quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ENVELHECER COM DIGNIDADE. PE. PEDRO TRAMONTIN.


O ENVELHECER IMPLICA UMA SÉRIE DE CONDIÇÕES DE NOSSA EXISTÊNCIA, QUE VÃO DESDE A ALIMENTAÇÃO, CONDIÇÃO FINANCEIRA, ATÉ AS RELAÇÕES SOCIAIS E FAMILIARES. IMPLICA PASSAR POR PERDAS DECORRENTES, PRINCIPALMENTE, DE MUDANÇAS NA APARÊNCIA FÍSICA, QUE PASSA A IDÉIA DE DESGASTE E ENFRAQUECIMENTO.
O ENVELHECIMENTO, POR SER UM PROCESSO NATURAL DO CICLO DA VIDA, PODE SER ATRAVESSADO COM DIGNIDADE E PRAZER, PORQUE ELE EXPRESSA A FORMA COMO VIVEMOS AS ETAPAS ANTERIORES. É IMPORTANTE ENTENDER QUE AS PERDAS NÃO OCORREM APENAS NA VELHICE, MAS EM TODAS AS FASES DE NOSSA VIDA.
AO NOS OLHARMOS NO ESPELHO, TEMOS CONSCIÊNCIA DE QUE ESTAMOS ENVELHECENDO, PORQUE OS SINAIS DA PASSAGEM DO TEMPO NÃO NOS ENGANAM. CONTUDO, TEMOS DE TOMAR CONSCIÊNCIA DE QUE NINGUÉM É INUTÍL, POIS, SE OS IDOSOS NÃO TÊM MAIS AS MESMAS CAPACIDADES QUE TINHAM NA JUVENTUDE, É PRECISO PERCEBER OUTROS NÍVEIS DE CAPACIDADES. É PRECISO SABER ADMINISTRAR O MEDO DE ENVELHECER.
O AUMENTO DO NÚMERO DE IDOSOS, NO ÂMBITO DA POPULAÇÃO GERAL, VEM TRANSFORMANDO A VISÃO SOCIAL E GERANDO UMA NOVA DEMANDA DE PREOCUPAÇÕES E INTERESSES. POR ISSO, A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO IDOSO NA SOCIEDADE CONTRIBUI PARA QUE DIMINUAM OS PRECONCEITOS.
O AUMENTO EXAGERADO NO NÚMERO DA POPULAÇÃO ADULTA ACIMA DE 60 ANOS É REFLEXO DA BAIXA NATALIDADE E DA EVOLUÇÃO NA EXPECTATIVA DA VIDA, QUE ATUALMENTE ATINGE A MÉDIA DE MAIS DE 68,6 ANOS. A CONCLUSÃO É QUE O MUNDO ESTÁ ENVELHECENDO, O QUE NÃO DEIXA DE SER UMA BOA NOTÍCIA.
O BRASIL ESTÁ SE TORNANDO UM PAÍS ONDE AS PESSOAS ESTÃO VIVENDO MAIS. POR ISSO, É NECESSÁRIO QUE SEJAM PREPARADAS AS CIDADES E AS FAMÍLIAS PARA CADA VEZ MAIS ACOLHER O IDOSO. TRATAR DE POLÍTICAS DE ENVELHECIMENTO É ABORDAR UM ESTÁGIO DA VIDA PORQUE TODOS NÓS DEVEMOS PASSAR.
COMO NA PRÁTICA PODEMOS GERENCIAR O PROCESSO DO ENVELHECER COM DIGNIDADE?
1- O PRIMEIRO PASSO É SABER O QUE O IDOSO QUER, QUAIS SÃO SUAS REAIS NECESSIDADES. DEVEMOS OLHAR PARA ELE COMO UM SER AINDA EM DESENVOLVIMENTO. O IDOSO DEVE TER CONHECIMENTO DO QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM E DEVEM FAZER POR ELE.
            2-O SEGUNDO PASSO É SECONSCIENTIZAR DE QUE A IDADE NÃO IMPEDE QUE A PESSOA CONTINUE A CONTRIBUIR NA EVOLUÇÃO SOCIAL E HUMANA, QUE ELA FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO PAÍS E DO MUNDO E TAMBÉM TER CONSCIÊNCIA DE QUE NÃO PERDEU O SEU PAPEL E LUGAR COMO CIDADÃO.ENVELHECER COM DIGNIDADE IMPLICA SENTIR-SE BEM CONSIGO MESMO, COM AS OUTRAS PESSOAS E COM O MUNDO.
            NÃO É LAMENTAR O PESO DA IDADE, E SIM SENTIR QUE A VIVÊNCIA E AS EXPERIÊNCIAS DA VIDA O TORNAM MAIS LEVE, POIS A ALMA CONTINUA SEM RUGAS E JAMAIS PODERÁ SENTIR-SE CANSADA.
            A FÉ É UM PONTO IMPORTANTE COMO FATOR DE AJUDA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. ELA LEVA AS PESSOAS A ENTENDEREM O SIGNIFICADO DA VIDA, DO SOFRIMENTO E DA MORTE.
            QUANDO TEMOS FÉ, TEMOS A ESPERANÇA DO FUTURO. POR ISSO, É OPORTUNO ENFRENTAR OS DESAFIOS.
            PERDOAR PARA SE LIBERTAR DE RESSENTIMENTOS E MÁGOAS E ASSIM, OLHANDO PARA TRÁS E OLHANDO PARA O FUTURO, PERCEBER QUE SOMOS PARTE DE UM ELO QUE SE RENOVA CONSTANTEMENTE.
            AVALIAR O PASSADO PARA PROJETAR O FUTURO. SER A MEMÓRIA VIVA, RECORDANDO E TRANSMITINDO AS EXPERIÊNCIAS É UMA MANEIRA SAUDÁVEL DE ENVELHECER.
            QUEM NÃO APRENDEU A VIVER NÃO SABERÁ ENVELHECER, POIS SE PERDERMOS O GOSTO DE VIVER NÃO SABEREMOS DESFRUTAR O PRAZER DO ENVELHECER.   AMEM.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ 
           

O BEM É SEMPRE SIMPLES. A COROA DE TODO O BEM É A HUMILDADE. SANTO ANTONIO DE PÁDUA.

SÓ NO SILÊNCIO O SER HUMANO CONSEGUE ESCUTAR NO ÍNTIMO DA CONSCIÊNCIA A VOZ DE DEUS, QUE VERDADEIRAMENTE LHE FAZ LIVRE. BEATO JOÃO PAULO II.

A VIDA É UMA CONSTANTE BATALHA, NA QUAL DEVEMOS MOSTRAR NOSSO VALOR. PLAUTO.


USE AS PERDAS E ERROS DO PASSADO COMO UMA RAZÃO PARA AGIR, NÃO PARA PARAR. CHARLES J. GIVENS.

Nenhum comentário: