quarta-feira, 5 de agosto de 2015

PRECONCEITO – PADRE ZÉZINHO.



O PRECONCEITO É UMA DAS ATITUDES MAIS PREJUDICIAIS AO RELACIONAMENTO ENTRE PESSOAS. AQUELE QUE PUDER SUSTENTAR QUE JAMAIS TEVE E QUE NÃO NUTRE NENHUMA ESPÉCIE DE PRECONCEITO CONTRA NINGUÉM PODE PROCLAMAR-SE PESSOA PERFEITA.
IDÉIAS PRECONCEBIDAS TODOS TEMOS. MESMO SEM TER VISTO A FLORESTA AMAZÔNICA, DE TANTO OUVIR A SEU RESPEITO, TEMOS SOBRE ELA UMA IDÉIA PRECONCEBIDA. SÓ QUANDO FORMOS VERIFICAR É QUE SABEREMOS SE NOSSA IDÉIA ERA VERDADEIRA OU NÃO.
DÁ-SE O MESMO COM RELAÇÃO A PESSOAS. EM GERAL PREJULGAMOS NOSSOS AMIGOS, NOSSOS VIZINHOS E NOSSOS INIMIGOS. RARAMENTE VAMOS CONVERSAR COM ELES SOBRE ALGO QUE OUVIMOS DIZER OU QUE VIMOS ACONTECER. ACHAMOS QUE O QUE OUVIMOS OU O QUE VIMOS É O SUFICIENTE. E JULGAMOS SEM DAR Á PESSOA EM QUESTÃO A CHANCE DE UMA RESPOSTA OU EXPLICAÇÃO. ISSO NOS COLOCA QUASE NUMA POSIÇÃO NEGATIVA FRENTE ÁQUELES DE QUEM SUSPEITAMOS. JÁ NOS APROXIMAMOS ARMADOS, E QUALQUER QUE SEJA A RESPOSTA NÃO NOS ENCONTRARÁ ABERTOS Á VERDADE, PORQUE JÁ TEMOS NOSSA OPINIÃO.
A ÚNICA MANEIRA DE NÃO PREJUDICAR E NÃO TER PRECONCEITO É DIALOGAR. QUEM NÃO DIALOGA, CATALOGA...
E ASSIM, CATALOGAMOS PESSOAS COM BASE EM COR, SEXO, IDADE, IDÉIAS POLÍTICAS, MÉTODOS PASTORAIS, PROFISSÕES, APARÊNCIA, TRAJES, CARROS, CASA, DINHEIRO QUE TEM OU NÃO TEM.
EM BASE AO CATÁLOGO, AS JULGAMOS QUASE SEMPRE SEM CONSERVAR PESSOALMENTE PARA AO MENOS DAR A ELAS A CHANCE DE EXPLICAR O SEU PORQUÊ.
                                   P. JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



SE MEDITARES INSERAMENTE NAS PROVAS QUE JÁ VENCESTE, NOS PROBLEMAS QUE JÁ ATRAVESSASTE, NAS DORES QUE JÁ ESQUECESTE E NOS OBSTÁCULOS QUE, MUITAS VEZES, JÁ CONTORNASTE, SEM MAIOR ESFORÇO DE TUA PARTE RECONHECERÁS QUE O AMPARO DE DEUS ESTEVE E ESTÁ CONTIGO EM TODOS OS MOMENTOS. APRENDERÁS A COOPERAR MAIS EM FAVOR DA PAZ DE TI MESMO, CONSOLIDANDO A FÉ NA DIVINA PROVIDÊNCIA, QUE NUNCA NOS DESAMPARA.  AUTOR DESCONHECIDO.

Nenhum comentário: