quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O SANTO NOME DE MARIA – PADRE THOMAS DE SAINT- LAURENT


 OITO DIAS APÓS O NASCIMENTO DA IMACULADA, SEUS PAIS REUNIRAM OS PARENTES NO MODESTO LAR. SEGUNDO O COSTUME JUDEU, IAM EM PRESENÇA DA FAMÍLIA INTEIRA IMPOR UM NOME Á GRACIOSA CRIANÇA QUE O CÉU HAVIA CONCEDIDO ÁS SUAS ORAÇÕES.
DEUS, QUE NÃO ASSINALOU POR PRODÍGIOS EXTERIORES A CHEGADA AO MUNDO DA SANTÍSSIMA VIRGEM, HAVIA ENTRETANTO ESCOLHIDO DESDE TODA A ETERNIDADE O AUGUSTO NOME QUE DEVIA LEVAR A MÃE DO SALVADOR. ENQUANTO JOAQUIM E ANA AGUARDAVAM COM JUBILOSA IMPACIÊNCIA A REALIZAÇÃO DE SUAS ESPERANÇAS, O GRANDE MENSAGEIRO DAS MISERICÓRDIAS INFINITAS, O ANJO GABRIEL, VIERA VISITÁ-LOS PARA LHES REVELAR O NOME BENDITO QUE O ALTÍSSIMO HAVIA RESERVADO Á FILHA DELES.
EM TORNO DO BERÇO ONDE SORRIA A RAINHA DO CÉU, A FAMÍLIA NÃO ALONGOU AS DELIBERAÇÕES. OS PAIS DA SANTÍSSIMA VIRGEM FORAM OS PRIMEIROS A FALAR, E MANIFESTARAM A VONTADE DA MANEIRA MAIS CLARA;- CHAMARAM SUA FILHA MARIA.
DEUS ESCONDEU NESSE NOME DULCÍSSIMO SIGNIFICADOS TÃO PROFUNDOS, QUE DELES FAREMOS O OBJETO DE NOSSAS MEDITAÇÕES.
OS COMENTADORES MAIS AUTORIZADOS NOS ENSINAM QUE MARIA QUER DIZER, - EM PRIMEIRO LUGAR, SOBERANA. DE FATO, A VIRGEM IMACULADA REINA GLORIOSAMENTE SOBRE A TERRA PELO CULTO QUE LHE PRESTAMOS, E NOS CÉUS PELO EXPLENDOR DE SEU PODER E BELEZA. SEU DIVINO FILHO QUIS QUE A CRIAÇÃO INTEIRA SE SUBMETESSE A SEU CETRO DE AMOR.
CONSIDERAI ENTRETANTO QUE ESTRANHO ESPETÁCULO ESSA RAINHA INCOMPARÁVEL NOS APRESENTA DURANTE A VIDA MORTAL. NÃO PARECE QUE ELA REÚNE EM SI OS DOIS EXTREMOS MAIS VIOLENTAMENTE CONTRADITÓRIOS? Á MAIS OBSCURA HUMILDADE UNE A MAIS INCOMPREENSÍVEL DAS GRANDEZAS.
NÃO PROCUREIS PARA ESSA SOBERANA UM PALÁCIO MAGNÍFICO, ONDE INCONTÁVEIS SERVIDORES SE MANTÊM ATENTOS PARA SE ANTECIPAREM A SEUS MENORES DESEJOS. ELA MORA EM NAZARÉ, NUMA CASINHA BRANCA SUSPENSA NO FLANCO DA COLINA, UMA CASINHA TÃO POUCO CONFORTÁVEL QUE OS MAIS POBRES DE NOSSOS DIAS NÃO A QUERERIAM. ESSE APERTADO CASEBRE, QUE SE DIVIDE EM DUAS PEÇAS DE DIMENSÃO DESIGUAL, MAL COBRE A ÁREA DE CINQUENTA METROS QUADRADOS. É LÁ QUE ELA RESIDE COM JOSÉ E JESUS, O FILHO ETERNO DE DEUS QUE É TAMBÉM SEU FILHO, FRUTO BENDITO DE SUAS ENTRANHAS.
ENQUANTO O SALVADOR APLAINA COM SEU PAI ADOTIVO PESADAS TÁBUAS, DO QUE SE OCUPA ESSA CRIATURA PRIVILEGIADAD ENTRE TODAS? COZINHA, LAVA E CONSERTA A ROUPA, APLICA-SE EM CUIDAR DO POBRE LAR. NA VERDADE, ESTRANHA SOBERANA;- MAIS PARECE HUMILDE SERVA DO QUE GRANDE RAINHA. MAS NESSES TRABALHOS TÃO MODESTOS PÕE TAL AMOR, QUE O PERFUME DESSA PRODIGIOSA VIRTUDE EMBRIAGA O CORAÇÃO DE DEUS. E LÁ DO ALTO OS ANJOS SE INCLINAM COM ADMIRAÇÃO PARA MELHOR CONTEMPLAR ESSE ESPLENDOR INCOMPARÁVEL, QUE FAZ EMPALIDECER A GLÓRIA DELES.
HÁ MAIS. NÓS VIMOS DE QUE RIQUEZAS DEUS HAVIA CUMULADO A ALMA DE MARIA NO MOMENTO DA IMACULADA CONCEIÇÃO. A PARTIR DAÍ A VIRGEM, QUE TINHA DESDE O PRIMEIRO MOMENTO O USO DA RAZÃO, NÃO CESSARA DE CRESCER EM GRAÇAS E VIRTUDES, EM PROPORÇÕES QUE CONFUNDEM NOSSOS DÉBEIS CÁLCULOS. POR OUTRO LADO, NOSSO SENHOR, QUE PÕE SOBRE A FRONTE DE SEUS SANTOS A AURÉOLA DOS TAUMATURGOS, COM CERTEZA HAVIA TAMBÉM ATIBUÍDO A SUA MÃE, NO MAIS EMINENTE GRAU, O DOM DOS MILAGRES.
ENTRETANTO, ATÉ O DIA EM QUE NOSSO SENHOR SUBIU TRIUNFALMENTE AOS CÉUS, A SANTÍSSIMA VIRGEM NÃO FEZ NENHUM DESSES PRODÍGIOS QUE ENTUSIASMAM AS MULTIDÕES. JESUS PERCORRIA A PALESTINA CURANDO DOENTES E RESSUSCITANDO MORTOS. OS APÓSTOLOS, O PRÓPRIO JUDAS, EXPULSARAM DEMÔNIOS EM NOME DO MESTRE. MARIA PERMANECE SILENCIOSAMENTE EM SUA PEQUENA CASA E, QUANDO ÁS VEZES ASSISTE ÁS PALAVRAS DO FILHO, PASSA DESPERCEBIDA NA MULTIDÃO DOS OUVINTES.
EIS AÍ PARA A RAINHA DOS ANJOS E DOS HOMENS A MAIS PROFUNDA OBSCURIDADE. MAS AO MESMO TEMPO MARIA POSSUI A MAIS PRODIGIOSA AUTORIDADE QUE JAMAIS EXISTIU SOBRE A TERRA. O CÉSAR QUE VIVE EM ROMA NAS MAGNIFICÊNCIAS DE SEU PALÁCIO, COMANDA MILHÕES DE HOMENS. MAL PODE CONHECER O NÚMERO FANTÁSTICO DE SEUS SÚDITOS;- A EUROPA OBEDECE ÁS SUAS LEIS, UMA PARTE DA ÁSIA, UMA PARTE DA ÁFRICA SÃO SUBMISSAS AO SEU CETRO. NA TERRA, MARIA COMANDA APENAS UM ÚNICO SER HUMANO;- MAS ESSE HOMEM É MAIOR DO QUE TODOS OS REIS, MAIS GLORIOSO DO QUE TODOS OS ANJOS. ESSE HOMEM É O DEUS QUE CRIOU OS MUNDOS APENAS COM A PALAVRA DE SEU PODER INFINITO. PORQUE É VERDADEIRAMENTE SEU FILHO, JESUS DEVE A MARIA, EM ESTRITA JUSTIÇA, RESPEITO, AMOR E OBEDIÊNCIA.
JÁ RECONHECEMOS NA IMACULADA CONCEIÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM O FUNDAMENTO DE SUA BONDADE QUASE  INFINITA;- SAUDEMOS AGORA NA MATERNIDADE DIVINA O FUNDAMENTO DE SEU PODER QUASE SEM LIMITES.
SABEIS DO IMENSOCRÉDITO QUE DEUS CONCEDE NO CÉU A CERTAS ALMAS PRIVILEGIADAS. SANTA TERESA DO MENINO JESUS, POR EXEMPLO, ANUNCIARA NO LEITO DE MORTE QUE FARIA CAIR SOBRE A TERRA UMA CHUVA DE ROSAS. ESSA GRACIOSA PREDIÇÃO SE REALIZA A CADA DIA DE MANEIRA MARAVILHOSA. SE NOSSO SENHOR CONFERE TAL PODER A UMA SIMPLES RELIGIOSA, MORTA NA FLOR DA JUVENTUDE, O QUE NOS FARÁ PELA MAIS ALTA, MAIS VIRTUOSA, MAIS BELA DAS CRIATURAS;- POR AQUELA QUE FORMOU NO SEIO VIRGINAL SEU CORPO DIVINO?
GRAVEMOS POIS PROFUNDAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES O ENSINAMENTO QUE NOS DÁ A GRANDE VOZ DA TRADIÇÃO;- NOS CÉUS JESUS REALIZA OS MENORES DESEJOS DE SUA MÃE, COMO EXECUTAVA PONTUALMENTE SUAS ORDENS NA TERRA. SOBRE A MEDALHA MILAGROSA NOSSA SENHORA QUIS FAZER-SE REPRESENTAR COM AS MÃOS ABERTAS, ESPALHANDO SOBRE O MUNDO, NÃO UMA CHUVA DE ROSAS, MAS TORRENTES DE GRAÇAS, DE LUZ, DE SANTA ALEGRIA. SE QUEREIS SER OUVIDOS SEGURA E RAPIDAMENTE, DIRIGI-VOS Á VIRGEM MARIA IMACULADA.
O NOME DE MARIA SIGNIFICA TAMBÉM AMARGA. O PROFETA ISAÍAS, ANUNCIANDO AO MUNDO O FUTURO MESSIAS. O HAVIA CHAMADO DE (VARÃO DAS DORES). NOSSA SENHORA, QUE FOI A MAIS PERFEITA IMITADORA DE NOSSO SENHOR, FOI A VIRGEM DOLOROSA. O SOFRIMENTO É O GRANDE REDENTOR. É POR ELE QUE MARIS SE ASSOCIOU AO PÉ DA CRUZ Á OBRA DE NOSSA LIBERTAÇÃO. É PELA PROVAÇÃO CRISTÃMENTE ACEITA QUE NOS SALVAMOS. É PELO SOFRIMENTO ENFIM QUE PODEMOS OBTER A GRAÇA DA SALVAÇÃO PARA AS ALMAS QUE NOS SERÃO CARAS.
ESSA VERDADE PARECE DURA;- ELA É MENOS TERRÍVEL DO QUE PARECE Á PRIMEIRA VISTA. O DEUS INFINITAMENTE MISERICORDIOSO E INFINITAMENTE BOM QUE NOS ENVIA A DOR, ENVIA-NOS SEMPRE COM ELA UMA FORÇA, ALGUMAS VEZES ATÉ MESMO UMA CONSOLAÇÃO E UMA DOÇURA. O SOFRIMENTO É EM NOSSAS VIDAS O MENSAGEIRO MISTERIOSO DA VERDADEIRA ALEGRIA. ESSE PRINCÍPIO BRILHA DE MANEIRA IMPRESSIONANTE NA HISTÓRIA DA SANTÍSSIMA VIRGEM.
DURANTE A INFÂNCIA DE JESUS, MARIA SENTIU NO CORAÇÃO ANGÚSTIAS INEXPRIMÍVEIS. ELA O VIU NASCER NUM POBRE ESTÁBULO;- OUVIU A SINISTRA PROFECIA DO VELHO SIMÃO; TEVE DE FUGIR PARA O EGITO A FIM DE SUBTRAIR SEU PRECIOSO TESOURO DO FUROR DE HERODES; PERDEU O FILHO EM JERUSALÉM E SÓ O ENCONTROU APÓS TRÊS LONGOS DIAS DE LÁGRIMAS E DE AGONIA; TINHA CONSTANTEMENTE PRESENTE NO ESPÍRITO O TERRÍVEL QUADRO NO QUAL ISAÍAS DESCREVEU ANTECIPADAMENTE AS TORTURAS DO MESSIAS. MAS, EM COMPENSAÇÃO, QUE INEFÁVEIS CONSOLAÇÕES! SEU FILHO CRESCIA EM SEUS BRAÇOS; VIVIA COM ELA NUMA PROFUNDA INTIMIDADE; ILUMINAVA-LHE A ALMA VIRGINAL COM SEU DIVINO SORRISO; PRODIGALIZAVA-LHE AS CARÍCIAS MAIS TERNAS DE SEU AMOR INFINITO.
DURANTE A VIDA PÚBLICA DO SALVADOR, MARIA SOFREU AINDA MAIS. NOSSO SENHOR DEIXOU A PEQUENA CASA, ONDE HAVIAM PASSADO JUNTOS TANTOS E TANTOS ANOS. MAS ELA O VIA COM FREQÜÊNCIA E ASSISTIA AOS SEUS TRIUNFOS. AO MESMO TEMPO EM QUE A VOZ DO MESTRE ATRAÍA AS MULTIDÕES, LANÇAVA O CORAÇÃO DE MARIA NUM ÊXTASE DE FELICIDADE.
SOBRE O CALVÁRIO, MARIA SOFREU UM HORRÍVEL MARTÍRIO, ELA VIU SEU FILHO, DE QUEM CUIDARA COM TANTO DEVOTAMENTO, COROADO DE ESPINHOS, JORRANDO SANGUE, PREGADO SOBRE A CRUZ. ELA O VIU AGONIZAR E MORRER. MAS SABIA QUE A HORA DA VITÓRIA DEFINITIVA SOARIA LOGO E QUE  JESUS RESSUSCITARIA NO TERCEIRO DIA COM IMORTAL JUVENTUDE.
APÓS A ASCENSÃO DO MESTRE, ESTA TERRA TORNOU-SE CRUELMENTE DESERTA PARA MARIA, POIS O FILHO NÃO MAIS COMPARTILHAVA DE SUA VIDA COMO ANTES. MAS NOSSO SENHOR SE MANIFESTAVA Á SUA MÃE E SE DAVA A ELA NA EUCARISTIA.
DEPOIS CHEGOU POR FIM O MOMENTO DE SUA MORTE DULCÍSSIMA. COMO JESUS, A IMACULADA SUBIU TRIUNFALMENTE AO CÉU EM SEU CORPO GLORIOSAMENTE RESSUSCITADO. O DOLOROSO INVERNO CHEGARA AO FIM;- DORAVANTE SERIA PARA ELA A PRIMAVERA DA ETERNIDADE.
QUAL DEVE SER, EM FACE DA DOR, A ATITUDE DA ALMA CRISTÃ? – É PRECISO ACEITÁ-LA COM FÉ E HUMILDADE. COM FÉ, PORQUE ELA É DOM DE DEUS. OBTÉM GRANDES BENEFÍCIOS PARA QUEM DELA FAZ UM SANTO USO. COM HUMILDADE, PORQUE SOMOS MUITO FRACOS. SE A GRAÇA NÃO NOS AJUDA, SUCUMBIMOS SOB O FARDO DA PROVAÇÃO;- QUANDO NOSSO SENHORNO-LA ENVIA, PEÇAMOS A ELE QUE NOS CONCEDA A FORÇA PARA SUPORTÁ-LA E AS CONSOLAÇÕES PROFUNDAS QUE NOS PROMETE TODO SOFRIMENTO PROVIDENCIAL.
DEVE-SE IR MAIS LONGE? DEVE-SE DESEJAR A PROVAÇÃO? DEVE-SE PEDI-LA COMO GRAÇA ESPECIAL?- FALEMOS COM FRANQUEZA. CIRCULAM EM NOSSOS DIAS OBRAS DE PIEDADE DE UM EXAGERO PERIGOSO. NELAS SE LOUVAM AS VANTAGENS DA DOR, ESQUECENDO QUE SÓ O AMOR DE DEUS FAZ O MÉRITO;- NELAS SE APELA ÁS ALMAS PARA QUE SE OFEREÇAM COMO VÍTIMAS AO ALTÍSSIMO. RECONHEÇO COM A IGREJA QUE DEUS ESCOLHE ÁS VEZES ALMAS PARA FAZER DELAS VÍTIMAS DE SUA JUSTIÇA;- MAS SÃO CASOS MUITO RAROS, MESMO NA HISTÓRIA DOS SANTOS. A NÃO SER QUE O NOSSO SENHOR TENHA MANIFESTADO SUA VONTADE DE MANEIRA MUITO CLARA E APÓS UM TEMPO CONSIDERÁVEL, NINGUÉM TEM O DIREITO DE SE CRER CHAMADO A PROVAÇÕES EXCEPCIONAIS. AGIR DE OUTRA FORMA, PEDIR ESPONTANEAMENTE O SOFRIMENTO A DEUS, SERIA ORGULHO INSENSATO, IMPRUDÊNCIA LOUCA. SÃO FRANCISCO DE SALES, QUE FOI SEGURAMENTE UM DIRETOR ESCLARECIDO, NÃO DAVA OUTRO ENSINAMENTO A NÃO SER ESTE;-
SANTIFIQUEMO-NOS NA PRÁTICA DE NOSSOS DEVERES COTIDIANOS E DEIXEMOS AO BOM MESTRE O CUIDADO DE NOS ENVIAR O QUE MAIS NOS CONVENHA. TOMEMOS O HÁBITO DE INVOCAR COM FREQÜÊNCIA O NOME DE MARIA. DEUS COMUNICOU TAL PODER A ESSE NOME BENDITO QUE ELE BASTA PARA OPERAR MARAVILHAS;- PÕE EM FUGA OS DEMÔNIOS, QUE NÃO PODEM OUVI-LO SEM SEREM TOMADOS DE PAVOR, DISSIPA AS MAIS VIOLENTAS TENTAÇÕES E RESTABELECE AS ALMAS NA CONFIANÇA E NA SERENIDADE.
NOSSA SENHORA REVELOU A SANTA BRÍGIDA QUE ELA PRÓPRIA VINHA ASSISTIR NA HORA DA MORTE AOS FIÉIS QUE INVOCAVAM FREQÜENTEMENTE SEU NOME DURANTE A VIDA. SÃO JOÃO DE DEUS, QUE HAVIA FUNDADO UMA ORDEM RELIGIOSA AINDA FLORESCENTE, ENCONTRAVA-SE NO LEITO DE MORTE. RECEBERA OS ÚLTIMOS SACRAMENTOS E AGUARDAVA O MOMENTO DE COMPARECER DIANTE DO SOBERANO JUIZ, ELE HAVIA SEMPRE ESPERADO RECEBER NAQUELE INSTANTE SUPREMO A VISITA DA VIRGEM IMACULADA;- MAS ELA NÃO SE MOSTRAVA E O SANTO PARECIA DESENCORAJADO. A AGONIA SEGUIA SEU CURSO. DE REPENTE A FISIONOMIA DO MORIBUNDO SE TRANSFIGUROU. A RAINHA DO CÉU ACABAVA DE LHE APARECER;- JOÃO, DISSE-LHE ELA COM MATERNAL SORRISO, ENTÃO ME CRÊS CAPAZ DE ABANDONAR MEUS DEVOTOS SERVIDORES NUM MOMENTO COMO ESTE? FOI NOS BRAÇOS DE MARIA QUE ELE EXALOU O ÚLTIMO SUSPIRO.


CUIDEMOS DE NOSSO CORPO, POIS O SENHOR SE FAZ MORADA EM NÓS.  FREI JOÃO LOPES DA SILVA.     AMÉM.

Nenhum comentário: