quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A MISSÃO SOBRENATURAL DA IGREJA – CARVAJAL.



- A IGREJA ANUNCIA A MENSAGEM DE CRISTO E REALIZA A SUA OBRA NO MUNDO.
-A MISSÃO DA IGREJA É DE ORDEM SOBRENATURAL, MAS ELA NÃO SE DESENTENDE DAS TAREFAS QUE AFETAM A DIGNIDADE HUMANA.
-OS CRISTÃOS MANIFESTAM A SUA UNIDADE DE VIDA MEDIANTE A PROMOÇÃO DAS OBRAS DE JUSTIÇA E DE MISERICÓRDIA.



            JESUS CONSUMA A OBRA DA REDENÇÃO COM A SUA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO. APÓS A SUA ASCENSÃO AO CÉU, ENVIA O ESPÍRITO SANTO PARA QUE OS SEUS DISCÍPULOS POSSAM ANUNCIAR O EVANGELHO E FAZER COM QUE TODOS PARTICIPEM DA SALVAÇÃO. AS APÓSTOLOS SÃO, ASSIM, OS OPERÁRIOS ENVIADOS Á MESSE PELO SEU DONO, OS SERVOS ENVIADOS PARA CHAMAREM OS CONVIDADOS ÁS BODAS, COM A RECOMENDAÇÃO DE ENCHEREM A SALA DO BANQUETE.

            MAS, ALÉM DESTA MISSÃO, OS APÓSTOLOS REPRESENTAM O PRÓPRIO CRISTO E O PAI;- QUEM VOS OUVE, A MIM ME OUVE;- E QUEM VOS REJEITA, A MIM REJEITA;- E QUEM ME REJEITA, REJEITA AQUELE QUE ME ENVIOU. A MISSÃO  DOS APÓSTOLOS FICARÁ INTIMAMENTE UNIDA Á MISSÃO DE JESUS;- COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM TAMBÉM EU VOS ENVIO. SERÁ PRECISAMENTE ATRAVÉS DELES QUE A MISSÃO DE CRISTO SE ESTENDERÁ A TODAS AS NAÇÕES E A TODOS OS TEMPOS. A IGREJA, FUNDADA POR CRISTO E EDIFICADA SOBRE OS APÓSTOLOS, CONTINUA A ANUNCIAR A MESMA MENSAGEM DO SENHOR E REALIZA A SUA OBRA NO MUNDO.

            O EVANGELHO DA MISSA DE HOJE NARRA COMO JESUS INSTA COM OS DOZE, QUE ACABA DE ESCOLHER, PARA QUE PARTAM E CUMPRAM A SUA NOVA TAREFA. ESSE PRIMEIRO ENCARGO É PREPARAÇÃO E FIGURA DA MISSÃO DEFINITIVA QUE O SENHOR LHES CONFIARÁ, DEPOIS DE RESSUSCITAR;- IDE, PREGAI O EVANGELHO A TODAS AS NAÇÕES. EU ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ O FIM DO MUNDO. ATÉ A CHEGADA DE JESUS, OS PROFETAS HAVIAM  ANUNCIADO AO POVO ESCOLHIDO DO ANTIGA TESTAMENTO OS BENS MESSIÂNICOS, ÁS VEZES COM IMAGENS ADAPTADAS Á SUA MENTALIDADE AINDA POUCO MADURA PARA ENTENDEREM A REALIDADE QUE ESTAVA PRÓXIMA. AGORA – NESTA PRIMEIRA MISSÃO APOSTÓLICA – JESUS ENVIA OS SEUS DISCÍPULOS COM A MISSÃO DE ANUNCIAREM QUE O REINO DE DEUS PROMETIDO É IMINENTE E MANIFESTAREM OS SEUS ASPECTOS ESPIRITUAIS.
            O SENHOR CONCRETIZA O QUE DEVEM FAZER E PREGAR;- O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO. NÃO LHES DIZ NADA SOBRE A LIBERTAÇÃO DO JUGO ROMANO QUE OPRIMIA A NAÇÃO, OU DO SISTEMA SOCIAL E POLÍTICO NO QUAL DEVIAM VIVER, OU DE OUTRAS QUESTÕES EXCLUSIVAMENTE TERRENAS. CRISTO NÃO VEIO PARA ISSO, NEM PARA ISSO FORAM ELES ESCOLHIDOS. VIVERAM PARA DAR TESTEMUNHO DE CRISTO, PARA DIFUNDIR A SUA DOUTRINA E PARTICIPAR A SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS.
            FOI O MESMO CAMINHO SEGUIDO POR SÃO PAULO,- SE LHE PERGUNTARMOS DE QUE COISAS COSTUMAVA TRATAR NA PREGAÇÃO, ELE MESMO AS COMPENDIARÁ ASSIM;- JULGUEI NÃO DEVER SABER COISA ALGUMA ENTRE VÓS A NÃO SER JESUS CRISTO, E ESTE CRUCIFICADO. FAZER COM QUE OS HOMENS CONHECESSEM MAIS E MAIS JESUS CRISTO, COM UM CONHECIMENTO QUE NÃO SE DETIVESSE SOMENTE NA FÉ, MAS SE TRADUZISSE NAS OBRAS DA VIDA, FOI NISSO QUE O APÓSTOLO SE EMPENHOU COM TODAS AS ENERGIAS DO SEU CORAÇÃO.

            A IGREJA, CONTINUADORA NO TEMPO DA OBRA DE JESUS CRISTO, TEM A MESMA MISSÃO SOBRENATURAL QUE O SEU DIVINO FUNDADOR TRANSMITIU AOS APÓSTOLOS. A IGREJA NASCEU COM A MESMAMISSÃO DE EXPANDIR O REINO DE CRISTO POR TODA A TERRA, PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI, A FIM DE TORNAR OS HOMENS PARTICIPANTES DA REDENÇÃO SALUTAR E DE ORIENTAR VERDADEIRAMENTE ATRAVÉS DELES O MUNDO INTEIRO PARA CRISTO. A SUA MISSÃO TRANSCENDE OS MOVIMENTOS SOCIAIS, AS TEOLOGIAS, AS REIVINDICAÇÕES DE GRUPOS.

            IDE E PREGAI QUE O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO. A MISSÃO DA NOSSA MÃE A IGREJA É DAR AOS HOMENS O TESOURO MAIS SUBLIME QUE PODEMOS IMAGINAR, CONDUZI-LOS AO SEU DESTINO SOBRENATURAL E TERNO PRINCIPALMENTE POR MEIO DA PREGAÇÃO E DOS SACRAMENTOS;- ESTE E NÃO OUTRO, É O FIM DA IGREJA;- A SALVAÇÃO DAS ALMAS, UMA A UMA. PARA ISSO O PAI ENVIOU SEU FILHO, E EU VOS ENVIO TAMBÉM A VÓS. DAÍ O MANDATO DE DAR A CONHECER A DOUTRINA E DE BATIZAR, PARA QUE A SANTÍSSIMA TRINDADE HABITE PELA GRAÇA DA ALMA.

            O PRÓPRIO JESUS NOS ANUNCIOU;- EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, E PARA QUE A TENHAM EM ABUNDÂNCIA. O SENHOR NÃO SE REFERIA A UMA VIDA TERRENA CÔMODA E SEM DIFÍCULDADES, MAS Á VIDA ETERNA. VEIO LIBERTAR-NOS PRINCIPALMENTE DAQUILO QUE NOS IMPEDE DE ALCANÇAR A VIDA DEFINITIVA;- DO PECADO, QUE É O ÚNICO MAL ABSOLUTO. DESSE MODO, DÁ-NOS TAMBÉM A POSSIBILIDADE DE SUPERAR AS MÚLTIPLAS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO NESTE MUNDO;- A ANGÚSTIA, AS INJUSTIÇAS, A SOLIDÃO...;- OU DE SUPORTÁ-LAS POR DEUS COM ALEGRIA, QUANDO NÃO SE PODEM EVITAR, CONVERTENDO A DOR EM SOFRIMENTO FECUNDO QUE CONQUISTA A ETERNIDADE.
            A IGREJA NÃO TOMA PARTIDO POR OPÇÕES TEMPORAIS DETERMINADAS, COMO TAMBÉM NÃO O FEZ O SEU MESTRE. AQUELES QUE, SEM FÉ, O VIRAM QUASE SÓZINHO NA CRUZ, PUDERAM PENSAR QUE TINHA FRACASSADO PRECISAMENTE POR NÃO TER OPTADO POR UMA DAS SOLUÇÕES HUMANAS;- NEM OS JUDEUS NEM OS ROMANOS O SEGUIRAM. MAS NÃO;- FOI PRECISAMENTE O CONTRÁRIO;- JUDEUS E ROMANOS, GREGOS E BÁRBAROS, LIVRES E ESCRAVOS, HOMENS E MULHERES, SÃOS E ENFERMOS, TODOS VÃO SEGUINDO ESSE DEUS FEITO HOMEM, QUE NOS LIBERTOU DO PECADO PARA NOS LEVAR A UM DESTINO ETERNO, O ÚNICO EM QUE SE CUMPRIRÁ A VERDADEIRA REALIZAÇÃO, LIBERDADE E PLENITUDE DO HOMEM, FEITO Á IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, E CUJA ASPIRAÇÃO MAIS PROFUNDA SUPLANTA QUALQUER TAREFA PASSAGEIRA, POR MAIS NOBRE QUE SEJA.

            A IGREJA TEM COMO MISSÃO LEVAR OS SEUS FILHOS PARA DEUS, PARA O SEU DESTINO CERTO. MAS NÃO SE DESENTENDE DAS TAREFAS HUMANAS;- PELA SUA MISSÃO ESPIRITUAL, ANIMA OS SEUS FILHOS E TODOS OS HOMENS A TOMAREM CONSCIÊNCIA DA RAIZ DE QUE PROVÊM TODOS OS MALES, E INTA-OS A PÔR REMÉDIO A TANTAS INJUSTIÇAS, ÁS DEPLORÁVEIS CONDIÇÕES EM QUE VIVEM MUITOS HOMENS E QUE SÃO UMA OFENSA AO CRIADOR E Á DIGNIDADE HUMANA. A ESPERANÇA DO CÉU NÃO ENFRAQUECE O ESFORÇO PELO PROGRESSO DA CIDADE TERRESTRE, MAS, PELO CONTRÁRIO, DÁ-LHE SENTIDO E FORÇA. CONVÉM, CERTAMENTE, DISTINGUIR CUIDADOSAMENTE PROGRESSO TERRESTRE E CRESCIMENTO DO REINO, QUE NÃO SÃO DA MESMA ORDEM. NO ENTANTO, TAL DISTINÇÃO NÃO É UMA SEPARAÇÃO;- POIS A VOCAÇÃO DO HOMEM PARA A VIDA ETERNA NÃO SUPRIME, ANTES CONFIRMA A SUA MISSÃO DE PÔR EM AÇÃO AS ENERGIAS E OS MEIOS QUE RECEBEU DO CRIADOR PARA DESENVOLVER A SUA VIDA TEMPORAL.
            NÓS SOMOS CORREDENTORES COM CRISTO, E DEVEMOS PERGUNTAR-NOS SE LEVAMOS AOS NOSSOS FAMILIARES E AMIGOS O DOM MAIS PRECIOSO QUE TEMOS;- A FÉ EM CRISTO;- E SE, AO LADO DESTE BEM INCOMPARÁVEL, NOS SENTIMOS ANIMADOS – A CARIDADE DE CRISTO URGE-NOS- A PROMOVER Á NOSSA VOLTA UM MUNDO MAIS JUSTO E MAIS HUMANO.

            CURAI OS DOENTES, RESSUSCITAI OS MORTOS, SARAI OS LEPROSOS... JÁ NOS COMEÇOS DA IGREJA, OS FIÉIS CRISTÃOS LEVAVAM A FÉ A TODOS OS LUGARES, E JÁ A PARTIR DAQUELES PRIMEIROS MOMENTOS UMA MULTIDÃO DE CRISTÃOS 9TEM DEDICADO AS SUAS FORÇAS E A SUA LIBERTAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE OPRESSÃO E Á PROMOÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA. A EXPERIÊNCIA DOS SANTOS E O EXEMPLO DAS SUAS  INÚMERAS OBRAS A SERVIÇO DO PRÓXIMO CONSTITUEM UM ESTÍMULO E UMA LUZ PARA AS INICIATIVAS LIBERTADORAS QUE HOJE SE IMPÕEM, TALVEZ COM MAIS URGÊNCIA QUE EM OUTRAS ÉPOCAS.
            A FÉ EM CRISTO MOVE-NOS A SENTIR-NOS SOLIDÁRIOS COM OS OUTROS HOMENS NOS SEUS PROBLEMAS E CARÊNCIAS, NA SUA IGNORÂNCIA E FALTA DE RECURSOS ECONÔMICOS. ESTA SOLIDARIEDADE NÃO É UM SENTIMENTO SUPERFICIAL PELOS MALES DE TANTAS PESSOAS QUE ESTÃO PERTO OU LONGE, MAS A DETERMINAÇÃO FIRME E PERSEVERANTE DE EMPENHAR-SE PELO BEM COMUM;- QUER DIZER, PELO BEM DE TODOS E CADA UM, PARA QUE TODOS SEJAMOS VERDADEIRAMENTE RESPONSÁVEIS POR TODOS.
            A FÉ LEVA-NOS A SENTIR UM PROFUNDO RESPEITO PELAS PASSOAS, POR TODAS AS PESSOAS, A NUNCA PERMANECER INDIFERENTES DIANTE DAS NECESSIDADES ALHEIAS;- CURAI OS DOENTES, RESSUSCITAI OS MORTOS, SARAI OS LEPROSOS, EXPULSAI OS DEMÔNIOS...- O SEGUIMENTO DE CRISTO MANIFERTAR-SE-Á EM OBRAS DE JUSTIÇA E DE MISERICÓRDIA, NO INTERESSE POR CONHECER OS PRINCÍPIOS DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA E POR LEVÁ-LOS Á PRÁTICA EM PRIMEIRO LUGAR NO NOSSO PRÓPRIO AMBIENTE.
            DE CADA UM DE NÓS DEVERIA PODER-SE DIZER NO FINAL DA VIDA QUE, COMO JESUS CRISTO, PASSOU FAZENDO O BEM;- NA FAMÍLIA, COM OS COLEGAS DE TRABALHO, COM OS AMIGOS, COM AQUELES QUE ENCONTRAMOS CASUALMENTE. OS DISCÍPULOS DE JESUS CRISTO DEVEM SER SEMEADORES DE FRATERNIDADE EM TODO O MOMENTO E EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA. QUANDO UM HOMEM OU UMA MULHER VIVEM INTENSAMENTE O ESPÍRITO CRISTÃO, TODAS AS SUAS ATIVIDADES E RELACÕES REFLETEM E COMUNICAM A CARIDADE DE DEUS E OS BENS DO REINO. É NECESSÁRIO  QUE OS CRISTÃOS SAIBAM COLOCAR NAS SUAS RELAÇÕES COTIDIANAS DE FAMÍLIA, AMIZADE, VIZINHANÇA, TRABALHO E DESCANSO, O SELO DO AMOR CRISTÃO QUE É SIMPLICIDADE, VERACIDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO, GENEROSIDADE, SOLIDARIEDADE E ALEGRIA.    AMÉM.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

EU FIZ DA MINHA CASA, UMA CASA DE ORAÇÃO E DE AJUDA A TODOS QUE DE DEUS PAI PRECISAR.   EDNA.

A SANTA MISSA É CURA E LIBERTAÇÃO;- MINHA CASA É APENAS UM LAMPEJO DE LUZ. EDNA.

SE VOCÊ ESTÁ IMPOSSIBILITADO DE RECEBER A HÓSTIA SANTA – VÁ ATÉ O SANTÍSSIMO E SEU CORPO E ESPÍRITO SERÁ SACIADO. EDNA.

O SEU ANJO DA GUARDA ESTA DISPOSTO A TE SEGUIR, NÃO O FAÇA SOFRER, REZE POR ELE E CONFIA.   EDNA.


Nenhum comentário: