quarta-feira, 3 de setembro de 2014

FAMÍLIAS RECONSTRUÍDAS ( ANNA KWAK).



OBJETIVOS E TAREFAS DAS FAMÍLIAS RECONSTRUÍDAS;- UMA FAMÍLIA RECONSTRUÍDA É DE ALGUMA MANEIRA UMA FAMÍLIA, EMBORA NÃO POSSA DESEMPENHAR O PAPEL DE UM NÚCLEO FAMILIAR ORIGINÁRIO. OS MEMBROS DA FAMÍLIA RECONSTRUÍDA DEVEM CONSIDERAR ESTA DIFERENÇA. TODAVIA, A SITUAÇÃO APRESENTA UM CONFLITO MAIS POSITIVO DO QUE NEGATIVO. GRADUALMENTE, INSTAURA-SE UM SISTEMA SEMPRE MAIS ADEQUADO Á SATISFAÇÃO DOS MEMBROS DA FAMÍLIA RECONSTRUÍDA. CADA UM ENCONTRA A SUA COLOCAÇÃO. DE QUALQUER FORMA, AS FRONTEIRAS DE TAL FAMÍLIA DEVEM SER PERMEÁVEIS, PARA PERMITIR AOS FILHOS E AOS PAIS MANTER AS RELAÇÕES COM A FAMÍLIA PRECEDENTE DURANTE A FASE DE INTEGRAÇÃO NA NOVA FAMÍLIA. ISTO NÃO PREJUDICA O BOM FUNCIONAMENTO DA NOVA FAMÍLIA.
            NO DEBATE ACERCA DOS ASPCTOS POSITIVOS DA VIDA NESTAS FAMÍLIAS, EMERGE QUE A CRIANÇA DISPÕE DE AMBOS OS MODELOS DE SEXUALIDADE, E QUE PODE SER EMOCIONALMENTE INFLUENCIADA E APOIADA PELO NOVO PROGENITOR. SUBLINHA-SE TAMBÉM O FATO QUE, GRAÇAS Á NOVA UNIÃO, Á CRIANÇA PODE SER DADO UM MODELO DE VIDA POSITIVO. GRAÇAS A CONTATOS MAIS NUMEROSOS, A CRIANÇA APRENDERÁ COISAS SUPLEMENTARES DO PROGENITOR OU DOS IRMÃOS ADQUIRIDOS. ADEMAIS, É MAIS FÁCIL QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVAM UM MAIOR  SENSO DE TOLERÂNCIA, DE COMPROMISSO E DE DISPONIBILIDADE, DEVIDO Á CONVIVÊNCIA COM PESSOAS COM QUEM NÃO TÊM UMA LIGAÇÃO BIOLÓGICA E DE ONDE PODE EXTRAIR NOVAS VIVÊNCIAS, NOVOS VALORES E ESTILOS DE VIDA DE ÍNDOLE DIVERSA.
            O FATO QUE A FAMÍLIA FORNEÇA OU NÃO Á CRIANÇA UM MODELO POSITIVO É DADO NÃO PELO TIPO DE FAMÍLIA, MAS PELO MODO COMO A FAMÍLIA DESEMPENHA SEU PAPEL. AS RELAÇÕESINTERPESSOAIS ENTRE PAIS E FILHOS ADQUIRIDOS SÃO DE MENOR INTENSIDADE. EXISTE UMA FORTE TENDÊNCIA DO FILHO E DO PROGENITOR BIOLÓGICO A SE UNIREM.
            É DIFÍCIL ESPERAR QUE, NA FAMÍLIA RECONSTRUÍDA, OCORRA O MESMO TIPO DE LIGAÇÃO E DE RELAÇÃO RECÍPROCA QUE SE CRIA NA FAMÍLIA NATURAL, POIS PODEM APARECER DIVERSAS COMPLICAÇÕES DE ORDEM BIOLÓGIA, CULTURAL, LEGAL E PSICOLÓGICA.
            A UNIÃO ENTRE PAIS E FILHOS ADQUIRIDOS NÃO É TÃO FORTE COMO NAS FAMÍLIAS NATURAIS. ISSO, TODAVIA, NÃO SIGNIFICA QUE AS RELAÇÕES DEVAM SER NEGATIVAS OU DESVIADAS. A FAMÍLIA RECRIADA É UM MODELO FAMÍLIAR ÚNICO. ELA É NÃO SÓ DISTINTA DAQUELA DO MATRIMÔNIO ANTERIOR, MAS TAMBÉM MAIS COMPLICADA.

A FIDELIDADE A DEUS É A CONDIÇÃO PARA UMA VIDA PLENA E ABUNDANTE. SEJA REALMENTE UM DIZIMISTA! PE. WALTER  JOSÉ BRITO PINTO.


Nenhum comentário: