quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ORAÇÃO DO LIVRO IMITAÇÃO DE CRISTO – PARA CUMPRIR A VONTADE DE DEUS

ORAÇÃO DO LIVRO IMITAÇÃO DE CRISTO – PARA CUMPRIR A VONTADE DE DEUS

            Concedei-me, benigníssimo Jesus, a vossa graça, para que esteja comigo, trabalhe comigo e comigo persevere até o fim.
            Dai-me que sempre deseje e queira o que vos for mais aceito e agradável.
            A vossa vontade seja a minha e a minha siga sempre a vossa e com ela, perfeitamente, se conforme.
            Tenha eu convosco um só querer e não querer; nem eu queira ou deixe de querer senão o que vós quereis ou não quereis.
            Concedei-me que eu morra para tudo que é do mundo e que deseje, por amor de vós, ser desprezado e desconhecido na terra.
            Dai-me que, acima de todas as coisas, em vós repousem todos os meus desejos e que o meu coração descanse em vós.
            Sois a verdadeira paz do coração e o seu único sossego; fora de vós tudo é sofrimento e inquietação.
            Nesta paz verdadeira, que sois vós, único, sumo e eterno bem, dormirei e descansarei. Amém

                                               Reflexões
            Nunca plenamente satisfeito do que é e do que possui, cansado do vazio de seu coração está o homem sempre inquieto, aspirando continuamente a não sei que bem que sempre lhe foge, não tem um momento de verdadeiro descanso, e sua vida se passa em desejos e esperanças. Não é isto só uma grande miséria, mas ainda um grande perigo, “porque a raiz de todos os males é o apetite, e muitos, entregando-se a ele, perderam a fé e se enleiaram em muitas dores”. (1Tim 6,10).
            A imaginação que, neste estado, nos leva com força para tudo o que nos deleita, obscurece a razão, abala e arrasta a vontade; por isso devemos aplicar-nos cuidadosamente a reprimi-la, ainda quando os objetos que a ocupam parecessem isentos de toda espécie de mal, e não buscássemos em nossos sonhos senão um alivio licito e uma distração inocente. A própria piedade facilmente se extravia, se não se previne contra os desejos em aparência santíssimos. Não sabemos nem o que nos é útil, nem o que nos é nocivo. Ora desejamos livrar-nos de uma cruz porventura necessária à nossa salvação; ora num movimento indiscreto de fervor, desejaríamos outra mais pesada. Que faremos, pois? Diremos a deus que se faça a sua vontade dentro em nós e fora de nós, conformaremos com ela inteiramente a nossa, e encerraremos nela todos os nossos desejos. Não acharemos paz nem sossego senão no perfeito abandono nas mãos de nosso Pai. “Meu Pai, não o que eu quero, mas o que vós quereis” (Mt26,39).
            Ó bom Jesus, ó Pai de minha alma, faça-se a vossa vontade e não a minha em tudo e por tudo. Sai-me que seja este tudo sem exceção, e que seja entrega de todo coração. Encaminhai-me, Deus meu, quando erro, tornai-me a vós quando me afasto, prendei-me quando fujo de vós, abraçai-me quando vos procuro. Por esta vontade me prendei, Deus meu, e não me julgueis por minhas rebeliões desventuradas. Não vedes quão negligente sou em me oferecer e quão fraco e mentiroso em cumprir, mas para tudo é vosso amor. Se nem sempre me cumpre estar em luz e consolação, tomai à vossa conta a fraqueza desta miserável natureza, e tratai-me como quiserdes, e tende-me de vossa mão em tudo, e se vós me quiserdes, farei vossa vontade e não a minha.

                                                                       Amém.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SÚPLICA A NOSSA SENHORA

SÚPLICA A NOSSA SENHORA

Ó Imaculada Virgem! Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplarmos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada, pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade, por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés, para vos expor durante esta Novena, as nossas mais prementes necessidades.
(pede-se a graça).         
Escutai, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiante vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento de vosso Nome e bem de nossas almas. E para melhor servimos ao vosso Divino Filho , inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem  de nos afirmar sempre, verdadeiros cristãos. Amém
Santíssima Virgem! Eu creio e confesso, vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho, a humildade, a caridade, a obediência, a castidade. A santa pureza de coração, de corpo e espirito, a perseverança na pratica do bem, uma santa vida e uma boa morte, e a graça que peço com toda confiança.
Amém.
(Associação Católica Nossa Senhora de Fátima).


NOVENA DA MEDALHA MILAGROSA

NOVENA DA MEDALHA MILAGROSA
1º Sinal da Cruz
2º Ato de Contrição
3º Leitura do Dia
4º Suplica a Nossa Senhora

Ato de Contrição
Meu bom Jesus que por mim morrestes na cruz, tende piedade de mim, perdoai os meus pecados e dai-me a graça de nunca mais pecar.

Leituras
1º dia – 1º Aparição
Contemplemos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça guiada por seu Anjo da Guarda é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes, como Santa Catarina, se trabalharmos com ardor na nossa santificação. Gozaremos as delicias do Paraiso, se nos privarmos dos gozos terrenos.

2º Dia – Lágrimas de Maria
Contemplemos Maria, chorando as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o Coração de Seu Filho seria ultrajado, a cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participaremos do fruto de suas lágrimas.

3º Dia –Proteção de Maria
Contemplemos nossa Imaculada Mãe, dizendo em suas aparições a Santa Catarina: “Eu mesma estarei convosco, não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças”. Sede para mim, Virgem Imaculada o escudo e a defesa em todas as necessidades.

4º Dia – Segunda Aparição
Estando Santa Catarina Labouré em oração, a 27 de Novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal. Nessa aparição se vê seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor!

5º Dia – As Mãos de Maria
Contemplemos, hoje,  Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos.” Estes raios – disse Ela – são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que mas pedem e aos que trazem com fé minha medalha”.
Não desperdicemos tantas graças! Peçamos com fervor, humildade e perseverança, e Maria Imaculada nô-las alcançará.

6º Dia – Terceira Aparição
Contemplemos Maria aparecendo à Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas e mandando cunhar uma medalha, prometendo a todos que trouxerem com devoção e amor muitas graças. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha e, como escudo, ela nos protegerá nos perigos.

7º Dia da Novena
Ó Virgem Milagrosa, Rainha Excelsa, Imaculada Senhora, sede minha advogada, meu refugio e asilo nesta terra, minha fortaleza e defesa na vida e na morte, meu consolo e minha glória no Céu.

8º Dia da Novena
Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esses raios luminosos, que irradiam de vossas mãos virginais, iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem e abrasem meu coração com vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.

9º Dia da Novena
Ó Mãe Imaculada, fazei que a Cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.

“Desde o inicio, (Medalha Milagrosa) foi instrumento de favores tão numerosos, tanto espirituais quanto temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unanime do povo começou a chama-la, desde aquela época, medalha milagrosa”. ( Papa Pio XII).´

A MEDALHA MILAGROSA

A MEDALHA MILAGROSA
NOSSA SENHORA PROMETEU GRANDES GRAÇAS A QUEM USAR A MEDALHA MILAGROSA.

“ Era o dia 27 de Novembro de 1830. Na Capela da Rue du Bac, em Paris, Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina Labouré e mostrou a Medalha Milagrosa. Das  mãos de Maria, saiam belíssimos raios que iluminavam o mundo. Nesse momento, Ela disse a Santa Catarina:
- Estes (raios) são o símbolo das graças que Eu derramo sobre as pessoas que as pedem- acrescentou Nossa Senhora, fazendo-me compreender quão agradável é rezar a Ela, quanto Ela é generosa para com seus devotos, quantas graças concede às pessoas que Lhas rogam, e que alegria Ela sente ao concedê-las.
- Os anéis dos quais não partem raios (dirá depois a Santíssima Virgem), simbolizam as graças que se esquecem de me pedir.
Nesse momento formou-se um quadro em torno de Nossa Senhora, um pouco oval, no alto do qual estavam as seguintes palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, escritas em letras de ouro.
- Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças, estas serão abundantes para aqueles que usarem com confiança.
No maior acidente aéreo do Brasil, quando o avião da TAM colidiu contra um prédio em Congonhas, a Medalha Milagrosa salvou o jovem Carlos Augusto Haderspek. Ele gravou uma entrevista para o SP-TV de 19/07/2007 mostrando a Medalha Milagrosa que levava ao pescoço e deu o seu testemunho. Ele conseguiu escapar sem nenhum ferimento, do galpão onde trabalhava no momento do acidente, milagre atribuído a Nossa Senhora.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós;
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espirito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus intercedei pela campanha missionária, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, alarga os horizontes das nossas comunidades, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, intercedei junto ao teu povo para que nós sejamos marcados por atitudes corretas com o Santo Evangelho de Jesus Cristo, rogai por nós.
Santa Virgem de deus afastai de nossas culturas o desencontro, a opressão e o domínio, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus afastai de nós as crendices e superstições que nos afastam de Jesus Cristo nosso Senhor, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, que seja significativo o pedido de perdão feito em nome da Igreja pelo Papa João Paulo II nos 500 anos de colonização, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus intercedei por todos os povos, em especial aos indígenas, por suas vidas, culturas, suas reivindicações, seus apelos, suas praticas religiosas e de fé, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, em cada cultura diferente há um imenso tesouro que deve ser preservado e valorizado, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, tornai-nos dignos de uma terra de Deus, de uma terra de irmãos, rogai por nós.
Santa virgem de Deus, ajudai-nos a preservar as riquezas do mundo segundo a vontade do criador, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, a terra é um dom de Deus, ajudai o nosso povo a não destruir esse dom que ele nos dá, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, nós queremos ser, nós queremos viver, ajudai-nos a escolher  uma forma de governo e ideologia, rogai por nós.
Santa Virgem  de Deus, interceda pelas nossas comunidades e pela minoria presente no nosso meio, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, interceda por cada um de nós aqui presente para que possamos expressar a nossa fé vivendo o evangelho, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, o evangelho não deve ser imposto, mas semeado e descoberto na sabedoria dos povos, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, o evangelho é anunciado para se tornar um principio que anima, guia e unifica nossas vidas, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, onde esta o nosso irmão? Que sofreu a violação dos direitos humanos e a invasão de suas terras, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, interceda pelos povos ameaçados pela ganancia e pelo poder, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, intercedei pelos indígenas que são vitimas de descriminação, como torturas, perseguições e outros tipos de violência, rogai por nós.
Santa Virgem de Deus, intercedei para que Javé dos exércitos venha preparar o grande banquete para todos os povos, rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade  de nós.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
                        Oremos
Concedei a vossos servos, nós vos pedimos Senhor nosso Deus, que gozemos perpétua saúde de alma e de corpo, e que  pela gloriosa intercessão da bem aventurada Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e alcancemos a eterna alegria. Por Cristo nosso senhor.
                                   Amém.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

VOCÊ DÚVIDA DA CURA DOS SACRAMENTOS?

VOCÊ DÚVIDA DA CURA DOS SACRAMENTOS?

            A maior comunicação de Deus é através dos Sacramentos, é visível, sensível a presenças da ação de Deus, por meio de Jesus ressuscitado. Durante a Celebração Jesus faz acontecer as suas graças através do Espírito Santo para glorificar o Pai e beneficiar a todos que celebram e acolhem o Sacramento.
            Não há maior comunicação de Deus, do que a realizada nos Sacramentos e de receber vida em abundância, porque nesse momento nó estamos em contato direto com Cristo Ressuscitado.
            Por isso participar ativamente e consciente nos Sacramentos é obtermos cura física, psíquica e espiritual, é ai que nós vamos desenvolver o nosso batismo no Espírito.
Meus queridos catequizandos(as) a Santa Missa, é o máximo da nossa espiritualidade, porque ela recorda, celebra, atualiza todos os passos de Jesus a caminho da cruz.
A Santa Missa é a primeira fonte de salvação, porque o próprio Salvador se faz presente. Na Santa Missa se encontra Deus Pai com o Filho e com o Espirito Santo.
A Missa é o maior ato de culto que você pode oferecer a Deus Pai, pois nela tornar-se presente e se oferece o sacrifício da vida de Jesus.
            A Missa é a maior adoração, o maior louvou a maior ação de graças a mais poderosa oração de intercessão da libertação e da cura, que nós podemos fazer.
            Eu sinto até uma angustia quando alguém me diz que não gosta de ir à missa, que não consegue valorizar e vivenciar toda a riqueza da Santa Missa.
Eu particularmente acho que nós ainda no abrimos o nosso coração a Jesus ressuscitado.
            Ficamos ainda na Sexta-feira Santa, num Jesus Morto, sem compromisso com o próximo. Na missa Jesus esta ressuscitado, é o nosso encontro pessoal com Jesus Eucarístico, é o nosso relacionamento com Deus.
            É na missa que nos santificamos com Cristo Jesus e somos curados dos nossos pecados veniais e fortalecidos na Vida Cristã.
            De todo o meu coração eu não meço esforços dentro da catequese para proclamar a palavra de deus, mas me sinto um trapo quando eu ouço comentários sobre as nossas missas e nossos Padres. Em uma de minhas catequeses eu ouvi um absurdo tão grande que eu quero partilhar com vocês. “ A bolachinha do Padre”  confesso que de imediato não entendi, perguntei d que elas estavam falando, e ela uma muito jovem senhora disse que era a Hóstia Santa, quanta falta de respeito. Precisamos realmente olhar algumas pessoas com muita piedade e muita paciência. Nós catequistas precisamos  nos aprofundar mais na vida religiosa, para termos uma catequese mais rica, porque em minha opinião é falha da catequista e muita falta de fé.
Também não entendo porque a preferencia por Padres afinal de conta o mais importante é a missa é Jesus eucarístico é a Divina e Trina Ternura.
            Eu sei muito bem que existem alguns Padres mais carismático e outros menos, que há Padres mais bem preparados e outros menos, porém somente os Padres é que podem nos dar o Corpo de Cristo. Não vamos fazer comentários negativos a respeito de Padres. Vamos pedir ao Senhor da Messe que nos mande mais Padres e que fortaleça os que já existem enviando a cada um o Espirito Santo. Se as coisas estão deste jeito que estão é porque falta muita oração de nós leigos.
                                   Oremos
Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo espirito, admoestai-o em espirito de mansidão. E tem cuidado de ti mesmo, para que não caias também em tentação! Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a lei de Cristo.
                                                                      ( Galatas,6,1-3)
Batismo a primeira regeneração do homem, a porta da entrada da nossa igreja católica. É o sinal da Salvação. O Batismo nos faz filhos de Deus, irmãos uns dos outros, membros da igreja de Cristo construtor do reino de Deus, na terra e nos céus.
            Só se batiza uma vez, é trair a fé rebatizar em outra religião. Também não é a quantia que vale para Deus aceitar seu filho no Batismo.
            Os adultos, isto é os padrinhos devem se tornar responsáveis pela criança que esta sendo batizada, assumir o compromisso de educa-la na fé.
            Será que todos os pais e padrinhos estão preparados para Batizar?
            Alguns pais escolhem padrinhos que estão bem de vida já com o interesse deles fazerem algo monetário pelo afilhado; - será que esse pensamento seria a de Jesus?
            Alguns pais nem estão preocupados em escolherem Padrinhos com força na religião, isso vai dar certo?
            Alguns pais ainda querem discutir com a igreja por que os Padrinhos não estão de acordo com as normas da igreja. A igreja antes de ser social, ela é profundamente eclesial.
            Precisamos reavaliar a nossa espiritualidade para começarmos a ter uma sociedade com menos violência, mais digna e respeitosa, termos fé com mais qualidade, e uma aceitação do projeto de Cristo.
            Nós devemos ser comunidade de fé e praticar a religião.
 Fé e Vida para Deus andam juntas;
Fé e negócios para Deus andam juntos;
Fé e Sexo para Deus andam juntos;
Fé e Trabalho para Deus andam juntos;
Fé e Vida Social para Deus andam juntos;
Tudo é graça quando se segue a Deus.
                        Todo Cristão é chamado a ser Santo. Santo é quem limpa o coração de toda maldade, quem limpa a sociedade de toda brutalidade.
O mundo precisa urgentemente se converter vocês não acham?
                        Oremos
Manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor aos homens! Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia, quando renascemos e fomos renovados no Batismo pelo Espirito Santo.
Penitencia é a reconciliação com Deus e a comunidade. A confissão ou reconciliação não cura apenas aqueles que é restabelecidos na comunhão eclesial, o efeito que a confissão tem sobre nós é o efeito vivificante sobre a vida nossa e da igreja.
Não podemos também esquecer que nós os penitentes se se reconcilia consigo mesmo, eis a cura psíquica.
A confissão traz uma verdadeira ressureição espiritual, e renova a nossa dignidade, para isso nós precisamos ter verdadeiramente (contrição, arrependimento, bons propósitos etc...). só assim é que voltamos a ter uma consciência saudável.
Precisamos sempre ter muito cuidado com o pecado, por que somos muito frágeis. Estamos ainda na terra, sujeito a sofrimentos, doenças e mortes.
Corremos o risco de nos debilitarmos e se perder pelo pecado.
Deus veio na pessoa de Jesus Cristo nos libertar do mal. Deus nos fala pela nossa consciência. Ele provoca o nosso arrependimento, se mudamos de vida, ele nos perdoa.
O que é pecar?
É oprimir;
É odiar;
É vingar;
É fofocar;
É enganar;
É desrespeitar;
É usar o nome de Deus para justificar mentiras, roubos e injustiças.
Peca quem aconselha o aborto;
Peca quem explora o sexo em boates, zonas e motéis;
Peca quem usa anticoncepcionais abortivos;
Peca quem toma e vende drogas;
Peca quem paga para torturar e matar;
Peca quem violenta, assalta e oprime.
Será que temos esses pecados pelo Brasil?
Devemos valorizar a confissão como ação comunitária.
A confissão não é um tribunal de angustia, é um tribunal de misericórdia.

                        Oremos
Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, desvendei a viúva. Vinde debatamos diz o Senhor.
Ainda que vossos pecados sejam como purpura, tornar-se-ão brancos como neve. Se forem vermelhos como a carmesim tornar-se-ão como lã.
A unção dos enfermos dá esperança, perdão e saúde. Esta unção Sagrada dos enfermos foi instituída por Cristo nosso Senhor, como um Sacramento do Novo Testamento, verdadeiro e propriamente dito, insinuado por Marcos (6,13), mas recomendado aos fiéis e promulgado por Tiago (5,14-15) (M.C.T 1511).
Este sacramento não é só os que se encontram as portas da morte. Quando o fiel começa a correr perigo de morte por motivo de doença, debilitação física ou velhice, eles devem ser conscientizados sobre a importância deste Sacramento, e serem preparados devidamente, para recebê-lo.
Se um enfermo que recebeu a Unção dos Enfermos, recobrar a saúde pode em caso de recair em doença grave, receber de novo este sacramento.
Permite-se também receber este Sacramento antes de uma cirurgia de alto risco. Os efeitos desta rica celebração é um dom particular do Espirito Santo, que é um grande reconforto, de paz e de coragem, para vencer o estado de enfermidade grave ou a fragilidade da velhice.
E afasta a tentação do maligno, que é a tentação do desanimo e do medo da morte.
O espirito santo leva ao enfermo a cura da alma, também do corpo se for da vontade de Deus, e seus pecados também lhe serão perdoados.
A Unção deste sofrimento com a paixão de Cristo dá ao enfermo oportunidade de ficar mais próximo da paixão de Cristo, e nos tornarmos participante da obra salvifica de Cristo.
O enfermo que recebe este Sacramento e se oferece livremente a paixão e morte de Cristo, contribuem para o bem da igreja, e do povo de Deus.
Neste Sacramento a igreja intercede na comunhão dos Santos, para o bem do enfermo.
A Unção dos enfermos completa nossa vida com a morte e ressurreição de Cristo, como o Batismo começou a fazê-lo. Ela fortalece o fim da vida terrestre como um sólido baluarte para enfrentar as ultimas lutas antes da entrada na casa do Pai (M.C.V. 1521 -1523).
                        Oremos
Inspirai, ó Deus, as nossas ações e ajudai-nos a realiza-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espirito Santo ( Oração das Horas).
                                   Amém.

ORAÇÃO DO LIVRO IMITAÇÃO DE CRISTO – DA CALMA QUE SE DEVE CONSERVAR NOS NEGÓCIOS

ORAÇÃO DO LIVRO IMITAÇÃO DE CRISTO – DA CALMA QUE SE DEVE CONSERVAR NOS NEGÓCIOS

            Cristo:- Filho, confia-me sempre a tua casa, disporei tudo bem, há seu tempo.
            Espera pela minha decisão e disso tirarás proveito.
            A Alma Fiel:- Senhor, de mui boa vontade, deponho em vossas mãos todos os meus negócios, porque pouco pode aproveitar a minha diligencia.
            Oxalá não me inquietasse com os acontecimentos futuros, mas, prontamente, me entregasse ao vosso beneplácito!
            Cristo:- Filho, muitas vezes procura o homem, ansiosamente, alguma coisa que deseja; quando porem, a alcança, começa a pensar de outro modo; porque as afeições não são duráveis e passam, facilmente, de um outro objeto.
            Não é, pois, pequena coisa, mesmo nas coisas mínimas, cada um renunciar-se a si mesmo.
            Mas o antigo adversário de todo o bem não deixa de tentar ;ao contrario, dia e noite, arma cruéis ciladas, para precipitar o incauto nos laços do seu engano.
            Vigiai e orai, diz o Senhor, para que não entreis em tentação.

                                   Reflexões
            Há nos negócios humanos um perigo  terrível para a alma, quando não vela atentamente sobre si mesma. Não falamos das tentações de interesse, posto que sejam bastante vivas e multiplicadas, que de ordinário acabam por enfraquecer pelo menos  a consciência. Ainda quando elas não produzem este triste efeito, dessecam o coração, preocupam o ânimo, desviam de Deus e do grande pensamento da salvação. Há sempre certa pressa na expedição dos negócios que não admitem demora; e com este pretexto, sem propósito deliberado, pelas únicas ocupações que nos proporcionamos, abandonamos pouco a pouco os exercícios que alimentam a piedade, as santas leituras, a oração, os deveres indispensáveis da religião, e assim se passa a vida cheia de projetos, de cuidados, de trabalhos, no esquecimento da “única coisa necessária” (Lc 10,42).
            As próprias doenças não despertam o homem embaraçado nos negócios; a nenhuma advertência dá ouvidos. Chega enfim a morte, arrebata este homem, apresenta-o ao soberano Juiz que lhe pergunta: Que fizeste do tempo que te concedi? Volve o infeliz os olhos a vida passada, e vê trinta, quarenta, sessenta anos consumidos todos nos cuidados da terra e nada mais vê. Em sua alma, nunca pensou. Nesse momento já é tarde para começar a ocupar-se dela e sua sorte esta fixada irrevogavelmente. Ah! Pensai primeiro naquilo que não deve acabar. “ Buscai primeiramente o reino de Deus e sua justiça e tudo o mais vos será dado por acréscimo” (Lc 12,31).
            Apagar em si  o desejo do que é transitório, confiar na Providencia, não querer  se não senão o que ela quer, como e quando ela quer, eis o caminho da paz e o único fundamento solido de esperança na ultima hora.
            Oh! Como ando cego, enganado e perdido quando busco paz  e consolação fora de vós, meu Jesus, alegria de minha alma! E tanto mais perdido quanto mais me esqueço do amor que vos devo e gasto a vida nos pecados que vos causaram tanta aflição e tristeza quando por mim padecíeis no mundo! Abri , Senhor, meus olhos para que vejam claramente a vaidade das coisas mundanas e sigam vossos divinos exemplos; dirigi a minha vontade para que sempre queira o que vossa Providencia quiser, inflamai meu coração para que participe de vossos sentimentos e dores, e nunca jamais torne a renovar a causa de vossa aflição e tristeza. Óh! Vida de minha alma, quem me dera poder sentir como vós todos os meus males! Ofereço-me e entrego-me a vosso amor. Tratai-me como quiserdes; mudai-me como vedes que preciso; cativai-me como desejais, purificai-me como quereis e conservai-me sempre unido a vós e cativo como sabeis ser-me necessário. Meu Deus, meu amor, remediador meu e todo o meu bem.

ORAÇÃO DO LIVROIMITAÇÃO DE CRISTO – CONTRA AS LINGUAS MALDIZENTES

ORAÇÃO DO LIVROIMITAÇÃO DE CRISTO – CONTRA AS LINGUAS MALDIZENTES

            Cristo: - Filho, não te inquietes, se alguém fizer mal conceito de ti e disser coisas que não gostas de ouvir.
            Pior ainda deves julgar de ti mesmo e crer que ninguém é inferior a ti.
            Se andasses dentro de ti mesmo, não te importarias com as palavras, que o vento leva.
            Não é pouca prudência guardar silencio no tempo da adversidade, voltar-se, interiormente, para mim, sem as perturbar, com os juízos dos homens.
            Não dependa a tua paz da boca dos homens quer, julguem bem, quer mal de ti, nem por isso és outro homem.
            Onde esta a verdadeira paz e a verdadeira glória? Porventura não está em mim?
            Quem não procura agradar aos homens, nem teme desagradar-lhes, gozará de grande paz.
            Do amor desordenado e do vão temor, nascem às inquietações do coração e a distração dos sentidos.

                                   Reflexões
            Alguns se inquietam mais com os juízos dos homens do que com os de Deus. Estranha loucura! Quando aparecermos no tribunal de Deus de que nos servirá o desprezo ou a estima das criaturas? Não seremos condenados nem absolvidos segundo seus pensamentos. A verdade é quem nos há de julgar e sua sentença será eterna. Tal haverá que tendo vivido cercado de louvores e lisonja, ira expiar seus crimes “lá onde há choro e ranger de dentes e onde o bicho roedor nunca morre” (Mt 25,30; Mc 9,43).
            “““Outro haverá que viveu oprimido de opróbrios e ultrajes , e ouvirá estas divinas palavras :” Vinde vós que sois abençoados de meu Pai, tomai posse do reino que vos esta preparado desde o principio do mundo”, porque os juízos de Deus não são como os juízos dos homens, nem sua justiça como nossa justiça; nós  julgamos pelo exterior, “Ele sonda os pensamentos e o coração do homem” (Mt 25,35; Ecl 42,18).
            Não tenhas pois, em vista, senão este juiz supremos e sê indiferente a tudo o mais. De que serve tudo que deixamos ao entrar na cova? Os elogios solicitados mancham a consciência e destroem o mérito do bem que se faz para os alcançar.  “Tende cuidado de não fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outro modo não tereis recompensa de vosso Pai que está nos Céus.  Quando derdes esmola, não digais publicamente como das ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade  vos digo, que já receberam sua recompensa. Vós, porem, quando derdes esmola, dai-a em segredo, não saiba a mão esquerda o que faz a direita; e vosso Pai que vê o que se  passa em segredo; vos dará a paga. E quando orardes, não façais como os hipócritas que rezam em pé nas sinagogas e nos lugares públicos, para serem vistos pelos homens, em verdade vos digo que já receberam sua recompensa. Quando quiserdes fazer vossa oração, retirai-vos ao vosso quarto, fechai a porta e orai a vosso Pai em segredo e vosso Pai que vê o mais secreto e oculto, vos dará a recompensa”(Mt 6,1-6).
            Ó divino Salvador, vós sois o companheiro de nossa peregrinação, o consolador de nossos trabalhos, o remediador de nossas necessidades, o leal amigo que na hora em que tudo o mais nos deixa, mais no acompanha; dai-me, Senhor o espirito de sofrimento e de resignação, o espirito de paciência e de conformidade para que saiba imitar-vos e mereça com a vossa graça alcançar o premio dos bem-aventurados.

ORAÇÃO DO LIVRO IMITAÇÃO DE CRISTO – PARA PEDIR A PUREZA DE CORAÇÃO E A SABEDORIA CELESTIAL

ORAÇÃO DO LIVRO IMITAÇÃO DE CRISTO – PARA PEDIR A PUREZA DE CORAÇÃO E A SABEDORIA CELESTIAL

            A Alma Fiel: - Confirmai-me, Deus meu, com a graça do Espirito Santo.
            Fortificai-me interiormente com a vossa virtude e fazei que o meu coração se desprenda de todos os cuidados inúteis e inquietações e não se deixe arrastar pelos vários desejos de qualquer coisa seja vil ou preciosa; fazei que eu as considere como transitórias e a mim mesmo, igualmente transitório.
            Nada existe de estável debaixo do sol, onde somente há vaidade e aflição de espirito. Como é sábio quem assim pensa!
            Dai-me, Senhor, a sabedoria celestial, para que eu aprenda a buscar-vos e achar-vos sobre todas as coisas; a considerar-vos e amar-vos acima de tudo e entender tudo o mais , como é, segundo a ordem de vossa sabedoria.
Dai-me prudência para afastar-me do lisonjeiro e paciência para suportar quem me contraria.
            Porque é grande sabedoria não se mover a qualquer sopro de palavras, nem dar ouvidos às blandícias da astuciosa sereia; pois, deste modo, a alma prossegue com segurança no caminho começado.
                                   Reflexões
            Por pouco que o homem se busque a si mesmo aparta-se de Deus; mas logo nasce nele a perturbação, porque ou não consegue o fim de seus desejos ou se enfastia deles, atormentado sempre ora por seus apetites, ora pelos remorsos e aborrecimentos que eles lhe causam. Quais ser rico, poderoso, ilustre, afamado, coisas todas que não se alcançam sem duros trabalhos e que raramente se possuem com pura consciência; não importa, ei-lo elevado no auge das prosperidades humanas, nada lhe falta do que desejava. Pergunta-lhe se esta satisfeito; da boca deste feliz do mundo não sairão senão queixas, vozes de angustia e de dor. “E agora, segundo se exprime São Tiago, e agora, ó ricos, chorai, soltai gemidos de dor nas misérias que virão sobre vós. Vivestes na terra cercados de delicias e de prazeres, engordastes para o dia do sacrifício”(Tg 5,1-5).
            Assim de um lado os bens do mundo tão cobiçados fatigam a alma sem a satisfazerem, e de outro, a não ser por uma graça especial, precipitam-na em sua ruina. Pelo contrario, aquele que renunciou completamente a si mesmo, aquele para quem Deus só é tudo, goza de uma paz inalterável. O próprio sofrimento lhe é suave, porque ele aumenta sua esperança, purifica seu amor, e porque a aflição de um momento produzirá uma gloria eterna. “Perseverai, pois na paciência ate a vinda do Senhor. Na esperança de colher o fruto precioso da terra, espera pacientemente o lavrador as chuvas da primavera e do outono. E vós sede também pacientes porque a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5,7,8).

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ORAÇÃO AO DIVINO ESPIRITO SANTO

ORAÇÃO AO DIVINO ESPIRITO SANTO

Ó Divino Espirito Santo. Espirito de Amor e de Verdade, autor da Santificação de nossas almas, não vos adoramos como o principio e a fonte de nossa felicidade eterna.
Muitas graças vos damos, soberano dispensador dos benefícios que do céu recebemos, e vos invocamos como a fonte das luzes e da fortaleza, que nos são necessárias, para conhecermos o bem e podermos pratica-lo.
Ó Espirito de Luz e fortaleza, iluminai o nosso entendimento, fortalecei a nossa vontade, purificai o nosso coração, regulai nos dóceis a todas as vossas inspirações!
Ó Espirito consolador, aliviai as penas e os trabalhos que nos afligem neste vale de lagrimas;
Dai-nos conformidade e paciência para que mereçamos fazer neste mundo penitencia dos nossos pecados, e gozar no outro a luz da eterna bem-aventurança.
                                   Amém.
“Vou revelar-vos um segredo de Santidade e Felicidade. Todos os dias, durante alguns instantes, procurai fazer calar vossa imaginação , fechar os olhos às coisas sensíveis, e os ouvidos aos ruídos, para entrar em vós mesmos. É ali no Santuário de Vossa Alma, que é o templo do Espirito Santo, falai a esse Espirito” (Cardeal Mercier).

ORAÇÃO PARA ALCANÇAR OS SETE DONS E OS DOZE FRUTOS DO ESPIRITO SANTO

ORAÇÃO PARA ALCANÇAR OS SETE DONS E OS DOZE FRUTOS DO ESPIRITO SANTO
Vinde, Espirito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor!
Ó Espirito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu sempre me lembre, com suma reverência e profundo respeito, da Vossa divina presença; trema com os mesmos anjos, diante de Vossa Divina Majestade e nada receie tanto como desagradar aos Vossos santos olhos.
(Ave Maria).
Espirito Santo, concedei-me o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato e o colóquio convosco na oração e me fará amar a Deus, com íntimo amor, como a meu Pai; a Maria Santíssima, como a minha Mãe; a todos os homens, como a meus irmãos em Jesus Cristo.
(Ave Maria).
Espirito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que eu conheça, cada vez mais, as minhas próprias misérias e fraquezas, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma; e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne e do mundo, a fim de poder evita-las.
(Ave Maria).
Espirito Santo, concedei-me o dom da Fortaleza, para que eu despreze todo respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria de espirito, os desprezos e os prejuízos, as perseguições e a própria morte, antes que renegar por palavras ou por obras a meu amabilíssimo Senhor e Salvador Jesus Cristo.
(Ave Maria).
Espirito Santo, concedei-me o dom da inteligência, para que eu, iluminado pela luz celeste de vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação, a doutrina da santa religião.
(Ave Maria).
Espirito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que eu goste cada vez mais das coisas divinas e, abrasado pelo fogo de Vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano, e me uma para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por Seu Amor.
(Ave Maria).
Vinde, Espirito Criador, visitai-me e enchei meu coração, que Vós criastes, com a Vossa divina graça.
Vinde e repousai sobre mim, Espirito de Sabedoria e de inteligência, Espirito de conselho e de fortaleza, Espirito de ciência, de piedade e de temor de Deus.
Vinde Espirito Divino, ficai comigo e derramai sobre mim as Vossas divinas Bênçãos.
Espirito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, dignai-vos também conceder-me os Vossos doze frutos: o fruto da caridade, que uma intimamente convosco pelo amor; o fruto do gozo, que me encha de santa consolação; o fruto da paz, que produza em mim tranquilidade da alma, o fruto da paciência, que me faça sofrer tudo por amor de Jesus e Maria; o fruto da benignidade, que me leve a socorrer de boa vontade as necessidades dos que sofrem, o fruto da bondade, que me torne benfazejo e clemente a todos; o fruto da longanimidade, que me faça esperar com paciência em qualquer demora; o fruto da brandura, que me faça suportar com toda mansidão o que o próximo tem de incomodo; o fruto da fé, que me faça crer firmemente na palavra de Deus; o fruto da modéstia, que regule todo o meu exterior; enfim os frutos da continência e da castidade, que conservem as minhas mãos inocentes e meu coração limpo e imaculado.
Espirito Divino, fazei que a minha alma seja para sempre Vossa morada e o meu corpo, Vosso sagrado templo. Habitai em mim e ficai comigo na terra, para que eu mereça ver-Vos eternamente no reino da glória.
                                               Amém.

DIVINO ESPIRITO SANTO

DIVINO ESPIRITO SANTO
            Vinde Espirito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
V. Enviai o Vosso Espirito, e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
            Oração
Ó Deus que iluminastes os corações de vossos fiéis com as luzes do Espirito Santo, concedei-nos que pelo mesmo Espirito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas divinas consolações. Por Cristo Nosso Senhor. Amém
SEQUENCIA DEVOTISSIMA
Vinde, Santo Espirito, e mandai do céu um raio de vossa luz.
Vinde Pai dos pobres, vinde ó distribuidor dos bens, vinde ó luz dos corações.
Vinde consolador ótimo, doce hóspede e suave alegria das almas;
Vinde aliviar-lhes os trabalhos, temperar-lhes os ardores e enxugar lhes as lágrimas.
Ó luz beatíssima, inflamai i intimo dos corações dos vossos fiéis.
Sem a vossa graça nada há no homem, nada que se possa dizer inocente.
Lavai, pois, o que em nós é sórdido, regai o que é seco, sarai o que está ferido.
Abrandai o que é duro, abrasai o que é frio e reconduzi o desviado.
Concedei aos vossos servos, que em vós confiam, os vossos sete dons.
Dai-lhes o mérito da virtude, o dom da perseverança na graça e o glorioso premio dos gozos eternos. Amém
                                               Aleluia!