quarta-feira, 5 de agosto de 2015

SOMENTE A IGREJA CATÓLICA TEM O PAPA, PASTOR INFALÍVEL, REPRESENTANTE DE DEUS NA TERRA. PROF. FELIPE AQUINO.


            EMBORA SEJA DIVINA,  A IGREJA É FORMADA DE HOMENS. E, SENDO HUMANA, CRISTO, A CABEÇA INVISÍVEL DA IGREJA, QUIS QUE ELA TIVESSE TAMBÉM UMA CABEÇA VISÍVEL, QUE FOSSE O SEU FATOR DE UNIDADE. NENHUMA SOCIEDADE HUMANA SOBREVIVE SEM UM CHEFE QUE MANTENHA A UNIDADE. NA ESCOLA HÁ O DIRETOR, NO QUARTEL HÁ UM COMANDANTE, NO CLUBE HÁ UM PRESIDENTE, NA CIDADE HÁ UM PREFEITO, NA NAÇÃO UM PRESIDENTE, ETC.
             AO INSTITUIR A IGREJA, A PARTIR DO COLÉGIO DOS DOZE APÓSTOLOS, JESUS QUIS COMO UM GRUPO ESTÁVEL E ESCOLHEU PEDRO PARA CHEFIÁ-LO. É FÁCIL COMPREENDER ESSA INICIATIVA DE JESUS. QUIS JESUS QUE PEDRO (E SEUS SUCESSORES) FOSSE O SEU VIGÁRIO (REPRESENTANTE)NA TERRA. JESUS SABIA QUE SEM UMA CABEÇA VISÍVEL, O CORPO SE DIVIDIRIA, COMO AS COMUNIDADES PROTESTANTES.
            É INTERESSANTE COMO JESUS ESCOLHEU PEDRO PARA ESSA MISSÃO. LOGO NO PRIMEIRO ENCONTRO COM PEDRO, JESUS LHE MUDA O NOME. PARA O JUDEU O NOME DA PESSOA TINHA ALGO A VER COM A SUA IDENTIDADE E MISSÃO. ASSIM, POR EXEMPLO, O ANJO DISSE A SÃO JOSÉ, SOBRE JESUS E MARIA;- ELA DARÁ Á LUZ UM FILHO, A QUEM PORÁS O NOME DE JESUS, PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DE SEUS PECADOS.
            UM EXEMPLO MARCANTE DE MUDANÇA DE NOME FOI O QUE OCORREU COM ABRAÃO. ELE SE CHAMAVA ABRÃO, QUE QUER DIZER PAI ELEVADO, E DEUS MUDOU SEU NOME PARA ABRAÃO, QUE SIGNIFICA PAI DE UMA MULTIDÃO, PORQUE DEUS O ESCOLHERA PARA A GRANDIOSATAREFA DE PAI DO SEU POVO. DEUS MUDOU TAMBÉM O NOME DE JACÓ, PATRIARCA DO POVO JUDEU, PARA ISRAEL. ERA ALGO SOLENE A MUDANÇA DE NOME, INDICAVA UMA MISSÃO SAGRADA.
            O EVANGELHO DE SÃO JOÃO NARRA O PRIMEIRO ENCONTRO DE JESUS COM SIMÃO;- JESUS, FIXANDO NELE (PEDRO) O OLHAR, DISSE;- TU ÉS SIMÃO, FILHO DE JOÃO;- SERÁS CHAMADO KEFAS ( QUE QUER DIZER EM HEBRAICO ROCHA DURA;- EM PORTUGUÊS, KEFAS DEU PEDRO.
            LOGO NO PRIMEIRO ENCONTRO, APRESENTADO POR SEU IRMÃO ANDRÉ, JESUS LHE INDICA A MISSÃO;- SERÁS A PEDRA SOBRE A QUAL FUNDAREI A MINHA IGREJA. MAIS TARDE JESUS LHE DIRÁ;- TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS. TUDO O QUE LIGARES NA TERRA, SERÁ LIGADO NOS CÉUS, E TUDO O QUE DESLIGARES NA TERRA, SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS.
            ESTAS PALAVRAS CONTUNDENTES DE JESUS DEIXAM CLARO O SEU DESEJO DE QUE PEDRO FOSSE O SEU REPRESENTANTE NA TERRA. TUDO O QUE LIGARES NA TERRA...- ESTAS PALAVRAS NÃO DEIXAM DÚVIDA SOBRE A AUTORIDADE UNIVERSAL DE PEDRO NA IGREJA. SÓ ELE, E CLARO, SEUS SUCESSORES, RECEBERAM DE CRISTO A GARANTIA DA INFALIBILIDADE NA CONDUÇÃO DA SUA IGREJA E NAS DECISÕES DE FÉ E MORAL.
            PEDRO NÃO ERA O MAIS CULTO E O MAIS PREPARADO DOS APÓSTOLOS, MAS PARECE QUE ERA O MAIS DECIDIDO, LÍDER, POR ISSO JESUS O ESCOLHE PARA O CHEFE DA SUA IGREJA.SOBRE TI EDIFICAREI A MINHA IGREJA.
            ESSE PRONOME POSSESSIVO MINHA DEIXA CLARO QUE ELE QUIS PEDRO COMO A ROCHA DA SUA IGREJA, ÚNICA. JESUS NÃO DISSE;- AS MINHAS IGREJAS, COMO SE FOSSEM MAIS DE UMA.
            POUCO ANTES DA SUA SUBIDA AO CÉU (ASCENSÃO), APÓS A RESSURREIÇÃO, JESUS CHAMOU E LHE PERGUNTOU, POR TRÊS VEZES SEGUIDA;- SIMÃO, FILHO DE JOÃO, TU ME AMAS MAIS DO QUE ESTES?
            APÓS AS RESPOSTAS DE PEDRO, POR TRÊS VEZES AFIRMATIVAS, JESUS LHE RECOMENDA, AMBÉM POR TRÊS VEZES;- APASCENTA AS MINHAS OVELHAS. NA VÉSPERA DE SOFRER A PAIXÃO, JESUS DISSE A PEDRO;- SIMÃO, SIMÃO, SATANÁS QUIS TE JOEIRAR, MAS EU OREI POR TI PARA QUE TUA FÉ NÃO DESFALEÇA;- E TU, POR TUA VEZ, CONFIRMA OS TEUS IRMÃOS.
            ESSA ORDEM CONFIRMA OS TEUS IRMÃOS MARCA CLARAMENTE O PRIMADO DE PEDRO SOBRE OS DEMAIS. A NENHUM OUTRO APÓSTOLO JESUS DISSE ISTO. MESMO APÓS PEDRO TÊ-LO NEGADO POR TRÊS VEZES, JESUS AINDA ASSIM O QUIS MANTER COMO CHEFE DA SUA IGREJA;- O QUE MOSTRA TAMBÉM, QUE O ARREPENDIMENTO DE PEDRO SUPEROU O SEU PECADO, PELA MISERICÓRDIA DO SENHOR.
            SE CRISTO MANTEVE PEDRO COMO O CHEFE DA SUA IGREJA, MESMO APÓS A TRÍPLICE NEGAÇÃO, SEREMOS NÓS, HOMENS, QUE TEREMOS A OUSADIA DE NEGAR-LHE O PRIMADO? NÃO SEJAMOS INSENSATOS, DE DEUS NÃO SE ZOMBA, NOS ENSINA SÃO PAULO. ISTO MOSTRA QUE ATENTAM GRAVEMENTE CONTRA A VONTADE EXPRESSA DE JESUS AQUELES QUE NÃO QUEREM ACEITAR A JURISDIÇÃO DO PAPA SOBRE TODA A IGREJA UNIVERSAL.
            O NOME DE PEDRO APARECE 171 VEZES NO NOVO TESTAMENTO;- JOÃO EM SEGUNDO LUGAR, APENAS 46 VEZES. E SEMPRE PEDRO APARECE EM DESTAQUE. NA LISTA DOS APÓSTOLOS, SEU NOME VEM SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR. – ESCOLHEU ESTES DOZE;- SIMÃO, A QUEM PÔS O NOME DE PEDRO, TIAGO, FILHO DE ZEBEDEU, E JOÃO, SEU IRMÃO.
            EIS O NOME DOS APÓSTOLOS;- O PRIMEIRO, SIMÃO, CHAMADO PEDRO, DEPOIS ANDRÉ, SEU IRMÃO. AO AMANHECER, CHAMOU OS SEUS DISCÍPULOS E ESCOLHEU DOZE ENTRE ELES QUE CHAMOU DE APÓSTOLOS;- SIMÃO, A QUEM DEU O SOBRENOME DE PEDRO, ANDRÉ...
            TENDO ENTRADO NO CENÁCULO, SUBIRAM AO QUARTO DE CIMA, ONDE COSTUMAVAM PERMANECER. ERAM ELES;- PEDRO E JOÃO, TIAGO, ANDRÉ, FILIPE, TOMÉ, BARTOLOMEU...
            EM OUTRAS PASSAGENS LEMOS;- PEDRO E OS SEUS..
            ENTRETANTO PEDRO E SEUS COMPANHEIROS TINHAM DEIXADO VENCER-SE PELO SONO...
            MAS IDE, DIZEI A SEUS DISCÍPULOS E A PEDRO QUE ELE VOS PRECEDE NA GALILÉIA...- PEDRO É SEMPRE O PORTA-VOZ DOS APÓSTOLOS;- ENTÃO, PERGUNTOU-LHES JESUS;- E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? RESPONDEU PEDRO;- TU ÉS O CRISTO.
            DISSE-LHE PEDRO;- SENHOR, PROPÕES ESTA PARÁBOLA SÓ A NÓS, OU TAMBÉM A TODOS? ENTÃO JESUS PERGUNTOU AOS DOZE;- QUEREIS VÓS TAMBÉM RETIRAR-VOS? RESPONDEU-LHE SIMÃO PEDRO;- SENHOR, A QUEM IRÍAMOS NÓS? TU TENS AS PALAVRAS DA VIDA ETERNA. E NÓS CREMOS E SABEMOS QUE TU ÉS O SANTO DE DEUS!
            ESSAS E OUTRAS PASSAGENS DOS QUATRO EVANGELHOS MOSTRAM COM TRANSPARÊNCIA A LIDERANÇA, O PRIMADO, DE PEDRO NO COLÉGIO APOSTÓLICO. QUANDO A IGREJA FOI MANIFESTADA AO MUNDO, NO DIA DE PENTECOSTES, É PEDRO QUEM TOMA DA PALAVRA PARA FALAR Á MULTIDÃO;- PEDRO, ENTÃO, PONDO-SE DE PÉ EM COMPANHIA DOS DOZE, COM VOZ FORTE, LHES DISSE;- HOMENS DA JUDÉIA...
            E DAÍ EM DIANTE VEMOS PEDRO NA LIDERANÇA DA IGREJA NASCENTE;- SEMPRE RESPEITADO POR TODOS. O SENHOR EDIFICA A SUA IGREJA SOBRE UM SÓ, EMBORA CONCEDA IGUAL PODER A TODOS OS APÓSTOLOS DEPOIS DE SUA RESSURREIÇÃO. NO ENTANTO, PARA MANIFESTAR A UNIDADE, DISPÕE POR SUA AUTORIDADE A ORIGEM DESTA MESMA UNIDADE PARTINDO DE UM SÓ. SEM DÚVIDA, OS DEMAIS APÓSTOLOS ERAM, COMO PEDRO, DOTADOS DE IGUAL PARTICIPAÇÃO  NA HONRA E NO PODER;- MAS O PRINCÍPIO PARTE DA UNIDADE PARA QUE SE DEMONSTRE SER ÚNICA A IGREJA DE CRISTO. JULGA CONSERVAR A FÉ QUEM NÃO CONSERVA ESTA UNIDADE DA IGREJA? CONFIA ESTAR NA IGREJA QUEM SE OPÕE E RESISTE Á IGREJA? CONFIA ESTAR NA IGREJA, QUEM ABANDONA A CÁTEDRA DE PEDRO SOBRE A QUAL ESTÁ FUNDADA A IGREJA?
            PEDRO E PAULO, INDO PARA A ITÁLIA, VOS TRANSMITIRAM OS MESMOS ENSINAMENTOS E POR FIM SOFRERAM O MARTÍRIO SIMULTANEAMENTE.
            A HISTÓRIA DA IGREJA, DESDE CEDO, MOSTRA QUE OS SUCESSORES DE SÃO PEDRO EM ROMA FIZERAM USO DA AUTORIDADE UNIVERSAL NA IGREJA. POR EXEMPLO NA QUESTÃO DA DATA DA FESTA DA PÁSCOA, NO SÉCULO II, ALGUNS CRISTÃOS DA ÁSIA MENOR NÃO QUERIAM SEGUIR O CALENDÁRIO DE ROMA;- O PAPA SÃO VICTOR AMEAÇOU-OS DE EXCOMUNHÃO. OUTRO FATO IMPORTANTÍSSIMO DO EXERCÍCIO DOS PODERES DE PEDRO NA IGREJA, FOI A ADMISSÃO DO PRIMEIRO PAGÃO (CORNÉLIO), NA IGREJA, EM JOPE, ISRAEL, ACEITA POR ELE. ISTO ERA ALGO INADMISSÍVEL PARA OS JUDEUS. MAS JESUS MOSTROU A PEDRO QUE VEIO SALVAR A TODOS;- E, DEPOIS QUE PEDRO VIU O ESPÍRITO SANTO CAIR SOBRE OS QUE OUVIAM A PALAVRA NA CASA DE CORNÉLIO, NÃO TEVE DÚVIDAS DE BATIZAR A TODOS.


A VIDA É MAIS SIMPLES QUANDO SOMOS SIMPLES. – FREI EDRIAN J. PASINI.  AMÉM.


Nenhum comentário: