quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A CARIDADE PASTORAL ( COSMO FRANCESCO RUPPI) SEGUNDA - PARTE

CONCLUINDO A PRESENTE REFLEXÃO E REITERANDO QUE NENHUM IMPEDIMENTO OU DISCRIMINAÇÃO HÁ POR PARTE DA IGREJA EM RELAÇÃO AOS MATRIMÔNIOS MISTOS, NOS VÊM Á MENTE A ÚLTIMA PALAVRA DO CIC;- A SALVAÇÃO DAS ALMAS DEVE SER SEMPRE A LEI SUPREMA DA IGREJA. MAS NOS VEM TAMBÉM Á MENTE QUE TODA A LEGISLAÇÃO DA IGREJA É MOVIDA POR UM SÓ PRINCÍPIO, O DA CARIDADE. É A CARIDADE PASTORAL QUE DEVE GUIAR OS PASTORES DA IGREJA, QUALQUER QUE SEJA A IGREJA OU CONFISSÃO A QUE PERTENÇAM, PARA QUE AS ALMAS, SABIAMENTE GUIADAS, POSSAM CONHECER A DEUS, QUE É AMOR, E POSSAM VIVER DO AMOR, DIFUNDINDO E TESTEMUNHANDO AMOR.
O PROBLEMA DOS MATRIMÔNIOS MISTOS OCUPARÁ CADA VEZ MAIS OS BISPOS, PÁROCOS E SACERDOTES DE TODAS AS PARTES DO MUNDO, MAS OCUPARÁ SOBRETUDO A COMUNIDADE ECLESIAL, QUE DEVE ACOLHER TAMBÉM ESSA REALIDADE, VENDO-A COMO UM CONVITE PARA O CAMINHO ECUMÊNICO E UMA OCASIÃO PRIVILEGIADA PARA TESTEMUNHAR O AMOR COMUM A CRISTO E A IGREJA UMA E INDIVISÍVEL.
NO TEXTO APLICATIVO DO ENTENDIMENTO ENTRE A IGREJA CATÓLICA E A IGREJA VALDENSE OU METODISTA, L^-SE QUE AS INDICAÇÕES APLICATIVAS DO DOCUMENTO SOBRE OS MATRIMÔNIOS MISTOS SE FUNDAM NO RECONHECIMENTO DA PARIDADE DOS DIREITOS E DEVERES ENTRE OS ESPOSOS, NO APOIO QUE AS IGREJAS LHES OFERECERÃO E, PARTICULARMENTE, NO RESPEITO Á LIBERDADE DOS FUTUROS ESPOSOS. ESSA LIBERDADE, RELATIVA Á ESCOLHA DO MODO DE CELEBRAÇÃO, DA COMUNIDADE EM QUE BATIZARÃO OS FILHOS E DA ORIENTAÇÃO DA SUA EDUCAÇÃO RELIGIOSA SE EXPRIMIRÁ EM DECISÕES COMUNS, QUE AS IGREJAS ACEITARÃO SEM PÔR OBSTÁCULOS AO SEU CUMPRIMENTO.
PALAVRAS SERENAS, QUE REMOVEM QUALQUER VESTÍGIO DE DISCRIMINAÇÃO, MAS QUE INCREMENTAM A RESPONSABILIDADE COMUM DE BUSCAR JUNTOS A VONTADE DE DEUS E DE SEGUIR O ESPÍRITO PARÁCLITO, QUE HABITA NOS CRENTES, QUE ENCHE E GOVERNA TODA A IGREJA, É QUEM REALIZA AQUELA MARAVILHOSA COMUNHÃO DOS FIÉIS E UNE TODOS TÃO INTIMAMENTE EM CRISTO, DE MODO A SER O PRINCÍPIO DA UNIDADE DA IGREJA. TAMBÉM OS MATRIMÔNIOS MISTOS CONSTITUEM UMA DAS NOVAS PISTAS ECUMÊNICAS QUE O SENHOR DA IGREJA NOS CONVIDA A PERCORRER.   AMEM.
                                               ----------------------------------------
OS FILHOS BEM EDUCADOS SÃO A VERDADEIRA RIQUEZA E O MAIS BELO ORNAMENTO DE UMA CASA .      BRAMBILLA.

QUANDO O CAMINHO SE FIZER RESISTENTE, FAÇACOM RESISTÊNCIA O CAMINHO. FRANK LEAH.

                        --------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: