quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

As Estações do Coração – John Powell.


 
A maneira mais segura de encontrar Deus é ir em direção aos outros;- amá-los – estejam como estiverem, cuidar deles, ter paciência com eles. Deus é encontrado tanto pela pessoa que ama como pela que é amada.

            o que nos impede de ir em direção aos outros e amá-los dessa forma é uma palavra de dez letras;- sofrimento. Sofrimento psicológico, dúvidas, ansiedades, receios. Esses são os tiranos que nos aprisionam. Todas as facetas desagradáveis em nós, seres humanos, são na verdade gritos de dor e pedidos de ajuda. O mentiroso, o fanfarrão, o enganador, o arrogante e o egocêntrico;- tudo isso é apenas pose para abafar e esconder o sofrimento no coração dos que não conseguem amar a si mesmos.

            Se realmente acreditarmos nisso, não mais consideraremos desagradáveis essas pessoas. Passaremos a vê-las como sofredores. Veremos pessoas com necessidade de amor, pessoas precisando que as aceitemos, que lhes injetemos auto confiança e respeito, que acreditemos nelas. Pense nas pessoas de sua vida, nas pessoas que estão sofrendo, nas pessoas que não são amáveis porque dói demais lá dentro. Na verdade, estão á espera de um milagre;- alguém que as ame e ressuscite.                                  Praticamente qualquer outra justificativa para a fé cristã pode ser memorizada, recitada, e, apresentada sem qualquer resultado, com exceção da justificativa do amor. O amor, que por definição procura apenas o bem dos outros e está disposto a apagar o alto preço do altruísmo, é um produto difícil de imitar ou falsificar.

            Para amar é preciso haver enorme motivação. Num mundo ganancioso, trapaceiro, que quer se apropriar de riquezas, os cristãos, por seu compromisso com o amor, devem salientar-se como exceções empolgantes. Os verdadeiros cristãos devem querer apenas o bem, a realização e um final feliz para seus semelhantes. O amor sempre será seu argumento mais eloqüente e seu meio mais eficaz. É difícil. E, apesar disso, o Senhor Jesus dos evangelhos está ao nosso lado e apresenta-nos nosso imperativo cristão;- assim os outros saberão que vocês são meus discípulos, pois amam-se uns aos outros. O poeta Archibald MacLeish disse que somos mais influenciados pelos símbolos que pelas idéias. O símbolo da solidão, diz ele, são duas luzes, sobre o mar;- o símbolo do luto é uma figura solitária de pé ao lado de uma porta. O símbolo de Cristo neste mundo é o cristão. Sobre os altares de nossas igrejas pende um grande crucifixo. Sob o crucifixo há uma epígrafe invisível;- AMOR MAIOR QUE ESSE NENHUM HOMEM TEM...- AMEM-SE UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI. É UM LEMBRETE PERMANENTE DE NOSSA VOCAÇÃO DE TESTEMUNHAS DE CRISTO.      AMÉM.  

Nenhum comentário: