segunda-feira, 16 de outubro de 2017

PURGATÓRIO;- GEÍSA MARIA DA SILVA.


 
            Purgatório o que é? Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do céu. É um dogma de fé e por isso nenhum cristão pode colocar em dúvida sua existência. A santa igreja, baseando-se na Sagrada Escritura e na Tradição, definiu basicamente nos Concílios de Florença e de Trento o que devemos acreditar sobre este assunto. ESTADO DE ESPÍRITO onde as almas pagam as dívidas á JUSTIÇA DIVINA.

            É muito importante saber que... as almas do purgatório já não podem mais merecer, isto é, não têm a possibilidade de alcançar méritos e, por esse motivo, não podem fazer nada para merecer a vida eterna, precisam de nós que ainda temos á nossa disposição o Tesouro da Redenção, que é formado pelos Méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Bem- Aventurada Virgem Maria e dos Santos. ISTO ENTENDEREMOS MELHOR MAIS ADIANTE... entre o último suspiro e a eternidade há um abismo de misericórdia. São Francisco de Sales.

            O PURGATÓRIO NA PALAVRA DE DEUS;- a doutrina sobre o purgatório não está explícita na Bíblia Sagrada;- no entanto, algumas passagens dão as ideias fundamentais de sua existência. Em 2 Macabeus 12, 39-46- ...puseram-se em oração para pedir que o pecado cometido fosse cancelado.- ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado.

            EM MATEUS 5, 25-26;- ...dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. EM MATEUS 12, 31-32-... não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. NO APOCALIPSE 21, 27;... nela jamais entrará algo de imundo. Porque motivos podemos ir para o purgatório;-  todo pecado traz como consequência duas coisas;- A CULPA E A PENA (PENA ETERNA + PENA TEMPORAL). Pela verdadeira contrição e pelo Sacramento da Reconciliação, ficam perdoadas a CULPA e a PENA ETERNA.

            Todavia, permanece a pena temporal, o dever da penitência e da reparação do mal que cometemos. Fica uma dívida que devemos pagar á Justiça de Deus, nesta vida ou no purgatório. Pelas indulgências podemos diminuir e até apagar toda a pena temporal. Sobre as indulgências falaremos adiante. ASSIM PODEMOS RESUMIR OS MOTIVOS QUE NOS LEVAM AO PURGATÓRIO.

1-     PELOS PECADOS VENIAIS NÃO REMIDOS OU PERDOADOS NESTE MUNDO;

2-     PELAS INCLINAÇÕES VICIOSAS DEIXADAS EM NOSSA ALMA PELO HÁBITO DO PECADO ;

3-      PELA PENA TEMPORAL DEVIDA A TODO PECADO MORTAL OU VENIAL COMETIDO DEPOIS DO BATISMO E NÃO EXPIADO OU EXPIADO INSUFICIENTEMENTE NESTA VIDA.  

Nenhum comentário: