sábado, 9 de dezembro de 2017

NÃO É FÁCIL EXPLICAR O ESPÍRITO SANTO;- PADRE ZEZINHO.


            A maioria dos cristãos tem dificuldade de crer e de falar do ESPÍRITO SANTO. Pensam na pomba que apareceu no batismo de JESUS e nas línguas de fogo que pairavam sobre os apóstolos no dia de PENTECOSTES. Mas é claro que a fé num ESPÍRITO SANTO DE DEUS envolve mais que isso. Aquela pomba e aquelas línguas não eram o ESPÍRITO SANTO. Eram apenas um sinal de que ELE ESTAVA AGINDO. E AÇÃO CONTÍNUA, CRIAÇÃO CONTINUADA, -
É O CONCEITO QUE MAIS NOS AVIZINHA DA EXISTENCIA DO ESPÍRITO SANTO. O que significa crer no ESPÍRITO SANTO? O que significa crer no ESPÍRITO SANTO? CONCENTREM-SE NA PALAVRA LATINA SPIRUM;- SOPRO, RESPIRAÇÃO. DAÍ VEM A PALAVRA ESPÍRITO;- O SOPRO DE DEUS OU O DEUS QUE SOPRA UM SOPRO DE VIDA. Concentremo-nos também na palavra ÂNIMA;- alma – algo que se move e tem vida. Vida que foi soprada em nós. Diz a BIBLÍA, logo no primeiro capítulo, que, no começo da criação do mundo, tudo era caos, desordem e morte. Deus pôs ordem e vida.
Ordenou. E, ao criar a terra, seu ESPÍRITO SANTO (sopro de vida) pairava sobre as águas. Deus estava criando algo mais na criação. Nas outras centenas de vezes em que volta a falar do sopro (ESPÍRITO) de DEUS agindo no homem, fala de um DEUS que intervém e atua em cada vida, em cada indivíduo – nos grupos e nas multidões como alguém que cria de novo, inova, traz novos valores e adjetiva e qualifica o homem. É o DEUS vivificador. Com ELE tudo se preserva, se conserva e se plenifica.
            Para os hebreus, o ESPÍRITO SANTO DE DEUS agia, mas era JAVÉ, o DEUS único agindo. Para os cristãos o mistério se ampliou. É também PARÁCLITO ( PROTETOR, DEFENSOR E CONSELHEIRO).  E o Pai é como o FILHO, mas não é o FILHO, nem seu ESPÍRITO;- o FILHO é como o PAI, mas não é o PAI nem seu ESPÍRITO;- e o ESPÍRITO SANTO DE DEUS é como ambos, mas não é o PAI nem o FILHO. É só ler alguns textos de João – de Paulo e de Mateus. Inventaram 3 pessoas para um só DEUS ou, mesmo sem entender, divulgaram o ensino de JESUS sobre uma ideia mais ampla de JAVÉ (AQUELE QUE É) ?
            E porque os cristãos atribuem ao PAI uma ação, ao FILHO outra e ao ESPÍRITO SANTO outra? É claro que se trata de limitação humana. Como Filipe, não sabemos quem é o PAI. Como os SAMARITANOS não sabemos quem é o ESPÍRITO SANTO. E, como os discípulos, mal temos ideia de quem é o FILHO.

            Então atribuímos sinais ao PAI, sinais ao FILHO e sinais ao ESPÍRITO SANTO. COSTUMAMOS CRER QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS SOPRA COMO QUER E ONDE QUER. EXPLICÁ-LO É IMPOSSÍVEL.

Nenhum comentário: