sexta-feira, 2 de novembro de 2018

AVISO IMPORTANTE

NOS PRÓXIMOS MESES ESTAREMOS SOMENTE COM A PÁGINA NO FACEBOOK, GENTILEZA ACESSAR https://www.facebook.com/Edna-Oracoes 

                            TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA.



segunda-feira, 10 de setembro de 2018

ORAÇÃO Á RAINHA DOS ANJOS;-



AUGUSTA RAINHA DOS CÉUS E SENHORA DOS ANJOS, QUE RECEBESTES DE DEUS O PODER E A MISSÃO DE ESMAGAR A CABEÇA DE SATANÁS, NÓS VOS PEDIMOS HUMILDEMENTE;- ENVIAI AS LEGIÕES CELESTES PARA QUE, SOB VOSSAS ORDENS, ELAS PERSIGAM OS DEMONIOS, COMBATAM-NOS EM TODA A PARTE, REPRIMAM A SUA AUDÁCIA E PRECIPITEM-NOS NO ABISMO. SANTOS ANJOS E ARCANJOS, PROTEGEI-NOS, DEFENDEI-NOS!
Ó BOA E TERNA MÃE, VÓS SEREIS SEMPRE O NOSSO AMOR E A NOSSA ESPERANÇA! Ó DIVINA MÃE, ENVIAI OS VOSSOS ANJOSW PARA QUE NOS DEFENDAM E AFASTEM DE NÓS O CRUEL INIMIGO! ASSIM SEJA! Ó BOA E TERNA MÃE, VÓS SEREIS SEMPRE O NOSSO AMOR E A NOSSA ESPERANÇA!
Ó MÃE DE DEUS, ENVIAI OS SANTOS ANJOS, PARA NOS DEFENDER E REPELIR PARA LONGE DE NÓS O CRUEL INIMIGO! SANTOS ANJOS E ARCANJOS, DEFENDEI-NOS E PROTEGEI-NOS! AMÉM.  


ANJO PROTETOR. ORAÇÃO.



            Ó SANTO ANJO, TU ÉS MEU PROTETOR DESDE A HORA DE MEU NASCIMENTO. A TI ENTREGO HOJE O MEU CORAÇÃO. DÁ-O A MEU SALVADOR, POIS UNICAMENTE A ELE DEVE PERTENCER. TU ÉS MEU PROTETOR NA VIDA;- SÊ TAMBÉM MEU CONSOLADOR NA HORA DA MORTE. FORTIFICA MINHA FÉ, CONSOLIDA MINHA ESPERANÇA, INFLAMA EM MIM O AMOR DIVINO – OBTÉM-ME A PAZ;- QUE A VIDA PASSADA NÃO ME INQUIETE, A PRESENTE NÃO ME PERTURBE E O FUTURO NÃO ME ASSUSTE.
            FORTIFICA-ME NA AGONIA E, NA PACIENCIA, CONSERVA-ME SEMPRE A PAZ DA ALMA. ALCANÇA-ME A GRAÇA DE QUE MINHA ÚLTIMA REFEIÇÃO SEJA O PÃO DOS ANJOS;- MINHAS ÚLTIMAS PALAVRAS, JESUS, MARIA E JOSÉ;- MEU ÚLTIMO ALENTO SEJA DE AMOR, E TUA PRESENÇA, MEU ÚLTIMO CONSOLO. AMÉM!!!

VALORES HUMANOS; - PADRE ZEZINHO.



            A vida vale pelo valor que lhe damos e pelos seus valores que cultivamos. Mesmo que não lhe dê um valor infinito e sobrenatural, o homem que cultiva valores humanos, como amizade, civismo, boa vizinhança, amor pela natureza, tem uma boa chance de ser feliz, visto que achou razões para viver e conviver com os outros. Está fazendo bom uso das luzes que conhece. A igreja católica dá muita importância aos valores humanos. Sem eles não faz sentido crer nos valores divinos. São João resume isso na sentença;- amemos, porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz;- EU AMO A DEUS, e no entanto odeia seu irmão, esse tal é um mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus a quem não vê. Quem fica olhando para a luz do sol acaba cego. ELA EXISTE PARA NOS AJUDAR A VER AS COISAS DA TERRA. Vive melhor o que usa uma vela para iluminar o seu caminho do que aquele que despreza a vela á espera do sol de amanhã...O mundo tem sua sabedoria. Se a desprezamos, a nossa sabedoria não será sábia. Cuidado com os cristãos que desprezam os valores humanos. Estão desprezando o criador. Seria equivalente a dizer que Deus criou o ser humano sem capacidade alguma.
            VALORES SOBRE-HUMANOS;-  se temos nossos valores- humanos, virtudes humanas, recursos humanos, forças humanas, também é verdade que, para algumas situações da vida, não temos solução, nem respostas, nem recursos. Aí, então, a pessoa religiosa encontra sua resposta na fé. Existe alguém que pode mais do que eu. Posso recorrer a valores mais do que humanos. Sou um pobre substantivo necessitado de algo mais. Deus pode me dar este algo mais. Ele continua a se importar comigo e a me criar. Pedirei a ele a força que me falta. Quem tem fé acha que o homem pode superar-se;- as vezes, por seu próprio esforço vai mais além do que pensava que poderia ir;- asa vezes, supera-se por ajuda de Deus, que lhe dá algo que por natureza o homem jamais conseguiria.   

ADORAÇÃO E VENERAÇÃO;- PADRE ZEZINHO.


            Todo católico medianamente informado sabe que só se adora a DEUS. adorar vem de ad-orare, falar diretamente com ELE. A conotação é a de que só esta pessoa tem o poder. Por isso o culto que a ele dirigimos é o de ADORAÇÃO ou LATRIA – a ninguém mais se presta este culto. Por isso quem adora um ícone, imagem, ídolo comete IDOLATRIA porque pôs esta imagem no lugar de DEUS. é disso que muitos irmãos messiânicos e pentecostais aguerridos nos acusam até com dureza. Mas nós sabemos a diferença entre adorar e venerar. E sabemos quando uma imagem se torna ídolo e quando é só um sinal para nossa fé. Não adoramos imagens nem pedimos milagres delas. Mas muitas vezes pedimos a ajuda de MARIA, motivados por uma imagem que no-la lembra. Resposta perfeita deu aquela senhora de três- pontas quando, em APARECIDA enquanto olhava para a imagem, foi interrogada pelo repórter sobre se adorava aquela imagem no altar;-
            MOÇO, EU SÓ TIVE SEIS ANOS DE ESCOLA, MAS EU SEI O QUE É SER CATÓLICA...EU NÃO SOU IDÓLATRA. EU SÓ ADORO DEUS E O FILHO DELE. MAS MARIA EU RESPEITO E VENERO. E A IMAGEM DELA TAMBEM. TÔ OLHANDO PARA A IMAGEM, MAS NÃO ESTOU ADORANDO NOSSA SENHORA. EU SEI A DIFERENÇA ENTRE UMA IMAGEM E UM ÍDOLO. EU LEIO A BÍBLIA! A GENTE PODE TER E FAZER IMAGENS SE ELAS NÃO OCUPAREM O LUGAR DE DEUS. DEUS MESMO MANDOU FAZER IMAGENS. E essas alturas – quem não sabia era o jornalista. Quis ver o livro onde se permite fazer imagens. E ela mostrou. Era líder de um grupo de oração que estudava a BÍBLIA. ---------------------

ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA.



            SANTOS ARCANJOS;- SÃO GABRIEL  SÃO MIGUEL E SÃO RAFAEL, ALCANÇAI-NOS DE DEUS A SAÚDE DO CORPO E DA ALMA, DEFENDEI-NOS CONTRA OS LADRÕES, ASSALTANTES, SEQUESTRADORES E TERRORISTAS. LIVRAI-NOS DA MORTE REPENTINA E IMPENITENTE, DOS DESASTRES, PERIGOS E ACIDENTES EM NOSSA VIAGENS, E GUIAI-NOS NA DIFICIL CAMINHADA RUMO Á CASA DO PAI. EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!!
                        ANJO DA GUARDA;- Ó SANTO ANJO DA MINHA GUARDA, CUJA PROTEÇÃO A DIVINA PROVIDENCIA ME ENCOMENDOU DESDE O PRIMEIRO INSTANTE DA MINHA VIDA, DOU-VOS GRAÇAS PELOS CUIDADOS QUE TIVESTES COMIGO, LIVRANDO-ME DOS PERIGOS ESPIRITUAIS E CORPORAIS. A VÓS ME RECOMENDO DE NOVO, Ó MEU GLORIOSO PROTETOR. DEFENDEI-ME DOS PERIGOS E AJUDAI-ME COM VOSSAS SANTAS INSPIRAÇÕES, PARA QUE, SENDO FIEL A ELAS, CONSIGA VIVER SANTAMENTE NESTE MUNDO E GOZAR, DEPOIS, DA VOSSA COMPANHIA NA PÁTRIA CELESTIAL. AMÉM!!!
            ORAÇÃO DOS PAIS PARA OS FILHOS;- SANTO ANJO DA GUARDA, CONFIADO POR DEUS COMO FIEL AMIGO DOS  MEUS FILHOS, EU ME DIRIJO COM GRANDE CONFIANÇA A VÓS. SOLICITO, ANTES DE TUDO, A GRAÇA PARA QUE EU SEMPRE EDUQUE MEUS FILHOS PARA DEUS. ACOMPANHAI-OS ONDE EU NÃO POSSA SEGUI-LO S – AONDE A MINHA VOZ NÃO OS ALCANCE. GUIE-OS E SALVE-OS PARA O CÉU !!! AMÉM.

CRISTO PRESENTE NA EUCARISTIA. - PADRE QUEVEDO



           

Para que os fiéis saibam reconhecer na EUCARISTIA a presença viva do RESSUSCITADO, que os acompanha na sua vida cotidiana. MADRE TERESA DE CALCUTÁ dizia que a maior pobreza, no nosso tempo, não é a pobreza material, mas a solidão. De fato, com o desenvolvimento tecnológico, parece estar crescendo, em muitos setores da sociedade, o sentimento de solidão, tristeza, falta de esperança.
O progresso técnico cientifico não só trouxe o aumento do número de pessoas idosas que se sentem sozinhas, como também de jovens que parecem prematuramente cansados, estressados, dispersos, ricos de meios de informação, mas pobres de amor e de paz, carentes de um sentido para suas vidas. Jovens e adultos tem a possibilidade de se relacionar com pessoas distantes, através da internet, mas um milhão de amigos virtuais não compensa a ausência de um verdadeiro amigo.
            Pensemos no aposentado que perdeu o lugar e o reconhecimento social que seu antigo emprego lhe proporcionava;- na viúva que perdeu o esposo, companheiro de toda uma vida;- na esposa ou no esposo abandonados pelo cônjuge;- no moço ou na moça casadouros que não encontram o par adquado para formar uma família;- nas crianças que passam longas horas sozinhas, na frente da TV ou entretidas com jogos eletrônicos...
            A todos os solitários deste mundo, JESUS olha com amor e lhes diz;- VINDE A MIM, TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS E CARREGADOS COM O FARDO (DA SOLIDÃO), E EU VOS DAREI DESCANSO. No entanto, como podemos encontrar, em nossos dias, esse olhar amoroso do SENHOR RESSSCITADO, a quem não vemos? No olhar de nossos irmãos e irmãs, com quem ELE se identifica;- na sua Palavra, proclamada e meditada na igreja;- na EUCARISTIA, lugar privilegiado de sua PRESENÇA SACRAMENTAL no meio de nós.
 Uma grande verdade consoladora;- EM CADA EUCARISTIA, MESMO QUE O PADRE CELEBRANTE NEM SEMPRE NOS PAREÇA PIEDOSO OU SIMPÁTICO, PODEMOS ENCONTRAR A PRESENÇA DO SENHOR RESSUSCITADO, (MISTÉRIO DA FÉ). E ao terminar a celebração, regressamos a nossos lares com a certeza de que ELE continua nos acompanhando em nossa vida cotidiana, cumprindo a sua promessa de que ELE estará conosco, todos os dias, (até o fim dos tempos).
- reflexão;-
1- em que momentos ou épocas de nossa vida temos sentido maior solidão? –
2- que experiência nós temos da presença de Cristo na eucaristia?
3- nos nossos lares sentimos a presença de Jesus no meio de nós?

IMPORTÂNCIA DA FICHA LIMPA;- DOM ORLANDO BRANDES.



            A história política do Brasil tem agora um novo marco, ou seja, o reconhecimento da constitucionalidade da lei da FICHA LIMPA. Melhor ainda, a referida lei já entra em vigor. Isso não significa que a corrupção está definitivamente derrotada. Não é assim, temos ainda um longo caminho a percorrer. A FICHA LIMPA é uma ajuda, mas limitada. A origem da lei da FICHA LIMPA é a vontade popular. É uma lei de iniciativa popular através de assinaturas. Portanto, a verdade e o povo são os grandes vencedores. Venceu a vontade do povo! Cabe-nos agora obter e oferecer informações sobre o passado dos candidatos, colher fatos e testemunhos e fazer a lei ser alicada. Agora é hora de informar o povo para que conheça e usufrua dos direitos que lhe são dados pela nova lei. 
        Enfim, o judiciário, a cidadania e a democracia saíram ganhando. Esperamos que a vitória da FICHA LIMPA venha trazer mais interesse, participação e otimismo para os que estavam já desiludidos com a política. Vamos fazer valer a ética na política e superar a desvalorização do voto e a omissão que se expressa nos votos nulos, votos em branco e o não comparecimento ás urnas.
            Em Londrina – por exemplo – quem mais se omite é a região de centro, deixando espaço para que determinados bairros sejam a força decisiva nas eleições. Não joguemos fora mais de 1,3 milhões de assinaturas em favor da FICHA LIMPA e a larga vitória que recebeu no JUDICIÁRIO. De agora em diante, a impunidade não tem mais a última palavra. Chegou a hora da ética, do bem comum, dos direitos do povo, da cidadania. Estamos caminhando rumo a maturidade democrática. É preciso cortar o mal pela raiz. Com a FICHA LIMPA não precisaremos mais de faxinas. Que os partidos e os eleitores exerçam eles mesmos o controle sobre seus candidatos.
            Um povo cansado pelos maus tratos da política suja agora pode reavivar sua esperança. Vamos, pois, abandonar a complacência com a corrupção e a impunidade. Quem quer se candidatar deve ter condições de elegibilidade. Só deve ser eleito quem tem moralidade e probidade. A mídia fez questão de esquecer o grande trabalho da CNBB em favor da FICHA LIMPA. Não chegaríamos a tantas assinaturas sem a capilaridade popular da IGREJA, que, apesar de tudo, goza da credibilidade do povo. É bom ter memória histórica. O PARANÁ e a cidade de LONDRINA estavam sempre á frente com as assinaturas e, em alguns momentos, até na liderança. Somos a favor de uma nova era na política, para o bem de todos, especialmente dos pobres e dos excluídos.         
            O próprio SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ganhou mais credibilidade com a lei da FICHA LIMPA, pois todos temos TELHADO DE VIDRO E O MAL DA CORRUPÇÃO ESTÁ INFLACIONADO NO MUNDO INTEIRO, INCLUSIVE NA CRISE ECONOMICA MUNDIAL.
            Vivemos há pouco a QUARESMA, tempo de purificação e faxina do coração. A saúde pública sai ganhando muito com a FICHA LIMPA.  A vida pública e a política tornar-se-ão mais saudáveis.
            Sem ética na política, não há SAÚDE PÚBLICA ADEQUADA. Que a saúde se difunda por toda a terra. O esforço em favor da FICHA LIMPA, mais a CAMPANHA DA FRATERNIDADE, O COMBATE Á FOME, OS MANDAMENTOS DO MOTORISTA, O CUIDADO PELO MEIO AMBIENTE, AS DENÚNCIAS DO TRABALHO ESCRAVO FEITAS POR NOSSAS PASTORAIS, AS PROPOSTAS DE REFORMA AGRÁRIA, O RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS SÃO CONTRIBUIÇÕES QUE A IGREJA OFERECE Á SOCIEDADE BRASILEIRA.
            O MUNDO PODE SER DIFERENTE, O BRASIL PODE SER MELHOR. A FÉ SEM OBRAS É MORTA. DIZ A CARTA A TIAGO.

CAMINHAR CONTRA A CORRENTE;- DOM ANUAR BATTISTI.



            Como é bonito ver estampada nos mais variados lugares, até em veículos, a frase DEUS É FIEL. Sim, ELE é a garantia da fidelidade em DEUS, temos a força de perseverar na prática do bem, da autenticidade, da transparência. Contudo, onde está esse DEUS que é fiel? Ele está longe, distante? E por isso eu faço o que quero, sou dono da verdade? Ou O tenho presente, próximo de mim, como um PAI que não se esquece dos seus filhos, mas os ama com amor sem medida? Como negar que fomos feitos á sua imagem e semelhança? No caminho de realização pessoal, ninguém pode fugir daquele que é fiel. Por isso, fidelidade exige renúncia – perdas e, consequentemente, ganhos. No jogo da vida, o placar nunca pode ser cinco a zero....
            Recentemente, um amigo me mandou uma mensagem que tem tudo a ver com o que estou falando;- SER AUTENTICO é não se deixar levar pelas inúmeras correntes de modismo. Não se deixar arrastar pela força do relativismo, mas preservar os princípios. Estar aberto ás inovações da vida moderna não quer dizer aceitar tudo. Há valores, como justiça, honestidade, respeito á vida, que não podem sucumbir diante da perda de valores que assola a humanidade. Devemos ir contra a correnteza, sem perder a coragem. Não posso me conformar com a frase TODOS FAZEM ASSIM, para justificar erros de transito, no serviço público, no comercio, nos estudos, na vida social, na política. Nas mínimas coisas, devo ser autentico e fiel.
            Isso me fez lembrar a PALAVRA DO MESTRE JESUS;- QUEM É FIEL NO POUCO TAMBEM É FIEL NO MUITO, E QUEM É INJUSTO NO POUCO TAMBEM É INJUSTO NO MUITO. Tudo passa pela capacidade de valorizar em mim o que sou e o que tenho, para dar valor ao outro. É valorizando o outro que sou capaz de dar valor a mim mesmo. Ser autentico e fiel no pouco vai além de qualquer STATUS social ou religioso. Navegar nos mares da vida moderna exige garra, decisão, firmeza de caráter – compromisso inadiável com a verdade, desapego até da própria vida. As estruturas sociais, os relacionamentos, o trato igualitário, a dignidade de todos, um mundo melhor, tudo isso só será possível quando cada um de nós se tornar melhor.
            Ir contra a corrente significa ser sinal de contradição, ser luz no meio ás trevas, ser capaz de dizer não á corrupção, ao desmando, ás artimanhas do submundo das negociações de vantagens.
Como ir contra a corrente nestes meses que antecedem a campanha política, a escolha dos candidatos, as articulações partidárias que visam ao poder, sem calcular os (reais) envolvidos e muito menos a sua origem? Como ser autentico e fiel neste fogo cruzado da busca de poder em nome do bem comum?
            QUE PENA NÃO TER MEMÓRIA HISTÓRICA!  Certamente – resta sempre uma esperança. Ainda há gente honesta e TRANSPARENTE. Há gente que dá a própria vida na defesa dos verdadeiros valores.
            O CÉU começa aqui. Depois é só curtir os frutos de uma vida de fidelidade, remando contra a corrente. ------------------------


O PURGATÓRIO;- JOSÉ LUIZ MARINHO VILLAC.



            Pergunta;- tendo um amigo meu, que é pastor protestante, em conversa sobre outros assuntos, afirmado não existir o purgatório como afirma nossa igreja católica, desejaria saber em que o magistério se baseia para essa afirmação, a fim de que eu possa contestar e esclarecer meu amigo sobre esse ponto.
            Resposta;- a pergunta é muito interessante, porque nos dá ensejo para tratar de dois pontos de importância;- a- o uso que a IGREJA faz da SAGRADA ESCITURA em sua elaboração teológica;- e b- a doutrina protestante da justificação, em contraste com a doutrina católica da redenção. A DOUTRINA DO CATECISMO;- quando – ao nos prepararmos para a primeira comunhão, aprendemos as noções básicas de catecismo, a doutrina católica nos é apresentada como um conjunto coerente de verdades consagradas pela tradição e já estabelecidas pelo magistério da igreja.
            Nem poderia ser de outra forma, como aliás acontece com qualquer outra matéria, mesmo não diretamente religiosa. Assim, se formos aprender o funcionamento do sistema solar, por exemplo, já nos ensinarão os nomes de todos os 9 planetas, de mercúrio e plutão. É claro, que, num curso mais avançado de astronomia, nos explicarão quando e como esses planetas foram descobertos, e numerosos outros aspectos. O mesmo acontece com a doutrina católica. Parte dela já foi revelada no A.T. depois JESUS CRISTO a explicou, completou e aperfeiçoou. Ele nos deixou a doutrina, ensinando-a aos apóstolos oralmente e pelos seus atos e exemplos. Os apóstolos, por sua vez, a transmitiram também oralmente, e já um tanto por escrito, aos primeiros fiéis.
             Alguns destes a saber, SÃO MARCOS, SÃO LUCAS – também puseram por escrito as pregações dos apóstolos, resultando de todo esse trabalho os 4 evangelhos, os atos dos apóstolos – as epístolas e o livro do apocalipse, que constituem o N. T. Porém, nem tudo que JESUS CRISTO ensinou ficou escrito. Muitas verdades continuaram a ser transmitidas apenas oralmente, e é isto que constitui a chamada tradição. Mais tarde, grande parte dessa tradição oral foi escrita pelos padres da igreja e outros autores sacros. Assim como os astrônomos e astrofísicos continuam estudando o universo que aí está, e cada vez nele descobrem novas maravilhas, assim também os teólogos vão sempre aprofundando o conhecimento da doutrina revelada por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
            O LIVRO DOS MACABEUS E O PURGATÓRIO;- não está direta e explicitamente mencionada na bíblia. Então, como sabemos nós que ele existe? Porque sua existência se deduz claramente de certas passagens das SAGRADAS ESCRITURAS e vem confirmada pela tradição. No segundo livro dos MACABEUS se lê;- E, TENDO FEITO UMA COLETA, JUDAS MACABEU MANDOU DOZE MIL DRACMAS DE PRATA A JERUSALÉM, PARA SEREM OFERECIDOS EM SACRIFÍCIO PELOS PECADOS DOS MORTOS...é pois um santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados. Por onde se vê que essas almas ainda não tinham sido inteiramente purificadas de seus pecados, e portanto não podiam entrar no CÉU, necessitando de orações e sacrifícios dos que permaneceram na terra, para que pudessem fazê-lo – cumprida integralmente a expiação por suas antigas culpas.
            Das almas que partiram deste mundo e se encontram nesse estado de purgação se diz que estão no PURGÁTORIO – é verdade de fé que o purgatório é um estado em que a alma separada do corpo é purificada por verdadeiro fogo. Ademais, é doutrina comum entre os teólogos que o purgatório é também um lugar determinado.
            OS PROTESTANTES REJEITAM PARTES DA BÍBLIA;-  a conceituada enciclopédia católica assim define o purgatório;- (estado pós terreno, que durará até o juízo final, no qual as almas daqueles que morreram na GRAÇA DE DEUS, mas com imperfeições ou pecados veniais ou penas temporais a pagar pelos pecados mortais perdoados, expiam e se purificam antes de entrar no CÉU.  Quando na igreja se computavam as indulgências parciais com base em dias – por exemplo;- uma indulgencia de 40 dias – isso comumente não significava que quem ganhasse essa indulgencia ficaria 40 dias no purgatório. Significava, isto sim, que lhe era remitida uma pena equivalente a um pecado ao qual, na igreja primitiva, lhe seria imposta uma penitencia de 40 dias. A igreja, portanto, elabora a sua doutrina sobre o purgatório com base no referido texto do segundo livro dos MACABEUS, corroborando-a ainda com outras passagens da escritura – tanto no antigo quanto no novo testamento – QUE POR BREVIDADE OMITIMOS.
            Infelizmente devemos alertar o nosso consulente que, com isto, ele provavelmente não vai convencer seu amigo protestante, pela simples razão de que os protestantes erroneamente negam a canonicidade dos livros dos MACABEUS ! isto é,  rejeitam estes dois livros alegando que não pertencem a SAGRADA ESCRITURA. Então a discussão se desloca para outro tema, que é a discrepância entre a bíblia católica e a protestante, assunto por demais vasto e complexo para ser tratado aqui. Porém, há outro aspecto que talvez dê margem a elucidação da questão. A DOUTRINA PROTESTANTE DA JUSTIFICAÇÃO;-  negam a existência do purgatório também porque, pela falsa concepção que formaram da justificação do pecador, essa purificação das almas depois da morte não é necessária. Segundo eles, JESUS CRISTO, morrendo na CRUZ, já pagou por todos os nossos pecados, e não é preciso que cada um de nós sofra por si mesmo nem pelos outros. Chegam ao absurdo de dizer que até podemos pecar á vontade, porque todos os nossos pecados já estão pagos, de antemão, por JESUS CRISTO. E, PARA ISSO, BASTARIA TER FÉ. É ASSIM, QUE Lutero BUSCA INTERESSEIRAMENTE A CÉLEBRE PASSAGEM DO EVANGELHO DE SÃO MARCOS;- QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO;- O QUE, PORÉM, NÃO CRER SERÁ CONDENADO.
            Segundo a doutrina verdadeira, que nos é ensinada pela igreja católica , o pecado comporta dois aspectos;- a culpa e a pena. Isto é, pelo pecado ofendemos a DEUS e nos tornamos culpados diante DELE, merecendo consequentemente um castigo ( uma punição ou pena). Quando recebemos a absolvição de nossos pecados pelo SACRAMENTO DA CONFISSÃO – pelo poder de JESUS CRISTO a nossa culpa é perdoada, mas resta cumprir uma pena pelo pecado cometido, a qual é satisfeita só em parte pela penitência que o sacerdote nos impõe. O que falta é completado por nossos sacrifícios voluntários unidos aos méritos de CRISTO, pela aceitação amorosa dos infortúnios que DEUS permite que caiam sobre nós e pelas indulgencias que lucramos. Se a soma de tudo isso ainda resultar num saldo negativo em relação ao montante de nossos pecados, pagaremos o restante no purgatório.
            A doutrina protestante é absurda. Segundo ela, os méritos de CRISTO não nos limpam verdadeiramente dos pecados. São apenas um véu que se aplica sobre os nossos pecados, camuflando-os diante de DEUS. SOB ESSE VÉU, CONTINUAMOS OS MESMOS PECADORES IMUNDOS. Por isso – dizia LUTERO, o homem é sempre, ao mesmo tempo – justo e pecador. Porém, como estamos cobertos pelo manto redentor de CRISTO, podemos comparecer diante de DEUS no CÉU, sem necessidade de uma penitencia pessoal que, para LUTERO, é inteiramente vã e supérflua. De onde não haver nenhuma necessidade de passarmos antes pelo purgatório, para nos purificarmos de nossos pecados. Em outras palavras, entraremos sujos mesmo no CÉU, apenas recobertos pelo manto puríssimo de CRISTO.
            Isso está claramente formulado por LUTERO em suas obras. A doutrina é tão sesquipedal, e de tal modo induz as pessoas á prática do pecado, que, quem sabe, seu amigo verá o absurdo dela! Convém acrescentar que, no purgatório, o pecador arrependido experimenta ao mesmo tempo dor elas ofensas feitas a DEUS nesta terra e alegria, tanto pelo perdão obtido quanto por conhecer que finalmente está reparando os ultrajes feitos contra DEUS, e garantir sua entrada no CÉU.

TERÇO PARA TODOS QUE SE SENTEM ADOENTADOS – COM DEPRESSÃO – SENTINDO-SE DESAMPARADOS.


TERÇO PARA TODOS QUE SE SENTEM ADOENTADOS – COM DEPRESSÃO – SENTINDO-SE DESAMPARADOS. COM BASE DIANTE DO QUE EU  (ESCUTO) E MEDITADO COM A ORAÇÃO DAS HORAS.

            Oremos;- JESUS, PERENE PÁSCOA A TODOS ALEGRAI-NOS. NASCIDOS PARA A VIDA, DA MORTE E DO PECADO, LIBERTAÍ-NOS.

            NA CRUZ DE CRISTO;- DEUS PAI, TODO PODEROSO PERDÕE OS MEUS PECADOS. AJUDAI-ME NA MINHA FRAQUEZA DO CORPO E DA ALMA. CONTROLA POR TUA MISERICÓRDIA A MINHA TEMPERANÇA. DAÍ-ME EQUILIBRIO E BOM SENSO. AMÉM.
            UM PAI NOSSO E TRES AVE MARIAS.

PRIMEIRO MISTÉRIO;- MARIA MÃE DE JESUS, DAÍ-ME A GRAÇA DE SUPERAR OS MEUS (AIS) – MINHA SOLIDÃO – QUE EU TENHA PIEDADE DE TODOS QUE ME MAGOARAM . MÃE DE JESUS ENSINA-ME A REZAR E A PERDOAR. AMÉM.  UM PAI NOSSO – 10 AVE MARIAS.
            SEGUNDO MISTÉRIO;- SENHOR JESUS CRISTO, QUE NA CRUZ PADECEU PELO MEU PACADO, PEÇO PERDÃO E MISERICÓRDIA POR TODO O MAL QUE EU TENHA FEITO SOBRE ESTA TERRA. AMÉM. UM PAI NOSSO – 10 AVE MARIAS.
TERCEIRO MISTÉRIO;- DIVINO ESPÍRITO SANTO, AJUDE-ME NAS MINHAS FREGILIDADES, QUE EU TENHA ÂNIMO DE FÉ E ACEITAR OS MEUS PASSOS LENTOS. QUE EU MANTENHA MINHA MENTE SAUDAVEL E QUE EU NÃO SINTA A NECESSIDADE DE ME ACOMODAR, E QUE ESTE SEJA O MEU LEMA;- LEVANTA-TE E ANDA DA FORMA QUE PUDERES. AMEM. UM PAI NOSSO – 10 AVE MARIAS.
            QUARTO MISTÉRIO;- SANTO ANJO DA GUARDA, QUE TANTO BEM ME FAZ. E QUE MUITAS VEZES NEM EM TI EU PENSEI OU AGRADECI. SOU GRATA POR TUDO, CUIDE SEMPRE DE MIM, E SÓ ME DEIXE QUANDO NO CÉU EU ENTRAR. AMEM. UM PAI NOSSO – 10 AVE MARIAS.
QUINTO MISTÉRIO;- SANTOS E SANTAS DE DEUS PAI. QUE NA TERRA CONHECENDO A NOSSA VIDA, SE APROXIMAM DE NÓS E NOS OFERECEM APOIO, FORÇA E CONVERSÃO. DEIXOU PARA NÓS UM TESTEMUNHO DE FÉ, NOS DANDO CORAGEM PARA SEGUIRMOS NA TURBULENCIA E NOS ENCORAJANDO PARA VISITARMOS JESUS NOS ALTARES DO MUNDO INTEIRO, NOS ILUMINANDO, E NOS FORTIFICANDO NA NOSSA FÉ. GRATA. AMEM. UM PAI NOSSO – 10 AVE MARIAS.

            OREMOS;- IMPLOREMOS A CLEMÊNCIA D DEUS PAI, ETERNO BEM, DO SEU FILHO NOSSO REI, E DO ESPÍRITO SANTO. AMEM. 

TRILHANDO O CAMINHO DA MISERICÓRDIA;- G.P.S. DO PEREGRINO.



            A misericórdia Divina torna-se, portanto, a Via Mestra da Nova Evangelização para toda a igreja. O esforço por vencer o pecado e suas inclinações em nós chama-se conversão. Não é apenas uma obra humana;- é o movimento do coração contrito, que, atraído e movido pela graça, corresponde ao amor misericordioso com que – primeiro – DEUS nos amou;- resposta que se manifesta com uma reorientação radical de toda a vida para DEUS, um retorno de todo o coração para junto do PAI rico em misericórdia. Vou voltar para meu pai e dizer-lhe;- PAI, PEQUEI CONTRA DEUS E CONTRA TI;- JÁ NÃO MEREÇO SER CHAMADO TEU FILHO. TRATA-ME COMO UM DOS TEUS EMPREGADOS. ENTÃO ELE PARTIU E VOLTOU PARA SEU PAI.
            AO MESMO TEMPO, ESSE ESFORÇO DE CONVERSÃO É DESEJO E RESOLUÇÃO DE MUDAR DE VIDA COM A ESPERANÇA DE ALCANÇAR A MISERICÓRDIA DIVINA E É TAMBEM CONFIANÇA NA AJUDA DE SUA GRAÇA.
            Antes de se manifestar exteriormente, a conversão é interior;- brota do coração não apenas um ato momentâneo, mas como uma disposição permanente, um estado de espírito que encontra sua fonte no autentico conhecimento do DEUS de misericórdia. Aqueles que conhecem a misericórdia de Deus, não podem viver de outro modo que não seja convertendo-se a ELE continuamente. Em estado de conversão;- e é este estado que constitui a característica mais profunda da peregrinação de todo homem sobre a terra.
            O pôr-se a caminho como peregrino, por si só nos retira de nossa solidão, surdez e cegueira autorreferencial. A consciência viva da nossa condição de itinerante por meio de CRISTO á plena comunhão com DEUS em SUA vontade nos permite compreender que na IGREJA um peregrino nunca é sozinho porque a própria IGREJA É PEREGRINA. Assim como ISRAEL peregrinava no deserto, também o novo ISRAEL – a IGREJA DE CRISTO que ELE adquiriu com o SEU sangue – caminha no tempo presente e se dirige para a futura e perene cidade.
            Apoiado na SAGRADA ESCRITURA E NA TRADIÇÃO, O CONCÍLIO VATICANO II ensina que é no seio da IGREJA, peregrina na terra, que recebemos a SALVAÇÃO. CRISTO- ÚNICO MEDIADOR E CAMINHO DE SALVAÇÃO – é presente no SEU CORPO QUE É A IGREJA.
            No seio da IGREJA, na qual somos inseridos pelo batismo, a misericórdia é uma experiência de vida. É na IGREJA que nos encontramos com a misericórdia de DEUS, sobretudo na participação consciente e responsável na EUCARISTIA e no sacramento da PENITENCIA OU RECONCILUIAÇÃO.  E por meio da meditação e da vivencia cotidiana da palavra de DEUS, somos nela transformados em autenticas testemunhas;- SEDE MISERICORDIOSOS, COMO VOSSO PAI É MISERICORDIOSO.
            É o próprio ESPÍRITO SANTO quem suscita em nós o desejo dessa peregrinação. Ele é quem nos faz toma consciência de que precisamos da MISERICORDIA DIVINA.
            ELE É QUEM NOS CONDUZ E SUSTENTA PELA VIA DA CONVERSÃO PARA REDESCOBRIR A ALEGRIA DA TERNURA DE DEUS.

QUATRO MOEDAS SUJAS;- CATHERÍNE DE HUECK DOHERTY.



            Quando penso em todas as pessoas que tem passado pela porta azul, meu coração fica cheio de gratidão. Isto é especialmente verdade quando penso nos pequeninos de DEUS, os anawim, que normalmente só são conhecidos por ELE.  Lembro-me somente do primeiro nome da pessoa, de cuja história vou falar. Talvez nunca tivesse tido um sobrenome! Ainda assim, lembro-me muito bem dela. Todo sábado, fizesse chuva ou sol, frio ou calor, ela passaria pela porta azul. Entraria delicadamente e fecharia a porta gentilmente atrás de si. Devagar, com passos cansados, subiria até minha mesa e, depois de poucas palavras de saudação, colocaria na mesa uma fileira bem arrumada de quatro moedas sujas. Então explicaria, quase que em sussurros, que era tudo o que tinha sobrado de seu pagamento para dar para o CRISTO no pobre. E, com um pequeno sorriso e uma leve inclinação, pediria nossas orações. Vagarosamente, dando adeus a todos os presentes, sairia pela porta azul, fechando-a tão gentilmente quanto o tinha feito na entrada.
            Era negra, viúva. Ganhava seu dinheiro esfregando alguns chãos de escritórios á noite. Seu nome era Marta. Trouxe suas quatro moedas todas as semanas durante anos. Então, um sábado ela não apareceu. Nunca mais a vi. Meses depois alguém na rua me contou sobre uma pobre mulher que havia sido enterrada num túmulo sem nome, no campo de uma olaria. Perguntei pelo nome da mulher. Tudo o que sabiam era que se chamava Marta. Seu sobrenome? Ninguém parecia saber. 

O QUE É SOFRIMENTO;- BATTISTINI.




1-     O sofrimento sempre constituiu uma imperfeição. É por este motivo que ninguém, normalmente, deseja sofrer simplesmente por sofrer. Na realidade, o sofrimento é uma (anomalia), um defeito, uma irregularidade que não deveria existir. Com outras palavras;- o sofrimento sempre é uma consequência de atos irresponsáveis do ser humano e que conduzem desequilíbrio na alma e no corpo. Podemos mesmo definir o sofrimento como uma (avaria) ou uma disfunção, ou uma anormalidade de um órgão físico ou espiritual. também o sofrimento é sempre uma acidentalidade, um imprevisto, uma casualidade que produz prejuízo em todos os aspectos da vida. Com efeito, o sofrimento provoca sempre estragos, diminui a capacidade de ser livre – enfraquece a capacidade de pensar, e a de ter um controle sobre si mesmo. Como também diminui a nossa capacidade de trabalhar, produzir e a competência no serviço.
2-     Em si e por si o sofrimento contrasta com a perfeição, com a felicidade e o equilíbrio das pessoas. Ao mesmo tempo o sofrimento não combina com a tendência natural e inata que todo ser humano possui, recebida de Deus, para a felicidade total e completa, capaz de saciá-lo de maneira satisfatória.
3-     A respeito do sofrimento é necessário ter ideias claras e segurança total, sem nenhum tipo de dúvidas, pois a mínima incerteza a respeito, pode mandar pelos ares qualquer tipo de fé, sobretudo aquela baseada no sensacionalismo, ou no entusiasmo fácil, que varia conforme o momento psicológico. A respeito do sofrimento – se o cristão não tiver ideias claras, sobretudo quanto á sua origem e sua finalidade e de como administrá-lo, com facilidade ESCORREGA na heresia, na revolta, ou nas seitas que fazem do sofrimento humano, uma industria e comercio, muito rentável PARA ELES, sobretudo em tempo de crise...
4-     Há seitas que responsabilizam DEUS por todos os sofrimentos e por todos os males que existem na terra COMO VEREMOS MAIS ADIANTE. Isto repugna não somente a razão, mas trata-se de uma blasfêmia da pior espécie.
5-     Deus não quer o sofrimento de ninguém! Deus sendo amor Poe essência – somente pode querer o bem e a felicidade de todo ser humano, do contrário não seria DEUS. o sofrimento é invenção humana, causada pelo homem, em consequência de sua falta de submissão ao seu CRIADOR E PAI. Deus usa o sofrimento como remédio, o mais eficaz, para nos educar á obediência a ELE – e para nos preparar para aquela felicidade infinita, para a qual – bem antes de existir o mundo, nos predestinou. Eis a confirmação;- DEUS PAI, EM CRISTO, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, NOS ESCOLHEU E PREDESTINOU PARA SERMOS SANTOS E IRREPREENSIVEIS, DIANTE DELE NO AMOR. Sofrimento é moeda divina- confiada á nossa pobreza para ser com nosso consentimento, transformada em tesouro que resgata. (P. Panici ). QUE DEVO AGRADECER-VOS MEU DEUS? ACIMA DE TUDO, DE ME TERDES DESVENDADO O SENTIDO PROFUNDO E MAGNIFICO DO SOFRIMENTO E DE VOS TER REVELADO A MIM, CADA VEZ MAIS RADIOSAMENTE, NO ÂMAGO DE TODAS AS COISAS. F. PASTORELLI.

ORAÇÃO DAS HORAS.



Santíssimo Deus do céu, que o céu encheis de cor e dais á luz beleza de ígneo resplendor;-
            Criais no quarto dia a rota chamejante do sol e das estrelas, da lua fulgurante.
            Assim, á luz e as trevas limites vós fixais. Dos meses o começo marcastes com sinais.
            Fazei a luz brilhar em nosso coração. Tirai da mente as trevas, da culpa a servidão.
            Ouvi-nos, Pai Bondoso, e vós único Filho, reinando com o Espírito na luz de eterno brilho.

            OS QUE EM LÁGRIMAS SEMEIAM, CEIFARÃO COM ALEGRIA.
            VOSSA TRISTEZA VAI MUDAR-SE EM ALEGRIA, ALELUIA.

JOHON POWELL




            A percepção e consciência crucial que nos abre para toda uma nova dimensão de desenvolvimento pessoal é que algo em mim – minhas atitudes, minha visão da realidade – determina todas as minhas ações e reações, tanto emocionais como comportamentais. Algo em mim está escrevendo a história de minha vida, fazendo com que ela fique triste e sofredora ou alegre e tranquila;- algo em mim acabará por tornar a aventura de minha vida um sucesso ou um fracasso. Quanto mais cedo eu reconhecer isso e assumir a responsabilidade por minhas ações e reações, tanto mais depressa assumirei a direção de meu destino;- a plenitude da vida e da paz. Essa plenitude da vida e essa paz são o legado do Senhor.
            Não devo permitir que isso seja apenas uma questão de palavras, um reconhecimento da boca para fora. Devo perguntar a mim mesmo se acredito realmente nisso. Será que estou realmente convencido de que minhas atitudes interiores avaliam as pessoas, os eventos, as situações de minha vida e governam todas as minhas reações? Se estou, devo ir em frente e perguntar;- acredito mesmo que está em meu poder mudar essas atitudes, sempre que necessário, para ter uma vida plena e significativa? se estou convencido em ambos os casos, devo fechar todas as portas pelas quais eu poderia escapar da realidade e percorrer corajosamente o corredor da responsabilidade pessoal. Devo resistir a tentação permanente de acusar os outros, de me queixar das circunstancias passadas e presentes de minha vida, entre as quais incluo chuva e sol, além da posição das estrelas. Num sentido real, devo me tornar (o senhor do meu destino) e, diante de DEUS, assumir a responsabilidade por minha felicidade.
            Assim, a chave e a questão proveitosa não é SERÁ QUE O DIA DE HOJE VAI REALIZAR MEUS DESEJOS? Não é VOU TER UMA FOLGA?, nem COMO MUDAR TODAS ESSAS PESSOAS QUE ME RODEIAM E APRISIONAM E ME ARRASTAM NA CORRENTEZA DE SEU MOVIMENTO? A única questão chave proveitosa é O QUE ACONTECE COMIGO, E SIM O QUE ACONTECE EM MIM É QUE VAI MODELAR, COLORIR E ESCREVER A HISTÓRIA DE MINHA VIDA.  Texto de the Christian Vision.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

JOHN POWELL.



Os mecanismos de defesa do EGO mais freqüentes são os 5 descritos aqui;
1-     Por meio da compensação vamos para o outro extremo a fim de evitar cair com o rosto no chão. Freud chamava esse processo de formação reativa. Por exemplo;- procuramos esconder nossas incertezas fazendo de conta que sabemos de tudo. O menininho que assobia no escuro enquanto atravessa o cemitério de noite.
2-     Por meio do deslocamento construímos um desvio psicológico, um caminho ou saída alternativa para os impulsos que não podemos liberar diretamente. Por exemplo;- não posso manifestar minha hostilidade contra o chefe que acho detestável e por isso vou a um jogo de basquete e grito MATEM O JUÍZ!
3-     Por meio da projeção livramo-nos espertamente das qualidades indesejáveis que temos, atribuindo essas coisas repugnantes a outra pessoa ou coisa. Por exemplo;- ADÃO ACUSOU EVA E EVA ACUSOU A SERPENTE. Ou atribuímos a má qualidade de nosso trabalho á má qualidade das ferramentas.
4-     Por meio de introjeção reivindicamos para nós as boas qualidades ou feitos dos outros, participando indiretamente de suas realizações e aquecendo-nos ao sol da glória. Em outra forma de introjeção, imaginamo-nos vítimas heróicas de uma perseguição.
5-     Por meio da racionalização encontramos bons motivos para justificar o que basicamente sabemos que está errado. Quando roubo, imagino que sou ROBIN HOOD roubando dos ricos (eles) para dar aos pobres (eu). todos esses processos são impedimentos para uma boa comunicação porque, de algum modo, escondem nossa pessoa e nossa vulnerabilidade. São barreiras á autenticidade.

SÃO JOSÉ OPERÁRIO;-


anuncia a aurora o dia, chama todos ao trabalho;-
Como outrora em NAZARÉ, já se escutam serra e malho.
            Salve, ó chefe de família! Que mistério tão profundo ver que ensinas teu ofício a quem fez e salva o mundo!
            Habitando agora o alto com a ESPOSA E O SALVADOR, vem e assiste aqui na terra todo pobre e sofredor!
            Ganhe o pobre um bom salário, e feliz seja em seu lar;-
Gozem todos de saúde com modéstia e bem estar.
            SÃO JOSÉ, roga por nós á TRINDADE que é um só DEUS;- encaminha os nossos passos, guia a todos para os céus.

Oremos;- oremos, humildemente ao SENHOR, de quem procede toda perfeição e santidade dos justos, e digamos;- SANTIFICAI-NOS, SENHOR, SEGUNDO A VOSSA JUSTIÇA!
            SENHOR, DEUS, que chamastes os nossos pais na fé para caminharem na vossa presença com um coração perfeito, fazei que, seguindo os seus passos, alcancemos a perfeição de acordo com a vossa vontade.
            Vós, que escolhestes SÃO JOSÉ, homem justo, para cuidar de vosso FILHO na infância e juventude, fazei que sirvamos em nossos irmãos e irmãs o CORPO MÍSTICO DE CRISTO.
            Vós, que destes a terra aos seres humanos para que a povoassem e dominassem, - ensinai-nos a trabalhar corajosamente neste mundo, buscando sempre a vossa glória.
            Pai, de todos nós, lembrai-vos da obra de vossas mãos, - e daí a todos trabalho e condições de vida digna. Amem.  
             

SÃO JOSÉ; PADRE FIDEL GARCIA RODRIGUEZ.



SÃO JOSÉ ESPOSO DE MARIA. O mundo em que vivemos é carente de modelos de bem, isto é, de pessoas cujos valores humanos e transcendentes vividos no quotidiano despertam a admiração, o respeito e o desejo de imitá-los. Pouco conhecemos sobre a vida de SÃO JOSÉ;- unicamente as rápidas referencias transmitidas pelos evangelhos. Este pouco é o suficiente para destacar seu papel primordial na historia da salvação. Da linhagem de DAVI, JOSÉ surge na história na hora de desposar MARIA, também da tribo real israelita. José é o elo de ligação entre o ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO. É o último dos patriarcas. Para destacar este caráter especial de JOSÉ, o evangelho de MATEUS nos fala de seus sonhos, a exemplo dos grandes patriarcas fundadores do povo judeu.
            SUA VIDA E SEUS VALORE;- a missão de JOSÉ na história da salvação, entre outros aspectos, consistiu em dar o nome a JESUS, fazê-lo descendente da linhagem de DAVI, como era necessário para cumprir as promessas. Sua pessoa fica na penumbra, mas o evangelho nos indica as fontes da sua grandeza interior;- era um JUSTO (cabe lembrar que ABRAÃO tinha buscado 6 justos na cidade e não os tinha encontrado). Justo no mundo romano, era quem se comportava corretamente, porque observava as leis, porque professava uma verdadeira virtude;- biblicamente, justo é aquele que vive a aliança com DEUS na liberdade e por amor, inserido na sociedade de seu tempo. A justiça de JOSÉ, cidadão de NAZARÉ, se reflete no exemplo de sua conduta elevada e na pobreza de seus sentimentos.
            É de uma fé profunda, inteiramente disponível á vontade de DEUS. as promessas de DEUS encontram sua realização na adesão de JOSÉ, na fé, como resposta. José é um homem de ESPERANÇA, alguém que esperou contra toda esperança. Como todo judeu, esperava solitário a salvação de ISRAEL. Sente que estão oprimidos pelo regime de dominação romana e outros grupos nacionalistas;- experimenta a exploração por um sistema em que os deixam cada vez mais pobres e excluídos, comprometendo a vida. É uma esperança pessoal e social. TEM CARIDADE. O amor a JAVÉ e ao povo que JAVÉ criou, protegeu, com quem fez uma aliança, a quem dotou de patriarcas, reis e profetas, o faz sentir-se responsável pelo seu destino. O amor a MARIA o leva a pensar em deixá-la para não prejudicá-la e muito menos ser obstáculo á realização dos projetos de DEUS. É pai exemplar. Paternidade não é só questão biológica – filhos a gente não tem tanto gerando-os, mas acolhendo-os, assumindo-os. José é doce, terno, dedicado e atencioso, cria espaço para o diálogo e a liberdade;- cultiva a admiração, estima valorização, defesa e amor pela família- é amigo.
            RECONHECIMENTO;- o culto a SÃO JOSÉ foi crescendo continuamente. PIO IX o declarou padroeiro da igreja universal. LEÃO XIII, advogado dos lares cristãos e, finalmente, modelo dos operários. JOSÉ COM MARIA ajudaram JESUS a crescer humana e espiritualmente e no exercício da cidadania. JOSÉ morreu num momento do qual não temos dados, mas – com doce consolo, assistido por JESUS E MARIA. Que ele nos alcance a graça de vivermos esses valores e termos a mesma felicidade de sermos assistidos na hora da nossa partida, por JESUS E MARIA E JOSÉ, depois de uma vida dedicada a DEUS e áqueles que DEUS ama.    

PADRE SCHNEIDER.



            BOB DYLAN, ídolo da canção internacional, fez uma música célebre que GERALDO AZEVEDO e BABAL adaptaram sob este título. O AMANHÃ É DISTANTE.
            O amanhã não é distante quando assumimos compromissos com o EVANGELHO, com o REINO DE CRISTO e com nosso hoje. Gabriela Mistral, poetisa chilena, premio Nobel de literatura 1970. Alegrava-se com o inacabado, com a terra a ser lavrada e a faina dos jardineiros;- como seria triste o mundo se não houvesse uma roseira a ser plantada, uma tarefa a realizar. Na vida, muitos trabalham de sol a sol, outros se omitem ingloriamente. A preguiça e o medo os acorrentam na prisão da covardia, da deserção. Os otimistas enfrentam obstáculos, desafios;- e os céticos concluem que não valem a pena remar contra a maré. Segundo CRISTO, MESTRE DA PALESTINA, muita gente constrói sua casa sobre a rocha;- ao passo que os insensatos a edificam sobre terra pantanosa, sobre areia movediça. Ao sopro dos ventos e tempestades, tudo desmorona, por carência de bons fundamentos.
            Quem semeia ventos colhe tempestades. Plantemos paz e harmonia;- é sempre mais sábio e gratificante. Porque demolir, arrasar, se você nasceu para ser obreiro incansável num século a ser reconstruído desde seus alicerces? Nos vastos campos do universo e na seara das almas, dos corações, viver é plantar. Trabalhando colhemos o progresso, e sendo gentis, educados, colhemos simpatia, votos de confiança. Os frutos da realização nascem do esforço, da perseverança. O discernimento nasce da reflexão ponderada. Os disciplinados rendem mais no serviço porque trabalham com alegria, sem atropelos, sem afobação. Garimpando com persistência e determinação, os diamantes aparecem.
            O perdão é fruto da misericórdia e a serenidade profunda brota da paz de consciência. A luz clareia quando expulsamos as trevas, sem compactuar com o erro, com a falsidade. As almas orantes crescem na fé, na experiência de DEUS, na fraternidade, porque se alimentam na vida sacramental, com humildade e candura. Fazendo do dia a dia uma canção, sinta a vida palpitando no sorriso das crianças, no murmúrio das fontes, no fulgor das estrelas, na fronte enrugada do ancião, na inquietude dos jovens, no entusiasmo generoso dos que lutam por um mundo melhor, mais justo, solidário e cristão.
            Senhor, o tempo é infinito em tuas mãos. E minha vida é curta demais para ser desperdiçada. Que meus ofertórios, na liturgia do cotidiano, tenham sempre alguma oferenda, braçadas de ternura e muito amor. Com os ofertórios de MARIA SANTÍSSIMA, que guardava tudo, tudo, no silencio de seu coração profundamente acolhedor, dócil e maternal. AMEM.



VOCAÇÃO E SANTIDADE;- PAPA FRANCISCO.



                        BENDITO SEJA O DEUS PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE NOS ABENÇOOU COM TODA A BENÇÃO ESPIRITUAL NOS CÉUS, EM CRISTO. NELE, DEUS NOS ESCOLHEU, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, PARA SERMOS SANTOS E ÍNTEGROS DIANTE DELE, NO AMOR. CONFORME O DESÍGNIO BENEVOLENTE DE SUA VONTADE, ELE NOS PREDESTINOU Á ADOÇÃO COMO FILHOS, POR OBRA DE JESUS CRISTO. Efésios 1,3-5

            Ser santo não é um privilégio de poucos, como se alguém tivesse recebido uma grande herança. No batismo, todos nós recebemos a herança de poder tornar-nos santos. A santidade é uma vocação para todos. Por isso, todos nós somos chamados a caminhar pela vereda da santidade, e esta senda tem um nome, um semblante;- o rosto de JESUS CRISTO. É ele que nos ensina a tornarmo-nos santos. É ele que, no EVANGELHO, nos indica o caminho;- a via das BEM AVENTURANÇAS. Com efeito, o REINO DOS CÉUS é para aqueles que não depositaram a sua segurança nas coisas, mas no amor de DEUS;- para aqueles que tem um coração simples e humilde, sem a presunção de ser justos, sem julgar os outros;- para aqueles que sabem sofrer com quantos sofrem e alegrar-se com quantos se alegram;- para aqueles que não são violentos, mas misericordiosos, procurando ser artífices de reconciliação e de paz. O SANTO – A SANTA – SÃO ARTÍFICES DE RECONCILIAÇÃO E DE PAZ;- AJUDAM SEMPRE AS PESSOAS A RECONCILIAREM ENTRE SI, CONTRIBUEM SEMPRE PARA QUE HAJA PAZ.

PORQUE AS GUERRAS? PAPA FRANCISCO.



            DE ONDE VEM AS GUERRAS? DE ONDE VEM AS BRIGAS ENTRE VÓS? NÃO VEM PRECISAMENTE, DAS PAIXÕES QUE ESTÃO EM CONFLITO DENTRO DE VÓS? COBIÇAIS, MAS NÃO CONSEGUIS TER. MATAIS, FOMENTAIS INVEJA, MAS NÃO CONSEGUIS ÊXITO. BRIGAIS E FAZEIS GUERRA, MAS NÃO CONSEGUIS POSSUIR. E A RAZÃO PORQUE NÃO POSSUÍS ESTÁ EM QUE NÃO PEDIS. PEDIS, SIM, MAS NÃO RECEBEIS, PORQUE PEDIS MAL. POIS O QUE PEDIS, SÓ QUEREIS ESBANJÁ-LO NOS VOSSOS PRAZERES. APROXIMAI-VOS DE DEUS, E ELE SE APROXIMARÁ DE VÓS. LIMPAI AS MÃOS, Ó PECADORES, E PURIFICAI OS CORAÇÕES, HOMENS AMBÍGUOS.   Carta de Tiago 4,1-3.8

                        Dentro do povo de DEUS e nas diferentes comunidades, quantas guerras! No bairro, no local de trabalho, quantas guerras por invejas e ciúmes, mesmo entre cristãos. O mundanismo espiritual leva alguns cristãos a estar em guerra com outros cristãos que se interpõem na sua busca pelo poder, prestígio, prazer ou segurança econômica. Além disso, alguns deixam de viver uma adesão cordial á igreja por alimentar um espírito de contenda.
                        Mais do que pertencer a igreja inteira, com a sua rica diversidade, pertencem a este ou aquele grupo que se sente diferente ou especial.

VIDA DE FÉ;- CAMINHO GRANDEZA E DIGNIDADE? PADRE HERMINIO E. PRETTO.



            A presença da fé religiosa sempre foi marcante na história da humanidade. Povos ensaiando os primeiros passos na afirmação da dignidade humana, da mesma forma como povos envolvidos em expressivas elaborações do sentido e da organização da vida, reservaram espaços significativos para o reconhecimento de divindades e para a estruturação de cultos. Em meio a tudo isso surge inevitável a pergunta;- a vida de fé estimula o crescimento do ser humano, possibilitando-lhe extraordinárias elevações ou, pelo contrário, é um fator de bloqueio no caminho em direção á maturidade? É uma questão complicada e revela-se difícil responder-lhe com segurança. Para quem se inspira nas ESCRITURAS judeu cristãs, que são testemunhos e não demonstrações, a resposta é simples;- sob sua inspiração a dignidade humana é não apenas respeitada, mas promovida com impressionante vigor. Mas é preciso que se faça uma distinção entre a vida sugerida pela fé cristã e a atuação histórica da igreja. Essa, em determinados momentos, traiu sua inspiração original. Somente um compromisso incondicional com a vida permite interpretá-la como mediação para caminhos de verdadeira grandeza humana.
            A fé e o sofrimento;- quem compreende a fé como afirmação da vida defronta-se com o escândalo do sofrimento humano, sobretudo o que envolve os inocentes. O sofrimento dos culpados é não aceito, mas até exigido. Para muita gente, a atitude compassiva em relação aos pecadores deixa o sabor amargo de sacrifícios e renuncias literalmente inúteis. O inferno seria mais uma exigência dos justos do que um desejo punitivo divino. De todo modo, permanece aberto o problema de como seria possível conciliar a providencia de DEUS com a existência do sofrimento. O sinal dos pães multiplicados – mostra-nos JESUS envolvido com necessidades humanas elementares. Testemunha com vigor que a plenitude da vida na comunhão com o SENHOR não se bloqueia em face de experiências sofridas;- QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO? A tribulação, a angustia, a perseguição, a fome, a miséria, o perigo, a espada? Mas em tudo isso somos vencedores, por AQUELE que nos amou. A privação e a dor, obras do ser humano, não bloqueiam o caminho da dignidade e da afirmação da vida.
            Uma fé vacilante;- quando associamos vida de fé e dignidade humana, pressupomos uma experiência religiosa que seja densa e consistente. E quando isso acontece, são as fibras mais íntimas do coração a serem envolvidas em singular dinamismo. De certa forma, o ser humano é levado para além de si mesmo, em níveis nos quais ele não é produtivo e sim receptivo;- é a eficácia da GRAÇA assegurando plenitude. Afinal, ninguém pode produzir ou merecer aquilo que lhe é oferecido gratuitamente. Engana-se quem imagina o vigor da GRAÇA nos moldes da força produtiva do ser humano. Pelo contrário, ele se expressa em formas simples e quase imperceptíveis;- tudo isso, no entanto, que chega sempre na sugestão e na oferta, revela-se ineficaz se a fé for vacilante, incapaz de resistir ao mais simples abalo. O convite de JESUS assegurando possibilidades não surge efeito porque PEDRO deixa-se tomar pela dúvida e pelo medo. DAÍ A NECESSIDADE, NA ATITUDE ORANTE, DE IMPLORAR SEU FORTALECIMENTO.
            UMA MULHER SINGULAR;- a festa da ASSUNÇÃO DE MARIA situa no centro da liturgia a figura de uma mulher que, reconhecida como cheia de graça, fez da disponibilidade ao projeto de DEUS a grande inspiração de sua vida. Independentemente de como possa hoje ser interpretada sua elevação ao céu, a fé da igreja quer glorificar esta mulher singular que, nada tendo feito de extraordinário, pode, no entanto, proclamar;- TODAS AS GERAÇÕES ME PROCLAMARÃO BEM AVENTURADA, PORQUE O TODO PODEROSO FEZ POR MIM GRANDES COISAS. Em conformidade a seu espírito, não se trata de atribuir-lhe uma dignidade divina e sim a de glorificar a DEUS pelas maravilhas nela realizadas. É justamente isso que a liturgia deveria fazer. Mas isso tudo perderá consistência e soará em falso se, no interior da igreja, não forem dados passos expressivos na afirmação da dignidade e do valor de toda mulher. Hoje ela é ainda compreendida como pessoa subalterna, sem acesso ao coração da igreja, prestando serviço naquilo que é de importância inferior. QUANDO JESUS DEFINIU A VIDA PLENA COMO A RAZÃO DA SUA VINDA, NÃO FEZ ACEPÇÃO;- MULHERES E HOMENS, INSEREM-SE NO MESMO DINAMISMO DIVINO.
            UMA VIGOROSA PROFISSÃO DE FÉ;- a figura do APÓSTOLO PEDRO, tal como se apresenta, é surpreendente. Homem de reações imediatas, revela-se capaz de expressões generosas e de gestos marcados pelo medo e pela covardia. Em face de opiniões discordantes a respeito da identidade de JESUS, ele faz uma vigorosa profissão de fé;- TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO. O que inspira tal profissão de fé, não é, a rigor, uma reflexão atenta ou uma argumentação consistente. É a resposta imediata e natural, distante de posturas inspiradas no cálculo, de alguém marcado por intensa afetividade. No interior de tal perspectiva, revela-se flagrante o contraste com o apóstolo PAULO, que associa inseparavelmente o amor a JESUS CRISTO e a entrega á missão á reflexão atenta, consciente do mistério;- Ó PROFUNDEZA DA RIQUEZA, DA SABEDORIA E DA CIENCIA DE DEUS! quão insondáveis são os seus julgamentos e impenetráveis seus caminhos. A unidade da fé na diversidade das formas é meta essencial que a igreja não pode deixar de perseguir.

CREMAÇÃO DE CADÁVERES. JOSÉ LUIZ MARINHO VILLAC.



            CREMAÇÃO DE CADÁVERES;- É LÍCITA SEGUNDO A DOUTRINA CATÓLICA? Este tema está na ordem do dia. Está se tornando moda pedir para ser cremado... a cremação é a destruição violenta do cadáver humano por meio do fogo ou de grande calor, no forno crematório. Muitos povos pagãos da antiguidade usavam a cremação. Pelo contrário, o povo judeu e, mais tarde, os cristãos sempre rejeitaram a cremação como indigna e não conveniente á reverencia devida ao corpo humano, templo da Santíssima Trindade.
            Entretanto, de si, a cremação não é boa nem má, podendo mesmo ser utilizada como necessidade em casos de peste, de catástrofes, nas quais a corrupção lenta de um grande número de cadáveres pode ser perigosa para a saúde ( exalações pestilenciais, contágio, etc. a razão pela qual a igreja se opõe á cremação não é por que esta, de si, seria contra o dogma católico da ressurreição. A ressurreição dos corpos não se torna mais difícil pela cremação do que pela corrupção dos corpos. Deus, a partir de uma minúscula célula do corpo humano (contido seja na cinza funerária, seja no resultado da corrupção orgânica) o reconstitui por inteiro. Trata-se de um milagre semelhante ao da criação.
            Até 5 de julho de 1965 a disciplina canônica era severa no tocante á cremação dos corpos . punia negando as exéquias, ou seja, a encomendação do corpo, e a celebração das missas de corpo presente, de sétimo e trigésimo dias e aniversário aqueles que postulassem a cremação de seu cadáver. Se a igreja condena a cremação é antes de tudo porque ela se opõe a antiqüíssima tradição que remonta ás próprias origens da humanidade e que se radica nos justos sentimentos de reverencia para com o corpo humano, santificado pela intimidade com a alma elevada pela graça, que o torna templo vivo do Espírito Santo.
            A atual lei da igreja, a partir do concílio vaticano II, ao tratar de sepultamento diz o seguinte;- a igreja aconselha que se conserve o piedoso costume de sepultar o cadáver dos defuntos;- sem embargo, não proíbe a cremação, a não ser que haja sido eleita por razões contrárias á doutrina cristã. Nos casos em que razões psicológicas (certas neuroses de ser enterrado vivo) ou outras razões levem alguém a desejar a cremação (ou nos casos de calamidades acima mencionados), as cinzas do defunto devem ser guardadas com respeito, como as cinzas retiradas da sepultura quando se completa a deterioração do cadáver pela corrupção orgânica. O local apropriado para guardá-las são as urnas nos cemitérios, onde as pessoas podem ir rezar e se recolher para lembrar-se piedosamente do finado. Mas qualquer lugar digno pode ser utilizado.
            Enterrar os mortos inúmeras confrarias piedosas durante os séculos em que a fé predominou na sociedade ocidental. Mais importante do que tudo é, entretanto, rezar pelas almas dos falecidos, as almas benditas do purgatório.
            Deus – em virtude da caridade que nós tivemos para com elas, dispensar-nos-á graças abundantes, durante a vida e abreviará o nosso purgatório depois da morte.