Ficar para trás;- outra
forma de reagir á crise da meia-idade é permanecer imóvel, ficar para trás, não
reagir á necessidade de dar o passo seguinte na direção da evolução, agarrar-se
á forma de vida habitual. No plano psicológico, isso se expressa como montar
nos princípios, a pessoa esconde-se atrás de princípios para não demonstrar
seus medos interiores. No campo religioso, o ficar para trás mostra-se quando a
pessoa se enrijece nos exercícios de devoção praticados até aquele momento. Ela
cumpre fielmente seus deveres religiosos, vai regularmente á missa aos domingos
e realiza suas orações diárias. Cumpre rigorosamente os deveres religiosos. Mas
em tudo isso ela não consegue evoluir internamente, torna-se dura, severa,
reclama dos outros, critica seus desleixos morais e religiosos, julga-se uma
pessoa cristã devota, que precisa mostrar aos outros como se deve viver de
forma cristã.
Mas apesar de toda essa ânsia, temos a impressão de que
essas pessoas não irradiam nada do amor e da bondade de Cristo. Também não
expressam nenhum entusiasmo. Tudo cheira a pedantismo, mediocridade. São
mesquinhas, melancólicas, duras em seus julgamentos, egocêntricas. Por meio da
fixação nos princípios religiosos e na prática religiosa, querem passar por
cima da crise interna e encobrir o medo que a crise provoca. Na verdade, é o
medo de que o próprio Deus arranque-me todas as imagens que produzi de mim
mesmo e de Deus, e toque-me de um modo que possa provocar o desmoronamento do
edifício de minha vida, construído por mim. Tauler volta sempre a se posicionar
contra a fixação nos princípios e formas externos, provocada pelo medo. Com
suas prédicas, ele pretende revelar as durezas do coração, que muitas vezes
encontramos justamente em pessoas muito devotas.
Os princípios, nos quais muitas vezes queremos apegar-nos
com tanta teimosia e medo, são chamados por Tauler de ídolos. E ele acha que
muitas pessoas estão sentadas sobre seus ídolos como um dia Raquel, que se
sentou sobre seus ídolos. Elas se agarram a seus ídolos para evitarem o
encontro com o verdadeiro Deus.
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