O tema utilizado pela encíclica
REDEMPTORIS MATER para contemplar o mistério da igreja é a PEREGRINAÇÃO, ou a
IGREJA A CAMINHO. Já dizia SANTO AGOSTINHO que a igreja vai peregrinando entre
as perseguições do mundo e os consolos de DEUS. e o vaticano II ressaltou o
mesmo ao afirmar;- ENQUANTO NÃO HOUVER NOVOS CÉUS E NOVA TERRA, nos quais tenha
sua morada a santidade, a igreja peregrinante, em seus sacramentos e
instituições que pertencem a este tempo, leva consigo a imagem deste mundo que
passa e ela mesma vive entre as criaturas, que gemem pelas dores de parto até o
presente, na espera da manifestação dos filhos de DEUS. em outra passagem diz;-
A IGREJA PEREGRINANTE É MISSIONÁRIA POR SUA PRÓPRIA NATUREZA, POSTO QUE PROCEDE
DA MISSÃO DO FILHO E DA MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO, segundo os desígnios de DEUS
PAI. A igreja deve caminhar, guiada pelo Espírito Santo, pelo mesmo caminho que
Cristo percorreu, quer dizer, pelo caminho da pobreza, da obediência, do
serviço e da imolação de si mesmo até a morte, da qual saiu vitorioso por sua
ressurreição. Pois assim, caminharam na esperança todos os apóstolos, que com
muitas tribulações e sofrimentos supriram o que faltava ás tribulações de
CRISTO por seu corpo, que é a igreja.
Israel, o peregrino do deserto, foi
chamado algumas vezes IGREJA DE DEUS. assim também o novo ISRAEL chama-se
IGREJA DE CRISTO. A igreja é, portanto, como ISRAEL, uma comunidade em êxodo;-
não tem aqui sua idade permanente;- segue o mesmo caminho de JESUS, a quem pertence
porque foi adquirida com seu sangue. O caminho de JESUS foi um caminho de
pobreza, de obediência, de serviço e de imolação até a morte. Esse é o caminho
da igreja. Esse foi também o caminho de Maria.
O caminho da igreja tem um aspecto
visível, exterior. A comunidade eclesial foi se tornando presente nos
diferentes lugares da terra. Nos diferentes tempos da HISTÓRIA;- até os confins
da terra e até o fim do mundo. Por isso, a igreja entra na história humana
reescalonando todos os limites de tempo e lugar. O caminhar da igreja não se reduz
apenas a este aspecto visível;- o aspecto essencial é o caminho interior da
igreja, quer dizer, sua peregrinação através da fé é o caminho empreendido pela
igreja. Nesse caminhar, ela recebe força do SENHOR RESSUSCITADO, que é o
ESPÍRITO SANTO. Sem o ESPÍRITO SANTO a igreja não poderia CRER, confiar-se
totalmente, realizar a OBEDIÊNCIA DA FÉ.
A
IGREJA nunca chegou a um ponto máximo de crença. Ela sempre pode conhecer mais,
confiar-se e abandonar-se mais a DEUS. na medida em que ela, como mãe, gera
novos filhos, nessa mesma medida sua fé está sempre em processo de iniciação e,
na medida em que seus filhos chegam ao fim de suas carreiras, nessa mesma fé
está se cumprindo, consumando-se. A história da espiritualidade da igreja é
testemunha desse caminho de fé. Toda época histórica tem suas luzes e suas
sombras, suas seguranças e suas conturbações, suas memórias e seus
esquecimentos. Nenhum grupo eclesial, nenhuma comunidade histórica de fiéis a
DEUS já viveu a plenitude da fé. Uns acentuam e vivenciam determinados
aspectos;- outros ressaltam dimensões diferentes. Todos os fiéis a DEUS estão
implicados nesse caminho.
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