terça-feira, 4 de abril de 2017

Cremar é permitido? Padre Nadir José Brun.


 
            A maneira como as nações lidam com seus falecidos está ligada á cultura. De épocas imemorais adota-se sepultamento ou cremação. O cristianismo manteve a tradição judaica do sepultamento. Em mais de 300 lugares, a escritura santa menciona os túmulos de patriarcas, reis e profetas.

            Os antigos egípicios e alguns povos da América adotavam o embalsamamento dos falecidos. A cremação ficou praticamente em uso entre os povos não cristãos. Hoje, a cremação é uso generalizado no Japão e na Índia.

            Mas a igreja católica não tem nenhuma objeção á cremação, como tal;- nos séculos xvIII e xIx, o racionalismo e a maçonaria, para combater as verdades cristãs, como a ressurreição e a imortalidade da alma, passaram a pregar e praticar a cremação.

            Eles diziam que o corpo humano, é um lixo, sem valor algum, porque não acreditavam na vida eterna. Até pregaram a utilização de restos humanos para a fabricação de adubo ou gás. Preferiam a incineração, que lhes parecia figurar melhor o aniquilamento completo do homem, como acreditavam ou desejavam. Diante dessas teses materialistas, a igreja católica, na época, proibiu aos cristãos a cremação.

            Para nós, cristãos, os restos mortais de nossos queridos são de grande apreço. O corpo humano é a morada do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Foi criado maravilhoso para a imagem do Divino, e será mais maravilhosamente ressuscitado. Tomamos por modelo Jesus Cristo ressuscitado, que, não obstante, foi colocado num túmulo.

            Na descida da cruz e no sepultamento, está expresso o sacrossanto respeito com que foi tratado o corpo de Jesus. José de Arimatéia, um homem rico, cedeu o seu túmulo novo escavado na rocha. Envolveram-no com um sudário, de linho precioso. As mulheres colocaram perfumes, na alvorada daquele domingo.

            Ó ! Feliz domingo! As mulheres compraram mais perfumes, para ungir aquele glorioso corpo. Mas Ele lá não estava, tinha ressuscitado. Tal destino glorioso nos aguarda também. Para a onipotência de Deus, pouca diferença faz, ressuscitar um pouco de pó, um pouco de cinza, ou um corpo atirado no oceano. Somos filhos de Deus, e herdeiros do céu, com a assunção garantida para a glória do Senhor;- tu fizestes o ser humano, pouco inferior a um ser divino, tu o coroastes de glória e esplendor, deste-lhe o domínio sobre a obra de suas mãos, e tudo lhe submeteste debaixo dos pés. ----------------------------------------------------------

Nenhum comentário: