORIENTE E DO OCIDENTE CHAMA (ECONOMIA SACRAMENTAL).
CONSEQUENTEMENTE, A IGREJA É O PERDURAR DA SALVAÇÃO DE CRISTO NA HISTÓRIA.
ESTA, DESDE O INÍCIO ASSUMIU UMA ESTRUTURA SACRAMENTAL, UMA VISIBILIDADE NO
ESPAÇO E NO TEMPO, OU SEJA, NA HISTÓRIA HUMANA. COMO TAL, A IGRE É SINAL
EFICAZ;- QUE DEUS PAI NUNCA MAIS ABANDONARÁ ESTE MUNDO, PORQUE ESTABELECEU COM
A HUMANIDADE UMA ALIANÇA INDESTRUTÍVEL;- QUE CRISTO PERMANECE ESTAVELMENTE
PRESENTE NA CARNE DO MUNDO;- QUE O ESPÍRITO OPERA INCANSAVELMENTE A
TRANSFORMAÇÃO DOS CORAÇÕES E DAS MENTES, RENOVANDO A NATUREZA HUMANA, LEVANDO-A
AO SEU CUMPRIMENTO ESCATOLÓGICO.
NA MEDIDA EM QUE É SINAL, A
IGREJA É PARTE DESTE MUNDO, ASSUME AS FORMAS HISTÓRICAS, A CULTURA, AS ALEGRIAS
E AS ESPERANÇAS, AS TRISTEZAS E AS ANGÚSTIAS DOS HOMENS DE HOJE. TODA A
ECONOMIA DE DEUS, PRIMEIRO A PARTIR DA CRIAÇÃO E, DEPOIS, DE ABRAÃO, É UMA
ECONOMIA DE SINAIS. ELA RESPONDE, ANTES DE MAIS NADA, A UM DADO ANTROPOLÓGICO
FUNDAMENTAL;- O HOMEM NÃO EXISTE COMO
PURO ESPÍRITO, NEM SEQUER COMO MÓNADA, MAS COMO SER HISTÓRICO SOCIAL, OU SEJA,
COMO PESSOA QUE ALCANÇA O CUMPRIMENTO DE SI UNICAMENTE NO EXERCÍCIO DA
SOCIEDADE E NA SUA MEDIAÇÃO COM AS DIMENSÕES ESPÁCIO-TEMPORAIS DA EXISTÊNCIA.
POR ISSO, TAMBÉM NA SUA RELAÇÃO COM DEUS O HOMEM NÃO PODE NÃO INTERAGIR COM O
ESPAÇO E COM O TEMPO, OU SEJA, COM O MUNDO CRIADO POR ELE.
EM SEGUNDO LUGAR, O PRÓPRIO
DEUS, DECIDINDO REVELAR-SE E AUTODOAR-SE AO HOMEM, ESCOLHEU NÃO A VIA DA
ILUMINAÇÃO INTERIOR, NÃO A VIA DO ESPIRITUALISMO INTIMISTA E, NEM SEQUER A VIA
DE UMA GRAÇA QUE CAI DE MODO EXCLUSIVAMENTE VERTICAL NO CORAÇÃO DO HOMEM;- ESCOLHEU UMA VIA HISTÓRICO-SOCIAL. A SALVAÇÃO DE DEUS HABITA DE UM MODO ESTÁVEL
NO MUNDO E, PRECISAMENTE, NUMA FORMA HISTÓRICA, PERCEPTÍVEL, ENCARNADA NA CARNE
DE CRISTO COMO FRAGMENTO DO MUNDO, DA HUMANIDADE E DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. SE
A SALVAÇÃO DE DEUS NÃO SE TIVESSE INSERIDO NA PRÓPRIA HISTÓRIA DO HOMEM, NA SUA
MUNDANIDADE E NA SUA TEMPORALIDADE, ENTÃO, ESSA SALVAÇÃO NÃO TERIA NUNCA PODIDO
SER CONHECIDA PELO HOMEM E NÃO TERIA NUNCA PODIDO SALVAR O HOMEM.
ENQUANTO SINAL EFICAZ, A
IGREJA, NA SUA REALIDADE HISTÓRICO-VISÍVEL, GOZA DO DOMDA INDESTRUTIBILIDADE. A
IGREJA É UM ESTANDARTE PARA AS NAÇÕES, PARA QUE TODOS POSSAM RECONHECER A OBRA
DE DEUS A FAVOR DO MUNDO INTEIRO. A PERMANÊNCIA DA IGREJA NA VERDADE E NA GRAÇA
DE CRISTO NÃO É OBRA DOS MEMBROS DA IGREJA, MAS É UM DOM PARTICULAR DO DEUS DE
JESUS CRISTO. SE A IGREJA NÃO FOSSE O SINAL DA ALIANÇA DEFINITIVA ENTRE DEUS E
A HUMANIDADE, JÁ NÃO SERIA COLUNA E
SUSTENTÁCULO DA VERDADE. JÁ NEM SEQUER SERIA A IGREJA DE CRISTO E COM ISSO
NÃO SERIA SÓ DESQUALIFICADA A PRÓPRIA RAZÃO DE SER DA SUA PRESENÇA NO MUNDO, MAS
SERIA TAMBÉM PROVAVELMENTE POSTA EM CAUSA A DEFINITIVIDADE ESCATOLÓGICA DA NOVA
ALIANÇA. O SINAL EFICAZ DA IGREJA AFIRMA QUE O DRAMA DA HUMANIDADE CONTA COM UM
DESFECHO FELIZ. DEUS ESTABELECE UMA NOVA ALIANÇA COM OS HOMENS E, DESTA VEZ,
UMA ALIANÇA DEFINITIVA. A IGREJA NÃO TEM
MAIS VALOR PROVISÓRIO, MAS ABSOLUTO E DEFINITIVO. ELA AGE SEGUNDO A OBRA
SALVÍFICA E SEGUNDO A GRAÇA DE CRISTO.
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