quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

AS RAÍZES DO MAL;- CARVAJAL.


 
 

                        - A natureza humana em estado de justiça e de santidade.

            -transmissão do pecado original e das suas conseqüências. A luta contra o pecado.

                        - orientar novamente para Deus as realidades humanas.

 

            Deus situou o homem no cume da criação para que dominasse sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que se arrastam pela terra. Por isso dotou-o de inteligência e vontade, de modo que oferecesse livremente ao seu criador uma glória muito mais excelente do que a que lhe prestam as demais criaturas.

Enriquece-o, além disso, com os dons da imunidade da morte, da concupiscência e da ignorância, chamados dons preternaturais, pelos quais não podia enganar-se ao conhecer e ficava livre de todo o erro;- o próprio corpo gozava de imortalidade, não por virtude própria, mas por uma força impressa na alma, que preservava o corpo da corrupção enquanto estivesse unido a Deus. Levado pelo amor, Deus foi ainda mais longe e decretou também a elevação sobrenatural do homem, para que tomasse parte na sua vida divina e conhecesse de alguma forma os seus mistérios íntimos, que superam absolutamente todas as exigências naturais. Para isso, revestiu-o gratuitamente da graça santificante e das virtudes e dons sobrenaturais, constituindo-o em santidade e justiça e capacitando-o para agir sobrenaturalmente.

Esta ação divina teve lugar na pessoa de Adão, mas Deus contemplava nele todo o gênero humano. O dom de justiça e santidade originais foi-lhe conferido não enquanto pessoa singular, mas enquanto principio geral de toda a natureza humana, de modo que depois dele se propagasse mediante a geração a todos os homens que viessem a seguir. Todos deveríamos nascer em estado de amizade com Deus e com a alma e o corpo embelezados pelas perfeições outorgadas pelo Senhor. E, no momento devido, o Senhor confirmaria cada homem na graça, arrebatando-o da terra sem dor e sem passar pelo transe da morte, para fazê-lo gozar da sua felicidade eterna no céu.

Este foi o plano divino, repleto de bondade para com o gênero humano. Em face dele, devemos agora deter-nos a agradecer ao Senhor a sua magnanimidade infinita para com o ser humano, o seu esbanjamento de amor por umas criaturas de que absolutamente não precisava;- LOUVAI O SENHOR, PORQUE ELE É BOM. A presença da justiça original e da perfeição no homem, criado á imagem de Deus, não excluía que esse homem, enquanto criatura dotada de liberdade, fosse submetida desde o princípio, como os demais seres espirituais, á prova da liberdade. Deus impôs-lhe uma única condição;- podes comer de todas as árvores do paraíso, mas não comerás da árvore da ciência do bem e do mal, porque, no dia que dela comeres, certamente morrerás.

Conhecemos pela SAGRADA ESCRITURA a triste transgressão dessa ordem do Senhor, descreve-nos o estado a que o homem ficou reduzido depois do seu ato de desobediência. Quebrou-se imediatamente a sua sujeição ao CRIADOR e desintegrou-se a harmonia que havia nas suas potências;- perdeu a santidade e a justiça originais, o dom da imortalidade, e caiu no cativeiro daquele que tem o império da morte, ou seja, o diabo;- e toda a pessoa de Adão, por aquela ofensa de prevaricação, foi mudada para pior no corpo e na alma. Assim cometeram os nossos primeiros pais o pecado original no começo da história, um pecado que se propaga por geração a cada homem que vem a este mundo.

A realidade desse pecado e o conflito que cria na intimidade de cada homem é um dado que se comprova facilmente. A fé explica a sua origem, mas todos experimentamos as suas conseqüências. O que a REVELAÇÃO DIVINA nos diz coincide com a experiência. O homem, com efeito, quando examina o seu coração, comprova a sua inclinação para o mal e sente-se afogado em muitos males que não podem ter a sua origem no seu santo CRIADOR. Paulo vi ensina que o homem nasce em pecado, com uma natureza caída que já não possui o dom da graça de que outrora estava adornada, antes está ferida nas suas próprias forças naturais e submetida ao império da morte. Além disso, o pecado original transmite-se juntamente com a natureza humana, por propagação, não por imitação, e encontra-se em cada um como próprio.

Com efeito, dá-se uma misteriosa solidariedade de todos os homens em Adão, de modo que todos podem considerar-se como um só homem, enquanto a todos convém uma mesma natureza recebida do primeiro pai. Mas a solidariedade da graça que unia todos os homens em Adão antes da sua falta, transformou-se em solidariedade no pecado. POR ISSO, ASSIM COMO A JUSTIÇA ORIGINAL SE TERIA TRANSMITIDO AOS DESCENDENTES, ASSIM SE TRANSMITIU A DESORDEM.

O espetáculo que o mal apresenta no mundo e em nós, as tendências e os instintos do corpo que não se submetem á razão, convencem-nos da profunda verdade contida na REVELAÇÃO e incitam-nos a lutar contra o pecado, único verdadeiro mal e raiz de todos os males que existem no mundo.quanta miséria! Quantas ofensas! As minhas, as tuas, as da humanidade inteira... e minha mãe concebeu-me no pecado. Nasci, como todos os homens, manchado com a culpa dos nossos primeiros pais. Depois..., os meus pecados pessoais;- REBELDIAS PENSADAS, DESEJADAS, COMETIDAS. PARA NOS PURIFICAR DESSA PODRIDÃO, JESUS QUIS HUMILHAR-SE E TOMAR A FORMA DE SERVO, ENCARNANDO-SE NAS ENTRANHAS SEM MÁCULA DE NOSSA SENHORA, SUA MÃE E MÃE TUA E MINHA. Passou trinta anos de obscuridade, trabalhando como outro qualquer, junto de José. Pregou fez milagres... e nós lhe pagamos com uma cruz. Precisas de mais motivos para a contrição?

O senhor expulsou os nossos primeiros pais do paraíso, indicando assim que os homens viriam ao mundo em estado de separação de Deus. Em vez dos dons sobrenaturais, Adão e Eva transmitiram-nos o pecado. Perderam a herança que deveriam deixar aos seus descendentes, e já entre os primeiros filhos se fizeram notar imediatamente as conseqüências do pecado;- CAIM MATA ABEL POR INVEJA. Da mesma forma, todos os males pessoais e sociais têm a sua origem no primeiro pecado do homem. Embora o BATISMO perdoe totalmente a culpa e a pena do pecado original, bem como os pecados que se possam ter cometido pessoalmente antes de tê-lo recebido, não livra, no entanto, dos efeitos do pecado;- o homem continua sujeito ao erro, á concupiscência e á morte. O pecado original foi um pecado de soberba. E cada um de nós cai também na mesma tentação de orgulho quando procura ocupar o lugar de Deus, quer na vida privada, quer na sociedade;- sereis como deuses. São as mesmas palavras que o homem ouve no meio da desordem dos seus sentidos e potências. Tal como no princípio, também agora busca ele a autonomia que o converta em árbitro do bem e do mal, e esquece-se de que o seu maior bem consiste no amor e na submissão ao seu CRIADOR;- de que só nele é que se recuperam a paz, a harmonia dos instintos e sentidos, bem como todos os demais bens.

A nossa ação apostólica no meio do mundo mover-nos-á a situar cada homem e as suas obras (o ordenamento jurídico, o trabalho, o ensino...), no legítimo lugar que lhes cabe em face do seu criador. Quando Deus está presente num POVO, NUMA SOCIEDADE, A CONVIVÊNCIA TORNA-SE MAIS HUMANA. Não existe solução alguma para os conflitos que assolam o mundo, para uma maior justiça social, que não passe antes por uma aproximação de Deus, por uma conversão do coração. O mal está na raiz – no coração do homem – e é aí que é preciso curá-lo.

A doutrina sobre o pecado original, tão ativo hoje no homem e na sociedade, é um ponto fundamental que não se pode esquecer na catequese e em todo o trabalho de formação cristã. Perante um mundo que parece girar fora dos eixos, não podemos cruzar os braços como quem nada pode diante de uma situação que o supera.  

            Não é necessário que intervenhamos nas grandes decisões, que talvez não nos digam respeito, mas devemos fazê-lo nesses campos que Deus pôs ao nosso alcance para que lhes demos uma orientação cristã.

             A nossa Mãe Santa Maria, que foi preservada imune de toda a mancha da culpa do pecado original desde o primeiro instante da sua concepção imaculada, por singular graça e privilégio de Deus, há de ensinar-nos a ir á raiz dos males que nos afetam, ajudando-nos a fortalecer em primeiro lugar e em cada situação a nossa AMIZADE COM DEUS.

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A fé é só um modo de ver, de pensar e de sentir. A hemorroísa nos ensina que a fé que salva é a maneira de tocar em Jesus. E esta maneira de tocá-lo obtém dele todas as graças.

                        Jairo também nos ensina que a fé é uma forma de esperar a intervenção de Deus contra toda esperança. Quando tudo parece perdido, Jesus lhe diz;- NÃO TENHAS MEDO, CRÊ SOMENTE. SEJA LÁ O QUE FOR QUE ESTEJAS VIVENDO, toca Jesus com tua oração, com teu coração e espera em deus mesmo que tudo te pareça perdido e morto.

                        Palavra e vida 2017- editora ave Maria.

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